SóProvas


ID
280567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito dos grupos e equipes de trabalho.

O primeiro estágio de desenvolvimento do grupo com o qual o gerente terá de se preocupar é o estágio de atrito.

Alternativas
Comentários
  • Primeiro vem a formação e depois o atrito.

    1) FORMAÇÃO

    2) TEMPESTADE (ATRITO ou DISTÚRBIO ou TUMULTO)

    3) NORMAÇÃO

    4) DESEMPENHO

    5) ENCERRAMENTO (DISSOLUÇÃO)



  • ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO DE GRUPOS
    1) FORMAÇÃO
    No início, os membros estão ansiosos para saber quais tarefas eles realizarão, como eles podem?se
    beneficiar do trabalho em grupo e o que é considerado um comportamento aceitável. Os membros
    geralmente perguntam sobre regras que devem seguir. Algumas preocupações são: “O que o grupo
    pode me oferecer?”, “O que vão me pedir para fazer?”, “Minhas necessidades serão satisfeitas ao
    mesmo tempo em que contribuo para o grupo?” Nesse estágio, as pessoas se interessam em descobrir
    o que é considerado um comportamento aceitável. Confusão, cautela e comunhão são elementos
    típicos durante a fase inicial do desenvolvimento do grupo.
    2) TEMPESTADE (ATRITO ou DISTÚRBIO ou TUMULTO)
    Durante esse período “trêmulo”, os estilos individuais freqüentemente entram em conflito.
    Hostilidade, brigas internas , tensões e confrontações são típicas. Os membros podem discutir para
    esclarecer as expectativas das suas contribuições. As pessoas começam a compreender os estilos de
    cada uma, e são feitos esforços para encontrar formas de realizar as metas e ao mesmo tempo
    satisfazer necessidades individuais. Coalizações e facções podem ser formadas no grupo e um ou
    dois membros podem ser alvo de exclusão. Subgrupos podem forçar uma pauta de seu interesse.
    3) NORMAÇÃO
    Após a tempestade vem a calmaria, com a superação das resistências e o estabelecimento dos
    padrões de conduta do grupo (normas). Coesão e comprometimento começam a se desenvolver. O
    grupo começa a funcionar como uma unidade coordenada e a harmonia prevalece. Ao se sentirem
    gratificadas pela nova sensação de harmonia, os membros do grupo provavelmente vão procurar
    manter esse equilíbrio; as opiniões da minoria e a tendência de desvios ou questionamentos da
    direção do grupo podem ser desestimulados.
  • (apenas completando o comentário da Rosilene)

    4)    DESEMPENHO: Quando o grupo atinge o estágio de desempenho, ele está preparado para se focar na realização de suas atividades principais. A integração iniciada no estágio anterior é completada nesse período. Questões envolvendo relações interpessoais e designação de tarefas são postas de lado quando o grupo se torna uma unidade que funciona bem. A motivação intrínseca e a criatividade tendem a se desenvolver com o desempenho do grupo. Os membros sentem que estão trabalhando “pela causa”, como uma equipe de uma campanha eleitoral ou uma equipe lançando um produto inovador no mercado.

    5)    ENCERRAMENTO (DISSOLUÇÃO): Um grupo bem integrado é capaz de se dissolver, se necessário, quando seu trabalho estiver pronto. O estágio de dissolução é especialmente importante para os grupos temporários. Os membros desses grupos devem poder se reunir rapidamente, realizar suas tarefas num cronograma apertado e depois ir embora. Os membros do grupo, contudo, desenvolveram relacionamentos e entendimentos, que podem ser usados se algum dia eles novamente se tornarem integrantes do mesmo grupo.

    (dubrin)
  • "O primeiro estágio de desenvolvimento do grupo com o qual o gerente terá de se preocupar é o estágio de atrito".

    Essa questão me derrubou! Eu sei que o 1º estágio de desenvolvimento do grupo é a FORMAÇÃO. Entretanto, a questão induz ao erro ao afirmar que será o primerio estágio que o gerente terá de se preocupar! Até porque durante o estágio de FORMAÇÃO os membros estão cheios de expectativas, se conhecendo, adequando seu comportamento.
    Coisas da Cespe!
    Bons estudos!


  • Não tem discussão, essa questão foi mal redigida.
  • QUESTÃO: "primeiro estágio de desenvolvimento do grupo com o qual o gerente terá de se preocupar é o estágio de atrito.ERRADO!
    Estágios: 1º Formação, 2º Tempestade (Atritu, distúrbio ou tumulto), 3º Normação, 4º Desempenho, 5º Encerramento (dissolução).
    FORMAÇÃO - No início, os membros estão ansiosos para saber quais tarefas eles realizarão, como eles podem se beneficiar do trabalho em grupo e o que é considerado um comportamento aceitável. Os membros geralmente perguntam sobre regras que devem seguir. Algumas preocupações são: “O que o grupo pode me oferecer?”, “O que vão me pedir para fazer?”, “Minhas necessidades serão satisfeitas ao mesmo tempo em que contribuo para o grupo?” Nesse estágio, as pessoas se interessam em descobrir o que é considerado um comportamento aceitável. Confusão, cautela e comunhão são elementos típicos durante a fase inicial do desenvolvimento do grupo.
    TEMPESTADE (Atritudistúrbio ou tumulto) - Durante esse período “trêmulo”, os estilos individuais freqüentemente entram em conflito.
    Hostilidade, brigas internas , tensões e confrontações são típicas. Os membros podem discutir para esclarecer as expectativas das suas contribuições. As pessoas começam a compreender os estilos de cada uma, e são feitos esforços para encontrar formas de realizar as metas e ao mesmo tempo satisfazer necessidades individuais. Coalizações e facções podem ser formadas no grupo e um ou dois membros podem ser alvo de exclusão. Subgrupos podem forçar uma pauta de seu interesse.
    NORMAÇÃO 
    Após a tempestade vem a calmaria, com a superação das resistências e o estabelecimento dos padrões de conduta do grupo (normas). Coesão e comprometimento começam a se desenvolver. O grupo começa a funcionar como uma unidade coordenada e a harmonia prevalece. Ao se sentirem gratificadas pela nova sensação de harmonia, os membros do grupo provavelmente vão procurar manter esse equilíbrio; as opiniões da minoria e a tendência de desvios ou questionamentos da direção do grupo podem ser desestimulados.
    DESEMPENHO 
    Quando o grupo atinge o estágio de desempenho, ele está preparado para se focar na realização de suas atividades principais. A integração iniciada no estágio anterior é completada nesse período. Questões envolvendo relações interpessoais e designação de tarefas são postas de lado quando o grupo se torna uma unidade que funciona bem. A motivação intrínseca e a criatividade tendem a se desenvolver com o desempenho do grupo. Os membros sentem que estão trabalhando “pela causa”, como uma equipe de uma campanha eleitoral ou uma equipe lançando um produto inovador no mercado.
    ENCERRAMENTO (dissolução) - 
     Um grupo bem integrado é capaz de se dissolver, se necessário, quando seu trabalho estiver pronto. O estágio de dissolução é especialmente importante para os grupos temporários. Os membros desses grupos devem poder se reunir rapidamente, realizar suas tarefas num cronograma apertado e depois ir embora. Os membros do grupo, contudo, desenvolveram relacionamentos e entendimentos, que podem ser usados se algum dia eles novamente se tornarem integrantes do mesmo grupo.
  • Concordo com a Claudia Paiva, tive exatamente o MESMO pensamento quando vi a questão. Sabia que o atrito não era a primeira fase, mas a questão me levou a pensar que o gerente já fica preocupado com os possíveis atritos!!! Questão esquisita!!!
  • Vejo que o gerente terá de se preocupar com todos os estágios...pois ele tem a função de "gerir"... O 1º estágio é a FORMAÇÃO, logo, ele se preocupará com o primeiro estagio, que é a formação.


    Bons estudos!


    Gabarito: ERRADO
  • 1. FORMAÇÃO: AQUI AS PESSOAS AINDA ESTÃO APRENDENDO A LIDAR UMAS COM AS OUTRAS, IMPERA O INDIVIDUALISMO.

     

    2. TORMENTA/TEMPESTADE: EM UM SEGUNDO MOMENTO É UMA FASE EM QUE SE RESSALTA DIFÍCIO NEGOCIAÇAO DAS CONDIÇOES SOB AS QUAIS A EQUIPE VAI TRABALHAR, POIS AINDA A FORTE INFLUÊNCIA DO INDIVIDUALISMO.
     

    3. AQUIESCÊNCIA/NORMAÇÃO: NESSE ESTÁGIO OS PAPEIS SÃO ACEITOS E AS INFORMAÇÕES CIRCULAM LIVREMENTE, JÁ NÃO HÁ INDIVIDUALISMO NAS PESSOAS.

     

    4. REALIZAÇÃO: A EXECUÇÃO DO TRABALHO, NESSE ESTÁGIO, ATINGE NÍVEIS ÓTIMOS, NÃO HÁ MAIS PROBLEMAS. LEALDADE E COMPROMETIMENTO SÃO FATORES PLENOS ENTRE A EQUIPE. 

     

    5. ENCERRAMENTO/DISSOLUÇÃO: A DISSOLUÇÃO DA EQUIPE OCORRERÁ QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO, CONCLUSO. O ESTÁGIO DE DISSOLUÇÃO É PARA AS EQUIPES TEMPORÁRIAS. 

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO
     

  • Sem formar o grupo não tem como ter atrito

  • Gab: ERRADO

    Marquei errado porque o 1° estágio de criação de um grupo é a Formação e não o atrito, que no caso, seria a tormenta/ conflito (2°). Além disso, podemos dizer que toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe. Portanto, a menção de desenvolvimento de "grupo" na assertiva é correta.

    Etapas do desenvolvimento das equipes.

    Formação: Os membros são novos, ainda estão se CONHECENDO e estão super MOTIVADOS a iniciar as atividades.

    Conflitos/ Tormenta: Há os AJUSTES e as NEGOCIAÇÕES, aqui é estabelecido como o trabalho será realizado. O conflito surge com o debate e interação dos membros. 

    Normalização: Os membros já aprenderam a resolver suas diferenças, nessa fase se tornam mais FLEXÍVEIS.

    Desempenho: Aqui os membros já são maduros e já sabem o que cada um tem que fazer. Eles COLOCARÃO EM PRÁTICA AS ATIVIDADES estabelecidas. 

    Desintegração/ Interrupção: Será DESFEITASEPARADA quando as atividades se concluírem. Aqui o pessoal alcançou as metas propostas. 

    Fonte: Minhas anotações.

    Erros, mandem mensagem :)

  • atrito não é estágio de formação de equipe, é característica do estágio "tormenta/normatização"