SóProvas


ID
2805598
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A reforma do Departamento de Administração do Setor Público (DASP), nos anos 30, teve como foco principal racionalizar a administração pública e

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C


    O Departamento de Administração do Setor Público (DASP) foi criado por Getúlio Vargas, na década de 1930, com o objetivo de instituir a Administração Burocrática no Brasil, em detrimento do patrimonialismo que imperava naquela época.


    Os pontos mais marcantes da reforma empreendida pelo DASP incluíram a institucionalização de um sistema de meritocracia, controle de processos e realização de concursos públicos. Sobre este último ponto, foi marcante a necessidade de acabar com a nomeação de servidores públicos por meio de critérios não meritocráticos, para que se pudesse ter no país um modelo racional e moderno de administração pública. Assim, uma das medidas iniciais desse órgão foi a implantação do sistema de mérito, para que pudesse haver igualdade de oportunidades, eficiência dos quadros do serviço público e neutralidade administrativa. 


    Fonte: Professor Carlos Xavier - Estratégia Concursos

  • Gabarito C

     

    Era Vargas

             
    ↘Criou o DASP- Departamento Administrativo do Serviço Público: foi o marco da implantação da administração racional-legal/burocrática;

     

    A implantação da burocracia no Brasil, visava combater as práticas patrimonialistas presentes na adm. pública até então.

     

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • CRIAÇÃO DO DASP

     

    Getúlio Vargas;
    Incentivo à industrialização e à modernização da máquina estatal;
    Retirou poder dos Estados, centralizando na União;
    Saída da crise | *Protecionismo;
                              | *Intervencionismo econômico.

    OBJETIVOS:
    Racionalizar métodos, processos e procedimentos;
    Definir política de recursos humanos, de comprvas, de materiais e fianças e a centralização e reorganização da administração pública federal;
    Suprimir o modelo patrimonialista -> Implantar o modelo burocrático;
    Centralizar a política de pessoal;
    As mudanças não atingiram toda administração.

     

    OCORREU EM 3 ESFERAS DE ATUAÇÃO:
    Criação de órgãos formuladores de políticas públicas;
    Expansão de órgãos da Administração Direta;
    Expansão de atividades empresariais do Estado;

  • GABARITO C

     

    O modelo burocrático foi criado e implementado na década de 30, a chamada Era Vargas, com o objetivo de combater as práticas patrimonialistas e o nepotismo. É o modelo adotado pela CF de 1988, contudo, o modelo predominante hoje é ou "deveria ser" o gerencial. 

  • Getúlio Vargas criou o DASP com o intuito de fortalecer a implantação do modelo burocrático e com o objetivo de realizar a revolução modernizadora do país, industrializá-lo, e valorizar a competência técnica.

    Representou, assim, no plano administrativo, a afirmação dos princípios centralizadores e hierárquicos da burocracia clássica.

    Entre as principais realizações do DASP, são citadas:

    ▪ Ingresso no serviço público por concurso;

    ▪ Critérios gerais e uniformes de classificação de cargos;

    ▪ Organização dos serviços de pessoal e de seu aperfeiçoamento sistemático;

    ▪ Administração orçamentária;

    ▪ Padronização das compras do Estado; e

    ▪ Racionalização geral de métodos.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)

  • Mnemônico muito bom.

    DASP - Diga Adeus Seus Patrimonialistas.

  • Vamos analisar a questão.

    A Administração pública pode ser definida como o conjunto das atividades relacionadas de forma direta à execução das tarefas ou obrigações de interesse público. No Brasil, sob o ponto de vista de sua evolução, ela costuma ser classificada por meio de três modelos: patrimonialista, burocrático e gerencial.

    De acordo com o enunciado, o candidato precisa demonstrar conhecimentos a respeito do modelo burocrático, período no qual foi criado o Departamento de Administração do Setor Público (DASP).

    Vejamos as alternativas:

    A) Definir claramente os objetivos a serem alcançados pelas unidades da administração pública.

    Errado. Esta é uma característica do modelo gerencial.

    B) Superar a rigidez burocrática do serviço público.

    Errado. O DASP introduziu os ensinamentos burocráticos na gestão pública brasileira.

    C) Combater as práticas patrimonialistas do período anterior de administração pública.

    Correto. Visando combater as práticas do modelo patrimonialista, o modelo burocrático promove um controle rígido dos processos, da seleção de servidores, contratações de serviços e produtos, inclusive das atividades de atendimento ao público.

    D) Gerir por contratos a administração pública.

    Errado. Esta é uma característica do modelo gerencial.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • ✅Letra C.

    Modelo burocrático = Revolução de 30, era Vargas, foi idealizado por Max Weber, separação entre bem público e privado, combate à corrupção e ao nepotismo, apoiada na meritocracia, impessoalidade, profissionalização, separação entre pessoas e cargos, é um modelo racional-legal, padronização, controle a PRIORI.

    Obs: O controle A PRIORI significa um controle com ênfase nos meios (Processos e procedimentos), ele é baseado na desconfiança.

    Fonte: Aulas do Prof: Rafael Barbosa, Estratégia Concursos.

    BONS ESTUDOS!!!❤️✍

  • O Departamento de Administração do Setor Público (DASP) foi criado por Getúlio Vargas, na década de 1930, com o objetivo de instituir a Administração Burocrática no Brasil, em detrimento do patrimonialismo que imperava naquela época.

    Os dois principais objetivos do DASP foram modernizar a administração pública e suprimir o modelo patrimonialista. Esse departamento, sob forte influência da administração científica de Taylor, enfatizou a racionalização mediante a simplificação, padronização e aquisição racional de materiais, revisão de estrutura e aplicação de métodos e procedimentos. Perceba que o foco foi nos meios e das atividades de administração em geral. Houve pouca preocupação com as atividades finalísticas do Estado. Assim, podemos afirmar que o DASP, em conjunto com as demais reformas de 1930, foi primeiro esforço para implantação do modelo burocrático no Brasil.

    Alternativa A. Errado. A reforma burocrática de 1930 tinha como objetivo implantar o modelo burocrático no Brasil. Assim, a preocupação da reforma não era estabelecer objetivos (preocupação de um modelo gerencial), mas estabelecer os procedimentos e normas a serem utilizados na administração pública brasileira.

    Alternativa B. Errado. A reforma burocrática de 1930 tinha como objetivo implantar o modelo burocrático no Brasil.

    Alternativa C. Certo. A alternativa descreve exatamente o objetivo da reforma de 1930.

    Alternativa D. Errado. A adoção de contratos de resultados é típica do modelo gerencial, e não da reforma burocrática.

    Gabarito: C

  • Gabarito C

    O DASP demarcou o início das práticas de burocratização do Estado Brasileiro. Foi a primeira tentativa de implantar o modelo burocrático no Brasil. Um dos objetivos do DASP era combater o patrimonialismo.

  • A reforma do Departamento de Administração do Setor Público (DASP), nos anos 30, teve como foco principal racionalizar a administração pública e combater as práticas patrimonialistas do período anterior de administração pública.