SóProvas



Questões de BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social


ID
85558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
(BNDES), criado em 1952 como autarquia federal, foi
enquadrado como empresa pública federal, com personalidade
jurídica de direito privado e patrimônio próprio, pela
Lei n.º 5.662/1971. Com relação ao BNDES, julgue os
próximos itens.

O BNDES é o órgão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país.

Alternativas
Comentários
  • O BNDES é uma empresa pública federal,sob forma jurídica de direito privado, vinculada ao Ministério de desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,instituição criada pela lei n°1.628/52,responsável pela política de investimentos de longo prazo do Governo Federal.
  • O BNDES é um órgão vinculado ao MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR e tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país.
  • BNDES não é órgão, é Empresa Pública. Órgão # Empresa pública e isso pode derrubar o candidato
  • " O BNDES é um ORGAO vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país."
    Portanto o BNDS é ORGAO segundo definiçao do site do banco central.
  • " O BNDES é um ORGAO vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país." 
    Portanto o BNDS é ORGAO segundo definiçao do site do banco central." -> Errado!!!
     
    Colega Delma, seguindo seu raciocínio, a CEF seria um banco também né?
    "A CAIXA é o maior banco público da América Latina. Números e conquistas do primeiro semestre de 2010 demonstram isso."
    Essa afirmação é errônea pois 
    ela é a única reperesentante do gênero CAIXA ECONÔMICA aqui no Brasil, e não um banco.
     
    Órgão, não é PJ e sim uma ramificação feita por meio da desconcentração na administração indireta. O BNDES é vinculado ao MDIC e É UMA EMPRESA PÚBLICA FEDERAL.

    Se a prova considerar uma assertiva dessas como certa, com certeza choverá recursos.
  • O BNDES é órgão VINCULADO e não órgão DO.

    O BNDES é órgão VINCULADO AO Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país.

    a preposição ´´DO´´ muda todo o sentido da frase.

    bons estudos!
  • O BNDES é uma empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento

  • Errado

    O BNDES é um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país. Suas linhas de apoio contemplam financiamentos de longo prazo e custos competitivos, para o desenvolvimento de projetos de investimentos e para a comercialização de máquinas e equipamentos novos, fabricados no país, bem como para o incremento das exportações brasileiras.

    fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bndes.asp

  • Questão errada pois:

    **** ORGÃO NÃO POSSUI PERSONALIDADE JURÍDICA ***** 

    O BNDES é uma empresa pública federal, sob forma jurídica de direito privado, vinculada ao Ministério de desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. 


  • Aff...que pegadinha mais injusta...cara da CESPE isso.

    Como digo, ainda bem que aqui é o local de errar e acertar.

  • O BNDES é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país.

  • O BNDES é uma empresa pública federal (e não órgão) componente da administração pública indireta e vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, tendo como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do Brasil.

  • Art. 1º O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, empresa pública dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, reger-se-á pelo presente Estatuto Social e pelas disposições legais que lhe forem aplicáveis.

            Parágrafo único.  O BNDES fica sujeito à supervisão do Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4418compilado.htm

     

     

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

    Atualmente, após a reestruturação ministerial, o BNDES passou a integrar a estrutura do MPOG (Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão).

  •   Art. 1º O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, empresa pública dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, reger-se-á pelo presente Estatuto Social e pelas disposições legais que lhe forem aplicáveis. Parágrafo único.  O BNDES fica sujeito à supervisão do Ministro de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

     

    Lei 13.303, de 2016, a "Lei das Estatais", e por seu regulamento, o Decreto 8.945/2016. 

  • Questão desatualizada, agora é MPOG

  • MPOG TAMBÉM FOI EXTINTO,HOJE É MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO DESENVOLVIMENTO E GESTÃO.


  • Gabarito: ERRADO

    Desconsiderando a parte que está desatualizada, o erro da questão está em afirmar que o BNDES é um orgão. O BNDES é uma empresa pública.

  • BNDES = Min. Desenvolvimento

  • BNDES agora faz parte do "Ministério da Economia" A Medida Provisória nº 870, de 1º de janeiro de 2019, criou o Ministério da Economia. Com isso, as estruturas dos ministérios da Fazenda; do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; e do Trabalho passaram a integrar um novo ministério chamado Economia.


ID
85561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
(BNDES), criado em 1952 como autarquia federal, foi
enquadrado como empresa pública federal, com personalidade
jurídica de direito privado e patrimônio próprio, pela
Lei n.º 5.662/1971. Com relação ao BNDES, julgue os
próximos itens.

A parceria com instituições financeiras que têm agências estabelecidas em todo o país permite a disseminação do crédito, possibilitando maior acesso aos recursos do BNDES.

Alternativas
Comentários
  • Apenas a título de exemplificação,instituições credenciadas pelo país:# Daycoval BM, Desenbahia, Dibens Leasing, Direção CFI, DLL Brasil# Fibra BM, Fidis BM # Guanabara BM# HSBC BM# Industrial BM, Investe-Rio, Itaú BBA, Itaú BM, Itaú Leasing # John Deere# Mercedes BM, Mercedes Leasing, Moneo BM# Nossa Caixa# Pine BM, Porto Real# Rabobank, Rendimento BM, Rodobens BM# Safra BM, Safra Leasing, Santander BM # Unibanco BMFonte:http://www.bndes.gov.br/
  • O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), criado em 1952 como autarquia federal, foi enquadrado como uma empresa pública federal, com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, pela Lei 5.662, de 21 de junho de 1971. O BNDES é um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país. Suas linhas de apoio contemplam financiamentos de longo prazo e custos competitivos, para o desenvolvimento de projetos de investimentos e para a comercialização de máquinas e equipamentos novos, fabricados no país, bem como para o incremento das exportações brasileiras. Contribui, também, para o fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e desenvolvimento do mercado de capitais. A BNDESPAR, subsidiária integral, investe em empresas nacionais através da subscrição de ações e debêntures conversíveis. O BNDES considera ser de fundamental importância, na execução de sua política de apoio, a observância de princípios ético-ambientais e assume o compromisso com os princípios do desenvolvimento sustentável. As linhas de apoio financeiro e os programas do BNDES atendem às necessidades de investimentos das empresas de qualquer porte e setor, estabelecidas no país. A parceria com instituições financeiras, com agências estabelecidas em todo o país, permite a disseminação do crédito, possibilitando um maior acesso aos recursos do BNDES. 

     http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bndes.asp 
    site  
  • Para a consecução dos seus objetivos, conta com um conjunto de fundos e programas especiais de fomento, como por exemplo, FINAME, FINEM, FUNTEC e FINAC.

  • A parceria com instituições financeiras, com agências estabelecidas em todo o país, permite a disseminação do crédito, possibilitando um maior acesso aos recursos do BNDES.  

    Resposta: CERTO
  •         Art. 3º  O BNDES é o principal instrumento de execução da política de investimento do Governo Federal e tem por objetivo primordial apoiar programas, projetos, obras e serviços que se relacionem com o desenvolvimento econômico e social do País.

     

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4418compilado.htm

  • Exatamente. O BNDES tem parceria com diversas instituições financeiras, com agências estabelecias em todo o país, para permitir a disseminação do crédito e um maior acesso aos recursos do BNDES, por meio das operações de repasse.

    Resposta: Certo


ID
85909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por órgãos de
regulação, instituições financeiras, instituições auxiliares públicas
e privadas, que atuam na intermediação de recursos dos agentes
econômicos (pessoas, empresas, governo). Com relação ao SFN,
julgue os itens a seguir.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma das principais entidades supervisoras do SFN.

Alternativas
Comentários
  • Não é o BNDES, mas BANCO CENTRAL DO BRASIL(BACEN) que é umas das principais entidades supervisoras do SFN.
  • os órgaos supervisores sao:BACEN- Banco CentralCVM- Comissão de Valores MobiliáriosSUSEP- Superintendência de Seguros Privados eSPC- Secretaria de Previdência Complementar
  • O papel do subsistema normativo e das autoridades monetárias é o de cuidar da fluidez dos recursos do sistema, desde a sua origem (emissão da moeda) até o seu dia a dia. É a seção do SFN que regula, estabelece normas de funcionamento e fiscaliza as instituições e os agentes que atuam no mercado financeiro. O Conselho monetário Nacional ( CMN ), é o orgão máximo do sistema e têm como componentes o BACEN - Banco Central do Brasil, CVM- comissão de Valores Mobiliários, estes dois são autoridades monetárias e a PREVIC - Superint. Nacional de Previdência Complementar e a SUSEP - Superint, de Seguros Privados, que são denominadas autoridades de apoio.
  • Errada. O BNDES é uma entidade operadora e não supervisora.
  • O BNDES é uma entidade de "APOIO" e não de supervisão
  • Os órgaos supervisores sao:
    1) BACEN- Banco Central
    2) CVM- Comissão de Valores Mobiliários
    3) SUSEP- Superintendência de Seguros Privados e
    4) PREVIC -  Superintendência Nacional de Previdência Complementar

    O BNDES é um banco de desenvolvivmento. Os bancos de desenvolvimentos têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado.
  • BNDES ENTIDADE DE (APOIO) ! 
  • BNDE não é banco de desenvolvimento, mesmo tendo no nome a palavra desenvolvimento. Bancos de desenvolvimento, pela lei são estaduais, exemplo BDMG.
  • Amigo guilherme rocha branco, a Secretaria de Previdência Complementar (SPC) foi extinta. Ela foi substituída pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC).
  • O BNDES é uma entidade especial SFN assim como o BB e a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL


  • Sistema Financeiro Nacional (SFN)

    No Sistema Financeiro Nacional - SFN, quem representa o ÓRGÃO MÁXIMO NORMATIVO é: O Conselho Monetário Nacional (CMN), junto com seus AUXILIARES/ESPECÍFICOS: o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

    Fazem parte dos ÓRGÃOS SUPERVISORES: BACEN/ CVM/ SUSEP/ PREVIC.

    E dos ÓRGÃOS ESPECIAIS: Caixa Econômica Federal (CF) / Banco do Brasil (BB) / Banco Nacional  de Desenvolvimento (BNDES).

    Espero ter contribuído em estudos!

  • só para constar: o BNDES não é um banco de desenvolvimente, mas sim um empresa publica de fomento da união. banco de desenvolvimento por defnição são controladas pelo governos estadual

  • As entidades supervisoras são: o BACEN, a CVM, a SUSEP e a PREVIC.

     

    O BNDES é uma EMPRESA PÚBLICA.


    GABARITO: ERRADO


ID
86014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico
e Social (BNDES) e aos bancos estaduais de desenvolvimento,
julgue os itens seguintes.

O BNDES é um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.

Alternativas
Comentários
  • Órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
  • BNDES - BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL- Vinculado ao MINISTÉRIO DO DESEVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIORVALE LEMBRAR: BACEN E CVM são orgãos vinculados ao MINISTÉRIO DA FAZENDA
  • DECRETO Nº 4.418, DE 11 DE OUTUBRO DE 2002.ESTATUTO SOCIAL DO BNDESArt. 1º O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, EMPRESA PÚBLICA dotada de personalidade jurídica de DIREITO PRIVADO e patrimônio próprio, reger-se-á pelo presente Estatuto Social e pelas disposições legais que lhe forem aplicáveis.Parágrafo único. O BNDES fica sujeito à supervisão do MINISTRO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR.Em Tempo(...)Bacen e a CVM são Autarquias (não são órgãos!), portanto possuem vinculação. Órgãos possuem subordinação.BNDES é Empresa Pública (não é órgão!)
  • O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, ex-autarquia brasileira, criada pela Lei nº 1.628, de 20 de junho de 1952, foi enquadrado como uma empresa pública federal, com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, pela Lei nº 5.662, de 21 de junho de 1971. O BNDES é um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do Brasil. Desta ação resultam a melhoria da competitividade da economia brasileira e a elevação da qualidade de vida da sua população.Fonte: Wikipedia -> http://pt.wikipedia.org/wiki/BNDESMacete: BNDES -> Banco Nacional de DESENVOLVIMENTO Economico e Social MDIC -> Ministério do DESENVOLVIMENTO, Indústria e Comércio Exterior *Ambos têm a palavra "DESENVOLVIMENTO"
  • Sob o ponto de vista do direito administrativo, a questão estaria errada, pois o BNDES não se enquadra na classificação de órgão e sim de entidade da administração indireta, razão pela qual tal questão poderia ser anulada. Tirando isso, a questão segue normalmente e realmente está vinculada ao MDIC.
  • Vinculado ao Ministério do DESENVOLVIMENTO

  • ESTATUTO SOCIAL DO BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO
    ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES

    CAPÍTULO I

    DA NATUREZA, FINALIDADE, SEDE E DURAÇÃO

    Art. 1º O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, empresa pública dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, reger-se-á pelo presente Estatuto Social e pelas disposições legais que lhe forem aplicáveis.

    Parágrafo único.  O BNDES fica sujeito à supervisão do Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.


  • O BNDES é um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país.

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bndes.asp



  • Gente, por que será que insistem tanto em dizer que o BNDES é um órgão??? Bem, continuem assim, porque será um ponto a menos para vocês e um ponto a mais para mim.   :)


  • Apenas para complementar, como anda o pensamento da banca em relação a denominação do BNDES:

    q28670

    Atualmente, o BNDES não é um banco de desenvolvimento. É uma empresa pública federal, com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio. 

    Resposta: C


  • Valéria,

    Dei ctrl c + ctrl v neste site: http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bndes.asp

    O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), criado em 1952 como autarquia federal, foi enquadrado como uma empresa pública federal, com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, pela Lei 5.662, de 21 de junho de 1971. O BNDES é um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país.

    Ou seja, no site do Bacen, consta que é um órgão.

    Bons Estudos!


  • Planejamento desenvolvimento e gestão.

  • Hoje, vinculado ao Ministério da Economia - MP 870/2019.

  • Está extinto o Ministério.

  • Questão desatualizada.

    Hoje ela é vinculada ao Ministério da Economia.


ID
86017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico
e Social (BNDES) e aos bancos estaduais de desenvolvimento,
julgue os itens seguintes.

Atualmente, o BNDES não é um banco de desenvolvimento. É uma empresa pública federal, com personalidade jurídica de direito priv ado e patrimônio próprio.

Alternativas
Comentários
  • O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma empresa pública federal, com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Constitui-se no principal instrumento de execução da política de investimento do governo federal.E para complementar o Banco Central afirma:Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais, e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado. As operações passivas são depósitos a prazo, empréstimos externos, emissão ou endosso de cédulas hipotecárias, emissão de cédulas pignoratícias de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico. As operações ativas são empréstimos e financiamentos, dirigidos prioritariamente ao setor privado. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar, obrigatória e privativamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Desenvolvimento", seguida do nome do Estado em que tenha sede (Resolução CMN 394, de 1976).Fonte:www.bndes.gov.br e www.bcb.gov.br/pre/composicao/bd.asp
  • DECRETO Nº 4.418, DE 11 DE OUTUBRO DE 2002.ESTATUTO SOCIAL DO BNDESArt. 1º O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, EMPRESA PÚBLICA dotada de personalidade jurídica de DIREITO PRIVADO e PATRIMÔNIO PRÓPRIO, reger-se-á pelo presente Estatuto Social e pelas disposições legais que lhe forem aplicáveis.
  • O BNDES não é um banco de desenvolvimento, pois para ser banco de desenvolvimento é necessário ser estadual. O BNDES é federal.

    Por isso é classificado como agente especial, pois tem características de banco de desenvolvimento, mas não o é.
  • Cuidado com o que o colega acima colocou, o BNDES é um banco NACIONAL e não FEDERAL com colocado, o resto está corretíssimo.

    Bons estudos.
  • CORRETA

     Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), criado em 1952 como autarquia federal, foi enquadrado como uma empresa pública federal, com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, pela Lei 5.662, de 21 de junho de 1971. O BNDES é um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país.


    http://www.bcb.gov.br/Pre/composicao/bndes.asp
  • Alguem pode me responder se alguma vez o BNDES foi Banco de Desenvolvimento?

    Porque a questao começa "Atualmente..."

    Grata
  • Anteriormente, o BNDES era uma autarquia, de personalidade jurídica de direito público.
    "Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), criado em 1952 como autarquia federal"

  • Outra diferença: Os bancos de desenvolvimento são públicos e de âmbito estadual! O BNDES, como não é BC desenvolvimento, é privado e de âmbito nacional!

    Bons estudos!

  • O BNDES É UMA EMPRESA PUBLICA.. ENTÃO O DIREITO DELE É PRIVADO IGUAL A CAIXA ECONOMICA.


  • "O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), empresa pública federal,..."

    http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/O_BNDES/A_Empresa/


    DECRETO-LEI Nº 200, DE 25 DE FEVEREIRO DE 1967.

    Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:

    II - Emprêsa Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Govêrno seja levado a exercer por fôrça de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.

  • desenvolvimento é só no nome, mais ele não desenvolve por ser federal.

    correta questão.

  • Correto, conforme dispõe o Decreto-Lei nº 200/1967:

    Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:

    II - Empresa Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.

    Resposta: Certo

  • O BNDES é controlado pela União Federal. Todos os bancos de desenvolvimento são controlados por ente da federação.


ID
92860
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O crédito industrial, agro-industrial e para o comércio são atendidos principalmente por linhas operacionalizadas por instituições oficiais de crédito, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com relação às finalidades e beneficiários dessas linhas, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • (A) FINAME é uma linha de financiamente destinada a micro e pequenas empresas, e não exclusivas de pequenas e médias empresas. E o custo financeiro é o TJLP – Taxa de Juros de Longo Prazo que está próximo de 6,5%a.a.
    (C) Não tem como o BNDES financiar a aquisição de um carro, por não ser estratégico para o desenvolvimento da região, financiamento industrial trata de financiamentos que ajudem na logistica da empresa, infra-estrutura, etc.
    (D) Definitivamente, este ítem está errado. Pelo contrário, o BNDES concede bons financiamento se for destinado à exportações.
    (E) BNDES financia sim, pode lê mais sobre o FUNTEC por exemplo.
  • atualizando.

    Taxa de Juros de Longo Prazo - TJLP


    JANEIRO a MARÇO  = 6%
     
    fonte:http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Custos_Financeiros

  • Itens novos e de fabricação nacional, credenciados no Portal do Cartão BNDES, tais como:
    Máquinas e equipamentos; Partes, peças e componentes; Insumos para produção; Materiais para construção; Mobiliário; Eletrônicos; Serviços de inovação e Embalagens; Softwares; Veículos; Serviços diversos.
    Capital de giro não é item financiável pelo Cartão BNDES.


    Veículos somente poderão ser adquiridos para fazer parte da logística operacional da empresa beneficiária. Empresas do segmento de comércio de motos, veículos e autopeças não estão autorizadas a comprar esses veículos com o Cartão BNDES.




    Fonte: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/cartao-bndes


    Daí tu me explica como que a C está errada. Fora que a B não menciona a TLP.



ID
256180
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ? BNDES financia investimentos de empresas por meio do Cartão BNDES, observando que

Alternativas
Comentários
  • Correta a) uma empresa pode ter até 4 cartões de bancos emissores diferentes e somar seus limites em uma única transação.

    Errada b) o faturamento bruto anual deve ser superior a R$ 90 milhões. - com faturamento bruto anual de até R$ 90 milhões

    Errada c) o limite de crédito mínimo deve ser de R$ 1 milhão por cartão, por banco emissor. - Limite de crédito de até R$ 1 milhão por cartão, por banco emissor

    Errada d) o prazo máximo de parcelamento deve ser de 36 meses. - Prazo de parcelamento de 3 a 48 meses

    Errada e) as taxas de juros sejam pós-fixadas - Taxa de juros devem ser pré-fixada

  • 1.1 - O que é o Cartão BNDES?

    O Cartão BNDES é um produto que, baseado no conceito de cartão de crédito, visa financiar os investimentos das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

    Podem obter o Cartão BNDES as MPMEs (com faturamento bruto anual de até R$ 90 milhões), sediadas no País, que exerçam atividade econômica compatíveis com as Políticas Operacionais e de Crédito do BNDES e que estejam em dia com o INSS, FGTS, RAIS e tributos federais.

    O portador do Cartão BNDES efetuará sua compra, exclusivamente no âmbito do Portal de Operações do BNDES (www.cartaobndes.gov.br), procurando os produtos que lhe interessam no Catálogo de Produtos expostos e seguindo os passos indicados para a compra. 

    O Bradesco, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banrisul e o Itaú são os bancos emissores do Cartão BNDES e a VISA e MASTERCARD as bandeiras de cartão de crédito. 

    As condições financeiras em vigor são:

    • Limite de crédito de até R$ 1 milhão por cartão, por banco emissor*

    • Prazo de parcelamento de 3 a 48 meses** 

    • Taxa de juros pré-fixada (informada na página inicial do Portal)

    *Obs 1: o limite de crédito de cada cliente será atribuído pelo banco emissor do cartão, após a respectiva análise de crédito. Uma empresa pode obter um Cartão BNDES por banco emissor, podendo ter até 5 cartões e somar seus limites numa única transação. 

    **Obs 2: os Cartões BNDES emitidos pela Caixa Econômica Federal/Mastercard aceitam apenas as condições de parcelamento em 12, 18, 24, 30, 36, 42 e 48 parcelas.
    No site do BNDES ( 5 CARTÕES)  Esta questão deveria ser anulada!!

  • *Obs 1: o limite de crédito de cada cliente será atribuído pelo banco emissor do cartão, após a respectiva análise de crédito. Uma empresa pode obter um Cartão BNDES por banco emissor, podendo ter até 5 cartões e somar seus limites numa única transação. 


    Retirado do próprio site do cartão bndes, 
    https://www.cartaobndes.gov.br/cartaobndes/PaginasCartao/FAQ.ASP?T=1&Acao=R&CTRL=&Cod=11,11

    E
    ssa questão seria passível de recurso.

    Bons estudos e cuidado com as pegadinhas !!!
  • Até a formulação desta prova eram 4 cartões, agora já são 5.
  • Questão desatualizada. Atualmente são 5 (cinco) cartões com limite de até 1 milhão cada.
  • No momento 7 bancos podem emitir o cartão BNDS : CEF, BB, ITAÚ, BRADESCO, SICOOB, BANRISUL e BRDE
  • Atualmente o cliente pode ter até 7 cartões: 01 de cada banco emissor: 

    CEF, BB, ITAÚ, BRADESCO, SICOOB, BANRISUL e BRDE

    O Limite de crédito é de até R$ 1 milhão por cartão, por banco emissor e os seus limites podem ser somados numa única transação.



    Fonte: 

    https://www.cartaobndes.gov.br/cartaobndes/PaginasCartao/FAQ.ASP?T=1&Acao=R&CTRL=&Cod=11,11

  • Atualmente o cliente pode ter até 8 cartões, sendo 1 de cada banco emissor:

     

    - Banco do Brasil; 

    - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE);

    - Banrisul;

    - Bradesco; 

    - Caixa Econômica Federal;

    - Itaú; 

    - Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob); e 

    - Sicredi.


    FONTE: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Produtos/Cartao_BNDES/index.html

  • Questão desatualizada, atualmente é possível ter até 9 cartões do BNDES ( BB,CEF, SANTANDER, BANRISUL, BRADESCO, ITAÚ, SICOOB, SICREDI e BRDE)


  • Já são 10.... kkkkk

    Se cair outra questão dessa, possivelmente vai ser anulada de novo.  Sobe o tempo todo.
    Prestar atenção nas outras alternativas.

  • Questão desatualizada, atualmente é possível ter até 10 cartões do BNDES ( BANCO DO NORDESTE (NOVO) , BB,CEF, SANTANDER, BANRISUL, BRADESCO, ITAÚ, SICOOB, SICREDI e BRDE)

  • Cartão BNDES

    Voltado para Micro, Pequenas e Médias Empresas de controle nacional, consiste em um crédito pré-aprovado, de até R$ 1 milhão, para aquisição de produtos credenciados no Portal de Operações do Cartão BNDES.


    Atualmente, emitem o Cartão BNDES o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste (BNB), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Banrisul, o Bradesco, a Caixa Econômica Federal, o Itaú, o Santander, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e o Sicredi.

     

    http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Produtos/Cartao_BNDES/

  • Direto do ano de 2016:   Já são 11 cartões! Fonte: https://www.cartaobndes.gov.br/cartaobndes/


ID
486520
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Estatuto Social do BNDES prevê que, sobre os recursos transferidos para aumento do seu capital social incidirão, a partir do recebimento dos créditos até a data da capitalização, encargos financeiros equivalentes à(ao)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Decreto 4418/02

    Aprova novo Estatuto Social da empresa pública Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES.


    Art. 25.  Do resultado do exercício, feita a dedução para atender a prejuízos acumulados e a provisão para imposto de renda e a contribuição social sobre o lucro líquido, o Conselho de Administração proporá ao Ministro de Estado da Fazenda a sua destinação, observadas as seguintes condições: (Redação dada pelo Decreto nº 6.716, de 2008).

    § 8º  Sobre os valores dos dividendos e dos juros, a título de remuneração sobre o capital próprio, devidos ao Tesouro Nacional, incidirão encargos financeiros equivalentes à taxa SELIC, a partir do encerramento do exercício social até o dia do efetivo recolhimento ou pagamento, sem prejuízo da incidência de juros moratórios quando esse recolhimento ou pagamento não se verificar na data fixada em lei ou deliberação do Conselho de Administração, devendo ser considerada como a taxa diária, para a atualização desse valor durante os cinco dias úteis anteriores à data do pagamento ou recolhimento, a mesma taxa SELIC divulgada no quinto dia útil que antecede o dia da efetiva quitação da obrigação. (Incluído pelo Decreto nº 6.716, de 2008).
  • Art. 6º  O capital do BNDES é de R$ 36.340.506.458,95 (trinta e seis bilhões, trezentos e quarenta milhões, quinhentos e seis mil, quatrocentos e cinquenta e oito reais e noventa e cinco centavos), dividido em 6.273.711.452 (seis bilhões, duzentos e setenta e três milhões, setecentos e onze mil, quatrocentos e cinquenta e duas) ações nominativas, sem valor nominal. (Redação dada pelo Decreto nº 7.817, de 28.9.2012Link para um novo site). (NR)
     
    § 1º  O capital do BNDES poderá ser aumentado, por decreto do Poder Executivo, mediante a capitalização de recursos que a União destinar a esse fim, bem assim da reserva de capital constituída nos termos dos arts. 167 e 182, § 2º, da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, mediante deliberação do Conselho de Administração.
     
    § 2º  A totalidade das ações que compõem o capital do BNDES é de propriedade da União.
     
    § 3º  Sobre os recursos transferidos pela União destinados a aumento do capital social incidirão encargos financeiros equivalentes à taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - SELIC, a partir do recebimento dos créditos até a data da capitalização.
  • Sobre os recursos transferidos pela União destinados a aumento do capital social incidirão encargos financeiros equivalentes à taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - SELIC, a partir do recebimento dos créditos até a data da capitalização.

    http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/O_BNDES/Legislacao/estatuto_bndes.html

  •         § 8º  Sobre os valores dos dividendos e dos juros, a título de remuneração sobre o capital próprio, devidos ao Tesouro Nacional, incidirão encargos financeiros equivalentes à taxa SELIC, a partir do encerramento do exercício social até o dia do efetivo recolhimento ou pagamento, sem prejuízo da incidência de juros moratórios quando esse recolhimento ou pagamento não se verificar na data fixada em lei ou deliberação do Conselho de Administração, devendo ser considerada como a taxa diária, para a atualização desse valor durante os cinco dias úteis anteriores à data do pagamento ou recolhimento, a mesma taxa SELIC divulgada no quinto dia útil que antecede o dia da efetiva quitação da obrigação.      (Incluído pelo Decreto nº 6.716, de 2008).

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4418compilado.htm

  • Cai feito um pato na letra A.. kkkkkkk


ID
850519
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No exercício de suas atividades, o BNDES pode realizar concessão de colaboração financeira a empresas em determinados projetos. Para tanto, o BNDES

Alternativas
Comentários
  • ESTATUTO SOCIAL DO BNDES:


    Art. 9º  O BNDES poderá também:
            I - contratar operações, no País ou no exterior, com entidades estrangeiras ou internacionais, sendo lícita a aceitação da forma e das cláusulas usualmente adotadas nos contratos externos, inclusive o compromisso de dirimir por arbitramento as dúvidas e controvérsias;
            II - financiar a aquisição de ativos e investimentos realizados por empresas de capital nacional no exterior, desde que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do País; (Redação dada pelo Decreto nº 6.322, de 2007)
            III - financiar e fomentar a exportação de produtos e de serviços, inclusive serviços de instalação, compreendidas as despesas realizadas no exterior, associadas à exportação;
            IV - efetuar aplicações não reembolsáveis em projetos ou programas de ensino e pesquisa, de natureza científica ou tecnológica, inclusive mediante doação de equipamentos técnicos ou científicos e de publicações técnicas a instituições que se dediquem à realização dos referidos projetos ou programas ou tenham dele recebido colaboração financeira com essa finalidade específica;
            V - efetuar aplicações não reembolsáveis, destinadas especificamente a apoiar projetos, investimentos de caráter social, nas áreas de geração de emprego e renda, serviços urbanos, saúde, educação e desportos, justiça, alimentação, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, desenvolvimento rural e outras vinculadas ao desenvolvimento regional e social, bem como projetos de natureza cultural, observadas as normas regulamentares expedidas pela Diretoria; (Redação dada pelo Decreto nº 6.322, de 2007)
           
                    Art. 10.  Para a concessão de colaboração financeira, o BNDES procederá: (Redação dada pelo Decreto nº 6.322, de 2007)
            I - ao exame técnico e econômico-financeiro de empreendimento, projeto ou plano de negócio, incluindo a avaliação de suas implicações sociais e ambientais; (Redação dada pelo Decreto nº 6.322, de 2007)
            II - à verificação da segurança do reembolso, exceto nos casos de colaboração financeira que, por sua natureza, envolva a aceitação de riscos naturais ou não esteja sujeita a reembolso, na forma dos incisos IV, V e VI do art. 9o; e (Redação dada pelo Decreto nº 6.322, de 2007)


    RESPOSTA: LETRA D.       
  • Art. 9º  O BNDES poderá também:

            I - contratar operações, no País ou no exterior, com entidades estrangeiras ou internacionais, sendo lícita a aceitação da forma e das cláusulas usualmente adotadas nos contratos externos, inclusive o compromisso de dirimir por arbitramento as dúvidas e controvérsias;

            II - financiar a aquisição de ativos e investimentos realizados por empresas de capital nacional no exterior, desde que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do País; (Redação dada pelo Decreto nº 6.322, de 2007)

            III - financiar e fomentar a exportação de produtos e de serviços, inclusive serviços de instalação, compreendidas as despesas realizadas no exterior, associadas à exportação;

            IV - efetuar aplicações não reembolsáveis em projetos ou programas de ensino e pesquisa, de natureza científica ou tecnológica, inclusive mediante doação de equipamentos técnicos ou científicos e de publicações técnicas a instituições que se dediquem à realização dos referidos projetos ou programas ou tenham dele recebido colaboração financeira com essa finalidade específica;

  • A) ELE FAZ OS DOIS EXAMES

    B) É SOCIAL, ENTÃO VERIFICA-SE O IMPACTO SOCIAL

    C) TAMBÉM É AMBIENTAL, ENTÃO VERIFICA-SE O IMPACTO AMBIENTAL

    D) VERIFICA A CAPACIDADE DA EMPRESA DE PAGAR O EMPRÉSTIMO, aplicações não reembolsáveis  É FINANCEIRA UM PROJETO EM UMA ESCOLA PÚBLICA, POIS ESSE INVESTIMENTO ESTÁ LIGADO A PROJETOS ECONOMICO E SOCIAL.

    E) VERIFICA-SE TUDO

    LETRA D

  • Essa eu acertei só por eliminação...


ID
850522
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O BNDES é uma empresa que

Alternativas
Comentários
  • ESTATUTO SOCIAL DO BNDES:

    CAPÍTULO I
    DA NATUREZA, FINALIDADE, SEDE E DURAÇÃO
            Art. 1º O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, empresa pública dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, reger-se-á pelo presente Estatuto Social e pelas disposições legais que lhe forem aplicáveis.
            Parágrafo único.  O BNDES fica sujeito à supervisão do Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
            Art. 2º  O BNDES tem sede e foro em Brasília, Distrito Federal, e atuação em todo o território nacional, podendo instalar e manter, no País e no exterior, escritórios, representações ou agências.
            Parágrafo único.  O BNDES, para exercer fora do território nacional as atividades integrantes de seu objeto social, poderá constituir subsidiárias no exterior, nos termos da autorização constante do parágrafo único do art. 5o da Lei no 5.662, de 21 de junho de 1971.(Incluído pelo Decreto nº 6.526, de 2008)
            Art. 3º  O BNDES é o principal instrumento de execução da política de investimento do Governo Federal e tem por objetivo primordial apoiar programas, projetos, obras e serviços que se relacionem com o desenvolvimento econômico e social do País.
            Art. 4º  O BNDES exercitará suas atividades, visando a estimular a iniciativa privada, sem prejuízo de apoio a empreendimentos de interesse nacional a cargo do setor público.

    RESPOSTA: LETRA C.
  • Ana Temporal,de acordo c sua explicação em minha parca sabedoria acredito eu que temos duas alternativas

  • o erro esta em 'direito publico'' o correto seria ''direito privado''

  • O erro na letra E consiste primeiramente em conceituar o BNDES como autarquia federal, uma vez que é empresa pública dotada de personalidade jurídica de direito privado.

    Quando à personalidade jurídica, se fosse autarquia deveria ser de direito público, pois só se outorga serviço público para PJ de direito público. 

  •         Art. 4º  O BNDES exercitará suas atividades, visando a estimular a iniciativa privada, sem prejuízo de apoio a empreendimentos de interesse nacional a cargo do setor público.

  • Sobre a letra D (gabarito)

    Acredito que muitos se confundiram, pois o BNDES é VINCULADO ao Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.  E não SUPERVISIONADO. 

  • A) SEDE EM BRASÍLIA

    B) NÃO É LIMITADA, TEM SUBSIDIÁRIA QUE ATUAM FORA DO PAÍS.

    C) SEMPRE TEM O OBJETIVO DE ESTIMULAR A INICIATIVA PRIVADA E TAMBÉM PODE ATUAR NA INICITIVA PÚBLICA.

    D) VINCULADO AO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO

    E) EMPRESA PÚBLICA FEDERAL

     

    LETRA C

  • À medida em que o BNDES concede recursos ao financiamento de máquinas e equipamentos industriais, seja este no país ou no exterior, está visando a estimular a iniciativa privada, contribuindo para a reduçao da importação desses materiais e consequente desenvolvimento do país. Gabarito: Letra C.

  • Atenção - No atual Estatuto Social do BNDES, O BNDES fica sujeito à supervisão do Ministro de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

    Novo Estatuto Social Publicado no Diário Oficial da União (D.O.U) em 06.05.2019. Ver no Site do BNDES

  • .

    O BNDES --EMPRESA PÚBLICA FEDERAL, VINCULADO AO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, SEDE EM BRASÍLIA

    O BNDES é uma empresa que--exerce suas atividades visando a estimular a iniciativa privada.----

    C) SEMPRE TEM O OBJETIVO DE ESTIMULAR A INICIATIVA PRIVADA E TAMBÉM PODE ATUAR NA INICITIVA PÚBLICA.


ID
850525
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Sobre o BNDES, considere as assertivas a seguir.


I - O BNDES não pode apoiar empreendimentos a cargo do poder público, pois seu objetivo é estimular a iniciativa privada.


II - O BNDES é uma sociedade de economia mista, pois seu capital é composto por ações de propriedade União (51%) e da iniciativa privada (49%).


III - O BNDES está sujeito à supervisão do Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Decreto 4418/02
    I. ALTERNATIVA ERRADA
    Art. 3º  O BNDES é o principal instrumento de execução da política de investimento do Governo Federal e tem por objetivo primordial apoiar programas, projetos, obras e serviços que se relacionem com o desenvolvimento econômico e social do País.

     

    II. ALTERNATIVA ERRADA
    Art. 1º O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, empresa pública dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, reger-se-á pelo presente Estatuto Social e pelas disposições legais que lhe forem aplicáveis.

     

    III. ALTERNATIVA CERTA

    Art. 1º O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, empresa pública dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, reger-se-á pelo presente Estatuto Social e pelas disposições legais que lhe forem aplicáveis.

    Parágrafo único.  O BNDES fica sujeito à supervisão do Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

  • Diferenças entre sociedade de economia mista e empresa pública

    Forma jurídica: A sociedade de economia mista, de acordo com a Lei 6.404/76, somente pode se revestir na forma de sociedade anônima (S/A), ao passo que a empresa pública pode assumir qualquer forma societária, inclusive sociedade anônima (S/A). As primeiras são inscritas no registro público de empresas mercantis; as segundas, no registro público de empresas mercantis ou no registro civil das pessoas jurídicas, dependendo da forma adotada. 

    Composição do capital: O capital de formação da sociedade de economia mista é misto, ou seja, capital público somado ao capital privado. Apesar do patrimônio híbrido, a maioria das ações de voto deve ser titularizada pelo Poder Público, como forma de mantê-lo no comando da estatal. A empresa pública tem seu capital formado exclusivamente por recursos públicos (capital 100% público).

  •         § 1º  Nas operações de que trata este artigo e em sua contratação, o BNDES poderá atuar como agente da União, de Estados e de Municípios, assim como de entidades autárquicas, empresas públicas, sociedade de economia mista, fundações públicas e organizações privadas.

     

            Art. 3º  O BNDES é o principal instrumento de execução da política de investimento do Governo Federal e tem por objetivo primordial apoiar programas, projetos, obras e serviços que se relacionem com o desenvolvimento econômico e social do País.

     

            Parágrafo único.  O BNDES fica sujeito à supervisão do Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

  • A dica para quem esta estudando pros banco é apenas saber oque ela é, se é empresa pública sociedade de economiamistaetc... pois nas provas não cobram o entendimento jurídico ai é parte de direito se aprofundar.

  • hoje as três estão erradas.

  • afinal, hoje 16 de janeiro do 2019, o BNDES ainda é sujeito à supervisão do MDIC?

  • Em JULHO de 2019

    NATUREZA, FINALIDADE, SEDE E DURAÇÃO

                 Art. 1º O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, empresa pública dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, reger-se-á pelo presente Estatuto Social e pelas disposições legais que lhe forem aplicáveis. Parágrafo único. O BNDES fica sujeito à supervisão do Ministro de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

  • Art. 4º O BNDES exercitará suas atividades, visando a estimular a iniciativa privada, sem prejuízo de apoio a empreendimentos de interesse nacional a cargo do setor público


ID
990502
Banca
FCC
Órgão
BACEN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As Notas Promissárias Comerciais, ou conhecidas no Brasil como Commercial Papers, são títulos de curto prazo, emitidos por

Alternativas
Comentários
  • São títulos de curto prazo emitidos por empresas sociedades por ações, exceto as instituições financeiras, as sociedades corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e sociedades de arrendamento mercantil (empresas de leasing), com a finalidade de captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro.


    É uma alternativa às operações de empréstimos bancários convencionais, pois, geralmente permitem uma redução nas taxas de juros pela eliminação da intermediação financeira, ou seja, elimina o spread bancário.


    Diante da possibilidade dos tomadores negociarem diretamente com os investidores de mercado, as commercial papers imprimem maior agilidade às captações das empresas.



    http://www.portaleducacao.com.br/contabilidade/artigos/25018/commercial-papers-o-que-sao#ixzz45HGCLAlw

  • Commercial paper é um título privado emitido por companhia nacional ou internacional para o financiamento de curto prazo, possuindo a mesma finalidade de uma debênture, pois ambos são opções ao empréstimo bancário, para a captação de recursos através da emissão de valores mobiliários, pelas sociedades anônimas.

     

    O prazo de vencimento se emitido por companhias fechadas é de 30 a 180 dias, e quando emitido por companhias abertas, o prazo de vencimento é de 30 a 360 dias.

     

    Dentre as vantagens, para a empresa da emissão de valor mobiliário, está a possibilidade de captação de recursos direto de investidores, podendo obter taxas inferiores às taxas praticadas em empéstimos bancários. Outro benefício, é a isenção de pagamento de IOF.

     

    Só é possível uma empresa emitir uma Commercial Paper, se seu índice de endividamento (PASSIVO CIRCULANTE + EXIGÍVEL A LONGO PRAZO / PATRIMÔNIO LÍQUIDO), incluindo as novas notas promissórias a serem emitidas, não ultrapassar 1,2.

     

    No caso da Nota Promissória, não há garantia real, portanto, é um instrumento para empresas com bom conceito de crédito.

     

    São negociadas no mercado secundário, operacionalizados pela Cetip, através do Bovespafix, vinculado à Bovespa.

     

    fonte: https://www.investeducar.com.br/o-que-sao-commercial-papers/

  • Letra B

    As notas promissórias, também conhecidas como commercial papers, são títulos privados de curto prazo emitidos pelas empresas para financiar seu capital de giro, como a compra de estoques ou o pagamento de seus fornecedores. Tem as mesmas finalidades de uma debênture, sendo que a diferença são os prazos de vencimento e a velocidade, pois permitem estruturação mais rápida e com um custo menor. Além disso, a CVM não exige prospecto para notas com prazos menores de 180 dias. Estão autorizadas a emitir as notas promissórias as sociedades anônimas de capital Aberto ou fechado. Instituições financeiras (como bancos e corretoras) não podem emitir notas promissórias.

    Características do Commercial Paper no Brasil:

    Emissão:
    A legislação estabelece limites variáveis para a emissão de CPs, por meio de sociedades abertas ou não, de acordo com um patamar mínimo de patrimô- nio líquido

    Garantias:
    Não possui garantia que não seja a pessoal (aval). Normalmente, é escolhida uma instituição financeira para ser a mandatária para acompanhar as formalizações de emissão e de registro, responsabilizando-se perante o mercado por elas.

    Distribuição:
    A distribuição deverá ser feita em até 180 dias para as companhias abertas e em até 90 dias para as companhias fechadas.
     

    Fonte: http://ynvestimentos.com.br/2013/11/notas-promissorias/

    Fonte: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/revista/rev1510.pdf
     

  • Títulos de curto prazo emitidos por sociedades anônimas, com prazo mínimo de 30 dias e máximo 180 para as fechadas e 360 para as abertas.

  • LETRA B CORRETA

    Comercial Papers são títulos de curto prazo emitidos por empresas sociedades por ações, exceto as instituições financeiras, as sociedades corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e sociedades de arrendamento mercantil (empresas de leasing), com a finalidade de captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro.

  • Cuidado com os prazos...


ID
1103236
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

0 Fundo de Financiamento para Aquisição de Máquinas e Equipamentos Industriais (Finame) é administrado pela Agência Especial de Financiamento Industrial junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com relação às características desse Fundo, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • letra E: Financiamento, por intermédio de instituições financeiras credenciadas, para produção e aquisição de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, credenciados no BNDES.

     http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Produtos/FINAME_Maquinas_e_Equipamentos/

  • A)São considerados agentes financeiros do Finame, além do BNDES, apenas os bancos regionais de desenvolvimento.

    instituições financeiras credenciadas no BNDES

    B)Não é passível, nas linhas do Finame, o financiamento ao capital de giro, mesmo que associado à aquisição de máquinas e equipamentos nacionais novos, em operações realizadas com micro, pequenas e médias empresas. Sim caso associados a aquisição...

    C)Os encargos financeiros dos programas de financiamento do Finame para todos os programas são de 12% ao ano. depende pois, a tributação do FINAME é a seguinte: Custo Total do Financiamento = Custo financeiro + Taxa do BNDES + Taxa do Agente Financeiro

    D)No Programa Finame agrícola são financiáveis aquisição de terrenos e outros bens imóveis e quaisquer despesas que impliquem remessa de divisas, incluindo taxa de franquia paga no exterior .Não estão operando mais com esse produto

    E) O Programa Finame de Modernização da Indústria Nacional e dos Serviços de Saúde objetiva financiar a aquisição de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, com vistas à dinamização do setor de bens de capital e à modernização geral da indústria e do setor de saúde



ID
1162270
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considere as assertivas:

I. A linha de crédito do FINAME tem limite de valor
II. As operações de Leasing são amparadas pelo FINAME
III. Para obter financiamento do FINAME o interessado deve dirigir-se a uma instituição financeira credenciada que será a responsável pela análise da concessão do crédito, assim como pelo encaminhamento da operação de financiamento ao BNDES, para aprovação e posterior liberação dos recursos;
IV. O FINAME não financia máquinas e implementos agrícolas;

Escolha a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. A linha de crédito do FINAME tem limite de valor - Não há valor máximo, mas há análise de impacto do financiamento que o descaraterize. http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Produtos/Limite_de_Credito/  

    Além disso há limite da participação do BNDES no empreendimento. http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Produtos/FINAME_Leasing/.   Errado
    II. As operações de Leasing são amparadas pelo FINAME - O BNDES dispõe do programa FINAME Leasing http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Produtos/FINAME_Leasing/.     Certo
    III. Para obter financiamento do FINAME o interessado deve dirigir-se a uma instituição financeira credenciada que será a responsável pela análise da concessão do crédito, assim como pelo encaminhamento da operação de financiamento ao BNDES, para aprovação e posterior liberação dos recursos;  

    solicitações de apoio financeiro são encaminhadas diretamente ao BNDES por meio de Consulta Prévia, preenchida segundo as orientações do Roteiro de Informações - Limite de Crédito, e enviada pela empresa ao:

    Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
    Área de Planejamento - AP
    Departamento de Prioridades - DEPRI
    Av. República do Chile, 100 - Protocolo - Térreo
    20031-917 - Rio de Janeiro - RJ

    Para a utilização dos recursos do limite de crédito, a beneficiária deverá encaminhar a solicitação ao BNDES, de acordo com o modelo do roteiro de Solicitação de Utilização do Limite de Crédito.

    Certo.
    IV. O FINAME não financia máquinas e implementos agrícolas; há diversas formas de financiamentos agropecuários.

  • finame não ampara mais leasing

  • Ué, finame não faz mais leasing de máquinas?


ID
1524358
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A estrutura de apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) envolve produtos, programas e fundos. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) INCORRETA(s).

I. A cada um dos produtos aplicam-se linhas de financiamentos.
II. Os programas são voltados para um determinado segmento de atividade econômica.
III. Os fundos são fontes de recursos, estatutárias ou legais, com condições e procedimentos operacionais específicos.
IV. O programa FINAME-Moderniza BK é uma alternativa do Fundo Tecnológico BNDES Funtec.
V. Os programas têm caráter permanente, com uma dotação orçamentária limitada e um prazo de vigência indefinido.

Alternativas
Comentários
  • "I.  A  cada  um  dos  produtos  aplicam-se  linhas  de financiamentos."  VERDADE A cada Produto se aplicam Linhas de Financiamento, que se destinam a beneficiários, setores e empreendimentos específicos e, por isso, podem trazer
    regras particulares, mais adequadas aos objetivos da linha. 
    "II.  Os  programas  são  voltados  para  um  determinado  segmento  de  atividade  econômica." VERDADE Os Programas são voltados para um determinado segmento de atividade econômica. Possuem condições financeiras próprias, mas são operados em um ou mais Produtos de financiamento do Banco.

    " III.  Os  fundos  são  fontes  de  recursos,  estatutárias  ou  legais,  com  condições  e  procedimentos operacionais específicos." VERDADE Os Fundos são fontes de recursos, estatutárias ou legais, com condições e procedimentos operacionais específicos. Alguns Fundos destinam-se a aplicações não reembolsáveis. 
    "IV.  O  programa  FINAME-Moderniza  BK  é  uma  alternativa  do  Fundo  Tecnológico  BNDES  Funtec."  FALSO O BNDES Funtec é mais apoio à pesquisa, e o moderniza BK é para troca de maquinário.
    "V.  Os programas  têm caráter permanente, com  uma  dotação  orçamentária  limitada  e  um  prazo de vigência indefinido. "FALSO Os Programas têm caráter transitório, com uma dotação orçamentária limitada e um prazo de vigência definidoO BNDES apoia projetos de investimento, no Brasil e no exterior, que visem à ampliação, modernização e expansão da capacidade produtiva. Cada mecanismo de financiamento determina quais são os seus empreendimentos passíveis de apoio pelo BNDES. 

    Resposta: C


ID
1524361
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Área de Operações Indiretas (AOI) é responsável pelas operações de processamento automático do BNDES e atua através de uma rede de agentes financeiros credenciados. Sobre a matéria, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s)

I. Os produtos da Área são direcionados ao financiamento de máquinas, equipamentos, investimentos fixos, projetos de até R$ 10 milhões e capital de giro associado.
II. O BNDES Automático pode ser solicitado por empresários individuais inscritos no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ e no Registro Público de Empresas Mercantis; pessoas físicas residentes e domiciliadas no País caracterizadas como Produtor Rural, para investimento no setor agropecuário; clubes; sindicatos; e pessoas jurídicas de direito público.
III. O BNDES Automático atende o financiamento a projetos de investimento inferior ou igual a R$ 10 milhões no caso de micro, pequenas e médias empresas; e inferior ou igual a R$ 20 milhões no caso de média-grandes e grandes empresas.
IV. Entre as linhas de financiamento do BNDES Automático podem ser citadas: MPME - Investimento, Capacidade Produtiva Importação (CP Importação), Capacidade Produtiva - Demais Indústrias e Agropecuária - Investimento Fixo (CP Investimento Indústrias e Agropecuárias).
V. Nos financiamentos concedidos no PROCAP-AGRO, o prazo total para financiamentos de capital de giro é de 24 (vinte e quatro) meses, com 6 (seis) meses de carência, e para os demais de até 72 (setenta e dois) meses, com 24 (vinte e quatro) meses de carência.

Alternativas
Comentários
  • Muito boa explicação!

  • Muito boa explicação!

  • Explicação perfeita!

  • Tira a explicação do professor e ponha essa.

  • Tira a explicação do professor e ponha essa.


ID
1524364
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Para efeito de enquadramento nas condições de financiamento dos Produtos e Programas do (BNDES), as Beneficiárias de qualquer setor de atividade, exceto as Entidades da Administração Pública Direta (Estados, Municípios e Distrito Federal), são classificadas quanto ao porte, considerando a sua Receita Operacional Bruta anual ou anualizada. Considerando as Circulares N.º 11/2010 e N.º 34/2011 do BNDES que dispõem sobre as alterações das normas relativas ao Porte das Beneficiárias e Normas Reguladoras do Produto BNDES Automático, respectivamente, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) INCORRETA(s).

I. São classificadas como Micro e Pequenas Empresas as que apresentarem Receita Operacional Bruta anual ou anualizada inferior ou igual a R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais) e inferior ou igual a R$ 16.000.000,00 (dezesseis milhões de reais).
II. São classificadas como Médias Empresas as que apresentarem Receita Operacional Bruta anual ou anualizada superior a R$ 16.000.000,00 (dezesseis milhões de reais) e inferior ou igual a R$ 90.000.000,00 (noventa milhões de reais).
III. São classificadas como Médias-Grandes Empresas as que apresentarem Receita Operacional Bruta anual ou anualizada superior a R$ 90.000.000,00 (noventa milhões de reais) e inferior ou igual a R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais).
IV. São classificadas como Grandes Empresas as que apresentarem Receita Operacional Bruta anual ou anualizada superior a R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais).
V. Entes da administração pública direta não são classificados por porte. Para fins de condições financeiras serão equiparados às médias empresas.

Alternativas

ID
1568440
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

De acordo com o BNDES, Project Finance é uma forma de engenharia financeira suportada contratualmente pelo fluxo de caixa de um projeto, servindo como garantia os ativos e recebíveis desse mesmo projeto. Considera-se colaboração financeira estruturada sob a forma de Project Finance a operação de crédito realizada que possua, cumulativamente, as seguintes características:


I. O cliente deve ser uma Sociedade por Ações com o propósito específico de implementar o projeto financiado, constituída para segregar os fluxos de caixa, patrimônio e riscos do projeto.


II. Os fluxos de caixa esperados do projeto devem ser suficientes para saldar os financiamentos.


III. As receitas futuras do projeto devem ser vinculadas, ou cedidas, em favor dos financiadores.


IV. O Índice de Cobertura do Serviço da Dívida (ICSD) projetado para cada ano da fase operacional do projeto deve ser de, no mínimo, 1,3; o ICSD poderá ser de, no mínimo, 1,2, desde que o projeto apresente Taxa Interna de Retorno (TIR) mínima de 8% a.a. em termos reais.


V. O capital próprio dos acionistas deve ser de, no mínimo, 20% do investimento total do projeto, excluindo-se, para efeito desse cálculo, eventuais participações societárias da BNDESPAR. A critério do BNDES, a geração de caixa do projeto poderá ser considerada como parte do capital próprio dos acionistas.


VI. Os contratos da operação devem vedar a concessão de mútuos do cliente aos acionistas e ainda estabelecer condições e restrições aos demais pagamentos efetuados pelo cliente a seus acionistas, a qualquer título.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Igualzinho a informação do site:

    http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Produtos/Project_Finance/

    Avante!

  • Sociedade por Ações constituída com o propósito específico de implementar o projeto financiado, de forma a segregar os fluxos de caixa, patrimônio e riscos do projeto.

    Observações:

    Os fluxos de caixa esperados do projeto devem ser suficientes para saldar os financiamentos.

    As receitas futuras do projeto devem ser vinculadas, ou cedidas, em favor dos financiadores.

    O Índice de Cobertura do Serviço da Dívida (ICSD) projetado para cada ano da fase operacional do projeto deve ser de, no mínimo, 1,3.

    O capital próprio dos acionistas deve ser de no mínimo 20% do investimento total do projeto, excluindo-se, para efeito desse cálculo, eventuais participações societárias da BNDESPAR. A critério do BNDES, a geração de caixa do projeto poderá ser considerada como parte do capital próprio dos acionistas.

    O contrato de financiamento veda a concessão de mútuos do cliente aos acionistas e ainda estabelece condições e restrições aos demais pagamentos efetuados pelo cliente a seus acionistas, a qualquer título.


ID
1568893
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Financiamento de um projeto, concedido em casos específicos, com o objetivo de agilizar a realização de investimentos por meio da concessão de recursos no período de estruturação da operação de longo prazo, cujas formas de apoio podem ser direta ou indireta não automática. A definição anterior corresponde a qual produto oferecido pelo BNDES?

Alternativas
Comentários
  • Emprestimo de ponte -->  Financiamento a um projeto, com o objetivo de agilizar a realização de investimentos por meio da concessão de recursos no período de estruturação da operação de longo prazo.

    A concessão de empréstimo-ponte é admitida somente para as operações do Produto BNDES Finame. 

    Project finance --> Projeto financeiro ou financiamento relacionado a projeto: é uma forma de engenharia financeira suportada contratualmente pelo fluxo de caixa de um projeto, servindo como garantia os ativos e recebíveis desse mesmo projeto.

    Fiancas e avais --> O BNDES poderá prestar fianças e avais com o objetivo de diminuir o nível de participação nos projetos. O produto será utilizado, preferencialmente, em casos nos quais a combinação de formas alternativas de funding permita a viabilização de operações de grande porte.

    Exim -->  apoio do BNDES destinado à exportação de bens e serviços nacionais pode ser aplicado tanto na fase pré-embarque como na fase pós-embarque


  • BNDES Empréstimo Ponte

    Financiamento a um projeto, com o objetivo de agilizar a realização de investimentos por meio da concessão de recursos no período de estruturação da operação de longo prazo.

    A concessão de empréstimo-ponte é admitida somente para as operações do Produto BNDES Finem.  

    Formas de apoio

    Direta ou indireta não automática.


    Independentemente da forma, o empréstimo deve ser associado:

    a operação de longo prazo realizada sob a forma de apoio direta; ou

    à parcela direta de uma operação de longo prazo realizada sob a forma de apoio mista.

     

     

    Prazos

    Definidos em função do prazo para a estruturação da operação de longo prazo, limitado à data estimada pelo BNDES para entrada em operação comercial do projeto ou à data da primeira liberação de recursos da operação.

    Garantias

    Para apoio direto: definidas na análise da operação. Veja: Garantias.

    Para apoio indireto: negociadas entre a instituição financeira credenciada e o cliente

     

     

     

    http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Produtos/Emprestimo_Ponte/


ID
1829470
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Assinale a alternativa que contém instituições financeira bancárias.

Alternativas
Comentários
  • A Caixa Econômica Federal, criada em 1.861, está regulada pelo Decreto-Lei 759, de 12 de agosto de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Trata-se de instituição assemelhada aos bancos comerciais, podendo captar depósitos à vista, realizar operações ativas e efetuar prestação de serviços.

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/caixas.asp

     

      Parágrafo único. As Caixas Econômicas Estaduais equiparam-se, no que couber, às Caixas Econômicas Federais, para os efeitos da legislação em vigor, estando isentas do recolhimento a que se refere o art. 4º, inciso XIV, e à taxa de fiscalização

     

    IF não bancaria:

    banco de investimento , banco de desenvolvimento, sci , financeiras, agencia de fomento, sam,

     

    IF bancaria:

    Bancos Comerciais

    Bancos Múltiplos com Carteira Comercial

    Caixa Econômica

    Bancos Cooperativos

    Cooperativas de Crédito 

  • A Caixa Econômica é uma empresa pública que se assemelha às Instituições Bancárias.

    Os bancos de investimento e desenvolvimento, as SCI, Financeiras, Agências de fomento, sam não são consideradas Instituições Bancárias.

    IF bancaria:

    Bancos Comerciais

    Bancos Múltiplos com Carteira Comercial

    Caixa Econômica

    Bancos Cooperativos

    Cooperativas de Crédito 

    As caixas econômicas estaduais se equiparam as federais.

    GAB:A.



  • Mamão com acucar,multiplica senhor kkk

  • Lembre-se a lista de instituições bancárias/monetárias:

    • Bancos Comerciais

    • Bancos Múltiplos com carteira comercial

    • Caixa Econômica Federal

    • Cooperativas de Crédito

    • Bancos Cooperativos

    Resposta: A

  • ( instituições financeira bancárias) erro grotesco de concordância nominal.

  • São instituições bancárias:

    3B

    -Bancos comerciais

    -Bancos múltiplos c/ carteira comercial

    -Banco Cooperativos

    2C

    -Caixas Econômicas

    -Cooperativas de crédito

  • IF Bancárias - Instituições autorizadas a captarem recursos através do depósito a vista:

    1. Bancos Comerciais
    2. Caixas econômicas (Federais e Estaduais - Estaduais -> não existe mais, somente Caixa Econômica Federal )
    3. Cooperativas de Crédito
    4. Bancos Comerciais Cooperativos
    5. Bancos Múltiplos

    IF não Bancárias - Instituições que não estão autorizadas a captarem recursos através do depósito a vista, logo, não criam moedas:

    1. Bancos de Investimento
    2. Bancos de desenvolvimento
    3. Sociedades de Crédito, financiamento e investimento (popularmente conhecidas como financeiras)
    4. Sociedades de arrendamento mercantil
    5. Sociedade de crédito imobiliário

ID
2255827
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma importante instituição federal de financiamento de longo prazo. O banco vem prestando, ao longo de mais de seis décadas, relevante serviço de apoio ao desenvolvimento nacional, marcadamente nos setores de infraestrutura e energia. Um recente exemplo no estado de Minas Gerais foi o apoio do BNDES à instalação da fábrica das Havaianas. Contudo, o banco vem sendo criticado pelos excessos na política de apoio aos “campeões nacionais”. De acordo com essa política, o BNDES apoia grandes empresas brasileiras a se tornarem grandes multinacionais. Ao apoiar essas empresas em suas atividades no mercado internacional, a alternativa abaixo que melhor descreve a atividade desempenhada pelo BNDES é:

Alternativas
Comentários
  • Decreto nº 4.418 de 11 de Outubro de 2002

     

    Aprova novo Estatuto Social da empresa pública Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES.

     

    Art. 9º O BNDES poderá também:

     

    I - contratar operações, no País ou no exterior, com entidades estrangeiras ou internacionais, sendo lícita a aceitação da forma e das cláusulas usualmente adotadas nos contratos externos, inclusive o compromisso de dirimir por arbitramento as dúvidas e controvérsias;

     

    II - financiar investimentos realizados por empresas de capital nacional no exterior, sempre que contribuam para promover exportações;

  • GABARITO: C

    Novo Estatuto Social Publicado no Diário Oficial da União (D.O.U) em 06.05.2019. Ver no Site do BNDES

    Conforme Estatuto Social em seu Capítulo III Das Operações, no Art 10º , item II: financiar e fomentar a exportação de produtos e de serviços, inclusive de instalação, compreendidas as despesas realizadas no exterior, associadas à exportação;

  • Por q A e B estão erradas ?


ID
2255833
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O FINAME – Financiamento de máquinas e equipamentos – é uma importante fonte de financiamento de longo prazo (em torno de cinco anos). Dentre as modalidades de apoio, encontram-se:

Alternativas
Comentários
  • Erro das questões :

    a) financiamento ao setor de atividade bancária;

    b) financiamento ao setor de jogos de prognósticos;

    c) financiamento ao setor de motéis, saunas e termas; 

    d) financiamento ao comércio de armas; 

    Questão correta, letra E.

    #euconsigo



  • GABARITO: E

    Segundo o Estatuto Social do FINAME, no CAPÍTULO III DAS OPERAÇÕES:

    Art. 7º A FINAME tem por objetivo primordial apoiar programas, projetos, obras e serviços que se relacionem com o desenvolvimento econômico do setor industrial, inclusive por meio de financiamento a operações de:

    I - compra e venda de máquinas e equipamentos de produção nacional, abrangendo serviços associados à comercialização dos itens financiados, tais como frete, instalação e treinamento, bem como seguro e capital de giro associado; e

    II - exportação e importação de máquinas e equipamentos.  

  • FINAME - Expressamente proibido para negócios que envolvam : MOTEIS, ARMAS, LOTERIAS


ID
2452369
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No BNDES Project Finance, a taxa de juros é calculada na fase de análise do projeto, levando-se em conta:


I. A classificação de risco dos controladores da beneficiária, conforme a dependência do projeto e do financiamento em relação aos mesmos.

II. O grau de alavancagem da beneficiária.

III. A suficiência, previsibilidade e estabilidade dos fluxos de caixa do projeto.

IV. O risco de mercado do projeto e os respectivos mitigadores.

V. O valor, liquidez e segurança das garantias oferecidas pela beneficiária.

VI. Os consultores que dão suporte aos estudos técnicos e encaminhamento dos projetos e operações.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Comentários
  • No BNDES Project Finance, a taxa de juros é calculada na fase de análise do projeto, levando-se em conta:

    - a classificação de risco dos controladores da beneficiária, conforme a dependência do projeto e do financiamento em relação aos mesmos;

    - o risco de implantação do projeto e os respectivos mitigadores;

    - o grau de alavancagem da beneficiária;

    - a suficiência, previsibilidade e estabilidade dos fluxos de caixa do projeto;

    - o risco operacional do projeto e respectivos mitigadores; e

    - o valor, liquidez e segurança das garantias oferecidas pela beneficiária.

    Fonte: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/bndes-project-finance


ID
2677324
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Desde janeiro de 2018, os novos contratos de empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), destinados a financiar os investimentos das empresas brasileiras, passaram a ser corrigidos pela

Alternativas
Comentários
  • MPV 777/2017 convertida na Lei nº 13.483, de 2017, pela qual foi criada a TLP em substituição a TJLP anteriormente utilizada pelo BNDES.

     

  • A TLP substituiu a TJLP.

  • Letra C
     

    LEI Nº 13.483, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017

     

    Art. 1o  Esta Lei institui a Taxa de Longo Prazo (TLP), dispõe sobre a remuneração dos recursos do Fundo de Participação PIS-Pasep, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e sobre a remuneração dos financiamentos concedidos pelo Tesouro Nacional ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).         

     

     

    Art. 2o  Os recursos do Fundo de Participação PIS-Pasep, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo da Marinha Mercante (FMM), quando aplicados pelas instituições financeiras oficiais federais em operações de financiamento contratadas a partir de 1o de janeiro de 2018, serão remunerados, pro rata die, pela Taxa de Longo Prazo (TLP), apurada mensalmente, composta pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado e divulgado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e pela taxa de juros prefixada, estabelecida em cada operação.  


    Bons estudos !!!

  • LEI Nº 13.483

     

    Art. 1o  Esta Lei institui a Taxa de Longo Prazo (TLP), dispõe sobre a remuneração dos recursos do Fundo de Participação PIS-Pasep, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e sobre a remuneração dos financiamentos concedidos pelo Tesouro Nacional ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

  • https://g1.globo.com/economia/noticia/entenda-o-que-e-a-tlp-a-nova-taxa-do-bndes.ghtml

  • Empréstimos BNDES > empresas brasileiras > corrigidos pela taxa TLP.

  • TLP substitui a TJLP

  • Obrigado ás respostas comentadas aqui.

  • A TLP é a taxa de longo prazo que substituiu a TJLP – taxa de juros de longo prazo – nas principais fontes de financiamentos de longo prazo, sejam eles diretos ou indiretos, nos contratos firmados a partir de janeiro de 2018.

    Ao contrário da antiga TJLP que era fixada para o trimestre, a TLP é composta por um componente variável (IPCA) e outro prefixado, portanto varia mensalmente, de acordo com a inflação.

  • Sugiro a leitura dos pdfs no site da ANBIMA para o preparatório CPA-10. Ajuda muito!

  • voadora nos peitos essa hein kkkk

  • BNDS instrumento principal da União para financiamento e investimento de longo prazo.


ID
2804821
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Estudos mostram o avanço do Estado na economia, principalmente por meio do BNDES e dos fundos de pensão de empresas estatais. Esse mecanismo de participação societária do Estado em empresas tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Alguém?

  • Acho que a questão é mais de interpretação, pois quando fala:" Esse mecanismo de participação societária do Estado em empresas tem como objetivo" quer dizer justamente os casos de economia mista, que ocorrem para reduzir os gastos do governo e principalmente para tornar a empresa mais capaz dentro do mercado.

    O item mais coerente é o B, o que me deixou em dúvida foi " pelos particulares", mas acho que quis dizer aos interesses particulares, que no caso é o governo.


  • Letra B

  • Conseguir mais prontamente metas que demandariam maior tempo pelos particulares.
  • GABARITO: B

    Justificativa: Considerando o Estatuto Social do BNDES que estabelece que: O BNDES é o principal instrumento de execução da política de investimento do Governo Federal e tem por objetivo primordial apoiar programas, projetos, obras e serviços que se relacionem com o desenvolvimento econômico e social do País” e que “exercitará suas atividades, visando a estimular a iniciativa privada, sem prejuízo de apoio a empreendimentos de interesse nacional a cargo do setor público. E levando em consideração a interpretação do comando da questão que afirma: "Esse mecanismo de participação societária do Estado em empresas tem como objetivo" está se referindo justamente os casos de participação em empresa de economia mista – Ex: PETROBRAS, EMBRAER, visando alcançar mais prontamente metas de “desenvolvimento econômico e social do País” através de participação societária do Estado em “empreendimentos de interesse nacional a cargo do setor público”. O BNDES acelera os desenvolvimentos não “esperando” a iniciativa de investimento das empresas privadas / empresas “particulares”.

    É "a atuação do sistema público de crédito via direcionamento de recursos. A reorientação atual dos bancos oficiais, em geral, e do BNDES, em particular, tem por objetivo reduzir o diferencial relativo entre os custos de mercado e do direcionamento de crédito. A existência de novas fontes de financiamento de longo prazo, nesse contexto, passa a ser vital." Fonte: BNDES / Blog do Desenvolvimento.

  • B

    conseguir mais prontamente metas que demandariam maior tempo pelos particulares.


ID
2804827
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O programa Financiamento Especial para o Desenvolvimento (FIDE) é constituído pela concessão de empréstimo bancário ao empreendimento produtivo, na forma da Legislação, e tem por objeto a viabilização da produção ou comercialização, de caráter estratégico para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Distrito Federal. Este programa é conduzido pela

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    O Financiamento Especial para o Desenvolvimento – FIDE é constituído pela concessão de empréstimo bancário ao empreendimento produtivo, na forma da Legislação, e tem por objeto a viabilização da produção ou comercialização, de caráter estratégico para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Distrito Federal. Este programa é conduzido pela Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O Banco de Brasília S.A. – BRB - será o agente financeiro do financiamento especial para o desenvolvimento, ficando responsável pela cobrança, inclusive judicial, de inadimplência decorrente da concessão do referido financiamento.

  • E

    Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal.