SóProvas


ID
2805349
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Iamamoto (2007) evidencia que as transformações nas formas de produção e de gestão do trabalho, perante as exigências do mercado mundial sob o comando do capital financeiro, alteram as relações entre Estado e sociedade, decorrendo em

Alternativas
Comentários
  • As alterações no padrão de acumulação capitalista, sob a hegemonia do capital financeiro, em resposta à crise do capital que eclodiu no cenário internacional nos anos 1970, vêm se consubstanciando no que David Harvey qualifica de "acumulação flexível". Impulsionadas pela revolução tecnológica de base micro eletrônica e pela robótica, verificam-se profundas alterações no âmbito da produção e comercialização, nas formas de gestão da força de trabalho, na estruturação dos serviços comerciais, financeiros etc. Amplia-se a competitividade intercapitalista nos mercados mundiais e nacionais, modificando as relações entre o Estado e a sociedade civil, conforme os parâmetros estabelecidos pelos organismos internacionais, a partir do "Consenso de Washington", em 1989, que recomendam uma ampla Reforma do Estado, segundo diretrizes políticas de raiz neoliberal. Tais processos introduzem novas mediações históricas na gênese e expressões da questão social assim como nas formas, até então vigentes, de seu enfrentamento, seja por parte da sociedade civil organizada ou do Estado, por meio das políticas sociais públicas e empresariais, dos movimentos sociais e sindicais e demais iniciativas da sociedade civil. (p.112 e 113).





    Referência: IAMAMOTO,Marilda V.O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional.-15.ed.-São Paulo,Cortez, 2008.