SóProvas


ID
2805298
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A técnica de auditoria denominada observação consiste no exame de processo ou de procedimento executado por outros, normalmente empregados/servidores da unidade auditada, com objetivo de averiguar se o item sob exame opera em conformidade com os padrões definidos. São elementos da técnica de observação:

Alternativas
Comentários
  • MANUAL DE ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DA ATIVIDADE DE AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL

    http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/auditoria-e-fiscalizacao/arquivos/manual-de-orientacoes-tecnicas-1.pdf

    Pág. 77

     

    4.3.4.6.2 Observação

    [...]

    Os elementos da observação são:

    a) identificação da atividade específica a ser observada;

    b) observação da sua execução;

    c) comparação do comportamento observado com os padrões;

    d) avaliação e conclusão.

     

    GAB. A

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Observação Direta, que uma das técnicas para obtenção de evidências de auditoria.

    Apesar de a questão não ter mencionado, ela foi baseada no Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna do Poder Executivo Federal, publicado pela CGU. 

    Segundo o citado Manual, a observação "consiste no exame de processo ou de procedimento executado por outros, normalmente empregados/servidores da Unidade Auditada, com a finalidade de averiguar se o item sob exame opera em conformidade com os padrões (critérios) definidos.".

    Ou seja, na observação, o auditor vai observar outras pessoas executando algum processo de trabalho. Assim, o auditor pode avaliar se a execução desse processo de trabalho está de acordo com os padrões predefinidos. Por exemplo, ao aplicar a observação direta, o auditor pode ver se o atendimento ao público é cortês, se todas as informações importantes foram repassadas, se o atendente pediu que ao cidadão que avaliasse a qualidade do atendimento, etc. 

    Para que seja executada, o auditor deve seguir alguns passos, os chamados "elementos de observação" que, segundo o citado manual, são: 

    "Os elementos da observação são: a) identificação da atividade específica a ser observada; b) observação da sua execução; c) comparação do comportamento observado com os padrões; d) avaliação e conclusão."

    Assim, ao fazer o seu plano de observação, o auditor deve identificar o que será observado (a), realizar o procedimento observando sua execução (b), comparar se o observado segue os padrões (c) e, por último, formar sua opinião, sobre se o processo está sendo executado adequadamente, por meio da avaliação e conclusão (d). 


    Gabarito do Professor: Letra A.