SóProvas


ID
2803648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Tendo em vista que estudos do Banco Central do Brasil, com base em dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), revelaram que, em 2017, as 277 empresas brasileiras que obtiveram recursos no mercado de capitais tiveram custos menores que aquelas que se financiaram por meio dos canais tradicionais de crédito bancário, julgue o próximo item, relativo aos instrumentos de captação de recursos disponíveis no mercado de crédito e no mercado de capitais para as empresas brasileiras.


No desconto de títulos — empréstimo mediante a garantia de um título representativo de crédito futuro —, o valor liberado ao tomador do crédito será igual à soma dos valores nominais dos títulos cujos direitos estiverem sendo cedidos à instituição financeira responsável pela concessão do empréstimo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Ao apresentar um título para desconto,  o cliente não recebe seu valor total, pois são descontados diversos encargos sobre o seu valor nominal como por exemplo: taxa de desconto (juros), IOF ( imposto sobre Operações Financeiras) e taxa administrativa.

  • O valor disponibilizado é liquido, ou seja, descontado dos juros incorridos na operação.

  • nunca se aplica os valores nominais, este são apenas referenciais ou valores pra enganar, sempre os valores serão apreciados como valores efetivos aplicados os descontos.

  • Taxa nominal é "ilustrativa", serve pra p.n na prática. 

     

    Exemplo: suponha que o banco te empreste 1000 reais (juros compostos, obviamente) a uma taxa de nominal 36% ao ano capitalizados mensalmente. Quanto você irá pagar de juros?

    Se você usar a taxa nominal para qualquer cálculo, tenha certeza de que irá errar. 

    36% a.a nominal = 3% ao mês

    =(1,03)^12 * 1000

    =1,42576089 * 1000

    = ~1.426,00

  • na verdade, o valor que o cliente irá receber, não será o valor nominal (valor nominal é o valor que está no título de crédito, que o cliente iria receber se esperasse todo o tempo que datado no título, quando o devedor fosse realmente pagar) e sim o valor descontado, pois será descontado juros e o IOF pelo banco, é assim que o banco tem um lucro.

  • Texto muito enrolado mas que se resume a,

    No desconto de título o cliente recebe o valor nominal ( de face)?

    ERRADO, recebe com deságio, desconto

  • Não recebe o nominal recebe descontado, como diz o nome. S e assim o fosse seria nominal de títulos não desconto de títulos