SóProvas


ID
2805586
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O planejamento das necessidades de materiais (MRP) é uma ferramenta abrangente de planejamento e controle dos recursos da organização. O MRP, diferentemente do lote econômico de compra (LEC), é uma técnica de gestão de estoques que baseia-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    Material Requirement Planning ( planejamento das necessidades de materiais) é utilizada em estimativas precisas das necessidades futuras de materiais na organização. 

     

    O MRP surgiu nos anos 1960, quando diversas indústrias se depararam com a necessidade de contar com um sistema automatizado a fim de planejar a alocação dos recursos necessários para dar andamento a uma produção não apenas suficiente, mas de qualidade.

  • GABARITO C

     

    Por motivos lógicos o planejamento das necessidades de recursos materiais na organização deve ser preciso, evitando gastos com estoques de materiais em quantidades elevadas e desnecessárias.

  • GABARITO LETRA C

    O MRP é um sistema computadorizado de controle de inventário e produção criado com a intenção de otimizar a gestão do estoque e reduzir custos.

    ___________________________________________________________________________________________

    O Lote Econômico (LEC) é o ponto de equilíbrio entre o custo e estocagem e o custo do pedido, este modelo matemático que permite calcular a quantidade necessária para a reposição de estoques tendo como base o custo mínimo de estocagem para o período determinado

    Fórmula: Raiz quadrada (2 x demanda x custo do pedido)/custo de armazenagem)

    #RUMOTAEUFG

  • O conceito de MRP (Material Requirement Planning), utilizado no passado, se referia ao planejamento das necessidades de materiais para manufatura. Atualmente o conceito MRP está focado na gestão de operações como um sistema corporativo que apóia o planejamento de todas as necessidades de recursos do negócio. O objetivo do MRP é apoiar a decisão sobre a quantidade e o momento do fluxo de materiais em condições de demanda e serviços. A experiência tem mostrado que um bom MRP pode reduzir os níveis dos estoques, liberando capital de giro e espaço físico, permitindo a implementação de novas linhas de produção com estes recursos, auxiliando a gestão de estoques, e assim criando um círculo virtuoso; partindo da redução dos níveis de estoques, passando pelo aumento da capacidade de produção, aumento dos lucros, e ainda por fim aumentando a capacidade de investimento.

  • O planejamento das necessidades de materiais (MRP) é uma ferramenta abrangente de planejamento e controle dos recursos da organização. O MRP, diferentemente do lote econômico de compra (LEC), é uma técnica de gestão de estoques que baseia-se em estimativas precisas de necessidades futuras do capital em uma organização

  • GABARITO: LETRA C

    DEFINIÇÃO DO MRP:

    Um dos sistemas de planejamento e controle de materiais mais divulgados é o MRP (Materials Requirements Planning). Originalmente conhecido através de Joseph Orlick, o MRP lida especialmente com suprimento de peças e componentes cujas demandas dependem de determinado produto final. Os conceitos básicos do MRP existem há muito tempo, porém, com os sistemas informatizados, têm permitido às empresas beneficiarem-se dos métodos do MRP.

    O MRP, mais precisamente definido, é um sistema que estabelece uma série de procedimentos e regras de decisão, de modo a atender às necessidades de produção numa seqüência de tempo logicamente determinada para cada item componente do produto final. O sistema MRP é capaz de planejar as necessidades de materiais a cada alteração na programação de produção, registros de inventários ou composição de produtos. Em outras palavras, trata-se de um sistema que se propõe a definir as quantidades necessárias e o tempo exato para utilização dos materiais na fabricação dos produtos finais.

    Podemos apresentar os objetivos do MRP como sendo:

    • garantir a disponibilidade de materiais, componentes e produtos para atendimento ao planejamento da produção e às entregas dos clientes;

    • manter os inventários no nível mais baixo possível;

    • planejar atividade de manufatura, de suprimento e de programação de

    entregas.

    FONTE: ARM Administração de Materiais - Uma Abordagem Logística - Marco Aurélio P. Dias

  • Gab. C

    MRP (Material Requirement Planning) => planejamento de materiais será feito a partir da estrutura do produto para garantir a produção total.

  • Questão questionável. O MRP roda a partir de dados da Carteira de Pedidos confirmados e de PREVISÃO DE DEMANDA. Nunca se pode garantir que uma previsão será uma "estimativa precisa das necessidades futuras de materiais na organização".

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre em que consiste o Material Requirement Planning (MRP ). Vejamos o seu conceito e qual das alternativas está de acordo.

    O Material Requirement Planning (planejamento de requisição de material) ou MRP, é um sistema que tem o objetivo de calcular a quantidade de material necessária à fabricação de determinado produto, assim como o momento preciso em que o produto precisa estar disponível.

    Sendo assim, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C