SóProvas


ID
2805343
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A integração do Brasil à ordem econômica mundial, nos anos iniciais da década de 1990, se dá sob os imperativos do capital financeiro e do neoliberalismo, responsáveis pela redefinição das estratégias de acumulação e pela reforma do Estado, que para Mota (CFESS/ ABEPSS, 2009) se traduz

Alternativas
Comentários
  • "No Brasil, devido as suas particularidades regionais, culminou no processo denominado por Mota de modernização conservadora, não abarcando o Welfare State. Criaram-se políticas de proteção social, porém, o expansionismo capitalista, não contemplou a classe trabalhadora. Apenas no inicio da década de 1990 diante da lógica neoliberal, que o Brasil se insere na economia mundial, imprimindo uma reforma do Estado.

     

    Na prática, isso se traduz em medidas de ajuste econômico e retração das políticas públicas de proteção social, numa conjuntura de crescimento da pobreza, do desemprego e do enfraquecimento do movimento sindical, neutralizando, em grande medida, os avanços e conquistas sociais alcançadas pelas classes trabalhadoras nos anos 80 (MOTA, 2009 p. 8).

     

    Instauram-se assim uma nova crise econômica a nível mundial, que Mota denomina de crise orgânica. O mundo assiste a queda dos paradigmas que neste contexto sustentavam o ordem econômica mundial, tais quais, o keynesinismo, o fordismo e consequentemente o Welfare State. Ocorre também um retraimento dos movimentos sociais, diante a situação exposta."

     

    Fonte: O AVANÇO NEOLIBERAL NO CONTEXTO DO SERVIÇO SOCIAL: o projeto éticopolítico enquanto instrumento de defesa

    http://www.proceedings.scielo.br/pdf/sst/n7/a41.pdf