-
ITEM CERTO
O Perfil Profissiográfico é uma técnica de seleção que consiste num documento que contém as características do cargo a ser ocupado, tais como: lista de tarefas e atividades a serem desempenhadas, pré-requisitos e características que eventuais detentores devem possuir para ocupar o cargo e riscos laborais. Existem várias técnicas para elaborar o perfil profissiográfico: a) Descrição e análise do cargo: consiste em identificar os pré-requisitos para ocupação do cargo (análise do cargo) e listar as atividades a serem realizadas (descrição do cargo).
b) Incidentes críticos: com a ajuda dos gerentes, esta técnica busca identificar situações e fatores que podem auxiliar ou atrapalhar no desempenho no cargo.
c) Análise da requisição de funcionário: consiste em analisar o perfil de funcionário descrito pelo gerente que disse que precisa preencher a vaga. Normalmente a requisição é feita em um formulário que tal gerente preenche, e nele estarão estas características.
d) Análise do cargo no mercado: se o cargo não existe na organização, ela pode observar este cargo em outras organizações similares.
e) Hipótese de trabalho: técnica utilizada quando não dispomos de informações acerca do cargo e as outras técnicas não são aplicáveis. Seria o caso com um cargo inovador.
Fonte: Ponto dos concursos
-
Como é que vai se ter "lista de tarefas e atividades a serem desempenhadas, pré-requisitos e características que eventuais detentores devem possuir para ocupar o cargo e riscos laborais" para um cargo que nunca foi pensado?
-
Caro Ricardo,
Essa lista será gerada pela aréa de RH. Ora, se o cargo nunca foi pensado, alguém terá de fazê-lo para que assim seja provido por uma pessoa qualifidicada para tal cargo.
E como fazê-lo? (creio que essa seja sua pergunta)
O gestor irá usar da "Técnica de Hipóteses de Trabalho" que, como a colega no comentário anterior comentou, é a "técnica utilizada quando não dispomos de informações acerca do cargo e as outras técnicas não são aplicáveis. Seria o caso com um cargo inovador."
Aqui, a organização irá traçar hipóteses de trabalho, previsão do conteúdo de cargo e dos requisitos para ocupá-lo. Seria como se a própria organização criasse o cargo e suas funções.
Espero ter ajudado!
-
Obrigado, Bia.
Na verdade, pra mim, o seu comentário faz mais sentido. O comentário acima, que está qualificado como ótimo, coloca o perfil profissiográfico como uma ténica de SELEÇÃO.
Parece-me muito estranho que se inicie a seleção de candidatos antes de se pensar o cargo. Essa foi a minha dúvida. Mas acho que agora clareou.
Obrigado mais uma vez.
-
A questão exige o conhecimento sobre as características de cargo, tendo em vista que há criação de um cargo inovador. Nesse contexto essas características podem ser identificadas por 5 aspectos:
a) Análise e descrição do cargo: conteúdo e requisitos do cargo - aspectos extrínsecos e intrínsecos (relação das atividades do ocupante do cargo). Análise do cargo: perfil desejado do ocupante.
b) Analise dos incidentes críticos: leva em conta comportamentos positivos e negativos que já ocorreram na empresa e busca identificá-los nos candidatos, para contratá-los ou não.
c) A requisição de pessoal: é o documento elaborado para iniciar o processo de recrutamento e seleção, pode ser útil no levantamento das características do cargo, pois geralmente descreve a necessidade que o gerente percebe que deve ser preenchida com a contratação para determinado cargo.
d) Análise e pesquisa de mercado: busca informações sobre os requisitos de determinados cargos fora da empresa. Toma-se um cargo como referência (benchmark) no mercado e busca-se criar um cargo com características similares. Ocorre geralmente para cargos novos.
e) Hipótese de trabalho: é a técnica que deve ser utilizada se nenhuma das técnicas anteriores for aplicável. É a criação de uma previsão sobre qual deve ser o conteúdo para o futuro ocupante do cargo a ser preenchido.
-
Gab: CERTO
Ou seja, será realizado um planejamento e por meio deste, uma simulação, hipótese ou encenação de técnicas, comportamentos e atividades que deverão ser aplicadas para que o novo cargo traga os resultados esperados pela organização.
Pensei assim.
Erros, mandem mensagem :)