SóProvas


ID
2803489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da contabilidade geral, julgue o item a seguir.


Se um profissional da contabilidade empreender atividade profissional diversa, haverá conflito de interesse com ameaça aos princípios éticos somente quando a outra atividade por ele exercida requerer habilidades contábeis ou relacionadas a questão particular sob seu exame.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    O enunciado é bem confuso, mas dispõe sobre conflitos de interesses. As informações que passam pelo contador são essenciais para a organização, como análises de oportunidade de compra, investimentos etc. Se, ainda no exercício da contabilidade, ele começar a empreender em área da qual possui grande fonte de informações "sigilosas", estaria agindo de forma antiética.

     

    NBC PG 300, Seção 310 - Conflitos de interesse

    310.1 O contador interno pode defrontar-se com um conflito de interesse quando empreender uma atividade profissional. Um conflito de interesse cria uma ameaça à objetividade e pode ameaçar outros princípios éticos. Tais ameaças podem ser criadas quando:

    - o contador realiza uma atividade profissional relacionada a uma questão em particular para duas ou mais partes cujos interesses a respeito daquela questão estão em conflito; ou

    - os interesses do contador a respeito da questão em particular e os interesses da parte para quem o contador realiza atividades profissionais relacionadas à questão estão em conflito.

    310.2 Exemplos de situações em que conflitos de interesses podem surgir incluem:

    - atuar na posição de gerência ou governança para duas organizações empregadoras e adquirir informação confidencial de organização empregadora que poderia ser usada pelo contador para vantagem ou desvantagem de outra organização empregadora; (...)

    ****** EDITADO (07/02/2021):

    Vou tentar desmembrar o enunciado. Olhem só:

    "Se um profissional da contabilidade empreender atividade profissional diversa, haverá conflito de interesse com ameaça aos princípios éticos /" ----> Até essa parte, a afirmativa é FALSA. Se o contador da Petrobrás resolver abrir uma padaria, não há qualquer conflito de interesses. Ele poderá ser feliz e comer pão quentinho de graça todos os dias.

    Mas, o restante da questão fala algo mais específico sobre a nova área de nosso contador:

    "haverá conflito de interesse com ameaça aos princípios éticos SOMENTE QUANDO a outra atividade por ele exercida requerer habilidades contábeis ou relacionadas a questão particular sob seu exame." -----> É AQUI QUE A COISA MUDA! Se o nosso contador (Joãozinho) resolver empreender na SHELL, as coisas podem ficar "antiéticas". Joãozinho, que era consultado para todo e qualquer investimento, sabe exatamente onde há terras repletas de petróleo e quais grandes empresas estariam dispostas a financiar o início dessa extração. Além disso, saberia exatamente como cuidar de toda a contabilização para reduzir impostos (elisão fiscal) ou até mesmo receber subvenções do governo.

    É como se o Joãozinho pegasse as informações "valiosas" de uma empresa e as levasse para a concorrência..

  • "Se um profissional da contabilidade empreender atividade profissional diversa, haverá conflito de interesse com ameaça aos princípios éticos somente quando a outra atividade por ele exercida requerer habilidades contábeis ou relacionadas a questão particular sob seu exame."


    Por Deus, alguém me explica esse enunciado. Cara, as vezes eu começo a ter ideias da conspiração contra o CESPE, hahaha! Porque tem umas questões que a interpretação não é dedutiva, normal, é meio "arbitrária ou imposta", sem lógica ou coerência.


    Eu jamais iria marcar essa questão como correta na prova.

  • Acho que esse OU não deveria estar ali, né? kkkk era pra ser conectivo aditivo, mas acertei a questão :)

  • O enunciado diz que qualquer atividade que requeira habilidades contábeis cria conflitos de interesse. Como disse o colega, sobrou o "ou"

  • GABARITO: CERTO

    NBC PG CFC 300/14 - NBC PG - Norma Brasileira de Contabilidade

    Seção 310 - Conflitos de interesse

    310.1 O contador interno pode defrontar-se com um conflito de interesse quando empreender uma atividade profissional. Um conflito de interesse cria uma ameaça à objetividade e pode ameaçar outros princípios éticos. Tais ameaças podem ser criadas quando:

    o contador realiza uma atividade profissional relacionada a uma questão em particular para duas ou mais partes cujos interesses a respeito daquela questão estão em conflito; ou

    os interesses do contador a respeito da questão em particular e os interesses da parte para quem o contador realiza atividades profissionais relacionadas à questão estão em conflito.

    Uma parte pode incluir organização empregadora, vendedor, cliente, credor, acionista ou outra parte.

    310.2 Exemplos de situações em que conflitos de interesses podem surgir incluem:

    atuar na posição de gerência ou governança para duas organizações empregadoras e adquirir informação confidencial de organização empregadora que poderia ser usada pelo contador para vantagem ou desvantagem de outra organização empregadora;

    exercer atividade profissional para cada uma de duas partes em uma sociedade empregando o contador para ajudá-las a dissolver a sociedade;

    preparar informação financeira para certos membros da administração da entidade que emprega o contador que estejam buscando empreender a aquisição da firma;

    ser responsável por selecionar fornecedor para a organização empregadora do contador quando parente imediato do contador puder se beneficiar financeiramente da transação;

    atuar na governança de organização empregadora que está aprovando certos investimentos para a companhia onde esses investimentos específicos aumentarão o valor da carteira pessoal de investimento do contador ou parente direto.

    310.7 Se o conflito de interesse é identificado, o contador interno deve avaliar:

    a importância de relacionamentos e interesses relevantes; e

    a importância das ameaças geradas ao empreender a atividade ou atividades profissionais. Em geral, quanto mais direta a conexão entre a atividade profissional e a questão nas quais as partes interessadas estão em conflito, mais significativa será a ameaça à objetividade e à obediência aos demais princípios éticos.

  • Bem, foi a questão mais nada haver do nada haver...

    sou profissional contábil, exerço tem uns 10 anos. E definitivamente não entendi o que o enunciado quis abordar, já li e reli mil vezes mas mesmo assim, não chego a uma conclusão!

    Qualquer pessoa física ou jurídica pode desempenhar outras atividades, veja que até mesmo uma empresa possui várias atividades econômicas, porque nós contadores não poderíamos desempenhar outra atividade?

    E enquanto a ferir ameaça aos princípios éticos, no enunciado não falou em específico qual seria a ação acometida pelo profissional que iria ferir os princípios. Nesse caso, só se o contador usasse de informações sigilosas e delatasse para um concorrente da mesma área ou montasse um negócio para ser concorrente da mesma, nesse caso estaria infringindo os princípios e o código de ética.

  • colcha de retalhos fora de qualquer contexto

  • Vamos para cima!

  • Velho, eu não cheguei NEM perto de estudar isso.

  • NBC PG CFC 300/14 - NBC PG

    Seção 310 - Conflitos de interesse

    310.1 O contador interno pode defrontar-se com um conflito de interesse quando empreender uma atividade profissional. Um conflito de interesse cria uma ameaça à objetividade e pode ameaçar outros princípios éticos. Tais ameaças podem ser criadas quando:

    -o contador realiza uma atividade profissional relacionada a uma questão em particular para duas ou mais partes cujos interesses a respeito daquela questão estão em conflito; ou

    -os interesses do contador a respeito da questão em particular e os interesses da parte para quem o contador realiza atividades profissionais relacionadas à questão estão em conflito.

  • Essa questão ao meu ver é resolvida por lógica. Por exemplo, se outra atividade desenvolvida pelo contador for completamente não relacionada às sua habilidades contáveis e nem adstritas à sua competência ( não relacionada a sua tomada de decisão ao contabilizar) NÃO HAVERIA COMO TER CONFLITO DE INTERESSE! Esse foi meu raciocínio, visto que, caso contrário, HAVERÁ POSSIBILIDADE de manipulação de dados contábeis a favor de tal atividade LOGO HAVERIA AMEAÇA À OBJETIVIDADE podendo ameaçar outros princípios éticos

  • Você errou!Em 20/08/20 às 22:21, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 18/08/20 às 15:18, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 24/07/20 às 15:55, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 11/07/20 às 17:05, você respondeu a opção E.

    E aí, paro ou continuo!?...

  • TEM QUE TER A DOS PEIXES NÉ KKK

  • Essa questão é da parte de auditoria e perícia contábil do edital de PCF. Não deveria estar como contabilidade geral

  • Loucura, loucura, loucura... Que questão confusa!

  • que viagem.. mas bola pra frente

  • Gaba: Correto

    Comentários: esta é uma excelente questão para mostrar quem é a CESPE, ela é justamente isso, louca! rsrsrs

    Usa a interpretação de texto para dificultar;

    Usa termos e frases desconexas;

    quem é da área erra fácil pq ela diz justamente o contrário independente de Autor, lei, norma, ela diz o que quer e acabou! vc perdeu 2 pontos;

    essa é uma questão para vc guardar em um rascunho ou caderno de erros e depois revisar pra saber que ela existe!

  • Examinador fumou cannabis através do reto.

  • O enunciado nem ao menos diz se o fulano exerce cargo público. Ele poderia muito bem ser contador e trabalhar na iniciativa privada, na qual ele próprio seria incumbido das contas da empresa. Questão confusa e mal formulada.

  • Acredito que faltou informacao para poder responder a pergunta, um contador em servico privado pode facilmente trabalhar em mais de um lugar, mas é cespe ne...

  • Juninho ejaculação precoce vê o "somente" já marca errado!!!

  • Se um profissional da contabilidade empreender atividade profissional diversa, haverá conflito de interesse com ameaça aos princípios éticos somente quando a outra atividade por ele exercida requerer habilidades contábeis ou relacionadas a questão particular sob seu exame.

    CERTO (Calma)

    -->'Empreender atividade profissional diversa' --> Sinal que ele já exerce uma;

    --> 'A outra atividade' --> Sinal que ele já exerce uma;

    --> Conflito de interesse --> Para ter conflito só se for da mesma área;

    Com esses pontos citados, pode-se afirmar que SOMENTE terá conflito se for nesse caso, pois em outros não haveria. Reconheço que faltam informações para deixar a questão mais completa, mas só tem conflito se for nessa área de atuação. (sendo que se for da iniciativa privada não vai, mas do serv. púb. aí terá). Nas outras situações não é possível.

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."

  • O jogo está virando! Fé em Deus!

    Em 02/01/21 às 18:41, você respondeu a opção C. Você acertou!

    Em 16/10/20 às 22:06, você respondeu a opção E.! Você errou!

    Em 24/08/20 às 08:42, você respondeu a opção E. !Você errou!

  • essa banca é uma loucura

  • Eu marquei a questão como certa e vou dizer o porquê: Por causa do conectivo ou. Quem já estudou estruturas lógicas sabe que o conectivo ou, só resultará em uma proposição falsa se ambas as proposições forem falsas. Eu realmente não vi conflito de interesse na primeira afirmação, mas a segunda é exatamente o que caracterizaria um conflito de interesse e portanto a questão está verdadeira, pois o fato de uma das afirmações ser verdadeira torna a proposição inteira verdadeira nos casos do conectivo ou. Nós temos que ter em mente que o CESPE aplica suas provas com base na interdisciplinaridade, logo ele pode cobrar mais de um conhecimento na mesma questão.

  • Prova de Perito área 1, precisa diploma de bacharel em contabilidade.

    Se esse não é seu cargo, pode pular pra próxima e se vc errou, pode ficar tranquilo.

    Questão muito específica

  • Se este profissional atuar na mesma área ele pode ser beneficiado com informações privilegiadas e assim influenciar na decisão de empresas diferentes com o mesmo interesse comum. Confilto de interesse
  • Questão sobre conflito de interesses e os princípios éticos do contador.  

    De acordo com o Código de Ética do contabilista, é dever do contador tomar medidas razoáveis para evitar ou minimizar conflito de interesses; e quando não puder eliminar ou minimizar a nível aceitável o conflito de interesses, adotar medidas de modo a não perder a independência profissional.

    A norma vigente a época da questão, que tratava especificamente desse assunto, era a NBC PG 200:

    Seção 220 - Conflitos de interesse
    220.1 O contador externo pode defrontar-se com um conflito de interesse quando empreender um serviço profissional. Um conflito de interesse cria uma ameaça à objetividade e pode ameaçar outros princípios éticos. Tais ameaças podem ser criadas quando:
    - o contador fornece um serviço profissional relacionado a uma questão particular para dois ou mais clientes cujos interesses a respeito daquela questão estão em conflito; ou
    - os interesses do contador a respeito de uma questão particular e os interesses do cliente para quem o contador fornece serviços profissionais relacionados à questão estão em conflito.

    Atenção! Repare que o conflito de interesse sempre tem como base uma situação na qual o contador fornece serviços profissionais (atividade profissional contábil) relacionados a uma questão particular ou a questões sob seu exame. Repare que a prática de uma atividade profissional diversa, não ameaça os princípios éticos do contador.

    Vou dar um exemplo prático para ficar mais claro.

    João é contador da Ambev (empresa de bebidas). Ele é responsável por elaborar as demonstrações contábeis da companhia. Ao mesmo tempo, ele empreende atividade profissional diversa: é sócio de um escritório de contabilidade que pretende oferecer serviços de auditoria das demonstrações contábeis para a Ambev. Nesse caso existe um claro conflito de interesses, pois João estaria inclinado a “aprovar" facilmente qualquer demonstração contábil que ele mesmo tenha elaborado.

    De outro lado, se João fosse sócio de uma padaria – atividade profissional diversa - esse fato não ameaçaria os princípios éticos da independência profissional, pois essa atividade não requer habilidades contábeis ou relacionadas com a questão particular de seu trabalho na Ambev (elaboração das demonstrações).

    Dito isso, agora fica mais fácil de entendermos a correção da assertiva:

    Se um profissional da contabilidade empreender atividade profissional diversa, haverá conflito de interesse com ameaça aos princípios éticos somente quando a outra atividade por ele exercida requerer habilidades contábeis ou relacionadas a questão particular sob seu exame.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Certo

    A assertiva está relacionada com o tema CONFLITO DE INTERESSES, presente nas normas NBC PG 200 (R1) - Contadores que Prestam Serviços (Contadores Internos), de 27/11/2019 e NBC PG 300 (R1) - Contadores que prestam serviços (contadores externos), de 27/11/2019. Ambas possuem o mesmo texto no tema.

    Vejamos abaixo o trecho que dá o gabarito da assertiva pela norma NBC PG 200 (R1).

    NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE Nº PG 200 (R1), DE 21 DE NOVEMBRO DE 2019

    SEÇÃO 210 - CONFLITOS DE INTERESSES

    210.2 Um conflito de interesses cria ameaças ao cumprimento do princípio da objetividade e pode criar ameaças ao cumprimento de outros princípios fundamentais. Essas ameaças podem ser criadas quando:

    (a) o profissional da contabilidade realiza atividade profissional relacionada com um assunto em particular para duas ou mais partes cujos interesses com relação a esse assunto estão em conflito; ou

    (b) o interesse do profissional da contabilidade com relação ao assunto em particular e os interesses de uma parte para a qual ele realiza uma atividade profissional relacionada com o assunto estão em conflito.

    Fonte: https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/nbc-pg-geral/

  • Certo

    A assertiva está relacionada com o tema CONFLITO DE INTERESSES, presente nas normas NBC PG 200 (R1) - Contadores que Prestam Serviços (Contadores Internos), de 27/11/2019 e NBC PG 300 (R1) - Contadores que prestam serviços (contadores externos), de 27/11/2019. Ambas possuem o mesmo texto no tema.

    Vejamos abaixo o trecho que dá o gabarito da assertiva pela norma NBC PG 200 (R1).

    NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE Nº PG 200 (R1), DE 21 DE NOVEMBRO DE 2019

    SEÇÃO 210 - CONFLITOS DE INTERESSES

    210.2 Um conflito de interesses cria ameaças ao cumprimento do princípio da objetividade e pode criar ameaças ao cumprimento de outros princípios fundamentais. Essas ameaças podem ser criadas quando:

    (a) o profissional da contabilidade realiza atividade profissional relacionada com um assunto em particular para duas ou mais partes cujos interesses com relação a esse assunto estão em conflito; ou

    (b) o interesse do profissional da contabilidade com relação ao assunto em particular e os interesses de uma parte para a qual ele realiza uma atividade profissional relacionada com o assunto estão em conflito.

  • Mano!! Só quero prender criminosos!!!

  • o profissional de contabilida que exerce a funcao de professor de contabilidade estaria entao contra a ética?
  • 2.2.1 CARGO 2: PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 1 REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências Contábeis ou em Ciências Econômicas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

  • Bem confuso o enunciado, mas o exemplo que me parece mais elucidativo seria de o profissional ser contador e auditor ao mesmo tempo. Nesse caso ele não pode examinar, na qualidade de auditor, os relatórios que ele mesmo confeccionou na qualidade de contador.

  • Gab. Certo

    Segundo a NBC PG 200, ao tratar do conflitos de interesses dos contadores que prestam serviços (contadores externos):

     

    O contador externo pode defrontar-se com um conflito de interesse quando empreender um serviço profissional. Um conflito de interesse cria uma ameaça à objetividade e pode ameaçar outros princípios éticos. Tais ameaças podem ser criadas quando:

     

    • o contador fornece um serviço profissional relacionado a uma questão particular para dois ou mais clientes cujos interesses a respeito daquela questão estão em conflito; ou

     

    • os interesses do contador a respeito de uma questão particular e os interesses do cliente para quem o contador fornece serviços profissionais relacionados à questão estão em conflito.

  • Confuso

  • Q934494 Se um profissional da contabilidade empreender atividade profissional diversa, haverá conflito de interesse com ameaça aos princípios éticos somente quando a outra atividade por ele exercida requerer habilidades contábeis ou relacionadas a questão particular sob seu exame.(CERTO)