Acho que a questão é mais de interpretação, pois quando fala:" Esse mecanismo de participação societária do Estado em empresas tem como objetivo" quer dizer justamente os casos de economia mista, que ocorrem para reduzir os gastos do governo e principalmente para tornar a empresa mais capaz dentro do mercado.
O item mais coerente é o B, o que me deixou em dúvida foi " pelos particulares", mas acho que quis dizer aos interesses particulares, que no caso é o governo.
GABARITO: B
Justificativa: Considerando o Estatuto Social do BNDES que estabelece que: O BNDES é o principal instrumento de execução da política de investimento do Governo Federal e tem por objetivo primordial apoiar programas, projetos, obras e serviços que se relacionem com o desenvolvimento econômico e social do País” e que “exercitará suas atividades, visando a estimular a iniciativa privada, sem prejuízo de apoio a empreendimentos de interesse nacional a cargo do setor público. E levando em consideração a interpretação do comando da questão que afirma: "Esse mecanismo de participação societária do Estado em empresas tem como objetivo" está se referindo justamente os casos de participação em empresa de economia mista – Ex: PETROBRAS, EMBRAER, visando alcançar mais prontamente metas de “desenvolvimento econômico e social do País” através de participação societária do Estado em “empreendimentos de interesse nacional a cargo do setor público”. O BNDES acelera os desenvolvimentos não “esperando” a iniciativa de investimento das empresas privadas / empresas “particulares”.
É "a atuação do sistema público de crédito via direcionamento de recursos. A reorientação atual dos bancos oficiais, em geral, e do BNDES, em particular, tem por objetivo reduzir o diferencial relativo entre os custos de mercado e do direcionamento de crédito. A existência de novas fontes de financiamento de longo prazo, nesse contexto, passa a ser vital." Fonte: BNDES / Blog do Desenvolvimento.