SóProvas


ID
2805433
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A conjuntura atual requer do assistente social um perfil que tenha por base a competência crítica, sendo capaz de pensar, analisar, pesquisar e decifrar a realidade. Para tanto, a dimensão investigativa

Alternativas
Comentários
  • B: tem a pesquisa como instrumento estratégico na atuação profissional, apresentando como possibilidade de objetivação da prática comprometida com processos emancipatórios. 

  • Gabarito: B – tem a pesquisa como instrumento estratégico na atuação profissional, apresentando como possibilidade de objetivação da prática comprometida com processos emancipatórios.

    [...]

    Daí a necessidade de formar profissionais capazes de desvendar as dimensões constitutivas da chamada questão social, do padrão de intervenção social do Estado nas expressões da questão social, do significado e funcionalidade das ações instrumentais a este padrão, através da pesquisa, a fim de identificar e construir estratégias que venham a orientar e instrumentalizar a ação profissional, permitindo não apenas o atendimento das demandas imediatas e/ou consolidadas, mas sua reconstrução crítica. (Pag.2)

    GUERRA, Yolanda – A dimensão investigativa no exercício profissional – P.02 http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/C8pQHQOyl68c9Bc41x5Y.pdf

  • Sistematizar não é pesquisar!

    "A pesquisa científica exige rigor, métodos e técnicas apropriadas e não pode ser identificada como mera sistematização de dados, de modo que há que se desenvolver determinados conhecimento que são procedimentais (sobre a necessidade deles no exercício profissional ver Santos, 2006). Nosso ranço empiricista nos leva muitas vezes a identificar elaboração teórica com sistematização da prática. Afirmamos que ambas são importantes, mas sua distinção deve ser feita, em nome do rigor teórico-metodológico. A sistematização de dados é, sem dúvida, um passo preliminar e necessário, um momento do processo do conhecimento. Os procedimentos de sistematização que se realizam sobre o material empírico são da maior relevância para a construção teórica (para o momento de síntese que se dá como reprodução do movimento da realidade no pensamento do sujeito). Para o Serviço Social, o processo de sistematização da prática permite: identificar e problematizar as condições do exercício profissional, os fenômenos existentes, selecioná-los e classificá-los, identificar suas características, as dificuldades, lacunas, a necessidade de aprofundamento teórico para melhor compreendê-los e a da adoção de determinado referencial-teórico que permita interpretá-los, funcionando como um momento pré-teórico da maior relevância (sobre isso ver Netto, 1989, p. 151). O processo de sistematização nos indica a necessidade de elaboração do projeto de intervenção e as lacunas no nosso conhecimento para resolvermos determinados problemas. Nele, os procedimentos do entendimento são não apenas suficientes, mas adequados. Aqui, a investigação da realidade se situa como exigência do exercício profissional."

    A dimensão investigativa no exercício profissional - Yolanda Guerra

  • Alguém me explica o erro da letra C?