1. FORMAÇÃO: AQUI AS PESSOAS AINDA ESTÃO APRENDENDO A LIDAR UMAS COM AS OUTRAS, IMPERA O INDIVIDUALISMO.
2. TORMENTA/TEMPESTADE: EM UM SEGUNDO MOMENTO É UMA FASE EM QUE SE RESSALTA DIFÍCIO NEGOCIAÇAO DAS CONDIÇOES SOB AS QUAIS A EQUIPE VAI TRABALHAR, POIS AINDA A FORTE INFLUÊNCIA DO INDIVIDUALISMO.
3. AQUIESCÊNCIA/NORMAÇÃO: NESSE ESTÁGIO OS PAPEIS SÃO ACEITOS E AS INFORMAÇÕES CIRCULAM LIVREMENTE, JÁ NÃO HÁ INDIVIDUALISMO NAS PESSOAS.
4. REALIZAÇÃO: A EXECUÇÃO DO TRABALHO, NESSE ESTÁGIO, ATINGE NÍVEIS ÓTIMOS, NÃO HÁ MAIS PROBLEMAS. LEALDADE E COMPROMETIMENTO SÃO FATORES PLENOS ENTRE A EQUIPE.
5. ENCERRAMENTO/DISSOLUÇÃO: A DISSOLUÇÃO DA EQUIPE OCORRERÁ QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO, CONCLUSO. O ESTÁGIO DE DISSOLUÇÃO É PARA AS EQUIPES TEMPORÁRIAS.
GABARITO ERRADO
Gab: ERRADO
Marquei errado porque o 1° estágio de criação de um grupo é a Formação e não o atrito, que no caso, seria a tormenta/ conflito (2°). Além disso, podemos dizer que toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe. Portanto, a menção de desenvolvimento de "grupo" na assertiva é correta.
Etapas do desenvolvimento das equipes.
1° Formação: Os membros são novos, ainda estão se CONHECENDO e estão super MOTIVADOS a iniciar as atividades.
2° Conflitos/ Tormenta: Há os AJUSTES e as NEGOCIAÇÕES, aqui é estabelecido como o trabalho será realizado. O conflito surge com o debate e interação dos membros.
3° Normalização: Os membros já aprenderam a resolver suas diferenças, nessa fase se tornam mais FLEXÍVEIS.
4° Desempenho: Aqui os membros já são maduros e já sabem o que cada um tem que fazer. Eles COLOCARÃO EM PRÁTICA AS ATIVIDADES estabelecidas.
5° Desintegração/ Interrupção: Será DESFEITA, SEPARADA quando as atividades se concluírem. Aqui o pessoal alcançou as metas propostas.
Fonte: Minhas anotações.
Erros, mandem mensagem :)