-
Assertiva errada
Administração Gerencial
Conceito
Administração pública gerencial é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados, suas principais características.
A Administração gerencial seria conseqüência dos avanços tecnológicos e da nova organização política e econômica mundial, para tornar o Estado capaz de competir com outros países.
Características
O Estado marcado com uma administração gerencial é aquele que tem como objetivos principais atender a duas exigências do mundo atual: adaptar-se à revisão das formas de atuação do Estado, que são empreendidas nos cenários de cada país; e atender às exigências das democracias de massa contemporâneas.
O pensamento favorável a este novo modelo resume-se em que o Estado burocrático não é mais capaz de atender às exigências democráticas do mundo atual.
A administração gerencial repousa em descentralizações política e administrativa, a instituição de formatos organizacionais com poucos níveis hierárquicos, flexibilidade organizacional, controle de resultados, ao invés de controle, passo a passo, de processos administrativos, adoção de confiança limitada, no lugar de desconfiança total, em relação aos funcionários e dirigentes e, por último, uma administração voltada para o atendimento do cidadão e aberta ao controle social.
-
O erro está na afirmação "preservando". Sabemos que a burocracia realmente prezava pelo formalismo e rigor técnico, porém essas características não foram preservadas, não em sua totalidade, na adm gerencial.
Abs.
-
-
Acredito que o erro da questão está em afirmar que a Adm. Pública Gerencial "preserva a ideologia do formalismo".
Isso está errado, pois apesar de a adm. gerencial ainda preservar características da burocracia tradicional - como por exemplo o rigor técnico para contratação de funcionários, ou seja, só entra por concurso público - sua ideologia não se foca mais no formalismo, e sim na flexibilização da administração pública moderna.
-
O comentário da colega Eliane está errado. A burocracia focada nos meios e o Gerencialismo nos fins.
-
Eu acredito que o erro estaja na primeira parte da questão ..
A administração pública gerencial constituiu um avanço, e até certo ponto um rompimento com a adminstração pública Burocrática....
-
Preservando a ideologia do formalismo sim, mas não o rigor técnico da burocracia tradicional.
-
Ao meu ver a Adm.Gerencial não acabou de vez com o formalismo e rigor técnico da Adm. Burocratica, apenas tentou amenizar, diminuir o excesso de formalismo e rigor técnico, combatendo seus excessos e preservando os mesmos... ao meu ponto de vista caberia recurso, apesar da questão deixar expresso burocracia tradicional, é complicado.....
-
Princípios burocráticos apoiadores do gerencialismo:
- Admissão segundo rígidos critérios de mérito;
- Existência de um sistema estruturado e universal de remuneração: carreiras;
- Avaliação constante de desempenho;
- Treinamento sistemático.
-
Da mesma forma que um dos colegas acrescentou, o erro está em considerar que o modelo gerencial não preservou o formalismo nem o rigor técnico do modelo burocrático. Se o modelo gerencial nasce da necessidade de combate ás disfunções (desapego ao modelo ideal Weberiano) do modelo burocrático, ou seja, do COMBATE AOS EXECESSOS DOS IDEAIS (PRINCÍPIOS E FUNÇÕES) WEBERIANOS, dentre eles o formalismo, não vejo que a utilização estrita do termo ´´FORMALISMO``, cria qualquer excesso, condizendo então a um dos ideiais (funções) pregados por Weber. Por outro lado, o termo ´´RIGOR TÉCNICO``, expressa por sí só um excesso (exagero) a técnica, que ao meu ver corresponde ao próprio formalismo. Ve-se que a questão se contradizeu, equiparando FORMALISMO A RIGOR TÉCNICO.
Neste sentido, podemos concluir do gabarito da questão, que em toda a evolução das abordagens burocrática e gerencial, o termo FORMALISMO representa um excesso de formalismo, da mesma forma que FLEXIBILIDADE representa um excesso de flexibilidade, nunca se chegou e nunca chegaremos a um modelo efetivamente ideal, posto que são geradas apenas DISFUNÇÕES, que devem por consequencia ser corrigidas.
SOLUÇÃO HILÁRIA: CRIAR UMA PALAVRA QUE EXPRESSE O ´´MEIO TERMO`` ENTRE FORMALISMO E FLEXIBILIDADE, OQUE CORRESPONDERÁ AO IDEAL WEBERIANO.
-
Embora o governo tivesse foco nos resultados, ela não pode abrir mão da legalidade, portando ele devia reformar as Instituições e as Leis. Por isso creio que o erro da assertiva está no trecho abaixo destacado:
Preservando a ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional, a administração pública gerencial proporcionou um sistema de gestão e controle centrado em resultados.
-
resumindo
a burocracia gerencial tem caráter técnico flexível e não rígido.
-
A adm gerencial não preservou a ideologia formalista da burocracia, apoio-se em alguns princípios, mas veio descentralizar a adm pública dando autonomia ao níveis tático e operacional, e também veio pra focar nos resultados e não nos processos. Desse modo a técnica muda, notou-se uma necessidade de valorizar mais a eficácia (resultados) e iniciar uma busca constante pela eficiência (processo).
-
Burocracia - foco no procedimento
Gerencial - foco no resultado
-
A administração pública gerencial (ou nova gestão pública) reduz o formalismo, flexibilizando a forma de administrar.
-
Errado, a administração gerencial, embora mantenha alguns princípios burocráticos, ela não veio para preservar, mas sim modificar.
-
A administração pública gerencial buscou mitigar as
disfunções da burocracia - como a ideologia do formalismo e o rigor técnico –
promovendo uma articulação entre burocracia e gerencialismo com maior ou menor
presença de cada modelo a depender do nível de atuação: estratégico, atividades
exclusivas do Estado ou não.
Assim, afirma o Plano
Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (BRASIL, 1995), (PDRAE), que deve
haver um misto da administração burocrática com a gerencial. Segundo o PDRAE:
“no núcleo
estratégico, em que o essencial é a correção das decisões tomadas e o princípio
administrativo fundamental é o da efetividade, entendido como a capacidade de
ver obedecidas e implementadas com segurança as decisões tomadas, é mais
adequado que haja um misto de administração pública burocrática e gerencial."
O então Ministro da
Administração e Reforma do Estado do governo FHC e principal idealizador da
reforma, Bresser-Pereira (2003), afirma que:
“a combinação de
princípios gerenciais e burocráticos deverá variar de acordo com o setor. A
grande qualidade da administração pública burocrática é a sua segurança e
efetividade. Por isso, no núcleo estratégico, onde essas características são
muito importantes, ela deverá estar ainda presente, em conjunto com a
administração pública gerencial. Já nos demais setores, onde o requisito de
eficiência é fundamental dado o grande número de servidores e de
cidadãos-clientes ou usuários envolvidos, o peso da administração pública
burocrática deverá ir diminuindo até praticamente desaparecer no setor das
empresas estatais."
Desta forma, a assertiva está errada, pois houve combate à “ideologia
do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional" – disfunções burocráticas. Ainda assim ratificou os benefícios da
“segurança e efetividade" da administração burocrática. O importante é lembrar
que o problema não é a “burocracia" e sim seus excessos.
Referências:
PDRAE. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. (1995b.).
Brasília: Presidência da República, Imprensa Oficial.
PEREIRA, Luiz Carlos
Bresser e SPINK, Peter. Reforma e
Administração Pública Gerencial. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
316 p.
Resposta: ERRADO
-
No passado, a simples palavra “controle” (como utilizada na questão) já assumiu conotações burocráticas na visão do Cespe. Se fosse apenas esse “erro”, seria uma questão passível de recurso, mas ainda bem que não foi! O modelo gerencial de fato proporciona um sistema de gestão voltado para resultados. Justamente por isso, trata-se de um sistema flexível, que aceita a redução das formalidades e dos excessos de tecnicismos para que os resultados possam ser alcançados.
-
Vou citar um parágrafo do livro do Chiavenato - Administração Geral e Pública:
"A administração pública gerencial constitui um avança e, até certo ponto, um rompimento com a administração pública burocrática. ISSO NÃO SIGNIFICA, ENTRETANTO, NEGAÇÃO DE TODOS OS SEUS PRINCÍPIOS. Pelo contrário, a administração pública gerencial ESTÁ APOIADA NA ANTERIOR (BUROCRÁTICA), da qual conversa, embora de forma flexível, ALGUNS DOS SEUS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS, COMO A ADMISSÃO SEGUNDO RÍGIDOS CRITÉRIOS DE MÉRITO, A EXISTÊNCIA DE UM SISTEMA ESTRUTURADO E UNIVERSAL DE REMUNERAÇÃO, AS CARREIRAS, A AVALIAÇÃO CONSTANTE DE DESEMPENHO E O TREINAMENTO SISTEMÁTICO. A diferença fundamental está na forma de controle, que deixa de buscar nos processos para concentrar-se nos resultados, e não na rigorosa profissionalização da administração pública, que continua sendo um princípio fundamental."
-
Em simples explicação: Gerencialismo busca justamente a quebra de formalismos e rigor técnico! Tendo foco nos resultados (controle finalístico) e não dos processos.
-
Apenas controle dos resultados, e não controle centrado em resultados
-
Apesar disso, o formalismo continua imperando na Adm. Pública.
-
Que belezaa, um professor comentando as questões de Administração!! \o/
Finalmente :)
-
não preservou o formalismo!!!
-
Preservando a ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional, a administração pública gerencial proporcionou um sistema de gestão e controle centrado em resultados.
-
A administração pública gerencial está apoiada na anterior (burocrática), da qual conserva alguns de seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático. A diferença fundamental (burocrática X gerencial) está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados.
Gabarito Errado
Teoria Burocrática de Max Weber - formalismo, racionalidade, impessoalidade, etc.
Teoria Contemporânea de Administração de Empresas (gerencialismo) - flexibilidade, eficiência, eficácia, efetividade, etc.
-
O formalismo e o rigor técnico não foram preservados na sua totalidade.
-
GABARITO: ERRADO
CESPE – TRT-10 – TÉCNICO – 2013
Preservando a ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional (ERRADO), a administração pública GERENCIAL proporcionou um sistema de gestão e controle centrado em resultados (CERTO).
-
A administração pública gerencial buscou mitigar as disfunções da burocracia - como a ideologia do formalismo e o rigor técnico – promovendo uma articulação entre burocracia e gerencialismo com maior ou menor presença de cada modelo a depender do nível de atuação: estratégico, atividades exclusivas do Estado ou não.
Assim, afirma o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (BRASIL, 1995), (PDRAE), que deve haver um misto da administração burocrática com a gerencial. Segundo o PDRAE:
“no núcleo estratégico, em que o essencial é a correção das decisões tomadas e o princípio administrativo fundamental é o da efetividade, entendido como a capacidade de ver obedecidas e implementadas com segurança as decisões tomadas, é mais adequado que haja um misto de administração pública burocrática e gerencial."
Resposta: ERRADO
-
Modelo Gerencial: controle de resultado e atendimento ao cidadão (1995): é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados, suas principais características. Controle Flexível e Foco nos resultados.
A Administração gerencial seria consequência dos avanços tecnológicos e da nova organização política e econômica mundial, para tornar o Estado capaz de competir com outros países.
-
adm gerencial preservou parte e não o todo, por exemplo o rigor tecnico no gerncialismo é diferente do rigor na gestao burocratica.
-
Bom dia,
Administração burocrática: foca em processos (tem um controle rígido)
Administração gerencial: foca em resultados, reduz o formalismo e flexibiliza a administração
Administração pública gerencial apresenta-se como solução para estes problemas da burocracia. Prioriza-se a:
· Eficiência da Administração
· Aumento da qualidade dos serviços
· Redução dos custos.
· Ênfase nos resultados;
· Reduz o formalismo, flexibilizando a forma de administrar.
Bons estudos
-
(Preservando a ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional)
Gente o único erro foi ter colocado esse conceito na questão, gerou uma certa ambiguidade se vocês perceberem
Lembrem do conceito de gerencial e burocrático e vocês responderão todas as questões. Se tiver os dois conceitos em uma só está errado. Mas não se esqueçam que o patrimonialismo e a burocrácia não morreram.
Dilma 1st no STM. AMÉM
-
Amados, isso é uma questão de português!
O erro da questão não foi dizer que a administração gerencial preservou o formalismo e rigor técnico, porque ela preservou sim! (pelo menos em parte)
O erro foi dizer que essa preservação foi a ferramenta que proporcionou um sistema de gestão e controle centrado em resultados, pois, ao colocar o verbo preservar no gerúndio, dá uma ideia de ferramenta, podendo-se reescrever a assertiva da seguinte forma: "Ao preservar a ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional, a administração pública gerencial proporcionou um sistema de gestão e controle centrado em resultados. " O que está errado!
-
ERRADO
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: MI
Contrapondo-se à ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional, o paradigma gerencial fundamentado nos princípios da confiança e da descentralização da decisão exige formas flexíveis de gestão. CORRETO
PARADIGMA GERENCIAL = FUNDAMENTADO - PRINCÍPIO DA CONFIANÇA |CAPACITAÇÃO PERMANENTE| DESCENTRALIZAÇÃO DA DECISÃO (Q883407)
-
Acredito que o erro está em "ideologia". A prática burocrática não morreu de todo, mas a correspondente ideologia sim.
-
Quando o CESPE limita ou generaliza muito um assunto, é quase 100% de questão errada.
-
O erro é perceptível, talvez você não passou ainda porque julga a questão muito rápido, CESPE gosta disso, viram no início que a questão diz que a ideologia do modelo BUROCRÁTICO? Pois é, o modelo burocrático preconizava o controle centrado no PROCESSO e o pós-burocrático ou (GERENCIAL) O CONTROLE É NOS RESULTADOS, OU SEJA, EX-POST.
-
ERRADO
Burocrática (Max Weber): Controle (Principal objetivo)
Gerencial: Foco em resultados
-
"preservando a ideia do formalismo" bingo aqui se fala em burocracia e gerencial não tem a ver com isso, fora que controle faz parque daquela, e resultados desta.
GAB ERRADO.
-
Essa afirmação da banca já começou incorreta. A Administração Pública Gerencial não preserva a ideologia do formalismo do modelo burocrático, muito pelo contrário. A Nova Gestão Pública busca conceder mais flexibilidade ao gestor público, alterando o foco no controle de procedimentos para o controle de resultados.
Gabarito: errada
Rodrigo Renno
-
O erro da questão está em afirmar que a Adm. Gerencial preserva a ideologia do formalismo e do rigor, quando na verdade ela é flexível.
-
... administração pública gerencial proporcionou um sistema de gestão e controle??
sistema de controle é na burocracia
-
ERRADO