SóProvas


ID
2806399
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a evolução das diferentes divisões regionais aplicadas ao território brasileiro, ao longo do tempo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa "A" está correta, pois expressa corretamente os objetivos estabelecidos para o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –, formalmente criado em 1938 pelo Decreto-Lei n. 218/1938, promulgado pelo então presidente Getúlio Vargas, e que assim permanece até o presente. Esse órgão resulta da redefinição do INE – Instituto Nacional de Estatística e do Conselho Nacional de Geografia. Vale destacar que, até aquela data, o que existia era o Instituto Nacional de Estatística, criado em 1934 e modificado em 1937. Todavia, como há divergência sobre a compreensão da data de criação do referido órgão, entre os autores adotados na bibliografia oficial desse certame, esta alternativa torna-se ambígua e, portanto, a questão deve anulada.

    - A alternativa "B" está incorreta, pois desde os anos de 1960 o IBGE passou a adotar o critério de região homogênea, na regionalização do país. Que é um critério mais complexo do que a divisão segundo os aspectos naturais.

    - A alternativa "C" está incorreta, porque o critério de região homogênea ainda é adotado na regionalização oficial do país.

    - A alternativa "D" está incorreta, pois a criação da Região Sudeste se deu na regionalização elaborada em 1969.

    - A alternativa "E" está incorreta, porque o critério de divisão em macrorregiões ainda é adotado no Brasil.

    Fonte: http://www.esfcex.eb.mil.br/images/concurso/2018/ca_cfo_2018/RESPOSTA_E_JUSTIFICATIVAS_DOS_PEDIDO_DE_REVISO_CA_2018.pdf