SóProvas


ID
2803861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de codificação de voz, imagens e vídeo, julgue o item que se segue.


O algoritmo de Huffman é um método de codificação sem perdas.

Alternativas
Comentários
  • Certa

    O algoritmo de Huffman é, portanto, baseado na categoria de Codificação de Entropia – a informação é encarada como uma sequência de símbolos genéricos, menosprezando a semântica dos mesmos -, sendo um modo de codificação sem perdas – o código resultante é totalmente reversível, ou seja, a sua descodificação resulta num fluxo de dados exactamente igual ao fluxo de dados de origem (Ribeiro, Apontamentos das Aulas, 2016).

    fonte: http://multimedia.ufp.pt/codecs/compressao-sem-perdas/codificacao-estatistica/algoritmo-de-huffman/

  • Tipos de codificadores Codificador (ou codec) é um aparelho (hardware) ou programa de computador (software) capaz de codificar e/ou decodificar sinais digitalizados ou arquivos armazenados (em computadores, DVDs, etc).

    Podem ser divididos em dois grandes grupos, os sem perdas (lossless) e os com perdas (lossy).

    Sem perdas: diminuem o tamanho de um arquivo sem alterar a qualidade do som e da imagem (compressão).

    Ex,: Código de Huffman e Comprimento de corridas.

    Com perdas: formado por codecs que podem diminuir ainda mais o tamanho dos arquivos originais. Neste caso, o arquivo codificado apresenta uma perda na qualidade do som e da imagem.

    Ex.: H.261, MPEG-1 e MPEG-2

    Fonte:

    [1] CODIFICAÇÃO DE VÍDEO EM H.264, Thiago Vaz de A. C. Dias, Abraham Alcaim

  • O algoritmo de Huffman, criado por David Huffman em 1952, é um dos métodos mais utilizados para compressão de codecs e textos na atualidade. Baseado na Teoria de Informação de Shannon, afirma que elementos da mensagem (como textos, imagens e áudios, por exemplo) podem ser representados por símbolos binários de acordo com sua frequência.

    Esse algoritmo trata a informação como uma sequência de símbolos genéricos, sem levar em conta seu significado. É considerado um método sem perdas, visto que o resultado final da codificação é completamente reversível, ou seja, igual ao fluxo de dados de origem.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a questão está correta.

    Gabarito do professor: Certo.

    Bibliografia:

    - Enes, Diogo; Domingues, Filipe; Alão, Tiago Mota. Algoritmo de Huffman. Universidade de Fernando Pessoa. Disponível em http://multimedia.ufp.pt/codecs/compressao-sem-perdas/codificacao-estatistica/algoritmo-de-huffman/#:~:text=bloco%20de%20informa%C3%A7%C3%A3o.-,O%20algoritmo%20de%20Huffman,baseia%20na%20Teoria%20de%20Informa%C3%A7%C3%A3o.&text=%C3%89%20este%20modelo%20de%20probabilidades,codifica%C3%A7%C3%A3o%20(Huffman%2C%201952). Acesso: Abril de 2021.