SóProvas


ID
2805955
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

João Costa Larga, diretor geral de RH de uma autarquia federal, pretende sugerir no plano de capacitação de RH do próximo ano a inclusão de dois projetos de treinamento: o primeiro está relacionado com a capacidade do sistema político de prestar contas de suas promessas aos cidadãos; e o segundo objetiva preparar servidores públicos para serem agentes ativos nos processos de mudança, inovando, assumindo riscos e tornando mais eficazes os processos administrativos. De acordo com os pressupostos da teoria organizacional, os dois projetos de João Costa Larga referem-se, respectivamente, a treinamentos em:

Alternativas
Comentários
  • D)

     

    5.3. Accountability
    Embora de origem remota, o termo accountability “veio para ficar” a partir da terceira onda de democratização dos anos 1980-1990. Um dos objetivos dos regimes democráticos é aumentar a responsabilização (accountability) dos governantes. Os políticos devem estar permanentemente prestando contas aos cidadãos. Quanto mais clara for a responsabilidade do político perante os cidadãos, e a cobrança destes em relação ao governante, mais democrático será o regime (Caderno Mare no 01).
    A utilização de recursos públicos e a prestação de contas sempre foram objeto de debate e preocupação, haja vista os constantes e contínuos desvios e má aplicação desses recursos, aliados à falta de penalização das autoridades responsáveis pela sua destinação. Como solução, busca-se não só fortalecer os controles, mas também despertar a consciência da correta utilização dos recursos e da necessidade de prestação de contas transparentes. O controle social também exerce importante papel nesse contexto.

  • Accountability = é um termo da língua inglesa que pode ser traduzido para o português como responsabilidade com ética e remete à obrigação, à transparência, de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados.


    O empreendedorismo governamental ocorre quando os gestores públicos aproveitam os recursos disponíveis de formas novas e melhores, buscando a satisfação e o benefício dos cidadãos. O conceito de empreendedorismo governamental surgiu com o livro Reinventando o Governo - como o espírito empreendedor está transformando o poder público, de Osborne e Gaebler. Um governo empreendedor atua estrategicamente buscando gerar receitas, e não despesas, ampliando as prestações dos serviços públicos e considerando os gastos sob uma perspectiva de investimento

  • Accountability; Empreendedorismo governamental.

    QUARENTENA TÁ RENDENDO MUITO :))

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Para resolução da questão, precisamos entender que a capacidade do sistema político de prestar contas de suas promessas aos cidadãos faz parte de um sistema de controle chamado de accountability. Esse processo refere-se ao conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os decisores governamentais a prestarem contas dos seus resultados, garantindo-se maior transparência e exposição das políticas públicas.

    Ademais, processos inovadores estão relacionados ao empreendedorismo governamental. Essa atuação é derivada de estudos elaborados pelos americanos David Osborne e Ted Gaebler, na obra Reinventando o governo (1994). Esse trabalho foi um marco na administração pública americana e disseminou uma cultura de excelência no serviço público. O governo empreendedor busca uma atuação mais competitiva do Estado, o qual deve ser descentralizado e promotor de mudanças. Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra D.


    Gabarito do Professor: Letra D.