SóProvas


ID
2803630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

      Uma companhia aberta deseja cancelar o seu registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Para tanto, deverá fazer uma oferta pública de aquisição de ações (OPA), na qual manifestará o compromisso de adquirir uma quantidade específica de ações, a preço e prazo determinados, oferecendo a todos os acionistas, em condições igualitárias, a possibilidade de alienar as suas ações. A OPA está sujeita a uma série de condições, muitas delas estabelecidas pela Instrução CVM n.º 361/2002.

Com referência ao citado normativo, julgue o item que se segue.


A OPA é operação típica do mercado secundário, podendo ser realizada tanto em ambiente de bolsa de valores como por meio de uma entidade de balcão organizado.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Uma oferta pública de aquisição de ações (OPA) é uma operação por meio da qual um acionista ou uma sociedade pretende comprar uma participação ou a totalidade das ações de uma empresa cotada em Bolsa.[1] O termo em inglês muito utilizado para tratar da OPA, quando a mesma busca a aquisição de controle de outra empresa, é "take over".

    A OPA, no Brasil, encontra fundamento nos artigos 257 e seguintes da Lei Federal nº 6.404 de 1976, mais tarde substituída pela Instrução 358 da CVM, que exige a intervenção de uma instituição financeira de modo a garantir o cumprimento das obrigações assumidas pelo ofertante. Esta oferta tem de ser publicada na imprensa e deve conter o número mínimo de ações que o adquirente se propõe a adquirir e, se for o caso, o número máximo; o preço e as condições de pagamento; a subordinação da oferta ao número mínimo de aceitantes e a forma de rateio entre os aceitantes, se o número deles ultrapassar o máximo fixado; o procedimento que deverá ser adotado pelos acionistas aceitantes para manifestar a sua aceitação e efetivar a transferência das ações; o prazo de validade da oferta, que não poderá ser inferior a 20 dias e; informações sobre o ofertante

  • Assim como as operações no mercado primário, A OPA é realizada fora do ambiente de bolsa.

  • Pessoal, a OPA (take over) é simplesmente a morte da empresa na Bolsa.

    Quando a ela vai "fechar" o capital, é feita essa oferta que é negociada fora do ambiente da bolsa de valores.

     

  • É a saída da bolsa, portanto ocorre fora do ambiente de bolsa e balcão de negócios.

  • Gabarito: Errado

    separei um trecho interessante que pesquisei sobre a OPA vale a pena conferir (OPA é mercado primário)

    Podemos imaginar um ciclo de vida da empresa na Bolsa. Ela é de capital fechado e resolve abrí-lo – normalmente para captar dinheiro e crescer. Quando faz isso entra na Bolsa (IPO). Isso ocorre pelo Mercado Primário. A partir daí, suas ações são negociadas no dia a dia da Bolsa: é o Mercado secundário. A qualquer momento a empresa pode emitir novas ações (OPA – Oferta Pública de Ações), para captar mais dinheiro – novamente Mercado Primário. Se ela desistir da Bolsa, recomprará as ações através de uma OPA (Oferta Pública de Aquisição). Se você não aderir a essa oferta, você continuará sócio de uma empresa de capital fechado – pense como poderá ser complicado vender as ações mais tarde…

    fonte: www.começarnabolsa.com.br

  • Eu acredito que o erro da questão é APENAS o '' mercado SECUNDÁRIO''. Acredito que seja o PRIMÁRIO. Sobre envolver o ambiente de Bolsa ou Balcão:

    "A OPA será efetivada em leilão realizado na bolsa de valores ou no mercado de balcão organizado em que as ações objeto da OPA sejam admitidas à negociação."

    Fonte: https://www.investidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/ofertas/opas.html

  • OPA - Mercado primário

  • errado:

    Quando a empresa está vendendo as ações de forma organizada, em um IPO ou uma Oferta Pública de Ações, isso se chama Mercado Primário. A própria empresa está vendendo as ações pela primeira vez, ou novas ações recém-criadas estão sendo vendidas.