SóProvas



Questões de Currículo e Diversidade


ID
90619
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Hernández (1998) propõe o desafio de se repensar o saber escolar e a função da Escola, colocando no centro das reflexões a situação social em processo de mudança, característica do denominado pós-modernismo, que manifesta a existência de uma nova consciência artística, cultural e que provoca radicais transformações em nossa existência e em suas condições históricas. Com esse argumento, o autor justifica sua tese de que

Alternativas
Comentários
  • Pra esse tipo de questão você tem que conhecer a obra do autor, não tem pra onde correr :\


ID
213835
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O planejamento de um currículo para a educação infantil deve contemplar

Alternativas
Comentários
  • Pura LDB:

    Art. 26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
  • Porém, o artigo 26 trata do ensino fundamental e médio, e não do ensino fundamental como pede a questão
  • Com clareza fica melhor!!!!!!!  A questão correta é a letra D

  • A pergunta é sobre a educação infantil! Alternativa D responde o ensino fundamental e médio.

  • Letra    D

  •  A perguntar está elaborada de forma implícita.

    A resposta correta, de acordo com a DCNs, é a letra C.

    Às unidades de Educação Infantil cabe definir, no seu projeto político-pedagógico, com base no que dispõem os artigos 12 e 13 da LDB e no ECA, os conceitos orientadores do processo de desenvolvimento da criança, com a consciência de que as crianças, em geral, adquirem as mesmas formas de comportamento que as pessoas usam e demonstram nas suas relações com elas, para além do desenvolvimento da linguagem e do pensamento. pág 39.

  • O planejamento de um currículo para a educação infantil deve contemplar

    a)

    atividades que possam garantir um ritmo de aprendizagem comum a todas as crianças de um mesmo grupo.

    PODEMOS TRATAR TODAS AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE FORMA PADRONIZADA NÃO CONSIDERANDO SUAS EPECIFICIDADES?

    b)

    situações variadas que permitam uma diversidade de experiências e dispensar avaliações para evitar comparação entre as crianças.

    COMO EDUCADORES PODEMOS DISPENSAR OS PROCESSOS AVALIATIVOS?

    c)

    um método definido de ensino que esclareça para o professor como abordar cada um dos conteúdos réesptabelecidos.

    DESDE QUANDO OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SÃO RÉESTABELECIDOS? O MÉTODO DE ENSINO CITADO É ADEQUADO PARA A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

    d)

    a organização de tempo, espaços, rotina, materiais disponíveis e resultar de um projeto coletivo que considere o perfil da clientela.

    QUESTÃO CORRETÍSSIMA, JÁ QUE O PPP DA ESCOLA DE ED.INFANTIL SEMPRE EXIGE DE TODO CORPO PEDAGÓGICO QUE SE PREPARE COM ANTECEDÊCIA TODAS AS VERTENTES CITADAS (ORAGANIZAÇÃO DE TEMPO.ESPAÇOS,ROTINAS ETC) PARA MELHOR ATENDER A COMUNIDADE (CLIENTELA) DE FORMA QUE TAL ATENDIMENTO CONSIDERE O PERFIL DA MESMA.

    e)

    as características individuais dos educadores de modo a aproveitar melhor o talento de cada um a serviço da escola.

    NO PLANEJAMNETO DO CURRÍCULO,QUEM DEVEMOS COLOCAR NO CENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO,PROFESSOR OU O ALUNADO?

  • GABARITO: D


ID
543151
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Numa abordagem sociológica e crítica, o currículo pressupõe:

Alternativas
Comentários

ID
560251
Banca
ACAFE
Órgão
FCEE-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme definição nos documentos do MEC/SEESP, as adaptações de acesso ao currículo são definidas como:

Alternativas
Comentários
  • ADAPTAÇÕES DE ACESSO AO CURRÍCULO 
    Consistem no conjunto de modificações ou provisão de recursos técnicos e materiais, adequações no 
    ambiente, introdução de sistemas alternativos de comunicação que venham facilitar que os alunos 
    com necessidades educacionais especiais possam desenvolver satisfatoriamente o currículo regular. 

    Não encontrei nenhum alternativa condizente, penso que deviam ter incluido a palavra "provisão" antes de recursos, soaria melhor que "ou".

    Deus nos guie...

ID
819883
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de:

Alternativas
Comentários
  • Lei 10.639/2003
    Art.1      
    § 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
  • Texto   LDB - Art. 26.A   inciso 2.

    Gabarito: C


ID
993319
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Lucília Machado em “Ensino médio e técnico com currículos integrados” a construção do currículo integrado exige, necessariamente

I a mudança de postura pedagógica dos professores e dos alunos;

II a consideração do modelo cultural que hierarquiza os conhecimentos como uma estrutura de organização para o planejamento do ensino e aprendizagem;

III a busca de inter-relações, de uma coerência de conjunto e a implementação de uma concepção metodológica global;

IV a consideração da diversidade dos processos educativos que historicamente foi criada e que demarca as culturas pedagógicas;

V a promoção de práticas pedagógicas compartilhadas e orientadas por uma relação dialógica;

VI o reconhecimento de que é preciso considerar as parcelas preexistentes de conhecimentos e também os novos conhecimentos que são produzidos nessa interação educacional.

Estão CORRETAS as afirmações descritas apenas em:

Alternativas
Comentários
  • II) Consideração! Como atuar sem levar em conta a existência de algo, seja para afirmá-la ou negá-la.


ID
1172341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras. Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos.


Na organização e gestão do currículo, as abordagens multidisciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, pois, nenhuma delas transcende a organização disciplinar e, por conseguinte, não rompem com a estagnação e fragmentação curricular.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Na organização e gestão do currículo, as abordagens DISCIPLINAR, PLURIDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR e TRANSDISCIPLINAR requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante. PERPASSAM TODOS OS ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR, desde o planejamento do trabalho pedagógico, a gestão administrativo-acadêmica, até a organização do tempo e do espaço físico e a seleção, disposição e utilização dos equipamentos e mobiliário da instituição, ou seja, todo o conjunto das atividades que se realizam no espaço escolar, em seus diferentes âmbitos.

    As abordagens MULTIDISCIPLINAR, PLURIDISCIPLINAR e INTERDISCIPLINAR fundamentam-se nas mesmas bases, que são as disciplinas, ou seja, o recorte do conhecimento. Para Basarab Nicolescu (2000, p. 17), em seu artigo “Um novo tipo de conhecimento: transdisciplinaridade”, a disciplinaridade, a pluridisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade são as quatro flechas de um único e mesmo arco: o do conhecimento.

    Enquanto a MULTIDISCIPLINARIDADE expressa frações do conhecimento e o hierarquiza, a PLURIDISCIPLINARIDADE estuda um objeto de uma disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo. Segundo Nicolescu, a pesquisa pluridisciplinar traz algo a mais a uma disciplina, mas restringe-se a ela, está a serviço dela.

    A TRANSDISCIPLINARIDADE refere-se ao conhecimento próprio da disciplina, mas está para além dela. O conhecimento situa-se na disciplina, nas diferentes disciplinas e além delas, tanto no espaço quanto no tempo. Busca a unidade do conhecimento na relação entre a parte e o todo, entre o todo e a parte.

    A INTERDISCIPLINARIDADE pressupõe a transferência de métodos de uma disciplina para outra. Ultrapassa-as, mas sua finalidade inscreve-se no estudo disciplinar. A interdisciplinaridade é, portanto, entendida aqui como abordagem teórico-metodológica em que a ênfase incide sobre o trabalho de integração das diferentes áreas do conhecimento, um real trabalho de cooperação e troca, aberto ao diálogo e ao planejamento (Nogueira, 2001, p. 27).

    A TRANSVERSALIDADE é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas, eixos temáticos são integrados às disciplinas, às áreas ditas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas. A transversalidade difere-se da interdisciplinaridade e complementam-se; ambas rejeitam a concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado. A primeira se refere à dimensão didático-pedagógica e a segunda, à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.

    Fonte: https://petecaportal.wordpress.com/2014/12/19/as-abordagens-disciplinar-pluridisciplinar-interdisciplinar-e-transdisciplinar/

  • Errado! A Interdisciplinaridade rompe com a estagnação e a fragmentação, ao passo que a Transdisciplinaridade transcende.


ID
1194802
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Constata-se, no mundo, um crescente interesse pelos estudos culturais e curriculares, cujo cerne é a análise dos processos de seleção e organização dos conhecimentos veiculados pela escola. As hipóteses que norteiam o trabalho voltam-se para a investigação da relação entre o poder, a ideologia, o controle social e a forma como os conhecimentos são selecionados, organizados e tratados pela escola. Têm como pressuposto que os conteúdos escolares, expressos nos livros didáticos, nos guias curriculares, em outros materiais pedagógicos e na prática escolar contribuem para a manutenção das desigualdades sociais. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  LETRA A

     

    A tendência crítico-social dos conteúdos tem como fonte de inspiração esses estudos a respeito do currículo.

     

    Não conhecia os outros autores, mas essa foi a assertiva mais sensata, visto que as outras eram excessivamente restritivas. 


ID
1212103
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Gramsci criticava a dualidade educacional do seu tempo, por separar formação humanista de formação profissional. No entendimento do autor, era uma formação unilateral, que separava o pensar e o fazer. Para formar uma pessoa capaz de “pensar, de estudar, de dirigir ou controlar quem dirige”, defendia o trabalho como princípio educativo. Na atual “modernidade líquida”, o consumo tornou-se princípio educativo e a publicidade modela as identidades de crianças e jovens que chegam à escola. Um currículo orientado para a formação omnilateral deverá priorizar:

I. Uma visão integral da vida, dos problemas filosóficos e morais, que são o fundamento da ação política e econômica;
II. Um princípio educativo, que centre o homem no contexto social e estabeleça uma relação dialética entre ambos mediada pelo trabalho e pela cultura;
III. O desenvolvimento de competências instrumentais à prática pedagógica;
IV. A compreensão da diferença entre o trabalho como atividade concreta do homem e o trabalho substrato de alienação.

Estão corretas as alternativas:

Alternativas
Comentários
  • Omnilateral é a formação humana oposta à formação unilateral provocada pelo trabalho alienado e pela divisão social do trabalho, e objetiva: uma visão integral da vida, dos problemas filosóficos e morais, que são o fundamento da ação política e econômica; um princípio educativo, que centre o homem no contexto social e estabeleça uma relação dialética entre ambos mediada pelo trabalho e pela cultura; e a compreensão da diferença entre o trabalho como atividade concreta do homem e o trabalho substrato de alienação. O desenvolvimento de competências instrumentais à prática pedagógica não entra nesse contexto, pois representa, na prática, a divisão social do trabalho, a qual gera as desigualdades sociais.

    GABARITO: alternativa “E”

  • Antonio Gramsci defendia uma escola unitária, isto é, que valorize a formação humana não como algo pautado exclusivamente na teoria, ou exclusivamente na prática, mas em uma escola única. O trabalho como princípio diz respeito a uma formação humana integral, não sobre a formação humana ligada ao trabalho centralizado no capitalismo. Gabarito E.

    #vousernomeado


ID
1301065
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

60. Sobre a relação currículo e conhecimento, é correto afrmar:

1. O currículo é um campo em que se tenta impor tanto a definição particular de cultura de um dado grupo quanto o conteúdo dessa cultura.

2. O currículo é um território em que se travam ferozes competições em torno dos significados.

3. O papel do educador no processo curricular é fundamental. Ele é um dos grandes artífices da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.

4. Todo currículo é neutro, isto é, independe de questões externas à escola.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Impor? Como assim? alguém me explica a letra A?

  • Sobre a letra A) O currículo é um campo em que se tenta impor tanto a definição particular de cultura de um dado grupo quanto o conteúdo dessa cultura.

    Para explicar essa questão é necessário recorrer a Michael Apple (teoria crítica do curriculo): o autor questiona a seleção do currículo e a preferencia de certos conteúdos em detrimento de outros. Para esse autor, o currículo concebe, de forma hegemônica, as estruturas econômicas e sociais mais amplas. Desse modo, o currículo apresenta as ideias de determinados grupos dominantes. Ele não é neutro!

    E como essa imposição é feita? De diversas formas, podendo ser por meio do curriculo formal, através de exigências dos sistemas de ensino; curriculo real, em que o professor trabalha com as crianças de forma diferente, considerando a origem social delas; curriculo oculto, constituido por valores, identidades e ideologias que permeiam as atividades advindas do currículo formal.


ID
1316323
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do assunto Currículo e Diversidade, trabalhado pelo MEC, classifique os itens em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a opção correta.

( ) Certos saberes que não encontram um lugar definido nos currículos oficiais podem ser compreendidos como uma ausência ativa e, muitas vezes, intencionalmente produzida.
( ) Há, na educação brasileira, uma monocultura do saber, que privilegia o saber científico (transposto didaticamente como conteúdo escolar) como único e legítimo.
( ) Os movimentos sociais, conquanto sujeitos políticos, podem ser vistos como produtores de saber. Este tem sido considerado enquanto tal pelo campo educacional.
( ) A inserção da diversidade nos currículos implica compreender as causas políticas, econômicas e sociais de fenômenos como etnocentrismo, racismo, sexismo, homofobia e xenofobia.
( ) Há diversos conhecimentos produzidos pela humanidade que ainda estão ausentes nos currículos e na formação dos professores.

Alternativas
Comentários
  • Cabe destacar, aqui, o papel dos movimentos sociais e culturais nas demandas em prol do respeito à diversidade no currículo. Tais movimentos indagam a sociedade como um todo e, enquanto sujeitos políticos, colocam em xeque a escola uniformizadora que tanto imperou em nosso sistema de ensino. Questionam os currículos, imprimem mudanças nos projetos pedagógicos, interferem na política educacional e na elaboração de leis educacionais e diretrizes curriculares.

     

    Nessa perspectiva, os movimentos sociais conquanto sujeitos políticos podem ser vistos como produtores de saber. Este nem sempre tem sido considerado enquanto tal pelo próprio campo educacional. O não reconhecimento dos saberes e das práticas sociais no currículo tem resultado no desperdício da experiência social dos(as) educandos(as), dos(as) educadores(as) e da comunidade nas propostas educacionais (Santos, 2006).

     


ID
1316326
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A relação Currículo e Diversidade está presente na maior parte dos documentos escolares, além de ser encontrado na regulação do setor educacional. Assinale a opção que melhor completa a sentença: Assumir a diversidade do currículo significa

Alternativas

ID
1316332
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. As diferenças são também construídas pelos sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural, nos processos de adaptação do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder. Sendo assim, mesmo os aspectos tipicamente observáveis, que aprendemos a ver como diferentes desde o nosso nascimento, só passaram a ser percebidos dessa forma, porque nós, seres humanos e sujeitos sociais, no contexto da cultura, assim os nomeamos e identificamos.

Em relação ao conceito de diversidade e sua relação com o currículo, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  •  b)

    Conviver com as diferenças é construir relações de respeito e de interpelações que irão contribuir para um espaço hierarquicamente diferenciado entre os participantes.

  • Eu nao entendi

  • Essa é típica questão "nada a ver" dos concursos .....


ID
1337677
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação a Currículo, avalie as afirmativas abaixo.

I. Currículo são experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades dos estudantes.

II. O Currículo oculto envolve atitudes e valores transmitidos pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.

III. Currículo são disciplinas organizadas de forma interdisciplinar, apresentadas por meio das ementas escolares.

IV. O Currículo é construído pela equipe diretiva ou grupo de pessoas especializadas e executado pelo corpo docente escolar.

V. Currículo são conteúdos a serem ministrados em uma disciplina escolar, necessários para qualquer grau ou nível de ensino.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • “Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.” (VEIGA, 2002, p.7)


  • Sobre as várias manifestações de currículo, Sacristán no livro "Currículo - Uma avaliação sobre a prática" aponta na página 113 o seguinte conceito:

    "O currículo prescrito, quanto a seus conteúdos e a seus códigos, em suas diferentes especialidades, expressa o conteúdo base da ordenação do sistema, estabelecendo a sequência de progresso pela escolaridade e pelas especialidades que o compõem"

    Não sei como a banca considerou a assertiva (V) errada. Eu entraria com recurso...


ID
1363945
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A reforma curricular aponta que o currículo, enquanto instrumentação da cidadania democrática, deve contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a realização de atividades nos três domínios da ação humana. Assinale a alternativa que os apresenta.

Alternativas
Comentários
  • O currículo, enquanto instrumentação da cidadania democrática, deve contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a realização de atividades nos três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva, visando à integração de homens e mulheres no tríplice universo das relações políticas, do trabalho e da simbolização subjetiva.

     

    Gabarito: B

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf

  • crianças são sempre protegidas. As medidas socioeducativas são para adolescentes


ID
1393636
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Entender o que significa currículo conduz à necessidade de considerar suas dimensões: epistemológica, política e sociológica. Nesse sentido, o currículo:
1. É constituído e atravessado por relações de poder, ele é a expressão de relações sociais de poder.
2. Mantém estreita desarticulação com os conceitos de cultura e ideologia.
3. Deve ser tomado como integrante de um processo de produção de sentidos, de significações, de sujeitos.

Está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1393642
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No entendimento de Flávio Moreira (1998), “o currículo não é o veículo de algo a ser transmitido e passivamente absorvido, mas o terreno em que ativamente se criará e se produzirá cultura”. Nessa perspectiva, o currículo:

1. É compreendido como instrumento de veiculação desinteressada do conhecimento social e cultural produzido historicamente.
2. Atua como difusor de uma cultura produzida em outro local, por outros agentes.
3. Representa espaço privilegiado de manifestação de consensos.

Está(ão) incorreta(s)

Alternativas

ID
1393846
Banca
IPAD
Órgão
SEDUC-PE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Organizar o currículo a partir das disciplinas significa:

Alternativas

ID
1393849
Banca
IPAD
Órgão
SEDUC-PE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Organizar o currículo por área de conhecimento significa:

Alternativas
Comentários
  • d)

    superar a concepção tradicional de currículo.


ID
1393858
Banca
IPAD
Órgão
SEDUC-PE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dentre as características de um currículo elaborado a partir das competências estão:

Alternativas
Comentários
  • As competências estão vinculadas ao saber fazer, portanto o item correto é a letra c que aborda a aprendizagem com foco nos conceitos chave e na centralização no aluno.


ID
1404376
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na organização e gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante. Perpassam todos os aspectos da organização escolar, desde o planejamento do trabalho pedagógico, a gestão administrativo-acadêmica, até a organização do tempo e do espaço físico e a seleção, disposição e utilização dos equipamentos e mobiliário da instituição, ou seja, todo o conjunto das atividades que se realizam no espaço escolar, em seus diferentes âmbitos. As abordagens multidisciplinar, pluridisciplinar e interdisciplinar fundamentam-se nas mesmas bases, que são as disciplinas, ou seja, o recorte do conhecimento. É correto afirmar que a multidisciplinaridade

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é muito boa para revisar:

     

    A multidisciplinaridade expressa frações do conhecimento e o hierarquiza. (A - gabarito da questão)

     

    A pluridisciplinaridade estuda um objeto de uma disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo. Segundo Nicolescu, a pesquisa pluridisciplinar traz algo a mais a uma disciplina, mas restringe-se a ela, está a serviço dela. ( B )

     

    A transdisciplinaridade refere-se ao conhecimento próprio da disciplina, mas está para além dela. O conhecimento situa-se na disciplina, nas diferentes disciplinas e além delas, tanto no espaço quanto no tempo. Busca a unidade do conhecimento na relação entre a parte e o todo, entre o todo e a parte. ( C )

     

     A interdisciplinaridade pressupõe a transferência de métodos de uma disciplina para outra. Ultrapassa-as, mas sua finalidade inscreve-se no estudo disciplinar. Pela abordagem interdisciplinar ocorre a transversalidade do conhecimento constitutivo de diferentes disciplinas, por meio da ação didáticopedagógica mediada pela pedagogia dos projetos temáticos. Estes facilitam a organização coletiva e cooperativa do trabalho pedagógico, embora sejam ainda recursos que vêm sendo utilizados de modo restrito e, às vezes, equivocados. ( D )

     

    A transversalidade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas, eixos temáticos são integrados às disciplinas, às áreas ditas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas. A transversalidade difere-se da interdisciplinaridade e complementam-se; ambas rejeitam a concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado. A primeira se refere à dimensão didáticopedagógica e a segunda, à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento. ( E )


ID
1414312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere às teorias tradicionais, críticas e pós-críticas relativas ao currículo e à construção do conhecimento, julgue o item subsequente.

Currículo oculto e eficiência são elementos característicos da teoria crítica.

Alternativas
Comentários
  • Eficiência é teoria tradicional


  •  

    Associando as palavras a cada teoria, temos:

     

    Teorias Tradicionais: Organização; Aprendizagem; Metodologia; Didática; Planejamento; Objetivos; Ensino e Eficiência.

     

    Teorias Críticas: Reprodução Cultural e Social; Poder; Emancipação; Ideologia; Capitalismo; Libertação; Conscientização;

     

    Currículo Oculto: Relações Sociais.

     

    Fonte: Profa. Fabiana Firmino e Profa. Fernanda (Estratégia Concursos)

     

    Gabarito: ERRADO.

     

    Bons Estudos!!! ^^

     

     

     

     

  • Eficiência faz parte da teoria tradicional e curriculo oculto da teoria critica.

    Por tanto , a questão se tornou errada pelo fato de afirmar que eficiência faz parte da teoria critica

  • Currículo oculto e eficiência são elementos característicos da teoria crítica.

    Currículo oculto elemento da teoria crítica

    Currículo eficiência elemento da teoria tradicional..

  • Eficiência e uma carateistica da teoria tradicional e não critica.

  • Eficiência é do currículo tradicional!


ID
1421884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o ite a seguir, no que se refere ao currículo e às práticas avaliativas.

Currículo e avaliação devem ser definidos separadamente.

Alternativas
Comentários
  • errado = um estar interligado no outro não há separação

  • Errado! São indissociáveis.


ID
1421887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o ite a seguir, no que se refere ao currículo e às práticas avaliativas.

O uso de um currículo crítico e transformador possibilita uma prática avaliativa classificatória e autoritária.

Alternativas
Comentários
  • Um currículo crítico e transformador é um espaço de resistência, emancipação e libertação que não possibilita uma prática de avaliativa, classificatória e a autoritária. 


ID
1421890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o ite a seguir, no que se refere ao currículo e às práticas avaliativas.

Sendo parte integrante do projeto político-pedagógico da escola, o currículo possibilita o desenvolvimento de práticas pedagógicas cidadãs e democráticas.

Alternativas

ID
1421893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item a seguir, no que se refere ao currículo e às práticas avaliativas.

O currículo fundamentado na avaliação formativa sustenta-se na defesa da subjetividade.

Alternativas
Comentários
  • subjetividade

    substantivo feminino

    1.característica do que é subjetivo.

    2.domínio do que é subjetivo.

    O currículo fundamentado na avaliação formativa sustenta-se na defesa da subjetividade.

    Se é pra formar o sujeito, aluno em um ser crítico e pensante, claro que vai estar ligado à subjetividade dele.

     

    foco...força...fé...

  • A avaliação formativa é a componente indispensável e indissociável da prática pedagógica, suas múltiplas funções se consubstanciam na orientação e regulação do processo ensino-aprendizagem no âmbito da aprendizagem significativa. Para o aluno, a função dessa concepção de avaliação é fornecer subsídios para que ele compreenda o seu próprio processo de aprendizagem e o funcionamento de suas capacidades cognitivas subjacentes na resolução de problemas. Dentro desse escopo, o foco se desloca do nível do desempenho para o da competência.

    Estando o conceito de avaliação formativa atrelado à possibilidade de fornecer subsídios para que o alunado adquira a capacidade de compreender seu próprio processo de aprendizagem e o funcionamento de suas capacidades cognitivas, esse tipo de avaliação denota subjetividade.

     

  • Sinônimos de subjetividade: parcialidade, paixão, passionalidade

ID
1421896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ainda no que se refere ao currículo, julgue o item seguinte, com base nos postulados da pedagogia crítica.

O currículo deve ser reduzido ao nível prático da instrução.

Alternativas
Comentários
  • O currículo não diz respeito apenas a uma relação de conteúdos, mas envolve também:

    “questões de poder, tanto nas relações professor/aluno e administrador/professor, quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano da escola e fora dela,

  • Errado.

    O currículo jamais deve ser reduzido, e sim ampliado. Deve unificar as práticas pedagógicas às vivências dos alunos e dar significado ao aprendizado.

  • "O currículo deve ir para além dos muros da escola"

    Professora Andreia Sousa (Grancursos online)


ID
1421902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ainda no que se refere ao currículo, julgue o item seguinte, com base nos postulados da pedagogia crítica.

Conforme os postulados da pedagogia crítica, o currículo deve ser uma construção social realizada mediante um processo dialético.

Alternativas
Comentários
  • Certo : é um processo dialético.

  • ⊙ ETIM dialektkḗ (tékhnē ) '(arte) dialética, arte de discutir e usar argumentos lógicos, esp. por perguntas e respostas', pelo lat. dialectĭca,ae

    Fonte: google


ID
1569805
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O planejamento das atividades pedagógicas inclusivas deve ter como objetivo propiciar o que está garantido, desde 1996, na LDBN, Lei 9394, em seu artigo 59. Neste sentido, é necessário que o professor:

Alternativas
Comentários
  • Art. 59.  Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;

    III - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;

  • c)

    Reflita sobre a sua prática pedagógica, para que atenda às necessidades de todos os alunos. 

  • Muito bom


ID
1569868
Banca
REIS & REIS
Órgão
Prefeitura de Santana do Jacaré - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo sobre o Currículo Escolar:


I. O papel do educador no processo curricular é fundamental. Ele é um dos grandes artífices, queira ou não, da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.

II. A escola precisa preparar-se para bem socializar os conhecimentos escolares e facilitar o acesso do(a) estudante a outros saberes.

III. Entendemos relevância, então, como o potencial que o currículo possui de tornar as pessoas capazes de compreender o papel que devem ter na mudança de seus contextos imediatos e da sociedade em geral, bem como de ajudá-las a adquirir os conhecimentos e as habilidades necessárias para que isso aconteça.


Estão corretas: 

Alternativas
Comentários
  • letra D é a resposta todas estão corretas

ID
1629817
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Planejamento, de acordo Libâneo (1992), oportuniza a articulação de momentos distintos que se complementam entre si, quais sejam:

Alternativas
Comentários
  • questão anulada pela banca, com toda razão,pois se "apenas a alternativa "d" está incorreta", o avaliador estará excluindo o Planejamento curricular!

  • Obrigada Benara Modesto..

  • No seu livro "Didática", JOsé Carlos Libâneo desta os três tipos de planejamento conforme a questão, indagando também como um deriva do outro, sendo concequências desejáveis e ao mesmo tempo se completam.Porém, Libâneo não fala nada de planejamento curricular!!!

     

    Letra D, correto.

  • Thiago, apesar desse autor em especial não falar diretamente de Planejamento curricular nessa obra como você citou, a questão diz que o "planejamento  oportuniza a articulação de momentos distintos", não é perguntado na questão os tipos de planejamento segundo o autor. Ora, como excluir o currículo do Planejamento? Talves  pelo fato dessa confusão e falta de clareza a mesma foi anulada. 

     

    Bem, foi isso que entendi! Uma humilde opinião.


ID
1629832
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Freire (1991) destaca como fundamental a construção do currículo, a partir do levantamento do universo vocabular, dentro de um contexto cultural situado. Desse modo, ele diferencia a cultura popular da erudita e, assim o fazendo, opta pela cultura das classes populares. Nessa perspectiva, o currículo, deve ser organizado:

Alternativas
Comentários
  • Para um grupo de pessoas.... pois quando falamOs em determinado grupo estamos apenas reforçando esteriotipos

  • Essa questão, na verdade, só teve três alternativas. Se a letra "a" estivesse correta, automaticamente a "e" também estaria, então a questão teria duas respostas e seria anulada. 

  • uma palavra define essa questão:

     

    doidera


ID
1645489
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diversidade, desigualdade e diferença são questões que fazem parte do léxico de discursos que circulam no campo da produção das atuais políticas educacionais. Em relação aos pressupostos da educação que levam em conta esses conceitos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Achei que essa questão a Certa seria a A, uma vez que na D, fala sobre raça, e esse termo não existe na espécie humana, uma vez que só existe uma unica Raça. 

  • Gab D

     

    Marcos Gurgelis,

    A letra  alternativa "A" fala  da pedagogia das competências. Ao inserir no texto "teoria crítico-social", torna a questão errada!

  • Em relação a letra A, não é possível superar as desigualdades na distribuição do conhecimento. O que necessita ser feito é modificar o currículo para que essas "desigualdades" sejam amenizadas.

  • a) Em tempos de globalização econômica e das novas demandas do mundo do trabalho, a escola precisa buscar amparo na teoria crítico-social dos conteúdos como forma de superar a desigualdade na distribuição dos conhecimentos historicamente instituídos. (MINIMIZAR)

     b) A escola, instituição social imune às relações de poder presentes na sociedade capitalista, precisa dar espaço para a manifestação das desigualdades. (da DIVERSIDADE)

     c) Na sociedade humana, as diferenças são produzidas e reproduzidas no mundo natural e/ou no mundo transcendental e por essas razões devem ser ignoradas. (NÃO DEVEM SER IGNORADAS)

     d) O currículo escolar precisa incluir questões que tratam de raça, identidade, poder do conhecimento, ética e subjetividade como forma de contemplar a diversidade de culturas presente na escola. 

  • Só existe uma raça ou só uma espécie?


ID
1645540
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo as diretrizes curriculares nacionais para a educação básica (Resolução CNE N.º 4, de julho de 2010), uma escola de qualidade social, que compreende o seu projeto pedagógico e a necessidade de formação para a conquista da cidadania discente, adota como centralidade o estudante e a aprendizagem. Esse princípio NÃO requer:

Alternativas
Comentários
  • Seção I
    Avaliação da aprendizagem

    Art. 47. A avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança em ato, acima de tudo, político.
    § 1º A validade da avaliação, na sua função diagnóstica, liga-se à aprendizagem, possibilitando o aprendiz a recriar, refazer o que aprendeu, criar, propor e, nesse contexto, aponta para uma avaliação global, que vai além do aspecto quantitativo, porque identifica o desenvolvimento da autonomia do estudante, que é indissociavelmente ético, social, intelectual.
    § 2º Em nível operacional, a avaliação da aprendizagem tem, como referência, o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoções que os sujeitos do processo educativo projetam para si de modo integrado e articulado com aqueles princípios definidos para a Educação Básica, redimensionados para cada uma de suas etapas, bem assim
    no projeto político-pedagógico da escola.
    § 3º A avaliação na Educação Infantil é realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, mesmo em se tratando de acesso ao Ensino Fundamental.
    § 4º A avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, de caráter formativo predominando sobre o quantitativo e classificatório, adota uma estratégia de progresso individual e contínuo que favorece o crescimento do educando, preservando a qualidade necessária para a sua formação escolar, sendo organizada de acordo com regras comuns a essas duas etapas.

     

     

    #Não fala nada de nivelar o aprendizado ou o aluno em sua função formativa....

  • TÍTULO IV

    ACESSO E PERMANÊNCIA PARA A CONQUISTA DA QUALIDADE SOCIAL

     

    Art. 9º A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos:

    I - revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela;

    II - consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando as várias manifestações de cada comunidade;

    VI - compatibilidade entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade;

    III - foco no projeto político-pedagógicono gosto pela leitura e na avaliação das aprendizagens, como instrumento de contínua progressão dos estudantes.

    (1)

    O trecho mencionado apesar de correto está incompleto.

     

    Alternativa correta: LETRA D

  • d)

    Foco na avaliação das aprendizagens como instrumento de nivelamento e progressão dos estudantes.


ID
1685440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

O currículo é uma práxis que ocorre em condições concretas de interações sociais e culturais.


Alternativas
Comentários
  • certo

     

     

  • práxis = ação 

  • PRÁXIS significa TEORIA E PRÁTICA. 

  • práxis: ação-reflexão-ação 

    Paulinho Freire 


ID
1685446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

As orientações, o modelo de educação e a seleção de conteúdos refletem-se no currículo da instituição.


Alternativas
Comentários
  • certo

     

  • "As orientações, o modelo de educação e a seleção de conteúdos refletem-se no currículo da instituição."


    A afirmativa refere-se ao currículo formal.


    As dimensões do currículo se dividem em :

    currículo formal ( aquele que já vem prescrito para educação dos alunos );

    currículo real ( aquele que de fato é aplicado na sala de aula) e

    currículo oculto ( aquele que não é explicitado em um documento mas trata de assuntos que complementam o aprendizado mútuo.)

  • Concordo!! De início eu já desconsiderei todas as alternativas que falam em aberratio ictus pois o disposto no enunciado em nenhum momento transparece o erro na execução!


ID
1721047
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na educação politécnica na saúde, onde o currículo é desenvolvido a partir de uma abordagem sociológica e crítica, ciência e cultura são dimensões estruturantes da organização curricular.

Sobre essa forma de abordar e desenvolver o currículo, analise as afirmativas a seguir. 

I. Defende que o conhecimento materializado como currículo educacional não pode ser analisado fora de sua constituição social e histórica, sendo o currículo um artefato social e cultural.

II. Concebe a cultura como um campo em que se enfrentam diferentes e conflitantes concepções de vida social, que remetem a grupos e classes sociais distintos.

III. Compreende o currículo como um terreno em que se cria e se produz cultura e, não, como um mero transmissor da cultura a ser recebida pelos alunos.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • II. Concebe a cultura como um campo em que se enfrentam diferentes e conflitantes concepções de vida social, que remetem a grupos e classes sociais distintos. A educação não é neutra e sim composta por opiniões divergentes, heterogêneas, em meio a tensões produzindo e reproduzindo cultura.


ID
1725781
Banca
SHDIAS
Órgão
Prefeitura de São Manuel - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É o conceito que designa um programa educativo centrado na defesa da diversidade cultural e que tem como finalidade o desenvolvimento de uma cultura ampla:

Alternativas
Comentários
  • MULTICULTURALISMO  X  HOMOGENEIZAÇÃO CULTURAL
    -IDEAL                                      - ECONOMICA,GLOBALIZAÇÃO
                                                      -MÍDIA, CAPITALISMO, ETC. (TENDÊNCIA).
    MULTICULTURALIMO BENIGNO- > VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS.
    BRASIL- PLURALISTA

    MULTICULTURALISMO CRÍTICO- O DIÁLOGO É FUNDAMENTAL PARA A ELIMINAÇÃO DAS DESCONFIANÇAS ENTRE POVOS DE CULTURAS DIFERENTES

  • É o conceito que designa um programa educativo centrado na defesa da diversidade cultural e que tem como finalidade o desenvolvimento de uma cultura ampla.

  • c)

    Currículo Multicultural

  • A resposta está na própria pergunda quando esta diz - DIVERSIDADE CULTURAL - logo entendi-se que é sobre o Curriculo Multicultural.

    Resposta: C


ID
1762453
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo de inclusão escolar pode prever como uma das metodologias a individualização do ensino, através de planos específicos de aprendizagem para o aluno. No entanto, deve-se evitar

Alternativas
Comentários
  • Deve-se fazer um currículo diversificado.

  • Na realidade é currículo adaptado, pois você precisa adaptar o aluno ao conteúdo trabalhado, não diversificar.

  • Aqui no DF é feito uma adequação curricular com o aluno ANEE (Aluno com Necessidades Especiais), juntos, o professor regente e o professor da sala de recurso, fazem essa adequação conforme a necessidade especial de cada aluno diagnosticado.  

  • Gabarito A

    " ...estes alunos ficam à margem do grupo,..." é exclusão.

  • Discordando da Viviane o currículo deve ser  diversificado para que o aluno possa construir suas aprendizagens de   maneira signidicativa, uma vez que ele é protagonista no processo ensino-aprendizagem.   

  • Deve-se evitar

    A

    fazer um currículo individual paralelo para alguns alunos. Caso isto aconteça, estes alunos ficam à margem do grupo, pois as trocas significativas feitas em uma sala de aula necessariamente acontecem em torno dos objetos de aprendizagem.

  • EU NÃO ENTENDI PORQUE A LETRA B ESTÁ ERRADA, POIS NUNCA OUVI DIZER QUE DEVE-SE EVITAR LEVAR EM CONTA A DIVERSIDADE...


ID
1791724
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Avalie se, no cenário da inclusão, a organização curricular não deve estar preocupada somente com as diferenças relacionadas às deficiências mas também com:

I. As manifestações e as expressões culturais e com a subjetividade humana.

II. O currículo hegemônico pois reforça a questão de trabalhar apenas as culturas dominantes.

III. O planejamento curricular e suas características dando espaço para a pluralidade cultural.

IV. As oportunidades para as classes populares dando acesso aos alunos sem nenhuma deficiência.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito está errado. Resposta certa seria letra B. 

  • ITEM IV correto? Não creio!

    Para mim, bem como para a colega abaixo, gab B

  • Concordo que o gabarito esteja errado. Seria letra B

  • Acredito que o gabarito esteja errado. A alternativa seria a letra "b".

  • Gabarito está errado! A resposta certa é B. No gabarito preliminar o resposta estava D, mas no oficial está B.

  • A IV pode estar correta também, pois a inclusão não é apenas para os alunos com algum tipo de deficiência.
  • Nossa, UFA!!!!!

    ainda bem que trocaram o gab.

     

  • Caracas.. pensei que tinha errado.. mas vi que mudaram o Gabarito ufa kkk acertei então.

  • Pois é, gente! Tb marquei letra B.

  • Gabarito errado! Cooreta é a letra B

  • Gabarito está errado! A resposta certa é B. No gabarito preliminar o resposta estava D, mas no oficial está B.


ID
1791769
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em se tratando de políticas inclusivas e participação de estudos de revisão de currículo e programas de ensino, há que se pensar em adequações curriculares que venham como respostas curriculares à diversidade e respeito às diferenças individuais. Uma sociedade democrática, em que os princípios de igualdade e diversidade são patamares sobre os quais as instituições educativas constroem seus currículos, as adaptações curriculares são consideradas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Ações apolíticas com vistas à construção de uma modalidade de instituição não educativa.


ID
1809211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do currículo da escola, julgue o item subsecutivo.

Conteúdos, códigos e práticas são elementos essenciais da estrutura do currículo, sendo os códigos oriundos das concepções epistemológicas e opções políticas que embasam o currículo da escola.

Alternativas
Comentários
  • Conteúdos, códigos e práticas são componentes essenciais dos currículos, atuando explicita ou implicitamente. 

    Os códigos dão forma "pedagógica" aos conteúdos, que ao atuarem sobre alunos e professores moldam a prática

    Pode-se dizer que os conteúdos são destinados aos alunos e as formas curriculares afetam muito diretamente os professores. 

    Segundo Lundgren (1983, p. 13), por trás de cada currículo existe uma série de princípios que ordenam a seleção, organização e métodos de transmissão. Códigos são considerados como qualquer elemento ou ideia que intervém na seleção, ordenação, sequencia e provêm de opções políticas, sociais, psicológicas, pedagógicas, organizativas (ex: ordenar o ensino por ciclos ou por cursos). 

  • Código-conteúdo-prática

     

  • Conteúdos, códigos e práticas são componentes essenciais dos currículos, atuando explicita ou implicitamente. 

    Os códigos dão forma "pedagógica" aos conteúdos, que ao atuarem sobre alunos e professores moldam a prática

    Códigos são considerados como qualquer elemento ou ideia que intervém na seleção, ordenação, sequencia e provêm de opções políticas, sociais, psicológicas, pedagógicas, organizativas (ex: ordenar o ensino por ciclos ou por cursos). 


ID
1809214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do currículo da escola, julgue o item subsecutivo.

A educação escolarizada é condicionada por processos e sistemas que a delimitam e regulam. O currículo é um desses sistemas e se configura como elemento de ordenação social.

Alternativas
Comentários
  • Certo- o currículo é um sistema que delimita e regula a educação escolarizada como elemento da ordenação social

  • Currículo=sistema de ordenação social.

  • Questão CERTA

    Quando se fala em ORDENAÇÃO é no sentindo de dar ordem, sequencia ao movimento. Esse termo relacionado ao currículo não é pejorativo e nem remete a algo tradicional.


ID
1821283
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Samuel Rocha Barros (op. cit., p. 170‐1), em sentido amplo o currículo escolar abrange todas as experiências escolares. Por currículo escolar entende‐se todas as atividades planejadas e desenvolvidas na escola, as experiências de aprendizagem às quais os alunos passam bem como as matérias previstas para cada nível de ensino, o que o torna uma espécie de mapa, que guia os profissionais a uma boa prática, visto que cada escola está inserida em um contexto, seja temporal ou regional. Considerando os tipos de currículos (real, oculto e previsto), analise as afirmativas a seguir. 

I. Currículo __________ é aquele preestabelecido em todo um território, seja nacional ou estatal, que todos os professores devem seguir e executar. Ele atribui à escola o papel de reproduzir a cultura e é imposto por documentos oficiais como Lei de Diretrizes e Bases e Parâmetros Curriculares Nacionais.

II. Currículo __________ é aquele que acontece dentro da sala de aula entre educadores e seus alunos. Tendo caráter bem prático e flexível, ele diz respeito às atividades planejadas e desenvolvidas no Projeto Político‐Pedagógico da escola e os planos de aula realizados pelos professores.

III. Currículo __________ são as influências externas e internas que afetam a aprendizagem dos alunos de alguma maneira, as manifestações e simbologias no ambiente escolar. Este tipo de currículo diz respeito aos conteúdos diários que os alunos aprendem durante as aulas, seus atos, comportamentos, gestos, percepções, mas que não são oficiais, ou seja, não se encontram documentados em papel.

Assinale a alternativa que completa corretamente e sequencialmente as afirmativas anteriores.


Alternativas
Comentários
  • PRESCRITO- SEGUIR NORMAS ETC...
    REAL- ACONTECE NA SALA 
    OCULTO- ALGO QUE ELES APRENDEM MAS NÃO É OFICIAL
  • Currículo formal:aquele que é pronto para a rede, para uma secretaria municipal, estadual e também uma secretaria de ensino, ou seja, aquele 
    currículo pronto que terá que ser adequado, a realidade dos educandos.

    Currículo real:aquele currículo que vai estar de acordo com a realidade  dos educandos e professores.


    Currículo oculto:aquele que é feito no dia a dia com os alunos em sala  de aula. Quando se faz juízos de valores com o aluno, está sendo feito um  currículo oculto, valores que estão atrelados dentro das diretrizes curriculares nacionais.

  • Currículo formal PRESCRITO aquele que é pronto para a rede, para uma secretaria municipal, estadual e também uma secretaria de ensino, ou seja, aquele 

    currículo pronto que terá que ser adequado, a realidade dos educandos.

    Currículo real:aquele currículo que vai estar de acordo com a realidade dos educandos e professores.

    Currículo oculto:aquele que é feito no dia a dia com os alunos em sala de aula. Quando se faz juízos de valores com o aluno, está sendo feito um currículo oculto, valores que estão atrelados dentro das diretrizes curriculares nacionais.


ID
2001160
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Nova Sociologia Educacional (NSE), desenvolvida nos anos 1960, foi um dos mais importantes movimentos críticos a refletir sobre o currículo escolar e a denunciar como as desigualdades sociais são perpetuadas através da escola. A NSE defende que a(o)

Alternativas
Comentários
  • A sociologia do currículo tem como referências o marxismo e o neomarxismo. Assim, analisa os aspectos sociais na organização curricular e de que maneira o currículo está relacionado às estruturas econômicas e sociais mais amplas.

  • conhecimento escolar é uma seleção social, cultural e arbitrária.

  • "conhecimento escolar é uma seleção social, cultural e arbitrária."

    É exatamente o que Pierre Bourdieu, um dos maiores sociólogos em educação, defende.


ID
2001163
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As teorias críticas de currículo, ao deslocar a ênfase dos conceitos simplesmente pedagógicos de ensino-aprendizagem para os conceitos de ideologia e poder, por exemplo, nos permitiram ver a educação de uma nova perspectiva. Da mesma forma, ao enfatizarem o conceito de discurso em vez do conceito de ideologia, as teorias pós-críticas de currículo efetuaram um outro importante deslocamento na nossa maneira de conceber o currículo.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade. Belo Horizonte:
Autêntica, 2011, p. 17.

As abordagens críticas do currículo defendem que

Alternativas
Comentários
  • Macetes das Prof(as) Fernanda Lima e Fabiana Firmino do Estratégia Concursos:

    Palavras relacionadas a cada teoria

    *Teorias Tradicionais: organização,aprendizagem,metodologia,didática,planejamento,objetivos,ensino e eficiência.

    *Teorias Críticas: reprodução cultural e social, poder,emancipação,ideologia,capitalismo,libertação,conscientização,currículo oculto, e relações sociais.

    *Teorias Pós-Críticas: diferença, identidade, cultura, multiculturalismo,gênero, raça, etnia e sexualidade.

    Gabarito: A

     

  • Letra A

    Envolvem o currículo oculto os valores e atitudes transmitidos pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.


ID
2001166
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

[...] um dado estatístico, como “nível de escolaridade médio atingido pelo alunado brasileiro”, não expõe as diferenças entre o nível de escolaridade de meninos e de meninas [...]. Entretanto, incluindo-se essas variáveis, o mesmo dado estatístico revelará diferenças que podem ser analisadas como discriminações.
BRASIL. PCN: Temas transversais. Brasília: MEC, 1998, p. 322. Adaptado.

A inclusão da categoria de gênero no currículo escolar tem como um dos objetivos

Alternativas
Comentários
  • C?...não seria a alternativa A?....

  • Não. Ideologia de gênero nem existe.

     

  • Estudo e analise de Gênero nas escolas implica denuncias de situações de opressão, preconceito e dominação. A amplitude do movimento feminista não não deve ser reconhecida apenas como um dos movimentos de luta das mulheres, porque muitas mulheres com perfis e histórias diferentes participaram. Hoje o gênero representa uma categoria de análise tão importante para as ciências humanas e sociais porque se legítimou pelas batalhas dos movimentos feministas, tornando-se fundamental para a compreensão das relações humanas.

  • refletir sobre as desigualdades sociais baseadas nas diferenças de gênero, promovendo maior igualdade entre homens e mulheres.

  • Minions pedRagogxs pisam com uma questão dessa, hahaha!

ID
2001199
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os currículos têm uma estreita relação com a história e a sociedade, refletindo questões sociais de um determinado momento. Os currículos são produtores de sujeitos dotados de classe, etnia e gênero.
Nessa perspectiva, o papel do pedagogo na instituição de ensino deve ser o de

Alternativas
Comentários
  • Resolvi a questão embasada nas informações da questão.

    Os currículos têm uma estreita relação com a história e a sociedade, refletindo questões sociais de um determinado momento. Os currículos são produtores de sujeitos dotados de classe, etnia e gênero.

    Nessa perspectiva, o papel do pedagogo na instituição de ensino deve ser o de:

    e) promover a discussão docente sobre o significado dos conteúdos do currículo.


ID
2013646
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo é um dos locais privilegiados onde se entrecruzam saber e poder, representação e domínio, discurso e regulação. É também no currículo que se condensam relações de poder que são cruciais para o processo de formação de subjetividades sociais. Em suma, currículo, poder e identidades sociais estão mutuamente implicados. O currículo corporifica relações sociais.

Assim, se vemos o currículo como o ponto onde se produzem, de forma positiva, capacidades e habilidades determinadas, ele deve construir uma frente privilegiada de luta de qualquer estratégia de intervenção cultural do processo de transformação. E esse processo de transformação não tem como referência qualquer utopia distante, qualquer destino histórico abstrato e longínquo, mas as relações de poder e subjugação inscritas na vida cotidiana.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis – RJ: Vozes, 1995.

Tomaz Tadeu da Silva, ao trazer à baila a perspectiva contemporânea para o interior do debate sobre currículo, defende, com base no trecho acima, que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA: D

    Currículo está para além das aprendizagens cognitivas, englobando, também, aprendizagens sociais e culturais capazes de potencializar transformações sociais reais.


ID
2182909
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O estabelecimento de normas de comportamento ético-moral e de combate à discriminação demonstra os valores e atitudes necessário à vida pessoal e à convivência social. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I. Tomar medidas proativas para coibir a violência e intermediar a resolução de conflitos.
II. Ter compromisso com a expressão e uso de valores democráticos na sala de aula.
III. Promover o respeito as atitudes de uma escolarização ampla e sustentável.
IV. Compreender o impacto negativo do preconceito e da descriminação.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
2221156
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Paula é professora de artes do Ensino Fundamental e, em suas aulas, procura trabalhar conteúdos relacionados a valores, normas e atitudes.

Para a realização desse trabalho devem ser considerados os objetivos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • a) Desintegração do universo simbólico das culturas africanas e afro-brasileiras no contexto da ancestralidade brasileira.

    Integração


ID
2221162
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O conhecimento do tema Atmosfera, por exemplo, na aula de determinado ano ou série, lecionado por meio de um método, registrado em um texto, desenvolvido rapidamente e avaliado com uma prova objetiva, por exemplo, não é um conhecimento que os estudantes têm sobre a Terra. (Sacristan, 2013, p. 20)

A esse respeito assinale a opção que apresenta um argumento do autor para a afirmativa em destaque.

Alternativas

ID
2299285
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao disposto na Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina de 2014, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  b)

    O movimento de Atualização da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina exprime a necessidade de uma Educação Básica que reconheça e assuma a diversidade como um princípio formativo e fundante do currículo escolar.

  • Não precisa ser de Santa Catarina pra responder essa...

     

    Lets go!


ID
2325928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais que regulamentam o ensino fundamental de nove anos, julgue o próximo item.

No currículo do ensino fundamental devem-se considerar as experiências escolares e as relações sociais.

Alternativas
Comentários
  • CURRÍCULO  DCN de 9 Anos do ensino Fundamental.

    Art. 9º O currículo do Ensino Fundamental é entendido, nesta Resolução, como constituído pelas experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos estudantes.

    § 1º O foco nas experiências escolares significa que as orientações e as propostas curriculares que provêm das diversas instâncias só terão concretude por meio das ações educativas que envolvem os alunos.

    § 2º As experiências escolares abrangem todos os aspectos do ambiente escolar:, aqueles que compõem a parte explícita do currículo, bem como os que também contribuem, de forma implícita, para a aquisição de conhecimentos socialmente relevantes. Valores, atitudes, sensibilidade e orientações de conduta são veiculados não só pelos conhecimentos, mas por meio de rotinas, rituais, normas de convívio social, festividades, pela distribuição do tempo e organização do espaço educativo, pelos materiais utilizados na aprendizagem e pelo recreio, enfim, pelas vivências proporcionadas pela escola.

    § 3º Os conhecimentos escolares são aqueles que as diferentes instâncias que produzem orientações sobre o currículo, as escolas e os professores selecionam e transformam a fim de que possam ser ensinados e aprendidos, ao mesmo tempo em que servem de elementos para a formação ética, estética e política do aluno.
     

  • Correto, o currículo envolve as experiências sociais, e de acordo as dncs e o currículo valoriza as experiência, conhecimentos historicamente acumulados.

    artigo 9 versus 1,2 e 3 pode encontrar a base para o enuciado ou seu conhecimento historicamente contruido


ID
2330014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A parceria entre avaliação e aprendizagem se estabelece a partir da compreensão, pelos sujeitos envolvidos nesse processo, de que todos são capazes de aprender e que fazem isso de diferentes formas e em diferentes espaços de tempo. As práticas escolares que emergem dessa percepção se desvelam por meio de ações que constituem o trabalho pedagógico concebido e organizado como espaço de participação, ou seja, como processo de democratização emancipatória que contribui decisivamente para a conquista e a construção de novos espaços e de novas formas de cidadania individual e coletiva.

Boaventura de Sousa Santos. A transição paradigmática: da regulação à emancipação. Oficina do Centro de Estudos Sociais (CES), n.º 25. Coimbra, mar./1991 (com adaptações).

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsecutivo.

Como mediador do processo de ensino e aprendizagem, cabe ao professor desenvolver procedimentos que valorizem as ações individualizadas, prescindindo da participação estudantil.


Alternativas
Comentários
  • ''A parceria entre avaliação e aprendizagem se estabelece a partir da compreensão, pelos sujeitos envolvidos nesse processo, de que todos são capazes de aprender e que fazem isso de diferentes formas e em diferentes espaços de tempo.''

    ''prescindindo da participação estudantil''

    Prescindir = dispensar

  • Errado

    CESPE vc nunca mais me pega no prescindir: Dispensa. Esses dias caí no é defeso= proibido, Não caio mais. rum

     

    A questão quer saber se cabe ao professor desenvolver procedimentos que valorizem as ações individualizadas,(até aqui certo) dispensando da participação estudantil.(tornou a questão errada)

     

    A parceria entre avaliação e aprendizagem se estabelece a partir da compreensão, pelos sujeitos envolvidos nesse processo, de que todos são capazes de aprender e que fazem isso de diferentes formas e em diferentes espaços de tempo. As práticas escolares que emergem dessa percepção se desvelam por meio de ações que constituem o trabalho pedagógico concebido e organizado como espaço de participação, ou seja, como processo de democratização emancipatória que contribui decisivamente para a conquista e a construção de novos espaços e de novas formas de cidadania individual e coletiva.

  • ERRADO. O erro está em prescindindo (independe)! Na verdade, na pedagogia histórico-crítica, o conhecimento é um constructo. É uma concepção que presta oposição a ações individualizadas. O conhecimento depende da participação estudantil, do professor e de outros agentes do processo de ensino-aprendizagem.

    Corrigindo a questão: Como mediador do processo de ensino e aprendizagem, cabe ao professor desenvolver procedimentos que valorizem as ações COLETIVAS, DEPENDENDO da participação estudantil.

    OBS: Essa é uma questão sobre teorias pedagógicas

  • Perfeita descrição do termo PRESCINDIR, Lucas Marchesini.

     

    Errei muitas questões por sempre fazer confusão do significado desta palavra, eu tentava memorizar, mas depois de um tempo la vinha ela novamente e pah, me confundia. Hj tenho ela pregada no meu mural kkkkk e não erro mais.

     

    Tem palavras que fazem uma inversão na nossa mente.... rs

     

     

  • Essa história de prescindir do Cespe já tá batida já...

  • Oh Senhor, multiplica essas questões na minha prova!! kkk

  • GAB E

    Nem li o texto, bati o olho no prescindindo (dispensa)..kkk

  • prescindir

    Verbo

    passar sem, pôr de parte (algo); renunciar a, dispensário

    não levar em conta; abstrair


ID
2330020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A parceria entre avaliação e aprendizagem se estabelece a partir da compreensão, pelos sujeitos envolvidos nesse processo, de que todos são capazes de aprender e que fazem isso de diferentes formas e em diferentes espaços de tempo. As práticas escolares que emergem dessa percepção se desvelam por meio de ações que constituem o trabalho pedagógico concebido e organizado como espaço de participação, ou seja, como processo de democratização emancipatória que contribui decisivamente para a conquista e a construção de novos espaços e de novas formas de cidadania individual e coletiva.

Boaventura de Sousa Santos. A transição paradigmática: da regulação à emancipação. Oficina do Centro de Estudos Sociais (CES), n.º 25. Coimbra, mar./1991 (com adaptações).

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsecutivo.

Embora seja uma estratégia promotora da aprendizagem democrática e individual, que respeita o ritmo dos estudantes, a avaliação formativa é ineficaz porque se restringe à autoavaliação.

Alternativas
Comentários
  • 0 Comentários. A maioria dos que acertaram, inclusive eu, não fazem ideia do porque está certa. No máximo leu "é ineficaz porque se restringe à autoavaliação", achou que restringiu demais a afirmativa e, portanto, deve estar errada. 

     

    Foi isso ou não? Tamo junto! kkkkkkkk

  • Pois é, além disso a primeira parte do período vem elogiando demais tal avaliação e chega no final a detona , é , no mínimo, contraditória.

  • Acho que está errada porque a afirmação da assertiva extrapolou o que está no texto

     

    Em nenhum momento o texto diz que a avaliação formativa é ineficaz porque se restringe à autoavaliação

     

    E pelo que entendi é uma questão de compreensão e não de interpretação do texto, ou seja, não cabe nem sequer uma inferência aqui

  • Vamos falar a verdade, todas as questões de interpretação dessa prova não falam nada com nada.....

  • para quem não tem acesso, gaba: Errado

  • Essas questões são exclusivas pra pessoas da área da pedagogia kkkk

    basta ver a quem a prova foi direcionada;

    Mas vale responder pra ganhar um pouco mais de conhecimento

  •  

     

    QUESTÂO DE INTERPRETAÇÃO 

     

    Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica...

    Pessoal, essa questão carece de interpretação à luz dos conhecimentos pedagógicos, além de, claro, dos documentos citados acima. Não é apenas compreensão, é interpretação utilizando a formação educacional.

     

    Dessa forma, sabemos que, em pedagogia, a avaliação formativa é a forma mais bem conceituada pelos autores, e de forma alguma se restringe à autoavaliação, ela é processual e busca compreender todos os aspectos do processo de ensino-aprendizagem.

     

    GAB: E

     

    (Fiz essa prova, mas para outra área específica..)

     

  • ERRADO. Essa é uma questão baseada na pedagogia histórico-crítica. Nessa concepção pedagógica, a avaliação é um processo contínuo que envolve os diversos atores: alunos, professores, pedagogos, diretores, supervisores, etc. Portanto, não se restringe a autoavaliação. 

    PS: Essa é uma questão teórica e não de mera interpretação de texto. 

  • Senti até um alívio depois que li os comentários do Gabriel Vacaro e do Patrulheiro.

    A princípio achei que só eu tinha achado que a questão não diz nada com nada.

    Rsrs

  • Avaliação formativa é ineficaz porque se restringe à autoavaliação.

    Resp: A avaliação formativa não se restringe autoavaliação. não....A autoavaliação também faz parte do processo.

    A avaliação formativa é um conjunto de práticas que utiliza diferentes métodos avaliativos para medir de maneira profunda e individual o processo de ensino-aprendizado dos alunos. 


ID
2332720
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo, assumindo como referência os princípios educacionais garantidos à educação, configura-se como o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, a socialização de significados no espaço social e contribuem intensamente para a construção de:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010 (*) Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

     

    Art. 13. O currículo, assumindo como referência os princípios educacionais garantidos à educação, assegurados no artigo 4º desta Resolução, configura-se como o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, a socialização de significados no espaço social e contribuem intensamente para a construção de identidades socioculturais dos educandos.

     

    Gabarito A


ID
2415589
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Multiculturalismo tem se constituído em uma questão importante, desde a década de 1990, no campo do currículo. Para Sacristán (1995), essa abordagem, quanto a uma perspectiva multiétnica, constitui-se na possibilidade de diminuir os preconceitos de uma sociedade para com as minorias étnicas. Uma organização curricular que busque a dimensão multiétnica deve promover práticas educativas baseadas:

Alternativas
Comentários
  •  a) nas diferentes culturas; assim, é fundamental respeitar os “guetos”.

     b) nas práticas culturais de grupos discriminados historicamente, em busca da formação de uma única cultura.

     c) nas identidades plurais, com base na diversidade de etnias, gênero, classe social e padrões culturais.

     d) na cultura, na liberdade e na tecnocracia.

     e) nos conhecimentos práticos e na padronização de atividades.


ID
2415592
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O termo currículo permite vários significados, mas, em especial, conforme aponta Candau (2008), refere-se à reflexão e à discussão de pontos relevantes para dialogar sobre perspectivas de educação que sejam democráticas e participativas. Essas são cruciais para a apreensão do saber escolar e de saberes multiculturalmente criados, estes envolvidos no interior da instituição. Nesse sentido, NÃO se faz uma mudança curricular quando não se faz uma análise:

Alternativas
Comentários
  • b

     

  • Essa questão pode gerar dúvida com a letra C, no entanto, lendo novamente percebi que é necessária a análise descrita na letra B através de C. 


ID
2532925
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A ação pedagógica da escola, ancorada na perspectiva de percurso formativo como unidade, consiste em condição concreta de repensar tempos, espaços e formas de aprendizagem na relação com desenvolvimento humano, como alternativa que busca superar os atuais limites impostos pelos componentes curriculares no ambiente escolar”. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir, marque V para as Verdadeiras e F para as Falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014.


( ) Cabe pensar o currículo escolar como um contexto em permanente (re)elaboração, em constante disputa e reordenamento.

( ) É preciso reconhecer a fonte das questões de análise na realidade vivenciada pela comunidade como aquela que oferece os problemas, os objetos de análise e síntese à luz dos conhecimentos sistematizados.

( ) Importa compreender como se produz e se reproduz o conhecimento na escola (áreas, disciplinas, temáticas etc.) e como crianças, jovens, adultos e idosos apropriam-se ou não desses conhecimentos.

( ) Demanda fazer escolhas quanto à forma mais apropriada de organização escolar (série, ciclo, módulos, dentre outros modos), considerando os sujeitos dentro de seus espaços de vida, sejam eles urbanos, rurais, das periferias urbanas, quilombos, aldeias indígenas, dentre outros.

Alternativas
Comentários
  • Extrapolação do texto aí rolou solta.

     

  • complicado

  • Não entendi nada. 

  • Barbosão

  • Questão ridícula. 

  • Se eu chamar a questão de complexa, estaria fazendo um elogio, é ridicula mesmo. Porque eles não pedem nas provas simplesmente questões que testifiquem o conhecimento do participante? Tem que levar os mesmo aos níveis da loucura? Com qual finalidade? Conhecimentos Pedagogicos é um campo tão vasto...

     

  • sadfasd

    fdghfgh

     

  • Todas são verdadeiras. Alternativa B

ID
2586454
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Observe o trecho do texto que consta na Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais e assinale a alternativa com as palavras que, em sua sequência, completam a afirmação corretamente:


Nas práticas corporais, a vivência __________, ao possibilitar aos alunos representar, (re) interpretar e re-significar a realidade, instiga-os a desenvolver, de forma __________ e estética, sua criatividade, criticidade e autonomia, também nos momentos de negociação para a solução de conflitos, tanto individuais como coletivos. Adotar esse princípio como eixo norteador de ações educativas é, portanto, uma possibilidade que os educadores têm para tornar o ensino prazeroso e ____________.

Alternativas
Comentários
  • Letra A alternativa correta, pensei que fosse outra alternativa.

  • lúdica – ética – significativo.

ID
2673664
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marisa participou de um seminário sobre “Currículo: a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais e o combate à desigualdade”. Logo nas primeiras abordagens, emergiu a questão da intolerância pela qual passamos nos dias de hoje. Foram lembradas as injúrias que frequentemente são registradas nas redes sociais, seja por causa de racismo, seja por diferenças religiosas ou de gênero, étnicas ou socioculturais. Um dos presentes comentou que, em parte, a escola colabora para que isso ocorra, pois, ao trabalhar os currículos à maneira tradicional, leva os alunos a se alienarem da realidade, podendo com isso aceitar falsos valores. Sugeriu, então, que os currículos deveriam se pautar na visão construtivista que, segundo Vasconcellos (2002), implica que o ensino parta da realidade concreta, pois o ato de conhecimento, a par de ser um ato psicológico, é primordialmente

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    a) um ato histórico e social.


ID
2806033
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Nilma Lino Gomes, “Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. A construção das diferenças ultrapassa as características biológicas, observáveis a olho nu. As diferenças são também construídas pelos sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural, nos processos de adaptação do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder. Sendo assim, mesmo os aspectos tipicamente observáveis, que aprendemos a ver como diferentes desde o nosso nascimento, só passaram a ser percebidos dessa forma, porque nós, seres humanos e sujeitos sociais, no contexto da cultura, assim os nomeamos e identificamos”.
(GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo : diversidade e currículo. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007).

Depreende-se dai que:

I. É natural que determinadas culturas, de um modo geral, ressaltem como positivos e melhores os valores que lhe são próprios, gerando um certo estranhamento e, até mesmo, uma rejeição em relação ao diferente.
II. Os seres humanos, enquanto seres vivos, apresentam diversidade biológica, ou seja, mostram diferenças entre si. Logo, é possível que o ser humano, enquanto parte da diversidade biológica, seja entendido fora do contexto da diversidade cultural.
III. A diversidade é um componente do desenvolvimento biológico e cultural da humanidade. Porém, ao longo do processo histórico e cultural e no contexto das relações de poder, algumas dessas variabilidades foram estereotipadas e tratadas de maneira preconceituosas.

As afirmações I, II, e III são, respectivamente,

Alternativas
Comentários

  • Falsa; falsa; verdadeira.



  • Questão hipócrita

     

  • I- Não é natural que culturas rejeitem o que é diferente no outro.

  • ACHEI QUE A PRIMEIRA FOSSE VERDADEIRA, PENSEI NA CULTURA INDÍGENA QUANDO NASCE GÊMIOS OU DEFICIENTES.

  • Questão terrível! Longa, cansativa; tá mais p/ interpretação de texto. Esses examinadores querem que conheçamos todos os milhões de teóricos da educação e suas obras, assim não dá! Principalmente p/ quem é das Exatas como eu.

    Errei só por causa do item II: "Possível" no sentido de "poder ser permitido" ou de "provável"? Ficou confuso.

  • Letra A não há nada de estranho com a questão, o candidato deve ter conhecimento da coleção de textos do Mec Indagações do currículo, a banca cobrou o texto na íntegra provavelmente em seu edital deve ter solicitado a leitura de tal bibliografia.

    I. É natural que determinadas culturas, de um modo geral, ressaltem como positivos e melhores os valores que lhe são próprios, gerando um certo estranhamento e, até mesmo, uma rejeição em relação ao diferente. Não é natural, isso é uma tendência padronizada de achar que existem culturas melhores ou piores o que pode resultar em práticas preconceituosas e racistas.

    II. Os seres humanos, enquanto seres vivos, apresentam diversidade biológica, ou seja, mostram diferenças entre si. Logo, é possível que o ser humano, enquanto parte da diversidade biológica, seja entendido fora do contexto da diversidade cultural. Não pode ser entendido, somos construídos de cultura.

    III. A diversidade é um componente do desenvolvimento biológico e cultural da humanidade. Porém, ao longo do processo histórico e cultural e no contexto das relações de poder, algumas dessas variabilidades foram estereotipadas e tratadas de maneira preconceituosas. Correto ao longo do tempo o ser humano padronizou algumas culturas como boas ou ruins tratando por exemplo o preto de maneira racista e o estrangeiro de maneira preconceituosa, ou seja, temos aversão ao diferente ainda


ID
2823697
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em contextos multiculturais, o papel da escola é, sem dúvida, contribuir para a formação de cidadãos conscientes dessa realidade e que se compreendam em sua identidade própria. Nessa perspectiva, faz-se necessário um currículo que

Alternativas
Comentários
  •  a) desenvolva programas, conteúdos e métodos de natureza monolítica.

     b) desconsidere o respeito às diversas culturas existentes.

     c) tenha como pressuposto teórico a prescindibilidade do diálogo intercultural.

     d) contemple as diferentes identidades e a diversidade cultural existente. (CORRETO)


ID
2823700
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Brasil é uma nação miscigenada e ainda muito preconceituosa; sendo assim, é inadmissível que os currículos escolares brasileiros

Alternativas
Comentários
  •  a) validem o mito da democracia racial. 

     b) explicitem a diversidade social e cultural do país.

     c) aceitem políticas etnocêntricas e de cunho racista. (RESPOSTA)

     d) estudem os diferentes grupos étnicos.


ID
2838514
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A busca pela prática do futebol por estudantes é algo recorrente nas aulas de Educação Física. Não distante desse fato, é fácil constatar a existência de um perfil de gênero que fomenta, em prioridade, que essa prática corporal esteja presente nas aulas. A ação docente, por vezes, legitima o tempo e o espaço da aula como exclusivo da prática do futebol, na medida que não existam propostas de conteúdos diversificadas, orientação didática e um método de trabalho que problematize as diversidades presentes nos jogos, o que faria do futebol, nesse caso, uma temática fértil sob o ponto de vista pedagógico. Para Oliveira e Daólio (2014), a aula – como um espaço de livre convivência – contribui para construção de estereótipos, preconceitos e desigualdades de oportunidades entre os gêneros, gerando o fenômeno que denominaram como a ‘periferia da quadra’, ou seja, espaços físicos de participação e apropriação das aulas de Educação Física, ocupados ou não pelos estudantes, os quais os autores chamaram de “pedacinhos”.

No que tange ao jogo de futebol, os autores puderam observar uma falta de participação de algumas meninas por conta da repetição do conteúdo, por desinteresse e por entenderem que não têm habilidades, meninos que jogavam com regras bem rígidas e em número inferior de meninas que jogavam com meninos completando sem compartilhar das mesmas ideias e meninos que jogavam sem se importar com as regras, por diversão e por vezes demostravam desinteresse.

OLIVEIRA, Rogério Cruz de; DAOLIO, Jocimar. “Na ‘periferia’ da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola”. Pró-posições, v. 25; n. 2 (74); p. 237-254, maio/ago. 2014.

De acordo com os autores, assinale a alternativa que nomeia os três “pedacinhos” ocupados por esses estudantes nas aulas de Educação Física.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

  • Os autores puderam observar uma falta de participação de algumas meninas por conta da repetição do conteúdo, por desinteresse e por entenderem que não têm habilidades. Impraticantes

    Meninos que jogavam com regras bem rígidas e em número inferior de meninas que jogavam com meninos completando sem compartilhar das mesmas ideias. Ativos por jogarem com regras bem rígidas, indicando competitividade, que o difere do participante.

    Meninos que jogavam sem se importar com as regras, por diversão e por vezes demostravam desinteresse. Flutuante por participarem, mas despretensiosos.


ID
2838529
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Fonseca (2017), todos os estudantes têm direito às aulas e devem ser ensinados; não é dever do professor decidir quem aprende e quem não aprende. A autora trata da dialética inclusão/exclusão e abre um campo de reflexão para se pensar a diferença não como um entrave, e sim como um desafio ao docente. Na Educação Física escolar, o processo de ensino e aprendizagem “abre uma brecha para a possibilidade de adotarmos estratégias onde as diferenças culturais possam coexistir democraticamente, mas não de forma ingênua”. A exclusão não precisa ser definitiva; mas é ingênuo pensar que ações inclusivas garantam que a inclusão aconteça para todos.

FONSECA, Michele Pereira de Souza da; RAMOS, Maitê Mello Russo. “Inclusão em movimento: discutindo a diversidade nas aulas de educação física escolar”. In: PONTES JR, José Airton de Freitas (Org.). Conhecimentos do professor de educação física escolar [livro eletrônico]. Fortaleza: EdUECE, 2017, p. 186.

Assinale a alternativa em que a autora aponta caminhos possíveis para práticas mais inclusivas nas aulas de Educação Física.

Alternativas
Comentários
  • A diversificação dos conteúdos, a ampliação do conceito de participação de todos os estudantes e uma postura mais reflexiva e respeitosa do professor frente à diversidade que se apresenta nas aulas.


ID
2840713
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Maricá - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O potencial de mudança da escola em um tipo de educação que favoreça a inter-relação dos diferentes grupos sociais e culturais, na perspectiva da construção da igualdade, pode ser promovido através de:

Alternativas
Comentários
  • práticas pedagógico-democráticas.


ID
2840725
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Maricá - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Jussara Hoffmann afirma que “Alguns países, e alguns Estados e Municípios do Brasil, vêm adotando diferentes organizações curriculares, visando uma educação democrática, que garanta uma escola de direito a todas as crianças e jovens, no que se refere à Educação Básica. São alternativas válidas por quem entende desenvolvimento como sinônimo de educação e cultura para todos os cidadãos.” São elas:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E


    De acordo com a LDB:


    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.


ID
2840755
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Maricá - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Frase atribuída a Einstein, “É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.” Os preconceitos e as discriminações continuam presentes no nosso dia a dia, no nosso comportamento e nas práticas sociais. Desintegrá-los exige um processo consciente, cuidadoso e sistemático de desnaturalização, sensibilização, reflexão e ação no plano pessoal e coletivo, que trabalhe os âmbitos cognitivo, afetivo, simbólico, cultural e político-social. A escola é chamada a colaborar muito nessa perspectiva, mas não é onipotente, porque trata-se de um processo complexo e de longo prazo. Entende-se, então, que só é possível avançar:

Alternativas
Comentários
  • Gab: E


ID
2840776
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Maricá - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Brasil, a política educacional do Ministério da Educação para os alunos identificados como portadores de Altas Habilidades e Talentos aponta para duas alternativas: programas de enriquecimento curricular e programas de aceleração dos estudos (LDB n° 9.394/96, art. 59º, inciso II), ou uma combinação de ambos.


A criança com altas habilidades/superdotação precisa de um programa específico, baseado em:

Alternativas
Comentários
  • características individuais próprias, para suprir e complementar suas necessidades, favorecendo sua criatividade e seus interesses. 

  • Na verdade o artigo diz fielmente:

    Art 59.

    II - terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;


    Gab. B

  • Essa questão é interessante, porque não usa a letra da Lei para responder a questão, mas sim uma alternativa com melhor interpretação do que está no enunciado. E a alternativa B satisfaz bem essa questão, porque ela expões a valorização das características e habilidades do aluno superdotado de modo a conhece-lo e suprir (satisfazer) o anseio por algo que aluno pode vim a ter por ser muito avançado e de modo a complementar os seus conhecimentos lhe dando muito mais satisfação no processo de ensino-aprendizagem.

  • Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:


    I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;


    II - terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;


    GAB: B

  • Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

    Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;

    II - terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;

    III - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;

    IV - educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;

    V - acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.

    Art. 59-A. O poder público deverá instituir cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotação matriculados na educação básica e na educação superior, a fim de fomentar a execução de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento pleno das potencialidades desse alunado. (Incluído pela Lei nº 13.234, de 2015)

    Parágrafo único. A identificação precoce de alunos com altas habilidades ou superdotação, os critérios e procedimentos para inclusão no cadastro referido no caput deste artigo, as entidades responsáveis pelo cadastramento, os mecanismos de acesso aos dados do cadastro e as políticas de desenvolvimento das potencialidades do alunado de que trata o caput serão definidos em regulamento.


ID
2840779
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Maricá - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto abaixo.


No estudo “Medo da Violência e o Apoio ao Autoritarismo no Brasil” (2018), os pesquisadores do Fórum Nacional de Segurança Pública (FNSP) demonstraram uma correlação positiva entre escolaridade e posições mais democráticas: quanto maior o tempo de estudo, maior a aversão ao autoritarismo. Os autores apontam que o País precisa olhar a violência sob a perspectiva da prevenção, apostando em iniciativas combinadas com áreas como a Educação, para não cairmos em soluções artificiais e autoritárias em resposta à insegurança. Mas o que violência, democracia e Educação têm a ver umas com as outras? Tudo! A maneira como enxergamos o problema da violência em nossas casas, escolas, ruas e até mesmo a violência empregada pelo Estado tem tudo a ver com democracia. A Educação entra nessa equação como uma ferramenta preventiva. Nesse sentido, precisamos de uma escola que não apenas valorize o diálogo, como também prepare o aluno. Uma Educação que ensine as crianças desde pequenas a dialogar, ao mesmo tempo que lhes garanta a aprendizagem.

Fonte: https://blogs.oglobo.globo.com/todos-pela-educacao/post/ sociedade-que-queremos-comeca-nas-escolas-voce-nao-acha.html (adaptação)


Do texto acima, pode-se depreender que a Educação necessária para os tempos atuais é uma Educação:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    comprometida com a pluralidade, a tolerância e o conhecimento


ID
2843620
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Currículo em Movimento, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, é um documento que apresenta os temas que devem permear as atividades docentes, pois apontam os eixos norteadores de todos os conteúdos científicos a serem abordados em sala de aula. A respeito desse assunto, julgue o item que segue.

Ao discutir questões relativas à diversidade, os professores devem evitar abordar as diferenças de orientação sexual.

Alternativas
Comentários
  • Assim, a SEEDF adota como Eixos Integradores do Currículo estes elementos basilares do trabalho educativo com as crianças: Educar e Cuidar, Brincar e Interagir. Tais eixos precisam ser considerados juntamente com os Eixos Transversais do Currículo em Movimento: Educação para a Diversidade; Cidadania e Educação em e para os Direitos Humanos e Educação para a Sustentabilidade.

    O cotidiano de educação coletiva é permeado por essa transversalidade, que reclama ações acerca da biodiversidade e diversidade cultural, étnico-racial, de crença, de gênero e configurações familiares, inclusão das crianças com deficiência, atendimento à heterogeneidade e à singularidade, direito às aprendizagens e diversas formas de viver a infância e convivências entre as gerações.

  • AFIRMAÇÃO INCORRETA!!!


ID
2843623
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Currículo em Movimento, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, é um documento que apresenta os temas que devem permear as atividades docentes, pois apontam os eixos norteadores de todos os conteúdos científicos a serem abordados em sala de aula. A respeito desse assunto, julgue o item que segue.

A educação para a diversidade é a realização de uma prática pedagógica que visa criar e executar estratégias com base em uma visão crítica sobre os diferentes grupos que constituem a história social, política, cultural e econômica do País.

Alternativas
Comentários
  • Certo! Gostaria de saber pq esse questão está certa???

    Pq a visão do currículo da SEDF e por crítica e não critica... aguardo o pq???

  • A expressão EXCLUSIVAMENTE torna a alternativa I errada porque o art. 18 do CDC, no seu § 1º traz o termo "ALTERNATIVAMENTE" a escolha do consumidor 3 opções:

     § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

           I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

           II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

           III - o abatimento proporcional do preço.

  • Eixos transversais:

    • Educação para a diversidade: A Sedf reestrutura seu curriculo de educação básica partindo da definição de diversidade, com base na natureza das diferenças de gênero, de intelectualidade, de raça/etnia, de orientação sexual, de pertencimento, de personalidade, de cultura, de patrimônio, de classe social, diferenças motoras, sensoriais..enfim, a diversidade é vista como possibilidade de adaptar-se e sobreviver como espécie na sociedade.

    Fonte: livro Guia da Aprovação - Os pedagógicos.

  • Trata-se de teoria pós-crítica.

  • exatamente, quem não critica é a tradicional,escola nova, ou tecnicista..


ID
2843641
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

    Historicamente, a escola  tem excluído dos currículos  narrativas das crianças, dos negros, das mulheres, dos índios,  dos quilombolas, dos campesinos, entre outras, reforçando a  hegemonia  de  determinados  conhecimentos  sobre  outros  construídos pelos  sujeitos  sociais em diferentes espaços de  trabalho e vida.

Currículo em Movimento: pressupostos teóricos.   SEEDF. 2014. p. 36 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.


A diversidade deve ser trabalhada na escola por meio de eixos transversais, pois eles reforçam o caráter normativo do currículo.

Alternativas
Comentários
  • Os eixos transversais possuem uma flexibilização, perpassam todas as disciplinas. Dão autonomia aos estudantes aos professores na forma de trabalho desses temas.


    Já o Currículo normativo é aquele chamado currículo prescrito. Ele é burocrático.


    Gab E

  • Acredito que o gabarito esteja errado,

  • isto ai é uma competencia do BNCC C das COMPETÊNCIAS GERAIS.

    Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe

    possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

  • O gabarito está errado!!!!!!!!!!!!

    Quetão 51!

  • Arrumaram o gabarito <3

  • Erro: os eixos transversais não reforçam o caráter normativo do currículo, como afirma a questão, ocorre o contrário os eixos servem para uma melhor adequação do currículo

  • eixos transversais, pois eles não reforçam o caráter normativo do currículo (Burocrático e pre escrito). -----> assim estaria Certo

  • O Currículo em movimento não é uma norma é sim uma direção, um meio. Portanto questão errada

  • Se estivesse: "caráter formativo", aí estaria correto.

  • A diversidade deve ser trabalhada na escola por meio de eixos transversais, pois eles reforçam o caráter normativo do currículo.

    A diversidade deve ser trabalhada na escola por meio de eixos transversais, pois eles reforçam o caráter integrado do currículo.

  • erro no curriculo, normativo- quer dizer duro, formal, inflexivel-segue as regras na sua parte total

    e quando falamos em eixos tranversais seria uma contaposição,pois os eixos,são flexiveis!!


ID
2843644
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

    Historicamente, a escola  tem excluído dos currículos  narrativas das crianças, dos negros, das mulheres, dos índios,  dos quilombolas, dos campesinos, entre outras, reforçando a  hegemonia  de  determinados  conhecimentos  sobre  outros  construídos pelos  sujeitos  sociais em diferentes espaços de  trabalho e vida.

Currículo em Movimento: pressupostos teóricos.   SEEDF. 2014. p. 36 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.


O tema diversidade deve ser classificado como inclusivo pelo fato de considerar a exclusão social como um fator preponderante na história da educação brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    A exclusão social marca a história da educação brasileira desde o seu início e, ao se planejar e se trabalhar a partir da diversidade, o professor torna a prática pedagógica inclusiva. É uma forma de consideração e valorização das diferenças.


ID
2843647
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

    Historicamente, a escola  tem excluído dos currículos  narrativas das crianças, dos negros, das mulheres, dos índios,  dos quilombolas, dos campesinos, entre outras, reforçando a  hegemonia  de  determinados  conhecimentos  sobre  outros  construídos pelos  sujeitos  sociais em diferentes espaços de  trabalho e vida.

Currículo em Movimento: pressupostos teóricos.   SEEDF. 2014. p. 36 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.


A educação no campo deve ser compreendida como a superação da relação dicotômica entre rural e urbano.

Alternativas
Comentários
  • A Educação no campo serve para diminuir/superar as diferenças entre educação na área rural ou urbana.


    A questão fala basicamente isso. Gab C

  • Oxiiii, deu errado, mas esta certo

  • Nao deve ser compreendida com uma divisao. gabarito errado

  • Dicotômica é o feminino de dicotômico. O mesmo que: dividida, bifurcada, bipartida, biviária, dicótoma, duplicada, separada.

  • questao errada .. banca foi infeliz com o gabarito ... em todos os normativos do DF fala que Educação rural não se reduz a dicotomia ...

     “A partir de então, o campo passou a ser visto como um novo espaço de vida, que não se resume à dicotomia urbano/rural, mas que respeita as especificidades sociais, étnicas, culturais, ambientais de seus sujeitos e que garante o direito a uma educação do campo, assegurando a possibilidade das pessoas serem educadas no lugar onde vivem, sendo participantes ativas do processo de construção da própria ação educativa.” Currículo em Movimento .

  • O ponto alto da questão é a superação dessa divisão que o item quis dizer gente. A cada com o seu famoso peguinha. Lendo rapidamente você caí tranquilamente.

  • É tudo questão de interpretação. A educação do campo veio para superar/vencer a relação dicotômica/divisão/diferenças entre rural e urbano.

    Gab C

  • Aqui não está falando que uma modalidade de educação é superior a outra.

    Mas que a educação rural está avançando, ou seja, trata-se de um ponto positivo e não de superior a outra modalidade de ensino.

  • A Educação do Campo é fundamental para o sujeito do campo, uma vez que respeita as especificidades e necessidades dos estudantes.

  • dicotômico

    adjetivo

    1. relativo a ou que apresenta dicotomia; dicótomo.
    • dividido ou subdividido em dois

    A educação no campo deve ser compreendida como a superação da relação dicotômica entre rural e urbano.

    OU SEJA

    A SUPERAÇÃO DA RELAÇAO DA DIVISÃO ENTRE RURAL E URBANO.


ID
2843650
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

    Historicamente, a escola  tem excluído dos currículos  narrativas das crianças, dos negros, das mulheres, dos índios,  dos quilombolas, dos campesinos, entre outras, reforçando a  hegemonia  de  determinados  conhecimentos  sobre  outros  construídos pelos  sujeitos  sociais em diferentes espaços de  trabalho e vida.

Currículo em Movimento: pressupostos teóricos.   SEEDF. 2014. p. 36 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.


A educação baseada na cidadania é um avanço importante para a inclusão de minorias nas políticas sociais e, por isso, garante a convivência igualitária entre grupos considerados como maiorias e minorias.

Alternativas
Comentários
  • A educação baseada na cidadania é um avanço importante para a inclusão de minorias nas políticas sociais e, 

    por isso, garante a convivência igualitária entre grupos considerados como maiorias e minorias.


    Como assim garante a convivência igualitária? Em teoria propõe a convivência igualitária, na prática anda longe de se ter essa convivência igualitária. Olhem os índices do IBGE.

  • Concordo com a Sara Rízia. Esse tipo de educação deve dar subsídios para a convivência igualitária, mas não a garante.

  • Não garante nada. Se estuda tantas teorias, pra na hora da prova ter que adivinhar se a resposta está certa ou errada.

  • Quem dera que se fosse só ensinar os direitos estariam garantidos

  • Questão desconexa. Visa garantir...

    Garantir é subjetivo

  • Questão passível de ser anulada, não é possível garantir a convivência igualitária.

  • O termo garante torna o item muito subjetivo, mas enfim, toda banca tem essas palhaçadas

  • O objetivo da concepção seria garantir; mas não pode se garantir.

    Absurdo o que o cespe faz...estudar não é suficiente...tem que adivinhar o que a banca quer.

  • CESPE? Quadrix, uma imitação da cespe. Não há como garantir na prática. Gab ERRADO.

  • O objetivo é garantir a EQUIDADE entre as pessoas, a IGUALDADE pressupõe que não há diferença. Tem-se que entender que cada ser é diferente um do outro. E só a educação voltada para a cidadania não GARANTE a Igualdade e nem a Equidade.

  • Questão ERRADA - normalmente essas questões de educação que usam verbos como "garantir", estão erradas...Porque a educação sozinha não pode garantir, pois isso é uma parceria da escola, família, sociedade etc.

    Nem eu estudando igual uma fela não tô garantindo é nada kkkk

    bons estudos!

  • Cuidado com esses termos , GARATIR, EXCLUSIVO< OBROGATÓRIO etc. e Educação não garante nada, ela busca atingir metas e objetivos e nos orienta para uma educação melhor a cada dia, etc.

  • Nada garante

  • garantir,,nnguém garante nada... quem garante que o próximo presidente vai dar jeito nesse país...rsrs

  • Poderia garantir, mas infelizmente não é assim na prática.

  • A educação baseada na cidadania por si só não garante igualdade entre minoria e maioria. Para isso é necessário medidas de ações afirmativas afim de atingir essa Equidade, ou seja, medidas desiguais para se igualar.


ID
2843653
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

    Historicamente, a escola  tem excluído dos currículos  narrativas das crianças, dos negros, das mulheres, dos índios,  dos quilombolas, dos campesinos, entre outras, reforçando a  hegemonia  de  determinados  conhecimentos  sobre  outros  construídos pelos  sujeitos  sociais em diferentes espaços de  trabalho e vida.

Currículo em Movimento: pressupostos teóricos.   SEEDF. 2014. p. 36 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.


A educação para a diversidade deve abordar temas como racismo, machismo, homofobia, lesbofobia, transfobia, depreciação de pessoas que vivem no campo, entre outras discriminações a grupos historicamente marginalizados.

Alternativas
Comentários
  • Educação para a Diversidade. Os fenômenos sociais como racismo, machismo, homofobia, lesbofobia, transfobia, depreciação de pessoas que vivem no campo, entre outras discriminações a grupos historicamente marginalizados, materializam-se fortemente no espaço escolar, acarretando um ciclo de exclusão e de violação de direitos desses sujeitos. Visando ao enfrentamento dessa realidade, a Educação para a Diversidade busca implementar ações voltadas para o diálogo, reconhecimento e valorização desses grupos, tais como negros, mulheres, população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais), indígenas, moradores do campo, entre outros, a partir de linhas específicas de atuação como a Educação das Relações Étnico-Raciais, Educação do Campo, Educação em Gênero e Sexualidade, Ensino Religioso, entre outros.

    CURRÍCULO EM MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

  • Depreciar é reduzir/diminuir no meu entendimento.

  • Etimologicamente, o termo diversidade significa diferença, dessemelhança, heterogeneidade, desigualdade. A diversidade está relacionada, a um só tempo, à diferença de padrões, saberes e culturas hierarquizadas e à desigualdade econômica. Esse atributo nos leva a alguns grupos excluídos que, historicamente, têm vivenciado a desigualdade em virtude de suas diferenças dos padrões preestabelecidos: mulheres, pessoas com deficiências, negros, povos indígenas, população LGBT, quilombolas, pessoas do campo e pobres, entre outros. 


ID
2862124
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os currículos são a expressão do equilíbrio de interesses e forças que gravitam sobre o sistema educativo num dado momento, enquanto que através deles se realizam os fins da educação no ensino escolarizado. Santos (2008) discorre sobre três teorias que asseguram os currículos atuais. Aquela que é resultante das influências das ideias das ciências sociais, que traz à tona as discussões sobre gênero, raça, etnia, religião, entre outras questões, é a concepção:

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

  • TEORIAS DO CURRÍCULO  

    MODERNIDADE

    1 - TEORIAS TRADICIONAIS, palavras-chave:

     Ensino

     Aprendizagem

     Avaliação

     Metodologia

     Didática

     Organização

     Planejamento

     Eficiência

     Objetivos

    2 - TEORIAS CRÍTICAS, palavras-chave:

     Ideologia

     Reprodução cultural e social

     Poder

     Classe social

     Capitalismo

     Relações sociais de produção

     Conscientização

     Emancipação e libertação

     Currículo oculto

     Resistência

    PÓS-MODERNIDADE 

    3 - TEORIAS PÓS-CRÍTICAS, palavras-chave:

    Identidade, alteridade, diferença

     Subjetividade

     Significação e discurso

     Saber-poder

     Representação

     Cultura

     Gênero, raça, etnia, sexualidade

     Multiculturalismo 

    fonte: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/16146_10142.pdf

  • Obrigado Alice Silva... dicas otimas.

  • O pós-modernismo, também chamado de pós-modernidade, pode ser definido a partir das mudanças sociais, culturais, artísticas, filosóficas, científicas e estéticas que surgiram após a As mudanças sócio culturais foram, também, responsáveis por marcantes transformações nas relações travadas entre as crescentes práticas capitalistas, a arte e a cultura.

    Por conta das transformações ligadas à cultura e as relações capitalistas, o movimento pós-modernista pode também ser chamado de pós-industrial ou de movimento financeiro, pois é a partir do fim da Segunda Guerra Mundial que as inovações tecnológicas, os investimentos financeiros e a indústria de massa desenvolveram-se e marcaram intensas e profundas transformações na sociedade e na maneira pela qual os indivíduos passaram a encarar o consumo. Os limites temporais da pós-modernidade ainda não estão claramente definidos. Alguns pensadores, filósofos e cientistas afirmam que a pós-modernidade ainda não acabou, está em fase de desenvolvimento. No campo do marxismo, Friederich Jameson afirma que a pós-modernidade corresponde à terceira etapa do capitalismo. No contexto pós-Segunda Guerra e diante de tantas informações, ligadas ou não a esse acontecimento, algumas características permitem identificar o pós-modernismo. Dentre elas, merecem destaque: Ausência de regras e valores muito rígidos, INDIVIDUALISMO, Pluralidade e diversidade, Combinações de tendências, gostos e estilos, Produção em série de cultura voltada para o consumo rápido, Liberdade de expressão e pensamento, Mistura entre realidade e imaginação - hiper-realismo, Disponibilização de grande quantidade de informações, Incertezas e vazios existenciais.

    Essas características destacadas estão presentes na teoria pós críticas de currículo.

  • A resposta é "pós-moderna", mas isso não está inteiramente certo, porque o termo usado na área é "teoria pós-CRÍTICA". Embora esta tenha um caráter de fato pós-moderno, a imprecisão dos termos e a citação da teoria "crítica" (essa, sim, com o nome utilizado na teoria de currículo e mesmo pelo autor citado) pode levar ao erro na hora da prova. Mais um lembrete pra ficar esperto e lembrar que quem elabora provas elabora pra te $@#.


ID
2886304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere às teorias relativas a currículo, julgue o próximo item.


O currículo, como uma narrativa étnica e racial, restringe a discussão sobre raça, tornando-a apenas um tema transversal.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

  • A concepção de currículo é exatamente o contrário disso, é flexível e diversificado!

  • O currículo é a ligação entre cultura e a sociedade exterior à escola e à educação; entre conhecimento e cultura herdados e a aprendizagem dos alunos; entre a teoria (ideias, suposições e aspirações) e a prática possível, dadas determinadas condições. ( Conhecimentos Pedagógicos para concursos, Fabiana Lagar, p. 69)


ID
2889025
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Matozinhos - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Pensar a educação escolarizada a partir da dimensão cultural implica buscar modalidades de práticas pedagógicas que possibilitam, por um lado, a afirmação de um processo de globalização irreversível e, por outro, explosões de movimentos identitários. Diversos debates são travados acerca da capacidade da escola de absorver e trabalhar as diferenças culturais frente às questões suscitadas pelo fenômeno globalização. Dentro da escola, essas questões assumem um papel de destaque

Alternativas

ID
2895232
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No livro Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo, Tomaz Tadeu da Silva, argumenta que um currículo crítico inspirado nas teorias sociais que questionam a construção social da raça e da etnia também evitariam tratar a questão do racismo de uma forma simplista. Para o autor, o racismo não poderia ser tratado simplesmente como uma questão de preconceito individual, pois isso geraria uma pedagogia e um currículo centrados numa simples “terapêutica” de atitudes individuais consideradas erradas.


Considerando tais argumentações, uma unidade educacional que estivesse diante de uma situação de racismo praticada entre estudantes, estaria alinhada corretamente com os pensamentos do teórico, se:

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão, tomando por base o livro Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo, de Tomaz Tadeu da Silva, deve-se indicar a alternativa que traz a atitude mais adequada diante de uma situação de racismo praticada entre estudantes. 
    A) Realizasse uma investigação da situação, ouvindo a todos os envolvidos, tendo como exclusivo resultado a aplicação das sanções previstas no regimento escolar aos estudantes agressores, pois a punição, tomada como exemplo, poderia inibir a prática de atos racistas por outros estudantes. 
    ERRADO -De acordo com o autor, identidade e diferença são processos de produção social, processos que envolvem relações de poder. O outro cultural é sempre um problema, pois coloca permanentemente em xeque nossa própria identidade. A questão da identidade, da diferença e do outro é um problema social ao mesmo tempo que é um problema pedagógico e curricular. É um problema social porque, em um mundo heterogêneo, o encontro com o outro, com o estranho, com o diferente, é inevitável. É um problema pedagógico e curricular não apenas porque as crianças e os jovens, em uma sociedade atravessada pela diferença, forçosamente interagem com o outro no próprio espaço da escola, mas também porque a questão do outro e da diferença não pode deixar de ser matéria de preocupação pedagógica e curricular. Mesmo quando explicitamente ignorado e reprimido, a volta do outro, do diferente, é inevitável, explodindo em conflitos, confrontos, hostilidades e até mesmo violência. A incapacidade de conviver com a diferença é fruto de sentimentos de discriminação, de preconceitos, de crenças distorcidas e de estereótipos, isto é, de imagens do outro que são fundamentalmente errôneas. Como o tratamento preconceituoso e discriminatório do outro é um desvio de conduta, a pedagogia e o currículo deveriam proporcionar atividades, exercícios e processos de conscientização que permitissem que as estudantes e os estudantes mudassem suas atitudes. A punição sem um trabalho de discussão e conscientização, além de não questionar as relações de poder envolvidas na produção da identidade e da diferença culturais, pode reforçar um sentimento de “oposição", ressentimento e, até mesmo, de agressividade. Em geral, a apresentação do outro, nessas abordagens, é sempre o suficientemente distante, tanto no espaço quanto no tempo, para não apresentar nenhum risco de confronto e dissonância. Tratariam a identidade e a diferença como questões de conduta. A pergunta crucial a guiar o planejamento de um currículo e de uma pedagogia da diferença seria: como a identidade e a diferença são produzidas? Quais são os mecanismos e as instituições que estão ativamente envolvidos na criação da identidade e de sua fixação? Uma estratégia que simplesmente admita e reconheça o fato da diversidade torna-se incapaz de fornecer os instrumentos para questionar precisamente os mecanismos e as instituições que fixam as pessoas em determinadas identidades culturais e que as separam por meio da diferença cultural. Antes de tolerar, respeitar e admitir a diferença, é preciso explicar como ela é ativamente produzida.
    B) Procurasse não dar visibilidade à situação, empreendendo esforços para que somente os envolvidos a conhecessem, pois se a atitude racista dos estudantes se tornasse pública, poderia inspirar outros estudantes a terem atitudes semelhantes. 
    ERRADO - Numa visão crítica, podemos afirmar que as práticas curriculares reproduzem o saber de um grupo dominante que manipula o conhecimento e os saberes com base na afirmação de uma hegemonia racional que coloca em desvantagem as minorias desprivilegiadas dos bens culturais. Infelizmente, essa prática é concretizada em muitas escolas que não aceitam a flexibilidade do currículo como caminho para acolher os diversos saberes produzidos pelos sujeitos aprendentes. Não debater a situação, contribuiria para minimizar e invisibilizar as questões raciais, silenciando aqueles que são alvo de situações de racismo. Situações devem ser discutidas e problematizadas entre os estudantes. 
    C) Investigasse a situação e como proposta de resolução para o conflito, solicitasse aos agressores que se desculpassem junto à vítima, comprometendo-se a não terem mais atitudes semelhantes, sensibilizando-os sobre os danos do racismo para quem o sofre. 
    ERRADO - O autor coloca que o currículo é afetado de diferentes formas, mas principalmente através das relações humanas de poder. Há uma grande desigualdade em matéria de educação e currículo, no tocante a gênero, raça e sexualidade, estabelecendo neste referente, uma nítida relação de poder em sua base. Então, tratar da questão do racismo baseado nas ideias de tolerância, respeito e convivência harmônica entre os diferentes, mostra de certa forma uma superioridade por parte de quem promove esta tolerância. Não se discute, assim, as bases do preconceito, como ele é produzido, que relações de poder estão em jogo e como ele tem se perpetuado ao longo dos anos. 
    D) Propusesse, juntamente a outras medidas institucionais, uma ampla discussão sobre as causas institucionais, históricas e discursivas do racismo, procurando identificar o quê no currículo e nas práticas pedagógicas poderia minimizar ações desta natureza. 
    CORRETO  - Existe uma desigualdade no currículo no que diz respeito a gênero, raça e sexualidade, reproduzindo os saberes construídos por grupos historicamente hegemônicos e estabelecendo uma relação de poder em sua base. Uma política pedagógica e curricular da identidade e da diferença tem a obrigação de ir além das benevolentes declarações de boa vontade para com a diferença. Ela tem que colocar no seu centro uma teoria que permita não simplesmente reconhecer e celebrar a diferença e a identidade, mas questioná-las. Discutir como elas são produzidas. Favorecer toda experimentação que torne difícil o retorno do eu e do nós ao idêntico. Aproximar a diferença do múltiplo e não do diverso. É preciso trabalhar um currículo e uma pedagogia da diferença, que representem algum questionamento não apenas à identidade, mas também ao poder ao qual ela está estreitamente associada, um currículo e uma pedagogia da diferença e da multiplicidade. Nesse sentido, é importante que questões como essa sejam trabalhadas em diferentes componentes curriculares, como também de maneira interdisciplinar, envolvendo diferentes atores e promovendo discussões amplas e aprofundadas a respeito do racismo, suas origens, manifestações e efeitos ao longo da história.
    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.
  • Letra D.


ID
2918122
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, configura-se como importante momento de socialização, ampliação de repertórios individuais e coletivos e experimentação do mundo. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013), a construção de propostas pedagógicas para a educação infantil segue determinados princípios.

O trabalho em Artes Visuais e o contato com diversas manifestações artísticas neste segmento atendem aos princípios de

Alternativas
Comentários
  • possibilitar vivencia éticas e estéticas...

  • Orientações Curriculares Nacionais Curriculares Nacionais para a Educa para a Educação Infantil Infantil

    Eixos e Experiências do Currículo

    Art 9º

    VII - possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade;

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4858-orientacoes-curriculares-ed&Itemid=30192

  • Está correta, questão pede a incorreta.


ID
2918314
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As turmas nas escolas públicas são geralmente formadas por aproximadamente 30 a 40 alunos, oriundos de diversos grupos sociais. Sabemos que, em qualquer grupo, o grau de aptidão dos participantes para dança é bem variado.

A atitude correta em relação ao ensino de dança, com base no comentário anterior, é considerar que

Alternativas
Comentários
  • é válido o pensamento de que todo mundo pode dançar.


ID
2918323
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A transmissão da técnica da dança tem utilizado, como principal veículo, a história oral para se perpetuar. Aprendemos o que nossos professores aprenderam e nos passaram, e eles também aprenderam o que seus mestres lhes passaram. Como a maioria dos professores de Dança no Rio de Janeiro e no Brasil vieram da Europa, a herança europeia é muito grande.

Em um contexto escolar, a estratégia que um professor deve usar para colocar seus estudantes em contato com a ideia de pluralidade de culturas é

Alternativas
Comentários
  • promover o contato com as danças populares brasileiras.


ID
2918353
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O multiartista Antônio Nóbrega toca rabeca, dança variados ritmos e passos e canta de maneira singular, com uma expressão que reúne a dramaticidade dos personagens teatrais do imaginário popular brasileiro. É um artista que transita entre os saberes acadêmicos, dito eruditos, e os conhecimentos advindos das festas tradicionais brasileiras. Além dele, diversos artistas, pesquisadores e educadores se alimentam da fonte das culturas populares para suas práticas artísticas e pedagógicas. Mesmo assim, no Brasil existem poucas escolas que se preocupam com a formação do indivíduo com base nesses saberes, muitas vezes silenciados na cultura escolar.

É importante para o educador das Artes incluir em sua formação o conhecimento das danças e ritmos de brincadeiras tradicionais brasileiras, no sentido de entender o estudante como um cidadão que reconhece as memórias de seu próprio país.

Com base no comentário acima, é fundamental que façam parte do contexto escolar os seguintes elementos:

Alternativas
Comentários
  • As expressões populares brasileiras, que reúnem as linguagens da dança, com seus movimentos; da música, com seus ritmos e cantos; das artes visuais, com seus adereços, indumentárias, máscaras e bonecos, além de estabelecerem uma relação lúdica e interligada entre o sagrado e o profano.


ID
2921068
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A temática da diversidade cultural é abordada em diversas propostas curriculares, inclusive, nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Entretanto, muitas são as concepções de multiculturalismo que informam os currículos e materiais didáticos. Na perspectiva de uma pedagogia crítica, comprometida com a transformação social, é preciso que os materiais didáticos:

Alternativas
Comentários
  • politize as diferenças.


ID
3013552
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao conceito de Currículo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.


( ) Associa-se ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.

( ) Envolve uma dimensão de atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.

( ) Envolve predominantemente os processos de avaliação.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Envolve uma dimensão de atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. (CURRÍCULO OCULTO)

  • Envolve predominantemente os processos de avaliação

    O erro da questão esta em por apenas a avalição como solução.

    currículo escolar abrange as experiências de aprendizagens implementadas pelas instituições escolares e que deverão ser vivenciadas pelos estudantes. Nele estão contidos os conteúdos que deverão ser abordados no processo de ensino-aprendizagem e a metodologia utilizada para os diferentes níveis de ensino.

  • Essa questão requer conhecimentos sobre o conceito de Currículo. O candidato pode ter como referência os documentos “Indagações sobre o Currículo", elaborado pelo MEC. Deve-se analisar as afirmativas sobre Currículo apresentadas e indicar as verdadeiras e as falsas. 

    ( ) Associa-se ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. 
    VERDADEIRA – De acordo com o documento do MEC intitulado “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO - Currículo, Conhecimento e Cultura" (2007), o currículo pode ser entendido como as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes. Currículo associa-se, assim, ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. 

    ( ) Envolve uma dimensão de atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. 
    VERDADEIRA – Ainda segundo o documento do MEC intitulado “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO - Currículo, Conhecimento e Cultura" (2007), cabe destacar que a palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. Trata-se do chamado currículo oculto, que envolve, dominantemente, atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. Fazem parte do currículo oculto, assim, rituais e práticas, relações hierárquicas, regras e procedimentos, modos de organizar o espaço e o tempo na escola, modos de distribuir os alunos por grupamentos e turmas, mensagens implícitas nas falas dos(as) professores(as) e nos livros didáticos. 

    ( ) Envolve predominantemente os processos de avaliação. 
    FALSA – Conforme consta no documento do MEC intitulado “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO - Currículo, Conhecimento e Cultura" (2007), a escola, o currículo e a docência são obrigados a se indagar e tentar superar toda prática e toda cultura seletiva, excludente, segregadora e classificatória na organização do conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos dos educandos e também na organização do convívio e do trabalho dos educadores e dos educandos. É preciso superar processos de avaliação sentenciadora que impossibilitam que crianças, adolescentes, jovens e adultos sejam respeitados em seu direito a um percurso contínuo de aprendizagem, socialização e desenvolvimento humano. Portanto, o currículo. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem, assim, para que currículo venha a ser entendido como: (a) os conteúdos a serem ensinados e aprendidos; (b) as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos; (c) os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais; (d) os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino; (e) os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização. Portanto, o currículo inclui, mas não envolve predominantemente, os processos de avaliação. 

    Dessa forma, as afirmativas são, respectivamente, V – V – F, e a letra A é a alternativa correta.

      Gabarito do Professor: Letra A.
  •   O currículo é uma construção social, na acepção de estar inteiramente vinculado a um momento histórico, à determinada sociedade e às relações com o conhecimento. Nesse sentido, a educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como construção de identidades locais e nacionais.

  • Letra B e a alternativa correta, logo envolver predominantemente os procesos de avaliação (não).

  • ( V ) Associa-se ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.

    ( V ) Envolve uma dimensão de atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.

    ( F ) Envolve predominantemente os processos de avaliação.

  • "( v) Associa-se ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. 

    VERDADEIRA – De acordo com o documento do MEC intitulado “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO - Currículo, Conhecimento e Cultura" (2007), o currículo pode ser entendido como as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes. Currículo associa-se, assim, ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. 

    ( v) Envolve uma dimensão de atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. 

    VERDADEIRA – Ainda segundo o documento do MEC intitulado “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO - Currículo, Conhecimento e Cultura" (2007), cabe destacar que a palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. Trata-se do chamado currículo oculto, que envolve, dominantemente, atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. Fazem parte do currículo oculto, assim, rituais e práticas, relações hierárquicas, regras e procedimentos, modos de organizar o espaço e o tempo na escola, modos de distribuir os alunos por grupamentos e turmas, mensagens implícitas nas falas dos(as) professores(as) e nos livros didáticos. 

    ( F)Envolve predominantemente os processos de avaliação. 

    FALSA – Conforme consta no documento do MEC intitulado “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO - Currículo, Conhecimento e Cultura" (2007), a escola, o currículo e a docência são obrigados a se indagar e tentar superar toda prática e toda cultura seletiva, excludente, segregadora e classificatória na organização do conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos dos educandos e também na organização do convívio e do trabalho dos educadores e dos educandos. É preciso superar processos de avaliação sentenciadora que impossibilitam que crianças, adolescentes, jovens e adultos sejam respeitados em seu direito a um percurso contínuo de aprendizagem, socialização e desenvolvimento humano. Portanto, o currículo. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem, assim, para que currículo venha a ser entendido como: (a) os conteúdos a serem ensinados e aprendidos; (b) as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos; (c) os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais; (d) os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino; (e) os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização. Portanto, o currículo inclui, mas não envolve predominantemente, os processos de avaliação. "

  • "( v) Associa-se ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. 

    VERDADEIRA – De acordo com o documento do MEC intitulado “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO - Currículo, Conhecimento e Cultura" (2007), o currículo pode ser entendido como as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes. Currículo associa-se, assim, ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. 

    ( v) Envolve uma dimensão de atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. 

    VERDADEIRA – Ainda segundo o documento do MEC intitulado “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO - Currículo, Conhecimento e Cultura" (2007), cabe destacar que a palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. Trata-se do chamado currículo oculto, que envolve, dominantemente, atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. Fazem parte do currículo oculto, assim, rituais e práticas, relações hierárquicas, regras e procedimentos, modos de organizar o espaço e o tempo na escola, modos de distribuir os alunos por grupamentos e turmas, mensagens implícitas nas falas dos(as) professores(as) e nos livros didáticos. 

    ( F)Envolve predominantemente os processos de avaliação. 

    FALSA – Conforme consta no documento do MEC intitulado “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO - Currículo, Conhecimento e Cultura" (2007), a escola, o currículo e a docência são obrigados a se indagar e tentar superar toda prática e toda cultura seletiva, excludente, segregadora e classificatória na organização do conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos dos educandos e também na organização do convívio e do trabalho dos educadores e dos educandos. É preciso superar processos de avaliação sentenciadora que impossibilitam que crianças, adolescentes, jovens e adultos sejam respeitados em seu direito a um percurso contínuo de aprendizagem, socialização e desenvolvimento humano. Portanto, o currículo. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem, assim, para que currículo venha a ser entendido como: (a) os conteúdos a serem ensinados e aprendidos; (b) as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos; (c) os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais; (d) os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino; (e) os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização. Portanto, o currículo inclui, mas não envolve predominantemente, os processos de avaliação. "

  • 3) oração subordinada adverbial condicional

    abraços


ID
3070696
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Silva (2011, p.86), ''Deve-se tolerar e respeitar a diferença porque sob a aparente diferença há uma mesma humanidade''

O currículo não pode se tornar multicultural apenas incluindo informações sobre outras culturas; é necessário considerar as diferenças étnicas e raciais como uma questão:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a referência dessa questão?


ID
3097345
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Garça - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Gomes (In: Moreira, 2007) apresentou as indagações de educadores sobre diversidade e currículo, entendendo a diversidade como construção histórica, cultural e social das diferenças. A autora considera relevante conhecer a relação entre diversidade e currículo, tendo em vista a vinculação entre a concepção de educação, as práticas educativas e o trato pedagógico da diversidade. Por isso, ela aborda a relação do currículo com alguns aspectos da diversidade: diversidade biológica; diversidade cultural; a luta política pelo direito à diversidade; diversidade e conhecimento; diversidade e ética; diversidade e organização dos tempos e espaços escolares.

Quanto à relação entre currículo e tempos e espaços escolares, Gomes argumenta que ela pressupõe uma nova estrutura de escola que se articula em torno de uma concepção mais ampla de educação, visando

Alternativas
Comentários
  • ao pleno desenvolvimento dos educandos e assumindo-os como o eixo da ação pedagógica e da realização de toda e qualquer proposta de currículo.


ID
3131161
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em Moreira e outros (2007), constata-se que o currículo escolar compreende: as experiências de aprendizagens propostas pelas instituições escolares e que deverão ser vivenciadas pelos estudantes; os conteúdos que deverão ser abordados; e a metodologia a ser utilizada. Pela sua natureza, o currículo contribui para a construção da identidade dos alunos. Gomes (in Moreira e outros, 2007), levando em consideração essas questões, destaca a importância da inclusão da diversidade nos currículos. Segundo essa autora, “(…), a inserção da diversidade nos currículos implica compreender as causas políticas, econômicas e sociais de fenômenos como etnocentrismo, racismo, sexismo, homofobia e xenofobia. Falar sobre diversidade e diferença implica posicionar-se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B - contra processos de colonização e dominação.”

  • Letra B

     "Não podemos esquecer que essa sociedade é construída em contextos históricos, socioeconômicos e políticos tensos, marcados por processos de colonização e dominação". Diversidade e Currículo - Indagações sobre o currículo Mec pg. 22


ID
3158704
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na obra Organização e gestão escolar: teoria e prática, Libâneo (2004) examina a proposta curricular e explicita que os objetivos de formação cultural e de desenvolvimento curricular precisam considerar hoje a nova configuração econômica e política e as novas realidades sociais e culturais do mundo contemporâneo. Isso significa propiciar aos alunos conhecimentos e experiências diversificadas, integrando no currículo a variedade de culturas que perpassa a escola. Portanto, trata-se de formular coletivamente formas pedagógico-didáticas de assegurar essa articulação e, assim, compreender a escola como lugar de

Alternativas
Comentários
  • Leta E


ID
3229762
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sonia, ao estudar sobre currículo, multiculturalismo, diversidade e igualdade étnico racial, reportou-se inicialmente à Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN), artigos 26 e 26-A. No § 4º do art. 26, estabelece-se que o ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia. De acordo com essa legislação, os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.

O art. 26-A destaca que se torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, nos estabelecimentos de

Alternativas
Comentários
  • Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.        

    QUESTÃO SEM GABARITO!! COM CERTEZA CABE RECURSOS ....

    A banca considera a letra B.

  • Ensino Fundamental e Médio!

  • A LDB fala dos ensinos: fundamental e médio, público lá e privados. Artigo 25-A. A questão com certeza deve caber recursos.

  • Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).


ID
3267955
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Lindóia do Sul - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o proposto pelo art. 26. “Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.” Acerca deste artigo é correto afirmar que:

I- Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
II- O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.
III- A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica.
IV- O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.
V- No currículo do ensino fundamental, a partir do sexto ano, será ofertada a língua inglesa.

Assinale a opção CORRETA:

Alternativas

ID
3282883
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um dos grandes desafios da educação é promover a adaptação dos currículos aos estudantes com necessidades especiais, de modo a garantir a acessibilidade aos conteúdos e a favorecer a aprendizagem significativa. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta o conceito de aprendizagem significativa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

    A concepção de ensino e aprendizagem de Ausubel segue na linha oposta à dos behavioristas. Para ele, aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos. 

    Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/262/david-ausubel-e-a-aprendizagem-significativa


ID
3288358
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

    O cenário mundial do trabalho apresenta mudanças e propostas arrojadas para a profissionalização da sociedade brasileira e, por isso, convoca todas as instituições e instituintes para o desafio de promover uma educação profissional de qualidade.

Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional. SEEDF. 2014. p. 7 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir.

A concepção de formação profissional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal é multirreferencial, pois articula o conhecimento científico com o saber fazer.

Alternativas
Comentários
  • A questão copiou e colou o texto do Currículo em Movimento.

    Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional. SEEDF. 2014. p. 8

    4º parágrafo.

    https://issuu.com/sedf/docs/6-educacao-profissional-e-a-distanc

    QUESTÃO CORRETA.


ID
3314887
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere ao currículo escolar, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O Currículo são conteúdos a serem ensinados e aprendidos, experiencias escolares, produto cultural, transmissão do conhecimento historicamente acumulado não é neutro, é ideológico, cultural.

  • Alternativa A: Está sempre em construção, adaptando‐se às mudanças da humanidade.

    Currículo é um norteador da prática coletiva, inclusivo, flexível e acompanha as transformações sociais, pois deve nortear a prática pedagógica de cidadãos críticos e autônomos.


ID
3340786
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Cariacica - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A cultura é uma experiência, vivência de aprendizagens que são repassadas ou transmitidas de geração a geração dentro de um grupo ou espaço social. Cada cidadão expressa sua cultura na qual está inserida dentro de um grupo ou um espaço social. As expressões e saberes culturais de um povo influenciam em todos os setores da sociedade, incluindo, consequentemente, o sistema educativo. Segundo Moreira e Candau, elaborar currículos culturalmente orientados demanda uma nova postura, por parte da comunidade escolar, de abertura às distintas manifestações culturais. Para tanto, faz-se indispensável superar o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A) daltonismo cultural

    Ações educativas que discriminam grupos minoritários. O professor, deve entender que suas ações devem ser significativas e adequadas aos discentes.

    #vousernomeado


ID
3344545
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Conquista - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Na perspectiva em que hoje se entende a missão inclusiva da escola e o direito de todos à escolarização, são os currículos que devem estar adaptados às diversidades culturais, étnicas ou geracionais.”
Acerca do exposto, assinale a
afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) Reconhecer a diversidade e pensar alternativas curriculares que acolham a multiculturalidade significa entender que a escola já não tem mais a missão de educar e ensinar. Errada. Reconhecer a diversidade e trabalhar a multiculturalidade significa entender que a escola é um espaço onde há diversas concepções sociais, políticas, culturais e étnicas. Reconhecer essa complexida só agrega na missão de educar e ensinar.

    B) O que se pretende nas propostas de currículos alternativos é exatamente “ensinar”, colocando em interlocução os significados culturais e as diferentes leituras de mundo numa perspectiva instrutiva.

    C) Na perspectiva em que se entende o currículo como um dispositivo de política cultural, cuja dinâmica produz identidades, as opções que se fazem não serão jamais isentas de interesses políticos e relações de poder.

    D) Uma escola que pretenda ser inclusiva e oferecer a todos as condições para aprender há de tomar a cultura como ponto de partida para a organização curricular e o mundo simbólico dos saberes produzidos pelas experiências como base para os conteúdos curriculares.

    #vousernomeado