SóProvas


ID
2803507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca da contabilidade avançada, julgue o item seguinte.


Caso uma empresa investida apresente passivo a descoberto, a empresa investidora que quiser manter o apoio financeiro nessa investida deverá constituir provisão para perdas no ativo permanente até o limite do valor contábil do investimento.

Alternativas
Comentários
  • A investidora ou a controladora deverá constituir provisão para cobertura de:

     

    a)    perdas efetivas em virtude de:

    1.  eventos que resultarem em perdas não contempladas no balanço patrimonial ou intercalar da coligada ou da controlada;

    2.  responsabilidade, quando aplicável, para cobertura de prejuízos acumulados em excesso ao capital social da coligada ou da controlada.

    b)    perdas potenciais estimadas em virtude de:

    1. tendência de perecimento do investimento;

    1. elevado risco de paralisação de operações de coligadas ou de controladas;

    3. eventos que possam prever perda parcial ou perda total do valor contábil do investimento ou do montante de créditos contra as coligadas ou as controladas;

    4.  cobertura de garantia ou avais concedidos, em favor de coligadas ou de controladas, referentes a obrigações vencidas.

     

    A Instrução da CVM determina, e os princípios de contabilidade requerem, que a investidora ou a controladora deverá constituir provisão para cobertura de perdas efetivas em virtude de responsabilidade, quando aplicável, pelos prejuízos acumulados em excesso ao capital social da coligada ou da controlada.

     

    GABARITO: CORRETO

     

    FONTE: Portal da Contabilidade

  • Essa eu não entendi, ele afirma que a investidora deverá constituir provisão para perdas no ativo permanente. Não seria uma retificadora da conta Participações em outras empresas (Ativo Não Circulante, grupo Investimentos)?? Só marquei errado por causa disso.. =(

  • Ana Alves, é isso mesmo. A provisão para perdas no Ativo Permanente ocorre quando a sociedade investidora assume um compromisso formal de honrar certos compromissos de sua coligada ou controlada no caso de passivo a descoberto. A investidora, além de constituir provisão para perdas permanentes até o valor do investimento, terá de constituir uma provisão no passivo exigível, caso o valor do compromisso ultrapasse o valor do investimento.

    Mas, isso só ocorre se houver um compromisso formal de fazê-lo e se o investimento for avaliado pelo MEP. Caso contrário, o investimento será zerado e nenhuma obrigação será reconhecida.

    Se, posteriormente, a investida se recuperar e apurar lucro, a investidora volta a reconhecer sua participação sobre o PL.

    Dê uma olhada no CPC 18, itens 38 e 39.

     

     

  • Citem a fonte, por favor. De preferência a NBC, etc.

     

  • Correto. Caso contrário o saldo do investimento irá todo embora.
  • Segundo o CPC 25: As provisões podem ser distintas de outros passivos tais como contas a pagar e passivos derivados de apropriações por competência (accruals) porque há incerteza sobre o prazo ou o valor do desembolso futuro necessário para a sua liquidação.


    Alguém sabe dizer se o termo em destaque " ... deverá constituir provisão para perdas no ativo permanente até ... " está correto ou se foi mera imprecisão da banca?

  • A fonte do comentário da srta Vieira é Instrução CVM 247/96 art.12

  • Parágrafo 1º Independentemente do disposto na letra “b” do inciso I, deve ser constituída ainda provisão para perdas, quando existir passivo a descoberto e houver intenção manifesta da investidora em manter o seu apoio financeiro à investida.

    Parágrafo 2º A provisão para perdas deverá ser apresentada no ativo permanente por dedução e até o limite do valor contábil do investimento a que se referir, sendo o excedente apresentado em conta específica no passivo.

    Instrução CVM 247/96

  • Fiquei na dúvida por conta do ativo permanente. Mas, é melhor errar aqui do que na prova.
  • Assistam o vídeo da Prof Camila Sá, tenho certeza que ajudará muito.

    https://youtu.be/2dgsrxZFY3E e https://youtu.be/v8DsxOIVFxs

  • Lá vai mais uma questão de contabilidade sem o comentário do professor!

  • Existem dois tipos de participações:

    1) Temporárias-> participações com fins especulativos, com objetivo de VENDAS;

    2) Permanentes -> Investimentos.

    Portanto:

    ATIVO PERMANENTE

    D Ações ( INVESTIMENTOS)

    C Provisões para perdas em aplicações.

    ATIVO NÃO PERMANENTE

    D Aplicações Temporárias

    C Provisões para perdas em aplicações.

  • Não tem professor de contabilidade no QC? cadê os comentários das questões?

  • Assertiva C

    Caso uma empresa investida apresente passivo a descoberto, a empresa investidora que quiser manter o apoio financeiro nessa investida deverá constituir provisão para perdas no ativo permanente até o limite do valor contábil do investimento.

  • "se a investida possui um passivo a descoberto, a princípio, o 

    saldo do investimento na investidora deverá ser nulo. Contudo, se o investidor 

    houver incorrido em obrigações legais ou construtivas (não formalizadas), ou 

    tiver feito pagamentos em nome da investida, ele deverá reconhecer um 

    passivo proporcionalmente às obrigações incorridas."

    Ref.: prof. Feliphe Araújo, exponencial concusos

  • deve ser constituído provisão para perdas , quando existir um passivo a descoberto e quando tiver uma investidora querendo manter seu apoio financeiro a investida. essa provisão deve ser considerada no ativo permanente no limite do valor contábil
  • Pensa comigo ... o passivo a descoberto, é quando o Passivo>Ativo, certo!! e o que isso tem a ver com os bens e direitos da empresa? Bom, se a minha empresa ta com muita dívida, consequentemente eu devo provisionar o meu "dinheiro",até pq eu preciso saber se vai dar pra pagar as minhas obrigações, ou preparar-me pra mais despesas, gerando assim uma provisão no ativo ... pensei nisso pra responder, qualquer erro me avisem, fiquem com Deus e não desistam
  • Vem PCDF

  • CORRETO

    Em que pese a terminologia do enunciado estar ultrapassada (não existe grupo ativo permanente, mas sim ativo não circulante - investimentos), a ideia está correta, conforme NBC TG 18.

    39. Após reduzir, até zero, o saldo contábil da participação do investidor, perdas adicionais devem ser consideradas, e um passivo deve ser reconhecido, somente na extensão em que o investidor tiver incorrido em obrigações legais ou construtivas (não formalizadas) ou tiver feito pagamentos em nome da investida. Se a investida subsequentemente apurar lucros, o investidor deve retomar o reconhecimento de sua participação nesses lucros somente após o ponto em que a parte que lhe cabe nesses lucros posteriores se igualar à sua participação nas perdas não reconhecidas.

  • tem dia que a questão diz 1 + 1 = 2? eu erro..

    tem dia que nem sei a matéria vou deduzindo em cima do meu conhecimento e vou lá e acerto..

  • A instrução da CVM que fundamenta a questão é de 1996. Ativo permanente era o atual ativo não circulante. Provisão não era estritamente passivo, vide "provisão pra créditos de liquidação duvidosa", que era retificadora do ativo.

    Quem acertou tá afiado em contabilidade.. PRÉ CONVERGÊNCIA às normas internacionais.

    não existe provisão no ativo.

  • Gente, que topico do edital é esse? kkkk

  • pensei que não existia provisão no ativo. :/

  • Ativo permanente é circulante, nao circulante ou todo o ativo?

  • Passivo a Descoberto é o termo contabilístico que denota quando o valor da soma de bens e direitos não cobre o valor da soma das obrigações contraídas, ou seja, o Passivo (P) supera o Ativo (A). Sendo P > A, na equação contábil PL (Patrimônio Líquido) = A - P, conclui-se que PL < 0.

    valor contábil, segundo a definição dada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), é a quantia pela qual um ativo ou passivo está registrado na contabilidade da empresa. Ele considera a depreciação acumulada deste item e as provisões para perdas por redução ao valor recuperável.

  • Passivo a descoberto ~> quando o passivo é maior que o ativo.

    CERTO!!

  • Contabilidade para Perito foi mais chatinha heun

  • Eu estudo, estudo, estudo e estudo, mas parece que ainda não sei de nada!!!

    Errar aqui é melhor do que ERRAR NA PROVA!!

  • Pensei que ativo permanente não existisse mais

  • existe provisão no ativo? pensei que só existia no passivo!

  • FFFD. FORÇA, FOCO, FÉ E DETERMINAÇÃO.

  • provisão do ativo para cobrir o eventual passivo em descoberto

  • Traduzindo.

    Se minha empresa quiser assumir uma outra empresa que esteja falida, devo constituir provisão para o máximo de prejuízo que posso tomar nessa situação?!

    Gab: Certo

  • Nomenclatura incorreta. Provisão, atualmente, por definição é um passivo de prazo ou valor incertos. Sendo assim, não há lógica em utilizar o termo provisão no item em análise.

    Considero que o tempo "perdas estimadas" seria mais apropriado.