SóProvas


ID
2803519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo às normas aplicáveis às pessoas jurídicas e a aspectos de custos.


Se determinada empresa emitir debêntures conversíveis em ações, seus acionistas terão direito de preferência para subscrever tais debêntures.

Alternativas
Comentários
  • Art. 171. Na proporção do número de ações que possuírem, os acionistas terão preferência para a subscrição do aumento de capital.

    § 3º Os acionistas terão direito de preferência para subscrição das emissões de debêntures conversíveis em ações, bônus de subscrição e partes beneficiárias conversíveis em ações emitidas para alienação onerosa; mas na conversão desses títulos em ações, ou na outorga e no exercício de opção de compra de ações, não haverá direito de preferência.

    Gabarito: CERTO

  • Refere-se ao famoso "Follow-on". Lembrando que, conforme o Art. 171., a preferência é referente a espécie da ação detida pelo acionista (ON ou PN), e na proporção das ações detidas. É possivel também ceder o direito preferencial de aquisição.

  • Debêntures:

    Títulos de dívida que são emitidos por S/A de capital aberto ou fechado.

    Usados pelas emissoras para financiar projetos, aumento de capital, pagamento dívida etc.

    Investidor empresta dinheiro a fim de obter um lucro com as taxas de juros do título. Tipo investir no tesouro direito

    Debêntures: Renda fixa / Ações: Renda variável

    Tipos debêntures:

    Conversíveis: Podem ser convertidos em ações da S/A que os emitiu.

    Não conversíveis: Não podem ser convertidos em ações.

  • CERTO

    Os acionistas terão direito de preferência para subscrição das emissões de debêntures conversíveis em ações

    Debêntures: títulos de dívidas. Você empresta o seu dinheiro para uma empresa e, em troca, recebe um rendimento anual acertado no momento da compra.

  • Lei 6404. Art. 54. § 1º Os acionistas terão direito de preferência para subscrever a emissão de debêntures com cláusula de conversibilidade em ações, observado o disposto nos artigos 171 e 172.

    Fonte: Apostila Nova Concursos.

  • CORRETO!

    LEI 6.404/76:

    Art. 109. Nem o estatuto social nem a assembléia-geral poderão privar o acionista dos direitos de:

    IV - preferência para a subscrição de ações, partes beneficiárias conversíveis em ações, debêntures conversíveis em ações e bônus de subscrição, observado o disposto nos artigos 171 e 172;

  • Art. 171. Na proporção do número de ações que possuírem, os acionistas terão preferência para a subscrição do aumento de capital.

    § 3º Os acionistas terão direito de preferência para subscrição das emissões de debêntures conversíveis em ações, bônus de subscrição e partes beneficiárias conversíveis em ações emitidas para alienação onerosa;

    ⚠ mas na conversão desses títulos em ações, ou na outorga e no exercício de opção de compra de ações, não haverá direito de preferência
  • GABARITO - CERTO

    COMPLEMENTANDO...

    DEBENTURE - Eu empresto meu dinheiro para uma empresa e recebo um rendimento anual, acertado no momento da negociação.

    Título de dívida de empresa que oferece direito de crédito ao investidor.

  • Investir na bolsa me fez acertar algumas questões

  • Questão sobre as normas aplicáveis às pessoas jurídicas.

    Vamos começar revisando alguns termos técnicos importantes para entendermos as disposições da legislação societária - Lei n.º 6.404/76.

    As debêntures são títulos de dívidas emitidos por sociedades anônimas. Quando as empresas precisam captar recursos diretamente de investidores em geral, pessoas jurídicas ou físicas, elas emitem debêntures.

    DicaA vantagem para o investidor é que, via de regra, as debêntures lançadas pelas empresas, pagam uma taxa de juros maior que as taxas pagas por outros investimentos oferecidos pelas instituições financeiras (ex.: poupança, CDBs, etc.).  

    Atenção! Repare na diferença entre emissão de debêntures (títulos de dívida) e a emissão de ações (títulos de participação). Debenturistas são credores da empresa, remunerados por juros, enquanto que Acionistas são proprietários, remunerados por dividendos. Esse é um dos motivos que explicam o tratamento contábil diferenciado do prêmio na emissão de debentures e prêmio na emissão de ações, por exemplo.

    Existem debêntures não conversíveis e debêntures conversíveis em ações da sociedade anônima que as emitiu. Nesse contexto, os acionistas terão direito de preferência, na forma da Lei n.º 6.404/76:

    “Art. 57 § 1º Os acionistas terão direito de preferência para subscrever a emissão de debêntures com cláusula de conversibilidade em ações, observado o disposto nos artigos 171 e 172.

    Art. 171. Na proporção do número de ações que possuírem, os acionistas terão preferência para a subscrição do aumento de capital. (Vide Lei n.º 12.838, de 2013.)

    § 3º Os acionistas terão direito de preferência para subscrição das emissões de debêntures conversíveis em ações, bônus de subscrição e partes beneficiárias conversíveis em ações emitidas para alienação onerosa; mas na conversão desses títulos em ações, ou na outorga e no exercício de opção de compra de ações, não haverá direito de preferência."

    Feita toda a revisão, já podemos identificar a correção da assertiva:

    Se determinada empresa emitir debêntures conversíveis em ações, seus acionistas terão direito de preferência para subscrever tais debêntures.


    Gabarito do Professor: CERTO.