SóProvas


ID
2804680
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A bioética brasileira adotou, inicialmente, como referência conceitual, a teoria

Alternativas
Comentários
  • O principialismo bioético norte americano utiliza os três princípios fundamentais: respeito a autonomia, beneficência/ não maleficência e a justiça e foi adotado como referencia no Brasil. I

  • Atribui-se ao oncologista norte-americano Van Rensselear Potter (1971) o primeiro uso e a divulgação do termo “Bioética”, derivado das palavras gregas bio (vida) e ethike (ética). Após Potter ter usado o termo Bioética, Warnem T. Reich organizou e publicou, com outros 285 colaboradores, a Enciclopédia de Bioética.               

    Em 1979, os filósofos americanos Beauchamp e Childress publicaram a obra “Princípios da Ética Biomédica”, que muito contribuiu para o crescimento do movimento bioético e estabeleceu quatro princípios fundamentais dessa nova ciência, o princípio da Beneficência, da Autonomia, da Não maleficência e da Justiça.

  • Vamos analisar a questão:


    A Bioética surgiu na segunda metade do século XX, devido ao grande desenvolvimento da Medicina e das Ciências, que avançaram cada vez mais para a modificação da vida humana e a promoção do conforto humano, bem como para a utilização de cobaias vivas (humanas e não humanas). A fim de evitar horrores, como os que foram vividos dentro dos campos de concentração nazistas e de técnicas médicas que ferissem os princípios vitais das pessoas, surgiu a Bioética como meio de problematizar o que está oculto na pesquisa científica ou na técnica médica quando elas envolvem a vida.


    O principalismo é baseado nos princípios de não maleficência, beneficência, autonomia e justiça. Que é o modelo adotado no Brasil.


    No Utilitarismo clássico os atos são corretos se trouxerem benefícios a um número maior de pessoas do que se não fossem adotados, e, ainda, se suas consequências são pelo menos tão boas quanto as de qualquer alternativa.


    O início da Bioética se deu no começo da década de 1970, com a publicação de duas obras muito importantes de um pesquisador e professor norte-americano da área de oncologia, Van Rensselaer Potter. Nesse contexto a bioética tem como objetivo indicar os limites e as finalidades da intervenção do homem sobre a vida, identificar os valores de referência racionalmente proponíveis, denunciar os riscos das possíveis aplicações.


    Europa é a única região do mundo em que técnicas biomédicas são submetidas a procedimentos de harmonização legislativa, podendo conduzir à adoção de regras comuns obrigatórias.


    Portanto o modelo adotado no Brasil é o principialista norte-americana.


    Gabarito do professor: letra B.


    Bibliografia

    Christian Byk. A bioética, o direito e a construção europeia. Revista Bioethikos - Centro Universitário São Camilo - 2013;7(4):418-425.

    https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade18/unidade18.pdf