SóProvas


ID
280588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à abordagem sistêmica das organizações, julgue os itens de 47 a 56.

Nessa abordagem, há possibilidade de o efeito global sobre um sistema resultar maior ou menor que a soma dos efeitos das ações das partes.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO - A visão sistêmica consiste na compreensão do todo a partir de uma análise global das partes e da interação entre elas, fazendo com que várias forças, internas ou externas, atuem num sistema em funcionamento, procurando entender a influência das partes entre si. Possibilita ao gestor a visão da organização como um sistema global gerando ferramentas organizadas e provedoras de resultados. A principal característica da visão sistêmica é estudar as partes levando em consideração o seu papel na estrutura do todo. Isso implica no conceito de que o todo, resultante da junção das partes, é muito maior do que simplesmente a soma destas.
  •  há possibilidade de o efeito global sobre um sistema resultar maior ou menor ???
    Não seria apenas maior?
  • Olá, fiquei com a mesma dúvida que vc....
    Tem umas questões esquisitas demais.
  • Olá! Eu errei esta questão por causa do menor, no caso seria somente o maior. 
  • Pessoal, a assertiva está certa, uma vez que essa abordagem prevê uma dimensão mensurada no sistema aberto, ou seja, da mesma forma como a organização pode sofrer influências exógenas, é possível tambémque ela  possa influenciar as demais. Trata-se de uma questão de simbiose na qual a organização não trabalha apenas na condição de agente passivo, mas também, de ativo.
  • O comentário acima está correto.

    A questão quis confundir o candidato, visto que o se tratou na questão foi o efeito global.

    O sistema tem como característica básica o Globalismo ou Totalidade, fazendo com que o sistema sempre reaja globalmente a qualquer estímulo produzido em qualquer parte.

    Não confudir com o TODO, visto que este é sempre maior que a soma das partes.
  • Tal questão traz o conceito de SINERGIA, onde o Todo é Maior que a soma de suas partes. Quando uma organização é formada, algo novo surge no mundo. Administração, coordenação e produção que não existiam antes, agora estão presentes. As unidades organizacionais trabalhando juntas podem realizar mais do que essas unidades trabalhando sozinhas.  Sinergia é um dos conceitos importantes da teoria sistêmica,  encontramos também a ENTROPIA, A ENTROPIA NEGATIVA, SUBSISTEMANS OU ÓRGÃOS dentre outros.
  • Verdadeiro! Na Teoria dos Sistemas de Bertalanfy, um sistema influencia outro sistema, que recebe influencia dos subsistemas, e por aí vai... A TGS fundamenta-se em três premissas básicas:
    1. Os sistemas existem dentro de sistemas:
    Cada sistema é constituído de subsistemas, e ao mesmo tempo, faz parte de uma sistema maior (supra-sistema).
    2. Os sistemas são abertos:
    Decorrente da premissa anterior, cada sistema existe dentro de um meio ambiente constituído por outros sistemas.
    Os sistemas abertos têm por característica por um processo infinito de intercâmbio com o ambiente para troca de energia e informação.
    3. As funções de um sistema dependem de sua estrutura:
    Cada sistema tem um objetivo ou finalidade que constitui seu papel no intercâmbio com os demais sistemas.
    Exemplo: Pense nas mercadorias que estão dentro de um depósito de materiais de construção. Apenas componentes isolados, sem nenhuma relação entre si. Junte-os por meio de um projeto e de esforço humano e pronto, você constrói uma casa, um sistema de habitação, uma nova entidade. Você nem precisa construir a casa de fato: basta construí-Ia em sua imaginação e - pronto - você enxergará os materiais dentro de um enquadramento sistêmico.
    Características dos Sistemas
    Os sistemas apresentam características próprias. O aspecto mais importante do conceito de sistema é a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo.
    O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados. 
    É o que chamamos emergente sistêmico: uma propriedade ou característica que existe no sistema como um todo e não existe em seus elementos em particular.

    fonte Wendell Léo Castellano

  • CUIDADO! Existem vários comentários errados aí acima.
    Estão fazendo confusão nos conceitos de Sinergia com Efeito Global sobre a abordagem Sistêmica
    Boa Explicação do Falcon.

    O Todo sempre será maior do que a soma das partes. Mas não é isso que a questão informa.

    Ela diz que o Efeito Global pode ser tanto maior quanto menor em relação ao efeito das ações das partes.
    Alguns estão "acertando" a questão com o conceito "do todo" e indo em frente sem saber que acertaram no banzo e passando o comentário errado para aqueles que erraram o quesito.

    Cuidado pessoal! Bons estudos!
  • Achei essa explicação:

    "Item certo.

    Chiavenato explica que são características obrigatórias dos sistemas o funcionalismo (cada elemento de um subsistema tem um papel ou função a desempenhar num sistema mais amplo) e o holismo (o sistema só pode ser explicado como uma globalidade, além de não ser uma simples soma das partes. O holismo opõe-se ao elementarismo, que encara o total como a soma das partes individuais."

    Acredito que quando ele fala em "não ser uma simples soma das partes" se refere a possibilidade de que o resultado final pode ser menor que a soma das partes. Exemplo: uma empresa de eventos levou 5 meses preparando uma feira de turismo e ainda que tenha tido muito trabalho nos preparativos o evento final foi um fracasso. Nesse caso O efeito global foi menor que a soma dos efeitos das ações das partes. O resultado esperado ficou aquém do desejado.

    Fonte:
    http://www.tecconcursos.com.br/artigos/administracao-geral-para-mpu-parte-5

  • Pessoal (especialmente Camila, Falcon e Roberta), mesmo lendo todas as explicações, continuo muito confuso. Primeiro: o que vem a ser o "efeito global sobre um sistema"? Nenhuma das explicações cita este termo. Isto claramente seria diferente do resultado, que é sempre maior do que a soma das partes, de acordo com a teoria. 
    Mas eu não consigo entender o que é o efeito global sobre um sistema, e por que ele pode resultar maior e menor que a soma dos efeitos das ações da parte.
    Se alguém conseguir me explicar, apesar da minha burrice extrema, eu ficaria muito agradecido.
  • Eu não sou administrador, mas tou estudando para o concurso do ibama e acho esta matéria muito chata e dificil, á assunto demais. Porém nesta questão eu quero explicar, para melhor entendimento, da seguinte forma: 5+(-3)=2. Temos dois termos (efeito das ações) que dá um resultado de um sistema, que é menor que um dos  efeitos. 
    Podendo ocorrer o mesmo na administração.
  • "Nessa abordagem, há possibilidade de o efeito global sobre um sistema resultar maior ou menor que a soma dos efeitos das ações das partes."

    Pessoal, vamos diferenciar alguns conceitos: 
             Sinergia = 
    existe quando duas ou mais causas produzem, atuando conjuntamente, um efeito maior do que a soma dos efeitos que produziriam quando atuando individualmente.
    Entropia = (o inverso de sinergia)
    significa que partes do sistema perdem sua integração e comunicação entre si, fazendo com que o sistema se decomponha, perca energia e informação e degenere.

    Logo, analisemos a questão sobre outra ótica: "Nessa abordagem, há possibilidade de que a soma dos efeitos das ações das partes sobre um sistema resultar o efeito global maior ou menor"
    Portanto a questão está certa, pois ela se refere a possibilidade de ocorrer a entropia (menor) ou a sinergia (maior) quando da soma entre as partes.
  • para a Teoria dos Sistemas, o todo pode ser

    maior que a soma das partes! O Cespe considerou ainda que o todo pode ser

    menor do que a soma das partes, o que realmente pode acontecer quando o

    sistema não funciona bem, sendo disfuncional. Assim, a alternativa está

    correta!

    Fonte: Estratégia concursos

  • Trata-se da SINERGIA, onde o todo é maior que a soma das partes.

  • A questão trata de SINERGIA, somente, quando diz que o efeito global sobre um sistema resulta MAIOR que a soma dos efeitos das ações das partes. Quando, porém, diz que o efeito global sobre um sistema resulta MENOR que a soma dos efeitos das ações das partes, significa uma organização malsucedida por NÃO HAVER SINERGIA. O resultado global MAIOR ou MENOR que a soma das ações das partes É POSSÍVEL para uma empresa. 

    É o que diz Chiavenato (Introdução a Teoria Geral da Administração, p. 490), "Sinergia é o esforço simultâneo de vários órgãos que provoca um resultado ampliado e potenciado. (...) A sinergia faz com que o resultado de uma organização seja diferente em quantidade ou qualidade da soma de suas partes. A "aritmética organizacional" pode dar um resultado como 2+2=5, ou, então,2+2=3, (...).As unidades de saída podem ser iguais, maiores ou menores do que as unidades de entrada. No caso anterior, a saída 3 significa uma organização malsucedida por não haver sinergia."

    No que diz respeito a polêmica levantada nos comentários desta questão sobre o real significado de "efeito global sobre um sistema", entendo que no caso a banca utilizou o termo como sinônimo de "resultado (output) de uma organização".

  • Correto!!!

    Nessa abordagem, há possibilidade de o efeito global sobre um sistema resultar maior ou menor que a soma dos efeitos das ações das partes. {Significa dizer, de maneira sintética, que o resultado de um sistema pode ser maior(saída maior que a entrada= empresa bem sucedida=>sinergia)ou menor(saída menor que a entrada= empresa mal sucedida=>entropia) que a soma das partes( todos os recursos e esforços reunidos). Ou seja, a empresa pode gerar resultados positivos ou negativos.}

    Sinergia é o esforço simultâneo de vários órgãos que provocam um resultado ampliado e potencializado.

    As unidades de saída podem ser maiores ou menores do que as unidades de entrada.

    Assim, o sistema aberto provoca um resultado maior do que a soma de suas partes quando apresenta sinergia: a reunião das partes proporciona o surgimento de novas potencialidades para o conjunto, qualidades emergentes que retroalimentam as partes, estimulando-as a utilizar suas potencialidades individuais” Pg.488 TGA CHIAVENATO, 2014 

    Entropia 2ª Lei da Termodinâmica e se refere à perda de energia dos sistemas fechados.Significa a tendência para a perda de energia e o desvanecimento do sistema,quando não consegue repor suas perdas.” Pg.492 TGA CHIAVENATO, 2014


  • O efeito global do TODO (todas as partes trabalhando ao mesmo tempo) pode ser maior do que o efeito global resultante apenas da soma dos resultados produzidos pelas PARTES (trabalhando individualmente) que o compõe.

  • A abordagem Sistêmica diz que:

     

    --> o TODO é maior (melhor) do que a soma das partes.

     

    --> o TODO é menor (pior)  do que a soma dsa partes. 

  • Pessoal,  lembrem-se,  para  a  Teoria  dos  Sistemas,  o  todo  pode  ser 
    maior que a soma das partes! O Cespe considerou ainda que o todo pode ser 
    menor do que a soma das partes, o que realmente pode acontecer quando o 
    sistema  não  funciona  bem,  sendo  disfuncional.  Assim,  a  alternativa  está 
    correta!

  • A ABORDAGEM SISTÊMICA DEIXA DE SER EFICAZ QUANDO PARA DE PRODUZIZ SINERGIA.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • SIMPLIFICANDO: 

    O EFEITO GLOBAL PODE SER MENOR OU MAIOR DO QUE AS AÇÕES DAS PARTES = OK!

    POR QUE? 

    Porque ações das partes do sistema podem ter mais efeito do que o TODO .

     

     

    CORRETA

  • Correto

     

    Caso efeito global sobre um sistema resultar menor que a soma dos efeitos das ações das partes, estaremos diante de uma organização malsucedida.

     

    A resposta se encontra no livro Introdução a Teoria Geral da Administração de Idalberto Chiavenato 7 ed.; PARTE VIII Abordagem Sistêmica da Administração; Capítulo 17 Teoria de Sistemas; Item: Apreciação Crítica da Teoria de Sistemas; Subitem 4: O efeito sinérgico das organizações como sistemas abertos; pag 490.

     

    4. O efeito sinérgico das organizações como sistemas abertos

     

    Sinergia é o esforço simultâneo de vários órgãos que provoca um resultado ampliado e potenciado. Uma das razões para a existência das organizações é o seu efeito sinérgico ou sinergístico. A sinergia faz com que o resultado de uma organização seja *diferente em
    quantidade ou qualidade da soma de suas partes. A "aritmética organizacional" pode dar um resultado como 2+2=5, ou, então, 2+2=3, 4, 7, 13, A, X, Z unidades de saída. As unidades de saída podem ser iguais, maiores ou menores do que as unidades de entrada. No caso anterior, a saída 3 significa uma organização malsucedida por não haver sinergia. A saída 4 é uma organização em ponto de equilíbrio, também sem sinergia. As saídas 7 e 13 indicam uma organização bem-sucedida, pois a saída é maior do que seu custo. As saídas A, X ou Z representam dimensões de saída que podem ser qualitativamente diferentes das unidades de entrada.40 Assim, o sistema aberto provoca um resultado maior do que.a soma de suas partes quando apresenta sinergia: a reunião das partes proporciona o surgimento de novas potencialidades para o conjunto, qualidades emergentes que retroalimentam as partes, estimulando- as a utilizar suas potencialidades individuais. Nesse sentido, as organizações produzem valor agregado
    por meio do efeito sinergístico. Os recursos humanos, materiais e financeiros - quando considerados como fatores de produção - geram riqueza por meio da sinergia organizacional. A perspectiva sistêmica mostra que a organização deve ser administrada como um todo complexo. O presidente da organização deve ser perito em totalidade e não apenas um coordenador geral de diversas áreas.

     

    *Diferente = Maior, menor ou igual.

  • Sim, pois para a abordagem sistêmica, causa e efeito são relativos. Tudo é possível pois o sistema é aberto, a empresa interaje muito com o ambiente externo, e o feedback externo será um fator determinante de como o ciclo do sistema vai iniciar e se manter. Cada um dos sistemas da empresa terão que se adaptar as informações que chegam no feedback. Esses sistemas que fazem parte de um todo ( que é tbm um sistema, só que maior) podem ter a soma dos seus resultados menores ou até maiores do que o todo, pois causa e efeito são relativos.

  • Gab: Certo

     

    Na abordagem sistêmica existe a interação de todas as suas partes gerando algo maior que se relaciona com o ambiente, por isso dizemos que o todo é maior do que a soma das partes.

     

    Porém o todo sistêmico também pode ser um resultado menor do que a soma das partes. Isso acontece quando um sistema pode estar com seu funcionamento prejudicado.

     

    Estratégia Concursos - Carlos Xavier

  • vamos chamar isso de sinergia reversa - soma das partes alem de ser fraca é horrível

  • Brincadeira, viu -.-

  • esta matéria é subjetiva demais.

  • Tudo é possível, basta crer.

  • Menor também? Então as questões que fala que o todo é maior está incorreta