SóProvas


ID
280558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca do recrutamento e da seleção, julgue os próximos itens.

Para evitar a ocorrência do “princípio de Peter”, o gerente de RH deve utilizar o recrutamento interno.

Alternativas
Comentários
  • errado!
    O Princípio de Peter, em Adminitração, pode ser resumido no enunciado: "Num sistema hierárquico, todo o funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência."

    Através de várias observações e exemplos, o autor demonstra que os funcionários começam a trabalhar nas posições hierarquicamente inferiores. Quando, porém, demonstram competência nas tarefas desempenhadas, via de regra são promovidos para graus superiores. Esse processo mantém-se, até que esses funcionários atinjam uma posição em que já não mais são "competentes", isto é, capazes de desenvolver a contento as tarefas.

    Como a "despromoção" não é um mecanismo habitual, as pessoas permanecem nessas posições, em prejuízo da organização a que pertencem. A isto Peter denomina de "nível de incompetência" - o grau a partir do qual as pessoas não têm competência para a posição que ocupam.



    até mais!

    ;)
  • Não explicou a questão.
    O que fazer para evitar?
    ...
  • Patrick,
    O Princípio de Peter consiste promover um funcionário da empresa sempre que ele for bom no cargo que ele atualmente ocupa. Se ele for bom no outro cargo, novamente será promovido até chegar num momento em que ele não será tão produtivo quanto antes e não será mais promovido. 
    Como a questão quer evitar a ocorrência desse princípio, o correto é o recrutamento externo, onde a empresa vai procurar uma pessoa com as características necessárias para ocupar o cargo.

    Mas cuidado, o recrutamento interno não significa que ocorrerá necessariamente esse princípio, mas se quer evitá-lo, deve-se utilizar o recrutamento externo.
  •  Adriano Goulart, obrigado pela explicação.
  • O princípio de Peter é uma decorrência do recrutamento interno, e para evitá-lo, o gerente deveria usar o recrutamento externo. Este princípio enuncia que, no recrutamento interno, se uma pessoa é boa no cargo que ocupa, acaba sendo promovida a outro. Se for boa no novo cargo, será novamente promovida, e assim sucessivamente, até chegar a um cargo ou posto em que ela não é tão boa e não é mais promovida. Assim, ela fica de forma permanente no posto em que é incompetente. 
    Gabarito: E
    Fonte: Gestão de Pessoas - Ponto dos Concursos
    Bons estudos

  • Gabarito: Errado.

    Princípio de Peter: em organizações hierárquicas, as pessoas, conforme vão se mostrando competentes, tendem a ser sucessivamente promovidas a cargos hierarquicamente superiores,até que alcancem uma posição em que sejam incompetentes. O recrutamento interno, que promove as pessoas que já são colaboradoras, fortalece as chances de que este princípio ocorra.
     
    O princípio de Peter é uma decorrência do recrutamento interno, e para evitá-lo, o gerente deveria usar o recrutamento externo. Este princípio enuncia que, no recrutamento interno, se uma pessoa é boa no cargo que ocupa, acaba sendo promovida a outro. Se for boa no novo cargo, será novamente promovida, e assim sucessivamente, até chegar a um cargo ou posto em que ela não é tão boa e não é mais promovida. Assim, ela fica de forma permanente no posto em que é incompetente.
  • Errado, deve-se usar o recrutamento Externo.

  • Uma das desvantagens do recrutamento interno é denominada princípio de Peter. Nesse caso, se o recrutamento interno for administrado incorretamente, pode levar a organização a promover continuamente seus empregados, elevando-os até a posição ou a função em que demonstram o máximo de sua incompetência, ou seja, não apresentam mais capacidade de responder adequadamente às exigências que lhes são impostas.

     Questão de Concurso (Cespe/Aneel/Analista Administrativo/2010) Para evitar a ocorrência do “Princípio de Peter”, o gerente de RH deve utilizar o recrutamento interno.

    Gabarito: errado. O recrutamento interno propicia a incidência desse princípio


    Fonte: Andreia Ribas e Cassiano Salim. 

  • DESVANTAGENS DO RECRUTAMENTO INTERNO


    ● BLOQUEIA A "OXIGENAÇÃO" DA EMPRESA.
    ● AUMENTA O CONSERVADORISMO E FAVORECE A ROTINA.
    ● NÃO ALTERA O PATRIMÔNIO HUMANO DA ORGANIZAÇÃO.
    ● CONSERVA A CULTURA ORGANIZACIONAL EXISTENTE.
    ● DIMINUI A RECLICLAGEM DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS.
    OCORRÊNCIA DO DENOMINADO PRINCÍPIO DA INCOMPETÊNCIA PROGRESSIVA (PRINCÍPIO DE PETER).

     

    PENSEM NO HITLER, FOI UM COMPETENTE POLÍTICO, MAS ENCONTROU SEU NÍVEL DE INCOMPETÊNCIA COMO GENERAL. OU EM SÓCRATES, QUE FOI EXCEPCIONAL FILÓSOFO, MAS PÉSSIMO ADVOGADO DE DEFESA.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO
     

  • Gabarito: errado.

    Outras questões CESPE sobre o princípio de Peter.


    Ano: 2008     Banca: CESPE     Órgão: STF     Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa
    Uma das desvantagens do recrutamento interno é conhecida como o princípio de Peter: se administrado incorretamente, leva a organização a promover continuamente seus empregados ou servidores, elevando-os até a posição ou função em que demonstram o máximo de sua incompetência.
    Gabarito: certo.

    Ano: 2011     Banca: CESPE     Órgão: TJ-ES     Prova: Analista Judiciário - Administração
    Considere que, em determinado tribunal, se pretenda recrutar internamente um servidor para assumir cargo comissionado. Nessa situação, um possível problema para a realização desse recrutamento é a ocorrência do princípio de Peter.
    Gabarito: certo.

  • Para evitar a ocorrência do “princípio de Peter”, o gerente de RH deve utilizar o recrutamento EXTERNO. (ERRADO) 

    PRINCÍPIO DE PETER- frustação de sucessivos  recrutamentos internos gerando estagnação do profissional (o promove até o seu maior nível de incompetência). 

     

     

  • GABARITO: ERRADO

    O recrutamento interno propicia a incidência desse princípio.

    Abraços.

  • Errado, pois vimos que o Princípio de Peter é justamente uma desvantagem do recrutamento interno e, para ser evitado, deve-se fazer uso do recrutamento externo. Vale lembrar que este fenômeno ocorre quando a organização promove continuamente seus empregados, repetidas vezes, elevando-os até a posição ou a função em que demonstram o máximo de sua incompetência, ou seja, não apresentam mais capacidade de responder adequadamente às exigências que lhes são impostas.

    Gabarito: E