SóProvas


ID
2805901
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre os aspectos que caracterizam a função de direção, foram feitas as seguintes afirmativas:

I. O dirigente é parte do processo decisório organizacional, sendo seu comportamento determinado por fatores internos e externos à organização. Excluem-se desses fatores os problemas familiares, pois estes nada têm a ver com o desempenho da organização.
II. O aprendizado gerencial, processo pelo qual o indivíduo adquire novos conhecimentos, envolve, pelo menos, quatro dimensões básicas: a cognitiva, a analítica, a comportamental e a habilidade de ação.
III. Exige-se, nos dias de hoje, que a capacidade de liderança esteja presente na formação do gestor. E a liderança requer, dentre outras, habilidades políticas e interpessoais, de autoconhecimento, de expressão e comunicação, ousadia, flexibilidade e ética.
IV. A gestão participativa, no sentido amplo do termo, compreende os meios pelos quais os membros de uma organização, individual ou coletivamente, podem influenciar os destinos dessa organização. No sentido restrito, significa o poder que é dado aos subordinados situados em níveis hierárquicos mais baixos para atuarem no processo decisório organizacional.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D: função direção que consiste em conduzir e motivar pessoas a executarem suas tarefas a fim de alcançar os objetivos organizacionais, exige do gerente a capacidade de coordenação, liderança, processos decisório e motivação.

    Fonte: https://www.dicionarioinformal.com.br/fun%C3%A7%C3%A3o%20dire%C3%A7%C3%A3o/

  • GAB D

    I - Não se excluem-se desses fatores os problemas familiares (fatores internos pelo qual o dirigente pode está passando).

    II -  São dimensões importantes a cognitiva, a analítica, a comportamental e a habilidade de ação (atitude).

    III - A capacidade de influência do líder precisa da consolidação desses aspectos primeiramente para si próprio e para repassar (habilidades políticas e interpessoais, de autoconhecimento, de expressão e comunicação, ousadia, flexibilidade e ética).

    IV - Ou seja, a gestão participativa é essa possibilidade genérica de participação tanto individual quanto coletivamente e também em um aspecto mais restrito significa dar a possibilidade de participação do nível mais operacional até de se sentirem mais valorizados.

     

    Se estiver passando pelo inferno, continue caminhando... 

  • Segundo Mota – 1991, 27 – o aprendizado gerencial envolve quatro dimensões básicas, a saber: . . habilidade cognitiva – significa ser informado e aprender sobre administração a partir do estoque de conhecimentos existentes, desde a definição de objetivos e a formulação de políticas até o arsenal de idéias existentes sobre estruturas, processos e comportamentos organizacionais; . . habilidade analítica – é aprender a identificar e diagnosticar problemas administrativos, decompondo-os em diferentes partes, para rearrumá-los na busca de novas soluções; aprende-se a estabelecer relações entre fatores organizacionais e a identificar os mais importantes, além de se poder ver a potencialidade de técnicas e instrumentos administrativos na solução de problemas; . . habilidade comportamental – significa adquirir novas maneiras de interação humana, dentre padrões alternativos conhecidos e validados socialmente; envolve, por exemplo, novas formas de comunicação, de interagir em pequenos grupos, de exercer ou de lidar com poder e autoridade; . . habilidade de ação – denota a capacidade de interferir intencionalmente no sistema organizacional, ou seja, a capacidade de transformar conhecimentos e alternativas comportamentais em formas efetivas de ação; envolve, basicamente, melhor conhecimento de si próprio, de seu papel organizacional, dos objetivos e do contexto organizacional em que atua, além do comprometimento com a missão sócio-econômica damissão sócio-econômica da instituição em que trabalha; acumular conhecimentos e idéias sobre administração pode ser importante, mas por si só não conduz à ação esperada ou desejada - a habilidade de agir, na sua dimensão individual, depende de características construídas na vida e passíveis de serem reconstruídas em programas e projetos de desenvolvimento gerencial – nesse sentido, a aprendizagem gerencial deve constituir parte importante do desenvolvimento pessoal, isso levará o indivíduo a adquirir um novo estilo e uma forma nova de pensar e agir administrativamente. . . fonte: http://ead2.fgv.br/ls5/centro_rec/docs/a_natureza_funcao_gerencial_2.doc