SóProvas


ID
2805625
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia o trecho a seguir, extraído do texto “Reforma do Estado no Brasil: a nova ou a velha?” para responder a questão:


“Em entrevista publicada na Folha de S. Paulo em 1º de fevereiro de 2016, o ex-ministro do Planejamento Valdir Simão enfatizou a necessidade da retomada do debate sobre a reforma do Estado.

É relevante, portanto, estabelecer-se um paralelo com experiências anteriores. Nos anos 1990, importar ferramentas da iniciativa privada para a gestão pública aparecia como a última fronteira das Reformas do Estado.

Naquele momento, as promessas da então ascendente Nova Gestão Pública (do inglês, New Public Management, ou NPM) eram de saltos qualitativos nos serviços públicos e de eficiência nos gastos governamentais. Ambos objetivos ainda prioritários nos dias atuais.

As reformas advindas desse movimento buscaram encorajar uma mentalidade competitiva e comercial dentro das organizações públicas e na burocracia. Seus proponentes também previam que o pacote de mudanças seria naturalmente assimilado pela contraparte mais interessada, o tal do “cidadão-cliente” – isto é, o indivíduo médio prototípico, supostamente guiado por instintos racionais e individualistas (...)”.


DOMINGUES, Alexandre Pires; CUNHA, Bruno Queiroz. Desafios do Desenvolvimento. Ano 12, número 87, 2015. Disponível em: <www.ipea.gov.br/desafios/images/stories/ed87/pdfs/160616_revista_desafios_87.pdf> Acesso em: 20 ago. 2018.


O trecho acima, refere-se a que forma de Administração Pública?

Alternativas
Comentários
  • Administração pública gerencial é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados, suas principais características.

    A Administração gerencial seria conseqüência dos avanços tecnológicos e da nova organização política e econômica mundial, para tornar o Estado capaz de competir com outros países.


    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=503

  • Gabarito C

     

    Adm. Pública Gerencial

     

    Palavras-chave: 

    Década de 90.

    ✍ Qualidade

    ✍ Cliente-cidadão.

    ✍ Nova adm. pública

     

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • GABARITO C

     

    O modelo gerencial de administração pública surgiu em meados da década de 90 com o objetivo de flexibilizar o modelo burocrático (adotado na CF 88), com o foco voltado nos resultados e no cidadão, buscando maior descentralização dos serviços. É também chamado de Nova Administração pública - NAP.

     

     

  • Administração pública gerencial.

  • Vamos analisar a questão.


    A administração pública evoluiu por meio de três modelos básicos: a administração pública patrimonialista, a burocrática e a gerencial. Segundo Chiavenato (2018), essas três formas se sucedem no tempo, sem que, no entanto, qualquer uma delas seja inteiramente abandonada.


    O objetivo da Banca é saber se o candidato reconhece as características de cada um dos modelos. Para isso, determinaram que o candidato identificasse a característica referente à administração pública descrita no enunciado.


    Analisando as alternativas, tem-se:


    A) Administração pública burocrática.

    Errado. O modelo burocrático enfatiza aspectos formais e estabelece hierarquias rígidas.

    B) Administração pública patrimonialista.

    Errado. O modelo patrimonialista tem como objetivo tornar a Administração pública pessoal, por isso o foco não é o controle de resultados.

    C) Administração pública gerencial.


    Certo. O modelo gerencial  leva em conta aspectos de eficiência, eficácia e aumento da qualidade dos serviços públicos. 

    D) Administração pública divisionalisada.


    Errado. Não se trata de modelo de Administração Pública aplicado no Brasil.

     
    Gabarito do Professor: Letra C.
  • O modelo gerencial desenvolve-se durante a crise do Estado do Bem-Estar. Alguns fatores são apontados como os responsáveis por essa crise:

    • Crescentes desiquilíbrios internos (déficits fiscais)
    • Espiral inflacionária
    • Crescimento da dívida externa
    • Crise de legitimidade social, 
    • “Ingovernabilidade” por excesso de demandas 
    • Globalização e todas as transformações tecnológicas que afetaram a capacidade de formular políticas econômicas

    Assim, na segunda metade do século XX, torna-se evidente a necessidade de reestruturar o Estado. Essa necessidade conduz a uma nova forma de gestão pública (Nova Gestão Pública – NGP). Assim, não há dúvidas que o enunciado se refere ao modelo gerencial de administração pública (Alternativa C).

    Alternativa A. Errado. O modelo burocrático foi implantado em oposição ao Patrimonialismo, trata-se de um modelo baseado em regulamentos, procedimentos e leis.

    Alternativa B. Errado. No modelo patrimonialista havia pouco controle sobre a legalidade e pouca qualidade no serviço público. Nepotismo e clientelismo eram práticas comuns nesse tipo de modelo.

    Alternativa D. Errado. Não há modelo de administração pública divisionalisada. Normalmente, esse termo é utilizado para se referir a um tipo de estrutura organizacional.

    Gabarito: C