-
Monitoramento e Controle - Essa etapa busca fornecer informações-chave de desempenho de processos através de métricas ligadas às metas estabelecidas e ao valor para a organização. A análise do desempenho realizada nesta etapa pode fazer com que se desenvolvam atividades de melhoria, redesenho ou reengenharia.
Fonte: Material Estratégia Concursos (Prof. Carlos Xavier)
-
PDCA: Plan (Planejar) – Do (Fazer) – Check (Checar) – Act (Agir)
PDSA: Plan (Planejar) – Do (Fazer) – Study (Estudar) – Act (Agir)
-
GABARITO - B
Ciclo de gerenciamento de processo- CBOK:
-PLANEJAMENTO
-ANÁLISE
-DESENHO E MODELAGEM
-IMPLEMENTAÇÃO
-MONITORAMENTO/GERENCIAMENTO DE DESEMPENHO
-REFINANCIAMENTO
-
Monitoramento: os processos são acompanhados através de indicadores de desempenho previamente definidos para verificar se houve desvios.
Caso os processos não alcancem os resultados esperados em relação aos indicadores definidos, é necessário tomar ações para controlar os desvios observados.
-
LETRA B
CICLO DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE ACORDO COM O CBOK:
- PLANEJMANETO
- ANÁLISE
- DESENHO E MODELAGEM
- IMPLEMENTAÇÃO.
- MONITORAMENTO.
BONS ESTUDOS!!!
-
Fornecer informações é monitorar.
-
Ciclo de Vida BPM
Planejamento- mapeamento,diagnostico,identificação;
Análise- buscar informações- AS IS;
Desenho- desenho dos processos novos, os quais passarão por transformações- TO BE;
Implementação- onde se operacionaliza o novo processo que foi desenhado na etapa anterior;
Monitoramento e Controle- desempenho,correção,feedback;
Refinamento- correção,melhoria.
-
Pode vir com o nome de Gerenciamento de desempenho.
-
Prezados, gabarito letra B. Vejamos definições:
CICLO DE VIDA – BPM CBOK
Planejamento - Plano, estratégias, objetivos e metas - É aqui que é desenvolvido um plano e uma estratégia dirigida aos processos da organização, estabelecendo a estratégia e o direcionamento do BPM.
Análise - AS IS - A análise dos processos leva em conta diferentes metodologias para facilitar as atividades de identificação do contexto e de diagnóstico da situação atual, que constituem o foco desta etapa.
Desenho e modelagem - Identificação - Define as especificações para o processo de negócio/ TO BE- É no desenho que se definem as especificações dos processos de negócio, de modo que fique claro o quê, quando, onde, quem e como o trabalho será realizado.
Implementação - nada mais é do que a realização do desenho do processo de negócio aprovado. Ela se dá através de procedimentos e fluxos de trabalho documentados, testados e operacionais.
Monitoramento e controle - Pode ser chamado de "Simulação e emulação" - fornecer informações-chave de desempenho de processos através de métricas ligadas às metas estabelecidas e ao valor para a organização. A análise do desempenho realizada nesta etapa pode fazer com que se desenvolvam atividades de melhoria, redesenho ou reengenharia.
Refinamento - o refinamento trata aspectos de ajustes e melhorias pós-implementação de processos com base nos indicadores e informações-chave de desempenho. O Guia de Gestão de Processos de Governo afirma que esta etapa também pode ser chamada de "encenação", revendo o modelo de processo e implantando as mudanças propostas após o estudo de variados cenários.
FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS - PROF. HERON LEMOS.
-
Para o guia CBOK, o gerenciamento de processos é o seguinte:
Planejamento; Análise; Desenho e Modelagem; Implementação; Monitoramento; Refinamento
Bizu: Quem batiza o gerenciamento de processos é o PADRIM
---------------
A etapa de Monitoramento/Gerenciamento de Desempenho também pode ser chamada de "Simulação e Emulação", sendo responsável pela aferição e validação do processo, como forma de garantir que reste está representado conforme sua realidade, bem como pelo estudo de diversos cenários, possibilitando a análise de mudanças no processo.
(Fonte: Rodrigo Rennó)
Gabarito: Letra B