- ID
- 2805625
- Banca
- CS-UFG
- Órgão
- Câmara de Goiânia - GO
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Administração Pública
- Assuntos
Leia o trecho a seguir, extraído do texto “Reforma do Estado no Brasil: a nova ou a velha?” para responder a questão:
“Em entrevista publicada na Folha de S. Paulo em 1º de fevereiro de 2016, o ex-ministro do Planejamento Valdir Simão enfatizou a necessidade da retomada do debate sobre a reforma do Estado.
É relevante, portanto, estabelecer-se um paralelo com experiências anteriores. Nos anos 1990, importar ferramentas da iniciativa privada para a gestão pública aparecia como a última fronteira das Reformas do Estado.
Naquele momento, as promessas da então ascendente Nova Gestão Pública (do inglês, New Public Management, ou NPM) eram de saltos qualitativos nos serviços públicos e de eficiência nos gastos governamentais. Ambos objetivos ainda prioritários nos dias atuais.
As reformas advindas desse movimento buscaram encorajar uma mentalidade competitiva e comercial dentro das organizações públicas e na burocracia. Seus proponentes também previam que o pacote de mudanças seria naturalmente assimilado pela contraparte mais interessada, o tal do “cidadão-cliente” – isto é, o indivíduo médio prototípico, supostamente guiado por instintos racionais e individualistas (...)”.
DOMINGUES, Alexandre Pires; CUNHA, Bruno Queiroz. Desafios do Desenvolvimento. Ano 12, número 87, 2015. Disponível em: <www.ipea.gov.br/desafios/images/stories/ed87/pdfs/160616_revista_desafios_87.pdf>
O trecho acima, refere-se a que forma de Administração Pública?