SóProvas


ID
2803864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de codificação de voz, imagens e vídeo, julgue o item que se segue.


A codificação de vídeo do MPEG-2 é semelhante à do MPEG-1 — progressiva. Diferentemente do MPEG-2, porém, o MPEG-1 não oferece suporte à codificação de vídeo entrelaçado.

Alternativas
Comentários
  • O MPEG-2 é o mais difundido atualmente e é encontrado desde transmissões digitais de televisão até nos discos de SVCD (Super Video CD) e DVD utilizados por qualquer um de nós. A codificação de vídeo do MPEG-2 é semelhante a usada no MPEG-1, sendo acrescido o suporte à vídeo entrelaçado (diferentemente do anterior, que só podia ser utilizado o vídeo progressivo).

    Fonte:

    [1] CODIFICAÇÃO DE VÍDEO EM H.264, Thiago Vaz de A. C. Dias

  • Desenvolvido por um grupo de trabalho da International Standards Organization (ISO), o Moving Pictures Experts Group, o padrão MPEG estabeleceu um formato de compressão de áudio e vídeo digitais, com manutenção da qualidade e sincronização de eventos. Oferece recursos para a codificação, transmissão e decodificação eficientes.

    O primeiro padrão MPEG (MPEG-1) foi usado no armazenamento de mídia digital e padronizou a compressão de vídeo progressivo, não -entrelaçado, a uma taxa de 1,5 Mbps.

    Já o segundo padrão MPEG (MPEG-2), além da codificação progressiva também oferece suporte à codificação de vídeo entrelaçado e de vários canais de texto e som, e a transmissão de dados de várias programações simultaneamente a uma taxa de 10,0 Mbps.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está certa. A codificação de vídeo de ambos os padrões é progressiva; o padrão MPEG-1, diferentemente do padrão MPEG-2, não oferece suporte à codificação de vídeo entrelaçado.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Bibliografia:

    - Nalon, José Alexandre Nalon & Iano, Yuzo. MPEG-2: Camada de sistemas. Revista Científica Periódica – Telecomunicações. Volume 3 – Número 1 – Abril de 2.000.