SóProvas


ID
2803597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca das consequências que poderão advir no caso de um cliente não liquidar integralmente, na data do vencimento, o saldo devedor da fatura do seu cartão de crédito, julgue o item a seguir.


A parcela não quitada do saldo devedor poderá ser financiada por meio da modalidade de crédito rotativo, com prazo de vigência de até doze meses, contados da data do vencimento da fatura não paga integralmente.

Alternativas
Comentários
  • A lei não menciona prazo, se não me engano

  • Desde de 3 de abril de 2017, com a entrada em vigor da Resolução 4.549 do CMN, o saldo devedor da fatura de cartão de crédito, quando não pago integralmente até o vencimento, somente pode ser mantido em crédito rotativo até o vencimento da fatura subsequente (em geral 30 dias).

    GAB: ERRADO

  • Resolução 4549 do CMN:

    Art. 1º O saldo devedor da fatura de cartão de crédito e de demais instrumentos de pagamento pós-pagos, quando não liquidado integralmente no vencimento, somente pode ser objeto de financiamento na modalidade de crédito rotativo até o vencimento da fatura subsequente.

  • Crédito rotativo é um "crédito dinâmico". Se você tem o limite de 1000 e sua fatura veio 200, então momentaneamente você tem saldo de 800. Quando pagar os 200, voltará a ter 1000.

    Atualmente, o juros que incide sobre o crédito rotativo só pode ocorrer 1 vez. No mês seguinte, o banco tem que oferecer uma opção de financiamento. 

     

    Ex: João atrasou o pagamento de 200 por 1 mês a uma taxa de juros de 10% a.m:

    Ao completar o 1º mês, João estará devendo 220. 

    No 2º mês, o banco já vai mandar uma opção de financiamento da dívida, não vai mais ficar incidindo os 10% todos os meses como se fosse uma bola de neve.

  • O prazo de vigência é até o vencimento da próxima fatura. Ou seja, não sendo pago o valor mínimo da fatura do cartão, o valor integral daquela fatura será automaticamente emprestado (financiado) ao cliente.


    *Isso ocorrerá somente uma vez, nas outras o banco tem que oferecer um financiamento.

    *Antigamente o valor mínimo do cartão era de 15% da fatura, normatizado pelo BACEN. Hoje, esta porcentagem não é mais definida e a instituição financeira é livre pra determinar qual será a porcentagem mínima.

  • O prazo máximo de utilização de crédito rotativo é de 30 dias, até o vencimento da fatura subsequente.

    Gabarito: ERRADO

  • Desde 2017, segundo a resolução n° 4.549 do CMN, o saldo devedor da fatura de cartão de crédito, quando não pago integralmente até o vencimento, somente pode ser mantido em crédito rotativo até o vencimento da fatura subsequente (em geral 30 dias).

    Resposta: Errado