SóProvas


ID
2806033
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Nilma Lino Gomes, “Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. A construção das diferenças ultrapassa as características biológicas, observáveis a olho nu. As diferenças são também construídas pelos sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural, nos processos de adaptação do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder. Sendo assim, mesmo os aspectos tipicamente observáveis, que aprendemos a ver como diferentes desde o nosso nascimento, só passaram a ser percebidos dessa forma, porque nós, seres humanos e sujeitos sociais, no contexto da cultura, assim os nomeamos e identificamos”.
(GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo : diversidade e currículo. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007).

Depreende-se dai que:

I. É natural que determinadas culturas, de um modo geral, ressaltem como positivos e melhores os valores que lhe são próprios, gerando um certo estranhamento e, até mesmo, uma rejeição em relação ao diferente.
II. Os seres humanos, enquanto seres vivos, apresentam diversidade biológica, ou seja, mostram diferenças entre si. Logo, é possível que o ser humano, enquanto parte da diversidade biológica, seja entendido fora do contexto da diversidade cultural.
III. A diversidade é um componente do desenvolvimento biológico e cultural da humanidade. Porém, ao longo do processo histórico e cultural e no contexto das relações de poder, algumas dessas variabilidades foram estereotipadas e tratadas de maneira preconceituosas.

As afirmações I, II, e III são, respectivamente,

Alternativas
Comentários

  • Falsa; falsa; verdadeira.



  • Questão hipócrita

     

  • I- Não é natural que culturas rejeitem o que é diferente no outro.

  • ACHEI QUE A PRIMEIRA FOSSE VERDADEIRA, PENSEI NA CULTURA INDÍGENA QUANDO NASCE GÊMIOS OU DEFICIENTES.

  • Questão terrível! Longa, cansativa; tá mais p/ interpretação de texto. Esses examinadores querem que conheçamos todos os milhões de teóricos da educação e suas obras, assim não dá! Principalmente p/ quem é das Exatas como eu.

    Errei só por causa do item II: "Possível" no sentido de "poder ser permitido" ou de "provável"? Ficou confuso.

  • Letra A não há nada de estranho com a questão, o candidato deve ter conhecimento da coleção de textos do Mec Indagações do currículo, a banca cobrou o texto na íntegra provavelmente em seu edital deve ter solicitado a leitura de tal bibliografia.

    I. É natural que determinadas culturas, de um modo geral, ressaltem como positivos e melhores os valores que lhe são próprios, gerando um certo estranhamento e, até mesmo, uma rejeição em relação ao diferente. Não é natural, isso é uma tendência padronizada de achar que existem culturas melhores ou piores o que pode resultar em práticas preconceituosas e racistas.

    II. Os seres humanos, enquanto seres vivos, apresentam diversidade biológica, ou seja, mostram diferenças entre si. Logo, é possível que o ser humano, enquanto parte da diversidade biológica, seja entendido fora do contexto da diversidade cultural. Não pode ser entendido, somos construídos de cultura.

    III. A diversidade é um componente do desenvolvimento biológico e cultural da humanidade. Porém, ao longo do processo histórico e cultural e no contexto das relações de poder, algumas dessas variabilidades foram estereotipadas e tratadas de maneira preconceituosas. Correto ao longo do tempo o ser humano padronizou algumas culturas como boas ou ruins tratando por exemplo o preto de maneira racista e o estrangeiro de maneira preconceituosa, ou seja, temos aversão ao diferente ainda