SóProvas



Prova Exército - 2018 - EsFCEx - Oficial - Administração


ID
2806381
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos primeiros teóricos a estudar as relações entre a população e as leis do crescimento econômico foi Thomas Robert Malthus, em 1798. Dentre as formulações teóricas deixadas por Malthus, a mais famosa é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • As políticas públicas podem ser caracterizadas por setorializadas, territorializadas, verticais e horizontais .

    a) Políticas Públicas Setoriais

    A setorialidade, ou delimitação temática, tem como premissa a adoção de estratégias de regulação situacional ativa e autônoma para produção de regras do jogo político em dado espaço definido pela própria conceituação do problema da política. São exemplos de políticas públicas setorializadas o combate às drogas, problemas ambientais, direitos do cidadão etc.

    b) Políticas Públicas Territoriais

    A territorialidade, ou delimitação geográfica, tem como fundamento a ação estratégica de arcabouços institucionais mais permanentes e claramente delimitados. Há, assim, maiores possibilidades de coordenação e de controle por atores detentores de autoridade legítima sobre dada circunscrição territorial. Como exemplo temos as políticas de desenvolvimento do semiárido, as políticas de combate ao contrabando e descaminhos em fronteiras etc.

    c) Políticas Públicas Verticais

    As políticas verticais, em termos de coordenação, são as mais tradicionais e comuns de serem encontradas. São políticas desenvolvidas com base em estruturas relativamente simples e, normalmente conduzidas a partir de diretrizes mais amplas. Em políticas coordenadas verticalmente tem se sobressaído como grande desafio para muitos governos a manutenção de um mínimo de capacidade política de direção para assegurar coerência, uniformidade e equidade e, ao mesmo tempo, permitir suficiente nível de autonomia. 

    São exemplos de políticas verticalizadas a definição de responsabilidade sobre educação básica, política tributária, política de desenvolvimento urbano etc.

    d) Políticas Públicas Horizontais

    As políticas públicas horizontais, também chamada de mutuamente integradas, são desenvolvidas entre partes de uma mesma organização ou por organizações situadas hierarquicamente em um mesmo âmbito. Na atualidade, as tentativas de articular horizontalmente suscitam muitas discussões sobre como devem ser constituídos sistemas de coordenação que garantam um mínimo de alinhamento para assegurar a geração de resultados operacionais eficientes. Temos como exemplos as políticas de coletas de resíduos urbanos por municípios situados em áreas metropolitanas, políticas de combate ao tráfico de drogas no Mercosul etc

    Fonte: PROCOPIUCK, Mário. Políticas Públicas e Fundamentos da Administração Pública. São Paulo: Atlas, 2013.

  • Qual a diferença entre progressão aritmética e progressão geométrica?

    Progressão aritmética é uma sequência de números reais cuja diferença entre um termo e seu antecedente, a partir do segundo, é uma constante. Progressão geométrica é uma sequência de números reais não nulos cujo quociente entre um termo e seu antecedente, a partir do segundo, é uma constante.

    Fonte:

    O que é progressão aritmética exemplos?

    Progressão aritmética é um tipo de seqüência numérica que a partir do segundo elemento cada termo (elemento) é a soma do seu antecessor por uma constante. (5,7,9,11,13,15,17) essa seqüência é uma Progressão aritmética, pois os seus elementos são formados pela soma do seu antecessor com a constante 2.

    Fonte:

    O que significa progressão geométrica?

    Progressão geométrica é uma seqüencia numérica que cresce ou decresce pelo produto por uma taxa constante. Nessa progressão, os seus termos a partir do segundo é igual ao produto do termo anterior por uma constante denominada razão q. Por exemplo: (1,2,4,8,16,32,64, ... ) essa seqüência é uma PG de razão igual a q = 2.

    Fonte:

  • GABARITO - D

    Thomas Malthus foi um economista inglês que desenvolveu uma teoria sobre o crescimento populacional e a produção de alimentos. Segundo essa teoria, a população iria crescer tanto que seria impossível produzir alimentos suficientes para alimentar o grande número de pessoas no planeta. 

    "A partir da segunda metade do século XX, principalmente na década de 60, houve uma explosão demográfica, esse crescimento populacional deu início novamente às ideias de Malthus, mas com uma adaptação concernente às condições históricas, ficou denominada de Teoria Neomalthusiana, essa teoria atenta-se para o crescimento populacional decorrente dos países subdesenvolvidos, tal crescimento provocaria a escassez dos recursos naturais, além do agravamento da pobreza e do desemprego.

    Para evitar esses contratempos, os neomalthusianos propuseram políticas efetivas de controle de natalidade que foram denominadas de “planejamento familiar”. Até mesmo as instituições financeiras como BANCO MUNDIAL e FMI tem exigido o cumprimento de políticas de controle de natalidade."

    Espero ter ajudado. ;)

  • ''Malthus concluiu que, se o crescimento populacional não fosse contido, a população cresceria segundo uma progresão geométrica (2,4,8,16,32), e a produção de alimentos cresceria segundo uma progressão aritmética (2,4,6,8,10,12). Malthus considerava que a população dobraria a cada 25 anos.''

  • MALTHUS:

    POPULAÇÃO: CRESCIMENTO GEOMÉTRICO

    ALIMENTO: ARITMÉTICO

    > TEORIA VERDE : quebrou Malthus.\

    GABARITO= D

  • Sua chance de acertar uma questão de Geografia kkkkkkk

  • GABARITO LETRA D- Existe uma tendência universal de a população crescer em progressão geométrica e a produção de alimentos em progressão aritmética.

    MALTHUSIANA (XVIII) NA INGLATERRA, TEORIA ANTINATALISTA.  

    -Projeção alarmista: população crescia em PG e os alimentos em PA. (A população duplicaria a cada 25 anos).  

    • O estudo prevê que esse desequilíbrio e a quantidade de terras agricultáveis levariam à fome e a uma crise mundial no abastecimento de alimentos 
    • os recursos naturais da terra se esgotariam em pouco tempo, porque faltaria terras e aos poucos elas diminuiriam sua capacidade de produção. 

    -Malthus tinha um viés religioso da igreja anglicana (era pastor) e com isso sugeriu para diminuir a população a: 

    • SUJEIÇÃO MORAL (abstinência sexual e casamento tardio- PARA PESSOAS DE BAIXA RENDA). OBS:NÃO ERA MÉTODOS CONTRACEPTIVOS AINDA, pois ele era contra. 
    • Considera uma teoria elitista, pois só poderia ter filho quem tinha dinheiro. 

    -Formas de controle: ele dizia que catástrofes, como: guerras, doenças e desastres ambientas, não eram necessariamente boas, no entanto inevitáveis e com isso diminuía a população. 

    -Por que não deu certo?  

    • Processo de urbanização: filhos são gastos e mulher no mercado de trabalho. 
    • A revolução verde, a qual teve como característica a mecanização e uso de fertilizantes no campo (tecnologia). 

    -A diferença para a neo 

    1. a neo quer que o Estado introduza métodos anticoncepcionais  
    2. Malthus é as pessoas que vão praticar a abstinência, ou seja, sem a intervenção estatal. 

ID
2806384
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Complete a lacuna do texto abaixo.


O emprego de tecnologias avançadas direcionadas para a automação da produção visa aumentar a produtividade e intensificar a exploração da força de trabalho (apenas um operário, com o mesmo salário, faz o trabalho de dezenas), proporcionando maior acumulação de capital. Nessa etapa da dinâmica de produção industrial foi implantada uma nova forma de organização do trabalho no interior das fabricas, chamada de ______________ . Segundo esse tipo de organização do trabalho, o crescimento da atividade fabril esta baseado na integração efetiva entre a produção de conhecimentos científicos, tecnológicos e de produção e sua aplicação imediata no processo produtivo.

Alternativas
Comentários
  • Produção Flexível (Toyotismo).

  • No toyotismo as linhas de montagem não são estáticas, pelo contrário, são bastante flexíveis, podendo ser modificadas constantemente segundo os interesses do momento.

    A produção flexível tem como objetivo alcançar os anseios de seus consumidores, o desenvolvimento desse tipo de produção conduziu a uma diminuição nos estoques de matéria-prima e de outros suprimentos usados nas indústrias.

    A produção flexível substituiu a produção fordista, pois o modelo de produção e distribuição em massa não atendia os requisitos das perspectivas industriais modernas. 

    Fonte - https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/producao-flexivel.htm

  • Excelente!

  • O cara sabe a resposta e marca a errada.

  • Alta produtividade é resultado de uma forma de produção, não é uma forma de produção propriamente dita.


ID
2806387
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo.


A(s)_____________________ , ocorrida(s) logo após os anos de 1950 e mais fortemente no período do(a) _________________ , deu-se (deram-se) em função da entrada de muito capital e de tecnologia provenientes das ________________ .

Alternativas
Comentários
  • A partir de 1968, o País experimentou uma nova fase de sua economia e de seu processo de industrialização brasileira. A recuperação financeira, fruto da reforma tributária, criação de fundos de poupança compulsória (PIS, PASEP, FGTS) e ampliação do crédito lançaram bases para o momento considerado o “milagre brasileiro”. Entretanto, fatores externos também explicam esse crescimento, como o crescimento da economia mundial nestes anos, que permitiu o acesso a um abundante crédito externo, possibilitando o endividamento e criando espaço para a diversificação e o crescimento das exportações brasileiras.

    Fonte:

    Milagre econômico brasileiro é a denominação dada à época de crescimento econômico elevado durante o Regime Militar no Brasil, entre 1969 e 1973, também conhecido como "anos de chumbo".

    Fonte:

    Fé na Missão!!!

  • industrialização brasileira - “milagre econômico” — grandes empresas multinacionais.

    Responder

  • GABARITO: E

    A industrialização brasileira ocorrida após a década de 1950, principalmente no governo de Juscelino Kubitschek se baseou em grande parte na entrada de capital e tecnologia proveniente de grandes empresas multinacionais. Esse modelo foi intensificado nos governos militares, quando ocorre o chamado milagre econômico, um grande crescimento do PIB e da indústria brasileira, mas as custas de um pesado endividamento. É importante ressaltar que o estado não deixou de fazer investimentos na indústria desde então, mas o capital multinacional privado passou a atuar fortemente no território nacional e foi responsável pelo aumento dos índices de industrialização no país.

  • Milagre econômico brasileiro foi a época de crescimento econômico elevado durante a ditadura militar brasileira, entre 1969 e 1973, também conhecido como "anos de chumbo"

    se fosse colocado ao invés de 1950, 1960 eu acertaria, pois o milagre econômico ficaria mais evidente, uma vez que facilmente eu identifico um período de industrialização com investimentos de empresas multinacionais.

  • Não existe cruzada econômica.

  • Milagre econômico é da década de 60 e 70 durante o governo militar


ID
2806390
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre as províncias geológicas e as formas do relevo brasileiro, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) O Brasil possui 36% da superfície do seu território em estruturas de escudos cristalinos, que compõem sua formação mais antiga, são constituídos por minerais não metálicos, como granito e ardósia, e minerais metálicos, como ferro e manganês, esses últimos fartamente encontrados nos estados de Minas Gerais e Pará.

( ) Por se localizar na borda oriental da placa Sul-Americana, o Brasil não possui dobramentos modernos, nem tão pouco vulcões ativos, mas os abalos sísmicos são frequentes no território nacional em razão da aproximação contínua dessa placa com a Africana.

( ) No território brasileiro, nos planaltos localizados em cinturões orogenéticos, como o Paraguai-Araguaia, Brasília e Atlântico, encontram-se inúmeras serras que são associadas a resíduos de estruturas dobradas intensamente e atacadas por processos erosivos, a exemplo das serras da Mantiqueira e do Mar.

Alternativas
Comentários
  • gabarito D

    O Brasil está NO MEIO da placa Sul-Americana.

  • É uma placa continental que possui 32 milhões de quilômetros quadrados. O território brasileiro está localizado no CENTRO dela, onde a espessura é de 200 quilômetros, por esse motivo o país é pouco afetado por terremotos e vulcões.

  • >O Brasil possui 36% da superfície do seu território em estruturas de escudos cristalinos, que compõem sua formação mais antiga, são constituídos por minerais não metálicos, como granito e ardósia, e minerais metálicos, como ferro e manganês, esses últimos fartamente encontrados nos estados de Minas Gerais e Pará. (correto)

    >O Brasil, por se localizar no meio da placa tectônica Sul-Americana, não possui dobradamentos modernos nem vulcões ativos, e os abalos sísmicos de maior intensidade são pouco frequentes no país (corrigido)

    >No território brasileiro, nos planaltos localizados em cinturões orogenéticos, como o Paraguai-Araguaia, Brasília e Atlântico, encontram-se inúmeras serras que são associadas a resíduos de estruturas dobradas intensamente e atacadas por processos erosivos, a exemplo das serras da Mantiqueira e do Mar.(correto)

  • Escudos cristalinos

    -São formações mais antigas formados pelo derramamento do magma na Era Pré-Cambriana;

    -São mais desgatados;

    -Compõe 36% do território brasileiro;

    -Planaltos e depressões são formações cristalinas.

    Bacias Sedimentares 

    -Formação mais recente (a maior parte), na Era Cenozóica;

    -Onde é encontrado combustíveis fósseis;

    -Compõe 64% do território brasileiro;

    -Áreas de planícies.

  • n soh pq ele esta no meio, mas tambem pq a placa sul-americana é divergente da africana

  • Bom link para estudo de Geologia.

    http://professormarcianodantas.blogspot.com/2011/09/as-estruturas-e-as-formas-do-relevo.html

  • ( V ) O Brasil possui 36% da superfície do seu território em estruturas de escudos cristalinos, que compõem sua formação mais antiga, são constituídos por minerais não metálicos, como granito e ardósia, e minerais metálicos, como ferro e manganês, esses últimos fartamente encontrados nos estados de Minas Gerais e Pará.

     

    ( F ) Por se localizar na borda oriental da placa Sul-Americana, o Brasil não possui dobramentos modernos, nem tão pouco vulcões ativos, mas os abalos sísmicos são frequentes no território nacional em razão da aproximação contínua dessa placa com a Africana.

    ( FALSO ), Situado no centro da placa sul- americana, o território brasileiro apresenta relativa estabilidade geológica, pois as atividades vulcânicas e sismicas ocorrem principalmente nas bordas das placas tectônicas. 

     

    ( V ) No território brasileiro, nos planaltos localizados em cinturões orogenéticos, como o Paraguai-Araguaia, Brasília e Atlântico, encontram-se inúmeras serras que são associadas a resíduos de estruturas dobradas intensamente e atacadas por processos erosivos, a exemplo das serras da Mantiqueira e do Mar.

     

    GAB: LETRA D

    FONTE: GEO, PROJ.VOAZ, VOL.ÚNICO

  • "esses últimos fartamente encontrados nos estados de Minas Gerais e Pará."

    MG - Quadrilátero Ferrífero

    PA - Serra dos Carajás


ID
2806393
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que expressa corretamente características contemporâneas da migração interna no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Sobre a alternativa D: o número de habitantes que não é natural dos municípios que moram é grande. Contudo, até o momento, não é maioria.

  • dúvidas com a D

    A maioria dos habitantes do país não é natural dos municípios onde moram, em razão da forte migração inter-regional.

    como disse a colega Saiane, não é a MAIORIA DE HABITANTES.

    complicadim em

  • MAPITOBA - a mais nova fronteira agrícola brasileira, quer dizer, os estados que mais crescem na agricultura. (DO NORTE NORDESTE)

    MAranhão

    PIauí

    TOcantins

    BAhia

  • Caí exatamente nessa pegadinha da letra D

  • Errei essa questão na prova e errei denovo aqui. Agora não erro mais vou imprimir e colocar em um quadro rs.

  • A questão D pode ser explicada pelos movimentos intraREGIONAIS

  • A) Eustáquio de Sene vol3, pág. 142 | "Atualmente, São Paulo e Rio de Janeiro são as capitais cuja população menos cresce no Brasil."

    B) Eustáquio de Sene vol3, pág. 142 | "Em primeira posição, figuram algumas capitais da região Norte, com destaque para Palmas(TO), Macapá(AP) e Rio Branco(AC), localizadas em áreas de expansão das atuais fronteiras agrícolas do país."

    C) Eustáquio de Sene vol3, pág. 142 | "Outro ponto revelado pelos dados sobre os movimentos migratórios atuais é o dos fluxos de retorno, principalmente para o Nordeste"

    D) Eustáquio de Sene vol3, pág. 141 | "Segundo dados o IBGE, em 2008, 40% dos habitantes do país não eram naturais do município de residência..."

    E) Eustáquio de Sene vol3, pág. 142 | "Qualquer região do país que receba investimentos produtivos, públicos ou privados, que aumentem a oferta de emprego, receberá também pessoas dispostas a preencher os novos postos de trabalho. É o que acontece atualmente no estado de São Paulo...apresentam índices de crescimento econômico...Essa situação ocorreu graças ao desenvolvimento dos sistemas de transporte, energia e comunicações."

  • GAB B

    Aregião do Matopiba, que compreende terras nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, deve expandir sua área plantada em 15% nos próximos dez anos, chegando a alcançar 8,9 milhões de hectares. A produção deve crescer o dobro (32%), atingindo 33 milhões de toneladas em 2030. A previsão é do estudo “Projeções do Agronegócio 2019/20 a 2029/30”,a área que mais cresse no Brasil feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

    COM DEUS!


ID
2806396
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O potencial energético brasileiro, se comparado com outros países, é bastante privilegiado em razão da disponibilidade e do uso de fontes renováveis, chegando a representar 46% do consumo total de energia no país. Nesse sentido, sobre as diferentes matrizes energéticas brasileiras é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da alternativa "E"?

  • Leonardo Morais, acredito que seja pq a energia solar não tem baixo custo de produção

  • As principais fontes de energia do Brasil, atualmente, são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e a energia nuclear

  • Leonardo, pela pesquisa que fiz, creio que o erro na alternativa E seja, também, pela afirmação "A geração de energia solar no Brasil já se destaca, entre as matrizes renováveis", porque apesar de existir no Brasil, a energia solar ainda não possui tanto destaque.

    No site tem um texto bem legal sobre o tema e em momento algum é citada a energia solar.

    Enfim, espero ter ajudado. ;)

  • Qual é a primeira mais consumida já que a A fala que é a biomassa?

  • Os três principais tipos de combustíveis fósseis são: o , o  e o , embora existam outros, como o xisto betuminoso.

    Os combustíveis fósseis são matéria-prima para produção de energia. São recursos naturais não-renováveis, originados de restos orgânicos acumulados na crosta terrestre ao longo de milhões de anos.

  • energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas. Apesar disso, o país só utiliza 25% do seu potencial hidráulico. Além do mais, o Brasil ainda importa parte da energia hidroelétrica, uma porção dessas importações é referente à propriedade paraguaia da Usina Binacional de Itaipu, outra parte se refere à compra de eletricidade produzida pelas usinas de Garabi e Yaciretá, na Argentina.

  • O erro estar em afirmar que a produção da energia Sola é de baixo custo.

  • A lenha é muito utilizada para produção de energia por biomassa - no Brasil, já representou 40% da produção energética primária. A grande desvantagem é o desmatamento das florestas.

  • Erros da alternativa E:

    - falar que a energia solar "já se destaca", o que não é verdade;

    - falar em baixos custos de produção, o que também não é verdade, pois há a necessidade de importação de muitos componentes;

    - falar na extra-tropicalidade (estar fora dos trópicos), o que não é o caso do Brasil, mas da Ásia, por exemplo.

  • ERRO DA C)

    A energia hidráulica é a principal fonte de energia utilizada no Brasil. De acordo com o , cerca de 65% da energia produzida aqui é desse tipo.

    A energia hidráulica é gerada pela força das quedas d’água ou correntezas dos rios que movem turbinas para produzir eletricidade. Essa solução é relativamente barata devido a grande quantidade produzida e disponibilidade hídrica.

    Apesar de ser considerada um tipo de energia limpa, ela gera impactos ambientais no local de instalação: é necessário inundar uma ampla área, deslocando moradores e prejudicando a fauna e flora local.

    Em épocas de seca, a produção também diminui, gerando aumento na conta de luz e racionamentos.

  • Matriz elétrica é diferente de Matriz Energética

    Matriz elétrica do BRASIL : 1)Hidrelétrica

    Matriz energética do BRASIL : 1)Petróleo 2)Biomassa

  • Galera, lembrem das aulas de física, energia pode ser tanto elétrica como térmica, então quando ele fala "gerar energia" na alternativa "A", a questão está generalizando, e se prestarem atenção o petróleo ainda tem imensa importância no consumo energético geral (carros, caminhões, navios etc).


ID
2806399
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a evolução das diferentes divisões regionais aplicadas ao território brasileiro, ao longo do tempo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa "A" está correta, pois expressa corretamente os objetivos estabelecidos para o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –, formalmente criado em 1938 pelo Decreto-Lei n. 218/1938, promulgado pelo então presidente Getúlio Vargas, e que assim permanece até o presente. Esse órgão resulta da redefinição do INE – Instituto Nacional de Estatística e do Conselho Nacional de Geografia. Vale destacar que, até aquela data, o que existia era o Instituto Nacional de Estatística, criado em 1934 e modificado em 1937. Todavia, como há divergência sobre a compreensão da data de criação do referido órgão, entre os autores adotados na bibliografia oficial desse certame, esta alternativa torna-se ambígua e, portanto, a questão deve anulada.

    - A alternativa "B" está incorreta, pois desde os anos de 1960 o IBGE passou a adotar o critério de região homogênea, na regionalização do país. Que é um critério mais complexo do que a divisão segundo os aspectos naturais.

    - A alternativa "C" está incorreta, porque o critério de região homogênea ainda é adotado na regionalização oficial do país.

    - A alternativa "D" está incorreta, pois a criação da Região Sudeste se deu na regionalização elaborada em 1969.

    - A alternativa "E" está incorreta, porque o critério de divisão em macrorregiões ainda é adotado no Brasil.

    Fonte: http://www.esfcex.eb.mil.br/images/concurso/2018/ca_cfo_2018/RESPOSTA_E_JUSTIFICATIVAS_DOS_PEDIDO_DE_REVISO_CA_2018.pdf


ID
2806402
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

““No século XVI o açúcar tomou-se o principal produto de exportação brasileiro e não perdeu essa posição predominante até meados do século XVIII, quando o Brasil abarrotou os cofres da Europa ...(com a venda desse produto agrícola)... e, ajudou a impulsionar a Revolução Industrial.”

Schwartz, Stuart B. Segredos Internos: Engenhos e escravos na

sociedade colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, p l44.


Analise as afirmações a seguir, e assinale a alternativa correta sobre a economia colonial brasileira no período denominado como “ciclo do açúcar.”


I. A dinâmica do funcionamento da economia açucareira esteve sempre relacionada ao comércio internacional desse produto e as mudanças políticas e econômicas vigentes no mundo atlântico.

II. A dimensão comercial da indústria açucareira garantiu que o açúcar brasileiro chegasse aos mercados europeus desde o início do século XVI e contribuiu consideravelmente para a formação de uma importante comunidade mercantil no Brasil.

III. Apesar da magnitude desse comércio ele não exigia grandes investimentos em mão de obra e, portanto, pouco alterou a estrutura demográfica e social da colônia.

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa I é verdadeira assim excluímos as alternativas A, B e E. O que torna a afirmativa III falsa é afirmar que "...pouco alterou a estrutura demográfica e social da colônia.", já que o Brasil foi o país que mais recebeu escravos negros a ponto de ser considerado uma "África na América". Assim, alternativa correta letra C.

  • é só saber que a alternativa lll está errada.que por eliminação o gabarito sai

  • I. A dinâmica do funcionamento da economia açucareira esteve sempre relacionada ao comércio internacional desse produto e as mudanças políticas e econômicas vigentes no mundo atlântico. (V)

     

    II. A dimensão comercial da indústria açucareira garantiu que o açúcar brasileiro chegasse aos mercados europeus desde o início do século XVI e contribuiu consideravelmente para a formação de uma importante comunidade mercantil no Brasil. (V)

     

    III. Apesar da magnitude desse comércio ele não exigia grandes investimentos em mão de obra e, portanto, pouco alterou a estrutura demográfica e social da colônia. (F)

     

    FALSO, Pois, A instalação e a atividade de um engenho eram operações custosas que dependiam da ontenção de créditos. No sé. XVI, pelo menos parte desse créditos provinha de investidores estrangeiros, flamengos e italianos, ou da própria Metrópole.

     

    GAB: LETRA C

    FONTE: HIST.DO BRASIL, BORIS FAUSTO

  • Olá!

    A resposta correta é a letra "C". Mas por quê?

    Abaixo, uma pequena explicação sobre a Produção Açucareira.

    A ausência de metais precisos e a necessidade de colonizar o Brasil a qualquer custo, levaram os portuguesa a implantar em nosso país, o sistema de produção açucareira. Além disso, o açúcar era considerado uma especiaria na Europa. Com isso, os portugueses teriam um mercado consumidor garantido para a comercialização do produto.

    Os portugueses também implantaram no Brasil, o sistema de Plantation. Esse sistema, visava lucrar ao máximo com a produção açucareira. Ou seja, o açúcar era produzido em latifúndios (monocultores) que utilizava a mão de obra escrava e toda a produção era destinada ao mercado externo.

    Att, Douglas Claudio.

  • Marquei por eliminação, mas este " desde o início do século XVI" me deixou em dúvida... O século XVI começa em 1501...Brasil em processo de "descobrimento" ...

  • Gabarito: C

    Discordo do gabarito, consegui acertar por eliminação, pois de acordo com minhas anotações de aulas e de resumos da internet diz que a produção açucareira brasileira entrou no mercado a partir da segunda metade do século XVI.

  • ||| - (Resposta está errada por conta) - Para se investir em cana-de-acucar- deveria-se colocar muito dinheiro, ora, a manutencao da mao de obra era muito cara, juntamente com o trasporte.


ID
2806405
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise o texto abaixo e assinale a alternativa correta sobre as revoltas ocorridas no período regencial.


“ O período regencial foi um dos mais agitados da história política do país e também um dos mais importantes. Naqueles anos, esteve em jogo a unidade territorial do Brasil, e o centro do debate político foi dominado pelos temas da centralização ou descentralização do poder, do grau de autonomia das províncias e da organização das Forças Armadas.”

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Pauto. Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 2000, p, 161.

Alternativas
Comentários
  • Qual seria o erro da letra D?

  • Erros da alternativa D em vermelho, pessoal.

     

    d) Esse período é marcado também por uma forte tensão entre os projetos políticos federalistas, que objetivavam maior poder e atribuições aos Estados (Obs 1) e os projetos de construção do Estado unitário, os quais se esforçavam em garantir maior centralização das rendas e poder político no governo das Províncias (Obs 2).

     

    Obs 1: Não eram Estados, eram Províncias;

     

    Obs 2: Os projetos de construção do Estado unitário reivindicava uma centralização maior do poder para a capital do Império, para o Imperador, e não para o governo das Províncias, como terminou dizendo a alternativa.

     

  • Revoltas do Período Regencial

    A consequência dessa disputa de poder é a instabilidade política. Somada à essa questão, as condições precárias de grande parte da população dão origem a uma série conflitos:

    Cabanagem, na Província do Grão-Pará (1835 – 1840); Guerra dos Farrapos (ou Revolução Farroupilha), na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1835 – 1845); Revolta dos Malês, Província da Bahia (1835); Sabinada, na Província da Bahia (1837 – 1838); Balaiada, na Província do Maranhão (1838 – 1841).


  • continuo sem saber o erro da D

    Embora tenha lido os comentários atenciosos dos colegas

    quanto a ''a'', nao entendi nada

  • Gabarito - A

    Confere o comentário do colega Leonardo. ;)

  • revolta do malês- Bahia, sabinada-Bhia.

    revoltas dos cabanos-Grão-Pará

    revolução farroupilha-Rio Grande do Sul e Santa Catarina

    balaiada- Maranhão

    Gabarito A

  • Como a letra A está certa se Revolta do males e sabinada foram na mesma provincia(BAHIA)??

    não encontrei nenhuma alternativa correta!

  • B) está errada pq as rebeliões n tinham como objetivo a separação, eles desejavam melhores condições, seja ela política ou econômica, assim eles acabavam separando até D. Pedro assumir ou desejavam ter suas revindicações atendidas.

    C ) N houve diálogo algum com separatistas, o diálogo foi feito com os políticos exaltados q desejavam maior autonomia das províncias, ou seja, políticos q desejavam um império federalista essa ideia foi colocada na assembleis em 1832, sendo vetada.

    D) Está errada pq o ato adiconal de 1834 descentraliza o poder físcal para as províncias, ou seja, as rendas estavam descentralizadas.

    E) Só na cabanagem morreram 30 mil pessoas, quase 20% da população da província. Se isso é pouco conflito n sei o q é muito. obviamente a E está errada

    A) está correta pq podemos dividir as revoltas em grupos, esses grupos teriam como carater a articulação política e a intensidade do movimento, o q importa é como ocorreram, assim vc consegue colocar em grupos pelas semelhanças. Fora que ocorreram de norte a sul do país.

    Exmplo: revolta de escravos: Rebeliões dos Carrancas, Malês e Manuel Congo.

    Revoltas que ocorreram separação: Farropilha, Sabinada.


ID
2806408
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas sobre as conquista dos sertões, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) As bandeiras se constituíram na grande marca deixada pelos paulistas na vida colonial do século XVII.

( ) As bandeiras eram expedições que tinham como objetivos, entre outros, os de buscar indígenas para serem escravizados e encontrar metais preciosos.

( ) As bandeiras marcaram, sem contestação da historiografia, a independência dos paulistas em relação à Coroa, assim como, se configurou como um movimento democrático.

Alternativas
Comentários
  • As conquista dos sertões

     As bandeiras se constituíram na grande marca deixada pelos paulistas na vida colonial do século XVII, e eram expedições que tinham como objetivos, entre outros, os de buscar indígenas para serem escravizados e encontrar metais preciosos.

  • ( ) As bandeiras se constituíram na grande marca deixada pelos paulistas na vida colonial do século XVII. (V)

     

    ( ) As bandeiras eram expedições que tinham como objetivos, entre outros, os de buscar indígenas para serem escravizados e encontrar metais preciosos. (V)

     

    ( ) As bandeiras marcaram, sem contestação da historiografia, a independência dos paulistas em relação à Coroa, assim como, se configurou como um movimento democrático. (F)

     

    FALSO, pois  os paulistas construíram uma sociedade rústica, com menor distinção entre brancos e mestiços, influenciada pela cultura indígena. Não devemos porém confundir essa sociedade rústica com uma sociedade democrática, pois uma hierarquia das melhores famílias e a dominação sobre os índios prevaleciam.

     

    GAB: LETRA (A)

    FONTE: HIST. DO BRASIL. BORIS FAUSTO

  • Os bandeirantes tinham como atividade principal o apresamento de índios, a busca de drogas do sertão e a procura de escravos. Com isso era uma atividade muito lucrativa,visto que os escravos eram vendidos com preços inferiores aos de Portugal.

    PMBA.

  • Os bandeirantes paulistas não foram vencedores em cima da coroa portuguesa, pelo contrario em uma emboscada de 100 homens foram massacrados sem piedade. Ato este conhecido como Capão da Traição ( assim que os paulistas entregaram as armas - pedindo que fossem poupados, a coroa portuguesa os matou).


ID
2806411
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o contexto do movimento republicano e o advento da República no Brasil, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.


I. Para proteger a monarquia foi criada, no governo do liberal Ouro Preto, a Guarda Negra, força paralela ao Exército.

II. O Partido Republicano Paulista foi precursor de uma revolução republicana que abalou as estruturas sociais.

III. Ás vésperas do fim, a monarquia ainda era apoiada pela Igreja, mesmo após a prisão dos bispos D. Vital e D. Macedo Costa.

IV. As idéias de república que mais contribuíram para o avanço do movimento republicano no Brasil, durante a década de 1880, foram as de progresso e modernização.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO PRELIMINAR - D

    I – “Para proteger a monarquia foi criada, no governo do liberal Ouro Preto, a Guarda Negra, força paralela ao Exército”. Sobre essa assertiva a Banca Elaboradora desse certame, após avaliar as referências bibliográficas constante no edital, que abordam sobre a Guarda Negra, verificou que não existe consenso sobre o momento em que a referida Guarda foi criada. Para Schwarcz (p. 312, 2015) a criação ocorreu no governo liberal do Visconde de Ouro Preto, a partir de uma ideia de José do Patrocínio, para BASILE in LINHARES (p. 291, 2000) teria sido José do Patrocínio o organizador da Guarda, não ficando claro se a criação ou a organização ocorreu no gabinete de Ouro Preto ou no de João Alfredo. Tal aspecto deixou a assertiva dúbia.

    III – “Ás vésperas do fim, a monarquia ainda era apoiada pela Igreja, mesmo após a prisão dos bispos D.Vital e D.Macedo Costa”. Nessa assertiva o trecho ainda era apoiada pela Igreja, foi usado de forma equivocada, pois não se trata de apoio e sim rompimento ou não rompimento de uma parte do clero, não da Igreja enquanto instituição subordinada ao Estado, naquele período, conforme a Constituição de 1824. Diante do exposto, duas assertivas, com proposições ambíguas, essa Banca entende que a questão 11 deve ser ANULADA.

    Fonte: http://www.esfcex.eb.mil.br

  • Partido Republicano era minoria no congresso, trata-se de Golpe de Estado (...)


ID
2806414
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Considerando o texto abaixo, analise as assertivas e assinale a alternativa correta:


Nas primeiras décadas do século XX, focos de varíola e febre amarela fizeram milhares de vítimas na cidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo período, a atuação das "‘Brigadas Mata-Mosquitos”, a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola e, as reformas urbanas da região portuária e do centro da cidade, provocaram grande descontentamento entre as camadas populares e entre alguns políticos. Rui Barbosa, escritor, jurista e político, assim opinou sobre a vacina contra a varíola:

"...não tem nome, na categoria dos crimes do poder, a temeridade, a violência a, a tirania a que ele se aventura (...) com a introdução, no meu sangue, de um vírus sobre cuja influência existem os mais bem fundados receios de que seja condutor da moléstia ou da morte.'”


I. A febre amarela é transmitida pelo ar e as ruas alargadas, na época, pela remodelação da área portuária e central da cidade permitiríam a convivência mais salubre e higiênica entre os pedestres.

II. O princípio de ação da vacina foi compreendido por Rui Barbosa, que alertou sobre seus efeitos e liderou a Revolta da Vacina no Congresso Nacional.

III. A imposição da vacina somou-se a insatisfações das camadas mais pobres geradas pela remodelação das áreas portuária e central da cidade, contribuindo para a eclosão de inúmeros acontecimentos denominados de Revolta da Vacina.

Alternativas
Comentários
  • "Houve erro na elaboração que deve ser anulada para não prejudicar os candidatos. Também deve ser anulada por não mencionar a fonte de referência do fragmento do discurso de Ruy Barbosa utilizado"

    Fonte: site EsFCEx


ID
2806417
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando o contexto da Primeira República no Brasil (1889-1930), no qual surge o movimento operário, assinale a alternativa correta:


“O crescimento das cidades e a diversificação das suas atividades foram requisites míninos de constituição de um movimento da classe trabalhadora.”

FAUSTO, Boris História do Brasil São Paulo: Editora da Universidade de São Pauto, fundação para o Desenvolvimento da Educação. 2000, p. 254. 

Alternativas
Comentários
  • Fiquei entre A e B.Qual seria o erro da letra B?

  • Falar em "sucessivos êxitos" elimina a alternativa B.

  • d) alguém ajudaria com o erro dela?

    se a greve geral foi feita pelo anarcosindicalismo, temos essa parte correta. A parte incorreta está em citar os estados, DF e SP ?

  • A - Com o crescimento das cidades e a diversificação de suas atividades, concentraram-se fábricas e serviços, constituindo-se num ambiente, com requisitos propícios, para o movimento da classe trabalhadora, esta que tinha uma condição de vida em comum.

    B - O movimento da classe trabalhadora, de maneira geral, nesse período, foi bastante expressivo e alcançou sucessivos êxitos.

    O movimento da classe trabalhadora urbana no curso da Primeira República foi limitado e só excepcionalmente alcançou êxitos.

    C - Era significativo o número de indústrias nesse período, assim como o número de operários, destacando-se assim, respectivamente, o aspecto econômico e político como razões para o sucesso do movimento.

    Reduzido significado da indústria, sob aspecto econômico, e da classe operária, sob o aspecto político.

    D - Os movimentos operários do Distrito Federal e de São Paulo eram iguais em método e em idéias, pois em ambos predominava o anarcosindicalismo.

    Os movimentos operários do DF(RJ) e de SP apresentavam várias diferenças.

    No Rio de Janeiro predominava um vago socialismo e um sindicalismo que hoje chamaríamos " de resultados". Ou seja, o movimento operário carioca tender a buscar o alcance de reivindicações imediatas, como aumento de salario, limitação da jornada de trabalho, salubridade ou de médio alcance, como o reconhecimento dos sindicatos pelos patroes e pelo Estado.

    Em SP predominou o anarcosincicalismo. Eles acreditavam que o seu objetivo seria atingido com a derrubada da burguesia do poder, sem um longo período de transição posterior.

    E -As greves não tinham forte repercussão, ainda que fossem gerais e comprometessem setores chaves do sistema agroexportador como ferrovias e portos.

    As greves só tinham forte repercussão quando eram gerais ou quando atingiam setores-chaves do sistema agroexportador, como as ferrovias e portos.

    Fonte: Boris Fausto, História do Brasil - pág 297

  • o enunciado dar a resposta.

  • Ótimo comentário do colega Uilliam.


ID
2806420
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o exclusivismo comercial português que envolveu a Coroa e o controle da Minas no período colonial brasileiro, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.


I. Com a extração de ouro e diamantes no Brasil, a Coroa portuguesa intensificou a intervenção regulamentadora para arrecadar mais impostos.

II. O quinto e a capitação foram os dois sistemas básicos de impostos cobrados pela Coroa na atividade mineradora da Colônia, sendo a capitação cobrada também sobre estabelecimentos, exemplo de oficinas, lojas e hospedarias.

III. A Guerra do Emboabas (1708-1709), ocorrida na região das Minas foi uma reação de paulistas e estrangeiros aos impostos cobrados pela Coroa para adentrar na região.

IV. Os religiosos, a exemplo dos frades, foram os únicos que ficaram isentos da proibição de entrar na região da Minas sem autorização da Coroa portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • I. Com a extração de ouro e diamantes no Brasil, a Coroa portuguesa intensificou a intervenção regulamentadora para arrecadar mais impostos.(correta)

    II. O quinto e a capitação foram os dois sistemas básicos de impostos cobrados pela Coroa na atividade mineradora da Colônia, sendo a capitação cobrada também sobre estabelecimentos, exemplo de oficinas, lojas e hospedarias.(correta)

    III. A Guerra do Emboabas (1708-1709), ocorrida na região das Minas foi uma reação de paulistas e estrangeiros aos impostos cobrados pela Coroa para adentrar na região.(errada)

    (foi uma revolta ocorrida em minas gerais entre paulistas e emboabas(forasteiros) não teve como um dos motivos a arrecadação de impostos mas sim a luta pela posse das minas)

    IV. Os religiosos, a exemplo dos frades, foram os únicos que ficaram isentos da proibição de entrar na região da Minas sem autorização da Coroa portuguesa.(essa eu não sei rsrs).

  • I. Com a extração de ouro e diamantes no Brasil, a Coroa portuguesa intensificou a intervenção regulamentadora para arrecadar mais impostos. (V)

     

    II. O quinto e a capitação foram os dois sistemas básicos de impostos cobrados pela Coroa na atividade mineradora da Colônia, sendo a capitação cobrada também sobre estabelecimentos, exemplo de oficinas, lojas e hospedarias. (V)

     

    III. A Guerra do Emboabas (1708-1709), ocorrida na região das Minas foi uma reação de paulistas e estrangeiros aos impostos cobrados pela Coroa para adentrar na região. (F)

     

    FALSO, pois foi uma guerra civil, opondo paulistas de um lado, estrangeiros e baianos de outro.

     

    IV. Os religiosos, a exemplo dos frades, foram os únicos que ficaram isentos da proibição de entrar na região da Minas sem autorização da Coroa portuguesa. (F)

     

    FALSO, Pois, a entrada de frades foi proibida e uma ordem régia ao governador da capitania determinou a prisão de todos os religiosos que nela estivessem "sem emprego ou licença" (1738).

     

    GAB: LETRA C

    FONTE: HIST. DO BRASIL, BORIS FAUSTO

  • Bom, eu acertei a questão, porem quando se fala que a cobrança e o quinto pago eram os impostos mais importantes da quela época, pode ser um pouco equivocado. Entendo que a Derrama e a Finta poderiam ser entendido da mesma maneira como mencionado na questão.

    Finta - 30 arrobas anuais.

    Derrama - Imposto cobrado sobre os não pagos(Finta) / 30 + 100 arrobas anuais.

  •  

    • Paulistas x Portugueses (Emboabas) : Disputa pelo controle da extração aurífera;

    • Os paulistas não se identificavam com a administração colonial portuguesa;

    Capão da Traição: Cerca de 300 paulistas que haviam se rendido, foram massacrados amando do comandante Bento do Amaral Coutinho.

    • Vitória portuguesa.  


ID
2806423
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas propostas e, em seguida, escolha a alternativa correta:


I. As palavras mãe, ontem, chão e bem apresentam ditongos nasais.

II. As palavras baixo, jeito, chapéu e tesouro apresentam ditongos orais crescentes.

III. Os vocábulos área, dieta, mágoa e série possuem ditongos orais decrescentes.

Alternativas
Comentários
  • O TERMO : DIETA  NÃO É DITONGO DECRESCENTE 

    GABARITO : A

  • A alternativa II está errada, porque todas as palavras são ditongos orais decrescentes.

    A alternativa III está errada, porque todas as palavras são ditongos orais crescentes. Obs: De acordo com Bechara "dieta" é ditongo crescente /yé/: dieta

  • Gab.: A - I. As palavras mãe, ontem (=ONTEI), chão e bem apresentam ditongos nasais.

  • Vai ai um bizu para saber oque é ditongo crescente e decrescente

    A E I O U

    5 4 3 4 3

    ex da questão II. As palavras baixo, jeito, chapéu e tesouro

    5,3 4,3 4,3 4,3

    dec dec dec dec

    Fonte// uma aula no youtube que assisti quando fui fazer uma prova da ESA.

    tmj

  • E Só Fecha o NARIZ

  • Olá!

    A reposta correta é a letra: "A". Mas por quê?

    Vamos analisar:

    I- mãe, ontem, chão e bem apresentam ditongos nasais - Correto. 

    As pronúncias dessas palavras têm um som fechado. Faça um teste, com a sua mão esquerda ou direita, aperte a saída de ar do seu nariz e em seguida, pronuncie a palavra: "mãe" ou "ontem" ou "chão" ou "bem". Perceba que haverá uma vibração no seu nariz, durante a pronúncia.

    II- baixo, jeito, chapéu e tesouro apresentam ditongos orais, porém são decrescentes.

    III- área, dieta, mágoa e série apresentam ditongos nasais, mas são crescentes.

    Dica: Ordene as vogais da seguinte forma: A-E-I-O-U.

    Ex1: baixo-> De acordo com a ordenação acima as vogais: "a-i" estão decrescentes.

    Ex2: dieta-> De acordo com a ordenação acima as vogais: "i-a" estão crescentes.

    Att, Douglas Claudio.

  • Alguém sabe me dizer porque ontem e bem são ditongos?

  • Quando m ou n tiverem som de i (som anasalado) serão considerados vogais na fonologia, então Tambem (tambei) é ditongo nasal

  • Renan Matos , porque o sol deles (fonema ) tem sim de “”I””.
  • GAB A

  • você aqui novamente !
  • Obrigado, Bechara. Amo-te.
  • Meu Deus! Cada "professsor" nos comentários. Ditongo nasal também são en /em . Pois quando pronunciados nós colocamos o fonema i. Falamos assim "onteim, beim"

  • Gabarito A


ID
2806426
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Para responder a questão abaixo, considere as palavras a seguir, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.


                    progredir - promoção - projeção

Alternativas
Comentários
  • Pro- movimento para frente progresso, prosseguir.

  • PROGREDIR

    PROMOÇÃO

    PROJEÇÃO

    Esse PRO é latino indica movimento para frente, a favor de.

    A

  • Respondi por eliminação!

    b) Todas apresentam, em sua formação, sufixo que expressa ideia de “instrumento”.

    • progredir - promoção - projeção // não têm os mesmos sufixos.

    c) Todas apresentam, em sua formação, prefixo grego que expressa noção de “anterioridade”.

    • A Palavra "progredir" tem noção de posterioridade.

    d) Todas apresentam, em sua formação, prefixo e sufixo latinos que expressam noção de “início”.

    • progredir - promoção - projeção // nenhuma palavra traz ideia de ínicio.

    e) Todas apresentam o mesmo radical.

    • progredir é o própio radical.
    • promoção vem do ato de "promover".
    • projeção vem do ato de "projetar".

    Espero ter ajudado. Ótimo estudo a todos, Brasil!


ID
2806429
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

               MAS O QUE SÃO, AFINAL, “CRIPTOMOEDAS”?

                                                                                     Renato Bazan


O Bitcoin é uma “criptomoeda” inventada por um intemauta (ou grupo) cujo pseudônimo era Satoshi Nakamoto. A figura misteriosa lançou o conceito em 2008, ajudou a implementá-lo, e desapareceu da Internet em 2011. Sua proposta originou a primeira entre 1.358 unidades monetárias digitais, todas unidas pelo mesmo objetivo: o de usar a Internet para desviar de qualquer tipo de controle monetário governamental. Há duas características fundamentais que garantem esse objetivo: primeiro, a nãoexistência de manifestação física dessas moedas; segundo, a natureza criptográfica de todas as transações.

O que valida a existência da moeda é uma gigantesca planilha que detém o conjunto de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos ao redor do mundo. Cada transação só se toma válida depois que cada um desses servidores a autoriza em seu próprio bloco de operações, e o “bloco” é ligado à “corrente” com as informações anteriores. Esse desenho estrutural distribuído confere ao blockchain um poderosíssimo freio contra fraudes, que vem sendo adotado de forma positiva para outros propósitos, como controlar estoques em grandes supermercados, analisar o tráfego e pelo próprio sistema bancário norte-americano.

Do lado do usuário, a segurança contra fraudes se dá pela atribuição de uma chave digital exclusiva, tão complexa que exigiría de supercomputadores semanas de processamento para desvendar. Nesse ponto mora, simultaneamente, a maior virtude e o maior vício das criptomoedas: se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha. É um terreno fértil para o banditismo.

A automação implacável abrange inclusive a própria geração de novas moedas. Para que novos Bitcoins sejam emitidos, é necessário que um servidor feche um bloco e acrescente-o à corrente. Isso acontece a cada 10 minutos, 24 horas por dia, e garante 12,5 novas moedas à máquina que fechar a operação mais rapidamente. Esse ritmo diminui pela metade a cada 4 anos “para que a moeda possa valorizar”. Aos derrotados, o sistema confere pequenas taxas de verificação por validar os blocos.

Textoadaptado. Disponivelem: httvs: /Avww. diariodocentrodomundo.com. br/e m-i-ano-bitcoin-foi-de-brincadeira-de-cassino-Dara-maior-ameacaeconomica-atual-Dor-renato-bazan (28/04/2018)

Considerando o texto e seu conteúdo, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab: B) O Bitcoin é uma moeda virtual que apresenta aspectos positivos e negativos, sendo que todos eles estão mais associados aos limites e potencialidades do mundo virtual e suas ferramentas, e menos associados à interferência direta do ser humano.


     "Nesse ponto mora, simultaneamente, a maior virtude e o maior vício das criptomoedas: se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha".



  • Letra b

    b)O Bitcoin é uma moeda virtual que apresenta aspectos positivos e negativos, sendo que todos eles estão mais associados aos limites e potencialidades do mundo virtual e suas ferramentas, e menos associados à interferência direta do ser humano.

    Achei a resposta aqui:

    Linha 4: "Há duas características fundamentais que garantem esse objetivo: primeiro, a não existência de manifestação física dessas moedas; segundo, a natureza criptográfica de todas as transações."


ID
2806432
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

               MAS O QUE SÃO, AFINAL, “CRIPTOMOEDAS”?

                                                                                     Renato Bazan


O Bitcoin é uma “criptomoeda” inventada por um intemauta (ou grupo) cujo pseudônimo era Satoshi Nakamoto. A figura misteriosa lançou o conceito em 2008, ajudou a implementá-lo, e desapareceu da Internet em 2011. Sua proposta originou a primeira entre 1.358 unidades monetárias digitais, todas unidas pelo mesmo objetivo: o de usar a Internet para desviar de qualquer tipo de controle monetário governamental. Há duas características fundamentais que garantem esse objetivo: primeiro, a nãoexistência de manifestação física dessas moedas; segundo, a natureza criptográfica de todas as transações.

O que valida a existência da moeda é uma gigantesca planilha que detém o conjunto de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos ao redor do mundo. Cada transação só se toma válida depois que cada um desses servidores a autoriza em seu próprio bloco de operações, e o “bloco” é ligado à “corrente” com as informações anteriores. Esse desenho estrutural distribuído confere ao blockchain um poderosíssimo freio contra fraudes, que vem sendo adotado de forma positiva para outros propósitos, como controlar estoques em grandes supermercados, analisar o tráfego e pelo próprio sistema bancário norte-americano.

Do lado do usuário, a segurança contra fraudes se dá pela atribuição de uma chave digital exclusiva, tão complexa que exigiría de supercomputadores semanas de processamento para desvendar. Nesse ponto mora, simultaneamente, a maior virtude e o maior vício das criptomoedas: se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha. É um terreno fértil para o banditismo.

A automação implacável abrange inclusive a própria geração de novas moedas. Para que novos Bitcoins sejam emitidos, é necessário que um servidor feche um bloco e acrescente-o à corrente. Isso acontece a cada 10 minutos, 24 horas por dia, e garante 12,5 novas moedas à máquina que fechar a operação mais rapidamente. Esse ritmo diminui pela metade a cada 4 anos “para que a moeda possa valorizar”. Aos derrotados, o sistema confere pequenas taxas de verificação por validar os blocos.

Textoadaptado. Disponivelem: httvs: /Avww. diariodocentrodomundo.com. br/e m-i-ano-bitcoin-foi-de-brincadeira-de-cassino-Dara-maior-ameacaeconomica-atual-Dor-renato-bazan (28/04/2018)

No trecho “O que valida a existência da moeda é uma gigantesca planilha que detém o conjunto de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos ao redor do mundo.”, há:


I. Somente uma preposição essencial.

II. Somente uma locução prepositiva.

III. Duas preposições acidentais.

Alternativas
Comentários
  • I. Somente uma preposição essencial.

    ERRADA. Há duas preposições essenciais = "(...) o conjunto de todas as operações (...)" / "(...) constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos (...)"


    II. Somente uma locução prepositiva.

    CERTA. "(...) constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos ao redor do mundo."


    III. Duas preposições acidentais.

    ERRADA. Não há palavras de outras classes gramaticais usadas acidentalmente como preposições.


    Creio que seja isso.

  • OK. Apenas em complemento a Lucas Faraco:

    Acho que sobre a I são três as preposições essenciais: esqueceu-se do por, brother.

    [...] o conjunto de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares de servidores [...]

  • Confesso que não pensei nesse "por". Aprendi a reconhecer a preposição com a pergunta da palavra...

    Identifiquei assim o item I: "O que valida a existência (de que?) da moeda é uma gigantesca planilha que detém o conjunto (de que?) de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares (de que?) de servidores anônimos ao redor do mundo".

    Então, pra mim, seriam essas as preposições essenciais.

    Por favor, me corrijam se eu estiver errada.

  • “O que valida a existência da moeda é uma gigantesca planilha que detém o conjunto de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos ao redor do mundo.”

     

    I. Preposições essenciais em vermelho.

    II. Locução prepositiva sublinhada.

    III. Não há preposição acidental.

     

    Gabarito: B

  • A preposição é uma palavra invariável que liga duas palavras, estabelecendo entre elas uma relação de dependência.

    preposições essenciais:

    (a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre)


ID
2806435
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

               MAS O QUE SÃO, AFINAL, “CRIPTOMOEDAS”?

                                                                                     Renato Bazan


O Bitcoin é uma “criptomoeda” inventada por um intemauta (ou grupo) cujo pseudônimo era Satoshi Nakamoto. A figura misteriosa lançou o conceito em 2008, ajudou a implementá-lo, e desapareceu da Internet em 2011. Sua proposta originou a primeira entre 1.358 unidades monetárias digitais, todas unidas pelo mesmo objetivo: o de usar a Internet para desviar de qualquer tipo de controle monetário governamental. Há duas características fundamentais que garantem esse objetivo: primeiro, a nãoexistência de manifestação física dessas moedas; segundo, a natureza criptográfica de todas as transações.

O que valida a existência da moeda é uma gigantesca planilha que detém o conjunto de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos ao redor do mundo. Cada transação só se toma válida depois que cada um desses servidores a autoriza em seu próprio bloco de operações, e o “bloco” é ligado à “corrente” com as informações anteriores. Esse desenho estrutural distribuído confere ao blockchain um poderosíssimo freio contra fraudes, que vem sendo adotado de forma positiva para outros propósitos, como controlar estoques em grandes supermercados, analisar o tráfego e pelo próprio sistema bancário norte-americano.

Do lado do usuário, a segurança contra fraudes se dá pela atribuição de uma chave digital exclusiva, tão complexa que exigiría de supercomputadores semanas de processamento para desvendar. Nesse ponto mora, simultaneamente, a maior virtude e o maior vício das criptomoedas: se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha. É um terreno fértil para o banditismo.

A automação implacável abrange inclusive a própria geração de novas moedas. Para que novos Bitcoins sejam emitidos, é necessário que um servidor feche um bloco e acrescente-o à corrente. Isso acontece a cada 10 minutos, 24 horas por dia, e garante 12,5 novas moedas à máquina que fechar a operação mais rapidamente. Esse ritmo diminui pela metade a cada 4 anos “para que a moeda possa valorizar”. Aos derrotados, o sistema confere pequenas taxas de verificação por validar os blocos.

Textoadaptado. Disponivelem: httvs: /Avww. diariodocentrodomundo.com. br/e m-i-ano-bitcoin-foi-de-brincadeira-de-cassino-Dara-maior-ameacaeconomica-atual-Dor-renato-bazan (28/04/2018)

No trecho “[...] se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha.", há uma:

Alternativas
Comentários
  • No trecho “[...] se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro(lado) remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha.", há uma:

    A - Elipse.

    Elipse é uma figura de linguagem da língua portuguesa, que consiste na omissão de um ou mais termos de uma oração, sendo que estes são facilmente identificados a partir do contexto do texto.

  • A) Elipse=> consiste na omissão de um ou mais termos de uma oração, sendo que estes são facilmente identificados pelo contexto do texto.

    B) Gradação=> é uma figura de linguagem, relacionada com a enumeração, onde são expostas determinadas ideias de forma crescente (em direção a um clímax) ou decrescente (anticlímax).

    C) Hiperonímia=> como o próprio prefixo já nos indica, esta palavra confere-nos uma ideia de um todo, sendo que desse todo se originam outras ramificações, como é o caso de frutas. Grupo frutas: maçã, banana, uva...

    D) Hiponímia=> demarcando o oposto do conceito da palavra anterior, podemos afirmar que ela representa cada parte, cada item de um todo, no caso: maçã, banana, laranja, melão e melancia. Essas são palavras hipônimas.

    E) Sinonímia=> são palavras que possuem o significado igual ou semelhante.

  • Segue meu entendimento

    “[...] se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro "ELE" remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha."

    ELE: "O sistema"! É um sujeito oculto ou elíptico!

    RESPOSTA: Letra (A)!

  • Por acaso, não seria "zeugma" o termo mais adequado ?


ID
2806438
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas a seguir, em ordem.


Não__________ dúvidas de que as pessoas precisam dormir. A qualidade do descanso está __________ a várias disfunções físicas e psíquicas, desde problemas no sistema imunológico, déficits cognitivos, até o descontrole do peso. “Quase todas as desordens psiquiátricas mostram alguns problemas com o sono”, avalia o psicólogo Matthew Walker, da Universidade da Califórnia. Antigamente os pesquisadores acreditavam que problemas psiquiátricos é que __________ problemas do sono. Novas pesquisas, no entanto,___________que o que ocorre, na verdade, é o inverso. Ou seja, problemas com o sono é que __________ causar distúrbios mentais.

http.w.w.w.uol.com.br/vivermente/noticias.noites em claro podem causar disturbios psiquiatricos.html

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

  • Não há(verbo impessoal) dúvidas de que as pessoas precisam dormir. A qualidade do descanso está associada a várias disfunções físicas e psíquicas, desde problemas no sistema imunológico, déficits cognitivos, até o descontrole do peso. “Quase todas as desordens psiquiátricas mostram alguns problemas com o sono”, avalia o psicólogo Matthew Walker, da Universidade da Califórnia. Antigamente os pesquisadores acreditavam que problemas psiquiátricos é que desencadeavam problemas do sono. Novas pesquisas, no entanto,sugerem que o que ocorre, na verdade, é o inverso. Ou seja, problemas com o sono é que podem causar distúrbios mentais.

  • No caso de Associada, Podemos exemplificar na seguinte frase usando a palavra NECESSÁRIO:

    A. É necessário Cautela.

    B. A cautela é necessáriA

    Pelo meu entendimento quando algumas palavras tem preposição a palavra em questão será feminina. outro exemplo:

    A. É proibido entrada.

    B. É proibida a entrada.

  • Meu pensamento para responder a questão foi:

    "É QUE" é partícula expletiva, não funcionando como verbo e pode ser tirada, sem problemas, da frase sem alterar sentido.


ID
2806441
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que todas as palavras possuem radicas gregos:

Alternativas
Comentários
  • Fico no aguardo de uma dica de como distinguir radicais e afixos gregos/latinos e demais... o.O

  • kkkkkk orar para não cair, e se cair, só chutando...

  • Lista de Radicais Gregos, encontrei nesse site, impossível gravar todos,rs. Espero que ajude!

  • para quem não é assinante.. gabarito letra D

  • Dica para resolver esta questão é ir quebrando cada palavra ao meio, por exemplo, poliedro: poli + edro; hidrogênio: hidro +gênio

    mas mesmo assim é ler palavras gregas.

  • esta questão é covardia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Fiquei entre a A e D, marquei a errada

  • Sacanagem

    edit***

    Meses depois retorno e percebo quão simples foi resolver essa questão. Tentiva e erro cara, persiste que da certo.

  • Eu só quero ser "puliça" seu examinador :-)

ID
2806444
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a quantidade adequada de acento grave para que o texto abaixo atenda às exigências normativas.


Dercy Gonçalves, Jô Soares e Ana Maria Braga vão se somar, daqui a pouco, a Caetano, Gil e Paulo Coelho (na falta de Raul Seixas) como ícones de uma geração de velhinhos “prafrentex”. Como a psicanalista Angela Mucida mostrou em O sujeito não envelhece: psicanálise e velhice (Autêntica, 2004), para essa geração, não envelhecemos, desde que possamos reconhecer o desejo e conferir dignidade a ele como centro e razão de uma vida bem realizada. Nossa condição de sujeito se impõe a de pessoa, que gradualmente perde suas prerrogativas, a condição de indivíduo, que gradualmente se perde na massa, e a condição de corpo que se degrada.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B


    [...] Nossa condição de sujeito se impõe a de pessoa, que gradualmente perde suas prerrogativas, a condição de indivíduo, que gradualmente se perde na massa, e a condição de corpo que se degrada.

  • Não entendi pq a alternativa A está incorreta. Alguém, explica????

  • Errei na prova e errei aqui! :'(

  • alguém sabe explicar por que " a de pessoa" possui acento grave?

  • B

    Haverá crase se o "a" subtender palavra feminina (condição). Posteriormente, é o caso de crase e paralelismo sintático.

    [...] Nossa condição de sujeito se impõe à de pessoa, que gradualmente perde suas prerrogativas, à condição de indivíduo, que gradualmente se perde na massa, e à condição de corpo que se degrada.

  • Dercy Gonçalves, Jô Soares e Ana Maria Braga vão se somar, daqui a pouco, a Caetano, Gil e Paulo Coelho (na falta de Raul Seixas) como ícones de uma geração de velhinhos “prafrentex”. Como a psicanalista Angela Mucida mostrou em O sujeito não envelhece: psicanálise e velhice (Autêntica, 2004), para essa geração, não envelhecemos, desde que possamos reconhecer o desejo e conferir dignidade a ele como centro e razão de uma vida bem realizada. Nossa condição de sujeito se impõe à (condição)de pessoa, que gradualmente perde suas prerrogativas, à condição de indivíduo, que gradualmente se perde na massa, e à condição de corpo que se degrada.

  • Sem crase

    daqui a pouco.

    a caetano (É nome masculino)

    a psicanalista - > o

    1, leia a frase

    2.Troque o feminino para o masculino

    a (artigo ) - > o sem crase

    à - > ao. ex1. A mae pediu à filha. / o pai pediu ao filho

    a ele ( a + masc)

    Com Crase

    impõe à (condição de ) de pessoa

    a condição de individuo. (reparar se o regente vem com a preposição a

    à parece interessante = a condição de individuo parece interessante ) .

    a condição de corpo parece interessante

    3 crases = b

  • Dica: Troque por

    NA

    DA

    PELA

    Nossa condição de sujeito se impõe NA de pessoa = CRASE

    que gradualmente perde suas prerrogativas, DA condição de indivíduo = CRASE

    que gradualmente se perde na massa, e PELA condição de corpo que se degrada = CRASE

    Créditos: Gramática Escolar da Língua Portuquesa, p.303

    Evanildo Bechara

  • "A crase e o PARALELISMO."


ID
2806447
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Em “As cerejeiras coloriram os jardins orientais na última primavera.”, há um verbo abundante.

( ) Em “As campanhas de vacinação foram muito eficientes e baniram a poliomielite da América Latina.”, há um verbo defectivo.

( ) Em “Todos os candidatos inscritos fizeram boa prova para admissão no vestibular deste ano.”, há um verbo irregular.

Alternativas
Comentários
  • Verbos abundantes são verbos que apresentam particípio duplo, ou seja, duas formas equivalentes no particípio, uma regular e uma irregular

    ex:Verbo aceitar: aceitado (regular) e aceito (irregular).


    Verbos defectivos são verbos que não apresentam conjugações completas, ou seja, que não possuem todas as formas verbais, não sendo conjugados em todas as pessoas, tempos ou modos.

    ex: Verbo demolir


    Verbos irregulares apresentam alteração no radical ou as terminações fogem ao modelo da conjugação a que pertencem.

    ex: Verbo dizer

  • A

    F - V - V.

  • Colorir => é um verbo defectivo

  • Comentário:

    F - As cerejeiras coloriram os jardins orientais na última primavera - verbo abundante (colorir é um verbo defectivo e verbos defectivos não apresentam algumas formas. Colorir não têm a 1º pessoa do singular do presente do indicativo);

    V - As campanhas de vacinação foram muito eficientes e baniram a poliomielite da América Latina - há um verbo defectivo (banir é um verbo defectivo, não é conjugado em todos os tempos e pessoas. A maioria dos verbos defectivos é de 3º conjugação - ir);

    V - Todos os candidatos inscritos fizeram boa prova para admissão no vestibular deste ano - há um verbo irregular (fazer é um verbo irregular. Verbos irregulares são conjugados no presente e pretérito perfeito do indicativo, alterando os radicais ou desinências);

  • Sobre a alternativa C:

    O verbo fazer é irregular, na conjugação o radical se altera.

    Exemplo:

    Eu fiz.

    Tu faz.

  • AS CEREJEIRAS COLORIRAM (v. defectivo) OS JARDINS ...

    Verbo abundante é o que tem as duas formas, por exemplo: impresso e imprimido. Eleito e elegido.

    AS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO FORAM (v. irregular) MUITO EFICIENTES E BANIRAM (v. defectivo) A ...

    Verbos defectivos são os que não possuem conjugação em todos os tempos, modos e pessoas.

    TODOS OS CANDIDADOS INSCRITOS FIZERAM (v. irregular) BOA PROVA...

    Verbos irregulares são os que sofrem mudança no radical quando conjugados, mas vale lembrar que nos verbos irregulares restam partes do radical no infinitivo. Diferente do que acontece com os verbos anômalos que são completamente modificados, ou seja, o radical muda quando são conjugados. É o caso no verbo SER e do IR.

  • Não reparei no "baniram". Não erro nunca mais!

  • Esse tipo de questão é muito difícil e decoreba não tem jeito é decorar e contar com a sorte de cair a palavra que você decorou. Esse tipo de questão já caiu na EEAR/AFA E ESFCEX

    (F) Em “As cerejeiras coloriram os jardins orientais na última primavera.”, há um verbo abundante. COLORIR É UM VERBO DEFECTIVO

    VERBOS DEFECTIVOS PESSOAIS:

    Abolir,Colorir,Demolir,Mugir,Acontecer,Doer,Nevar,Adequar,Embair,Ocorrer,Aguerrir,Empedernir,Piar,Anoitecer,Exaurir,Prazer,Aturdir,Explodir,

    Precaver,Banir,Extorquir,Reaver,Cacarejar,Falir,Remir,Carpir,Fornir,Ressarcir,Cocoricar,Foragir...

    VERBOS DEFECTIVOS IMPESSOAIS: verbos que manifestam fenômenos naturais, o verbo haver (no sentido de existir) e o verbo fazer (no sentido de tempo decorrido)

    (V) Em “As campanhas de vacinação foram muito eficientes e baniram a poliomielite da América Latina.”, há um verbo defectivo. LEMBRE-SE VERBO DEFECTIVO É AQUELE QUE NÃO POSSUI TODAS AS CONJUGAÇÕES VERBAIS, no caso banir é um verbo defectivo que não possui a conjugação do EU no presente do indicativo.

    (V) Em “Todos os candidatos inscritos fizeram boa prova para admissão no vestibular deste ano.”, há um verbo irregular. Verbo fazer é um verbo irregular.

    • VERBOS IRREGULARES:
    • Da primeira conjugação: averiguar, dar, estar, passear.
    • Da segunda conjugação: caber, crer, fazer, ler, poder, pôr, querer, saber.
    • Da terceira conjugação: agredir, cobrir, ir, medir, pedir, polir, rir, sair.

    Os verbos irregulares podem ser chamados anômalos quando as alterações sofridas ao seu radical são profundas. É o caso dos verbos ser e ir.

    Querendo ou não português é decoreba seja em que concurso for, decoreba + prática.


ID
2806450
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ordene os fragmentos de modo que constituam um parágrafo coerente e coeso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


( ) Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam.

( ) A forma como respiramos influi em nossas emoções e até na maneira como pensamos.

( ) Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando - e se ela respira pelo nariz ou pela boca.

( ) O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca.

( ) No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam.

( ) Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis.

Alternativas
Comentários
  • P/não assinantes: Gab a

  • (5) Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam.

    (1) A forma como respiramos influi em nossas emoções e até na maneira como pensamos.

    (3) Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando - e se ela respira pelo nariz ou pela boca.

    (6) O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca.

    (4) No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam.

    (2) Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis.

    A forma como respiramos influi em nossas emoções e até na maneira como pensamos. Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica . Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando - e se ela respira pelo nariz ou pela boca.No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam.Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam.O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca.

  • A dica de resolver essa questão é ficar ligado nas referências vagas. por exemplo

    Os participantes[ REFERENCIA VAGA], tiveram... Nota que deveria especificar os participantes antes.. Não podendo ser primeiro período.

    A forma como respiramos..[1]

    Esses feitos...[Deveria mencionar os efeitos antes no texto. ??]

    O efeito...[que efeito?] se eles...[quem são eles??]

    No estudo...[que estudo?] -> impressões vagas mencionadas antes.

    Cientistas comprovara....[2]

    Na alternativa,na posição do primeiro elemento de ordenação .eliminando outras alternativas que não estão em ordem

    e indo pela referencias vagas,quando n especifica antes. será possível a resolução da questão.

    Gabarito a 5 - 1 - 3 - 6 - 4 - 2 .

  • para acertar essa questão eu fui montando o texto alternativa por alternativa... =)

  • Questão mal formulada, deveria ter os números.


ID
2806453
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa na qual as vírgulas foram empregadas adequadamente.


I. Vinte e dois mil, quatrocentos e setenta e um.

II. Casado, ou divorciado não irei assinar qualquer documento.

III. Eu vou submeter o projeto hoje, ou não serei promovida.

Alternativas
Comentários
  • P/ não assinantes: gabarito C

  • I. Vinte e dois mil, quatrocentos e setenta e um. ( NÃO SE USA VIRGULA)

    II. Casado, ou divorciado não irei assinar qualquer documento. (SUJEITO COMPOSTO NÃO SE USA VÍRGULA)

    III. Eu vou submeter o projeto hoje, ou não serei promovida ( COORDENADA ALTERNATIVA, USA VÍRGULA)


    GABARITO C


  • Acredito que na II “casado, ou divorciado” não seja o sujeito, mas sim - “eu” - “eu não irei assinar”

  • II . Ocorre o Hipérbato ( inversão da ordem direta).

    Casado, ou divorciado não irei assinar qualquer documento.

    (eu - sujeito oculto) não irei assinar qualquer documento , casado ou divorciado

    ocorre virgula antes do casado e divorciado ,pois são predicativo do sujeito( qualifica o sujeito fora dele)

    A virgula foi colocada incorretamente,

    III. Eu vou submeter o projeto hoje, ou não serei promovida

    Se coloca a virgula nas conjunções e, ou e nem

  • Na segunda frase, o sujeito está oculto (EU), não é casado ou divorciado como o amigo citou.

  • minha duvida nessa questão quanto a primeira opção foi a seguinte,

    I. Vinte e dois mil = 22.000

    quatrocentos e setenta e um = 461

    agora

    I. Vinte e dois mil quatrocentos e setenta e um = 22.461

    minha duvida foi, ele queria falar do número como um todo ou não, me confundiu ai... ;s


ID
2806456
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo.


“A ______________ é um dos fatores linguísticos, de ordem semântica, que se revela potencialmente causadora da ambiguidade nos discursos e interações sociocomunicativas.”

Alternativas
Comentários
  • A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante. Pode trazer ambiguidade

  • Para não assinantes: gab D

  • A polissemia é um dos fatores linguísticos, de ordem semântica, que se revela potencialmente causadora da ambiguidade nos discursos e interações sociocomunicativas.

    Ex.: Henrique e eu fomos ao banco solicitar um empréstimo

    Ex.: O banco onde nos sentamos era desconfortável.

  • Figuras de linguagens

    repetição /redundância/ambiguidade: Anáfora,Pleonasmo e polissíndeto (polissemia)

    Polissemia : Palavra que tem mais de um significado.

    Ex1: Ele é o cabeça do projeto (chefe)

    Ex2 Estou com uma terrível dor na cabeça ( parte do corpo)

    questão d

  • Gab.: D

    a) ANTONÍMIA: Relação de sentidos opostos.

    b) HIPERONÍMIA: relação de sentido mais genérico a outro mais específico.

    c) METÁFORA: figura de linguagem com relação de semelhança entre termos.

    d) POLISSEMIA: múltiplos sentidos de um termo.

    e) SINONÍMIA: relação entre termos com sentidos próximos.

  • vem ppmgg. errei mais venha mesmo assim

ID
2806459
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ao se dizer algo visando produzir algum efeito, como o convencimento, a surpresa ou a persuasão, por exemplo, sobre o interlocutor de determinado contexto discursivo, pode-se identificar aí um ato:

Alternativas
Comentários
  • Para não assinantes: Gab E

  • Discurso ou ato linguístico que produz efeito sobre o ouvinte, que é persuasivo, perlocutório, que surpreende.

  • Atos de fala

    Chamamos de ato de fala, portanto, a toda ação que é realizada através do dizer. As ações que se realizam através dos atos de fala podem ser muito diferentes. Daí a necessidade de distinguir as diversas dimensões que um ato de fala possui. Falamos em dimensões porque em uma única locução podemos realizar diferentes atos de fala. Por exemplo, na frase: "o senhor está pisando no meu pé", realizo ao mesmo tempo três atos de fala. O primeiro deles é o ato locucionário, ou seja, o ato de dizer a frase. O segundo ato é o que Austin chama de ilocucionário, o ato executado na fala, ou seja, ao proferir um ato locucionário. Nesse caso, ao dizer "o senhor está pisando no meu pé" não tive a simples intenção de constatar uma situação, mas a de protestar ou advertir para que a outra pessoa parasse de pisar no meu pé. Por fim, há ainda um terceiro ato, chamado de perlocucionário, que é o de provocar um efeito em outra pessoa através da minha locução, influenciando em seus sentimentos ou pensamentos. Na situação descrita, para que o outro tire o pé de cima do meu. Temos assim o ato locucionário de dizer algo, o ato ilocucionário que realiza uma ação ao ser dito e o perlocucionário quando há a intenção de provocar nos ouvintes certos efeitos (convencer, levar a uma decisão etc.).

    Fonte: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/filosofia-da-linguagem-6-austin-e-searle-e-os-atos-de-fala.htm

  • Ilocucionário= é um ato de fala completo, feito em um enunciado típico, que consiste na entrega do conteúdo proposicional do enunciado e uma força ilocucionária particular, por meio do qual o orador afirma, sugere, exige ou promete.

    Implicitação= (ou dedução) é uma das maneiras mais comuns na qual compreendemos inconscientemente o significado dos eventos na vida diária. A sentença de um orador implica em alguma coisa que o ouvinte conclui.

    Pressuposição= ato ou efeito de pressupor; conjectura, suposição.

    Perlocucionário= Discurso ou ato linguístico que produz efeito sobre o ouvinte, que é persuasivo, perlocutório, que surpreende. O discurso dos comerciantes é perlocucionário, por isso acaba convencendo os clientes. (GABARITO)


ID
2806462
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o fenômeno gramatical mais empregado como exercício do preconceito lingüístico. (BAGNO, 2015)

Alternativas
Comentários
  • * GABARITO: "d";

    ---

    * OBSERVAÇÃO: o exercício exige conhecimento específico de determinado autor. Para se saber mais a respeito do preconceito linguístico, ler o conteúdo deste link: "https://www.todamateria.com.br/preconceito-linguistico/".

    ---

    Bons estudos.

     

  • Essa prova tá bugando meu cérebro.

  • Quee?

  • Acertei, mas nunca nem vi...

  • Essa é uma questão específica de uma das obras do edital do certame. Diante de uma reflexão da tal obra é possível apontar que os "erros" mais comuns na linguagem coloquial/informal/popular são de concordância verbal.

  • ESSE PROFESSOR MARCOS BAGNO FALA MUITO SOBRE O PRECONCEITO LINGUISTICO!

    ACERTEI, POIS JÁ FIZ UMA REDAÇÃO SOBRE PRECONCEITO LINGUISTICO E PELO COTIDIANO NOTAMOS QUE A MAIORIA DOS ERROS DE LINGUA PORTUGUESA SÃO DE CONCORDÂNCIA VERBAL !

  • Pensei em relação a "nós vai" , "a gente vamos" e acertei! kkkk

  • Tive o mesmo pensamento que você Julyane, kkkk ...

  • Pensem no erro comum: " Nós vai..."

  • Eu sai dessa prova atropelada no dia! kkkkkk


ID
2806465
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação aos aspectos relativos à coesão textual, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.


1. Dêixis Pessoal

2. Dêixis Textual

3. Dêixis Espacial

4. Dêixis Social


( ) Relação existente entre pessoas que participam do discurso e marcada por pronomes de tratamento - como “magnífico” por exemplo.

( ) Uso de expressões em dado enunciado para fazer referência a algum trecho do discurso em que este enunciado se encontra.

( ) Relação estabelecida a partir do uso de estruturas gramaticais, como os pronomes “eu” e “nós”, em determinados discursos.

( ) Uso de determinadas expressões gramaticais que, no discurso, auxiliam a demonstrar distanciamento entre os interlocutores.

Alternativas
Comentários
  • Permita-me replicar aqui o EXCELENTE comentário do colega Ewerton Santos, na questão Q616588.

     

    1. Deixis pessoal

    Indica as pessoas do discurso, que participam no ato de enunciação.

    Integram este grupo:

    os pronomes pessoais de 1.ª e 2.ª pessoa: eu, tu, nós, vós, me, te, nos, vos...;

    os determinantes e pronomes possessivos de 1.ª e 2.ª pessoa: meu, teu, nosso, vosso...;

    os sufixos flexionais de pessoa-númerocantas, cantamos...;

    os vocativos.

     

    2. Deixis espacial

    Assinala a localização espacial de indivíduos ou objetos, tendo como ponto de referência o lugar em que decorre a enunciação.

    Integram os deíticos espaciais:

    os advérbios com valor locativo (= de lugar): aqui, ali, além, cá, lá...;

    as locuções adverbiais com valor locativoaqui perto, lá de cima...;

    os pronomes e determinantes demonstrativoseste, esse, aquele, aquilo, o outro, o mesmo...;

    alguns verbos que indicam movimentoir, vir, trazer,levar, partir, chegar, aproximar-se, afastar-se, subir, entrar, sair, descer...;

    algumas preposições e locuções prepositivasperante, ao lado de...

    Ex.Dê-me aquele bolo.

    O determinante demonstrativo aquele aponta para um bolo presente no contexto situacional e localiza-o num espaço distante do(s) interlocutor(es).


    3. Deixis temporal

    Localiza, no tempo, factos relacionados com a enunciação (o momento da enunciação e o que, em simultâneo, ocorre com ela; o que ocorre antes do momento da enunciação; o que o locutor pensa que virá a acontecer depois).

    Integram os deíticos temporais:

    os advérbios de tempoontem, hoje, amanhã...;

    locuções adverbiais ou expressões de tempona semana passada, no dia seguinte, no próximo mês...;

    os sufixos flexionais de tempo-momento-aspetofalávamos, cantas...;

    alguns adjetivosfuturo, atual, contemporâneo...;

    alguns nomesvéspera...;

    algumas preposições e locuções prepositivasapós, depois de, antes de...

    Ex.Quando tu entraste, ontem, em casa, a mãe já tinha saído.

    O advérbio ontem é um deítico cujo valor referencial depende do conhecimento acerca do momento de enunciação: será impossível interpretar ontem sem se saber quando foi produzido o enunciado.

    O pretérito perfeito entraste constitui um ponto de referência fundamental, remetendo para um tempo anterior ao da enunciação e, simultaneamente, fixando um ponto de referência discursivamente construído para uma nova relação de anterioridade expressa pelo pretérito mais-que-perfeito composto tinha saído.

     

    4. Deixis social

    Assinala a relação hierárquica existente entre os participantes na interação discursiva e os papéis que desempenham.

    Desempenham a função as formas de tratamentoo senhor, o senhor diretor, o senhor presidente, vossa excelência...


    5. Deixis textual

    Demarca e organiza, anafórica e cataforicamente, o tempo e o espaço do próprio texto (escrito ou oral).

    Constroem a deixis textual expressões como como referir antes, a ideia antes expressa, como se referiu no parágrafo anterior, como se demonstrou acima, veremos seguidamente...

     

     

    GABARITO LETRA C

  • Pessoal, fazendo de trás para frente fica mais fácil de responder.


ID
2806468
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo.


__________________ são as manifestações mais imediatas da identidade linguística dos falantes. Caracterizam-se por traços segmentais e por traços suprassegmentais.

Alternativas
Comentários
  • Gab - E


    Os sotaques são as manifestações mais imediatas da identidade linguística dos falantes.


    Os sotaques se caracterizam por traços segmentais e por traços suprassegmentais. Os traços segmentais se referem a pronúncias características dos sons da língua: por exemplo, o “S chiado” dos cariocas, o “R caipira”, as vogais pretônicas abertas dos falares nordestinos são traços segmentais. Os traços suprassegmentais têm a ver com a prosódia, isto é, com fatores como entoação, duração, linha melódica etc


    Marcos Bagno - PRECONCEITO LINGUÍSTICO


  • Metalinguagem - é usada quando se deseja falar da própria linguagem usada na comunicação, ou seja, quando a preocupação do emissor está voltada para o próprio código ou linguagem.

    O dicionário e a gramática são alguns exemplos. O uso do termo, no entanto, ampliou-se e passou a ser usada em outras linguagens, como a música e o cinema, por exemplo. Para exemplificar, quando uma música fala de si mesma está usando a metalinguagem.

    Tem-se como exemplo a música “Samba de uma Nota Só” que diz “Eis aqui este sambinha feito numa nota só”, referindo-se à própria música. Nas artes plásticas, Van Gogh usou a metalinguagem para fazer a tela “Autorretrato”, em que pintou sua própria imagem.

  • Essa prova tava nivel magistério português


ID
2806471
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o Planejamento Organizacional, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.


I. O Plano exprime o propósito da Organização.

II. Numa Organização há vários níveis de planos.

III. O Plano Estratégico simboliza a legitimidade da Organização.

IV. Os Planos contribuem para a motivação dos funcionários.

Alternativas
Comentários
  • O planejamento da organização começa quando a equipe de gerenciamento identifica os objetivos de curto e longo prazo da empresa.

    Depois que essas metas forem definidas e refinadas para que sejam claras e atingíveis, é essencial formular estratégias e planos específicos para alcançar esses objetivos.

    O planejamento organizacional garante que haja uma visão do negócio para que os funcionários conheçam e entendam como seus trabalhos cotidianos contribuem para a empresa como um todo.

    Há muitas maneiras de categorizar os tipos de planos de organização, embora muitos deles se encaixem em quatro categorias principais: financeira, estratégica, contingência e sucessão.

    Cada tipo de plano de organização considera o negócio como um todo, mas através das lentes de uma determinada área. Dessa forma, é fácil ver como a empresa se sairá em muitos cenários diferentes.

  • GABARITO: D

    O Planejamento Organizacional é o planejamento global da organização, que é composta por P. Estratégico, P. Tático e P. Operacional.

    Comentando a Questão:

    I- O erro da assertiva I, é em afirmar que exprime o propósito, onde o correto seria o Objetivo. (Planejamento = Metas, Objetivos).

    II- Correta. ( Estratégico, Tático e Operacional).

    III- Errada. não somente o Plano Estratégico mas sim os Planos como um todo. (Estratégico=Diretoria + Tático=Gerencial + Operacional=Operário).

    IV- Correta. Com o Planejamento e os Planos bem definidos os funcionários se sentem motivados para contribuir e engajados no processo de desenvolvimento da organização.

  • Qual é o autor na qual a questão e a explicação se baseiam?


ID
2806474
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No processo de departamentalizar as áreas formal e informal da organização devem ser consideradas. A dimensão formal corresponde aos aspectos objetivos e a informal corresponde aos aspectos subjetivos da organização. Em termos da área formal dois aspectos a serem considerados quando do processo de departamentalização são:

Alternativas
Comentários
  • Fatores a considerar na área formal:

    1. Importância das atividades; [Gabarito]

    2. Ênfase na especialização;

    3. Processo de coordenação;

    4. Processo de controle;

    5. Custo da estrutura. [Gabarito]

     

    Fatores a considerar na área informal:

    1. Processo político;

    2. Preparo dos empregados para a mudança;

    3. Treinamento dos empregados;

    4. Diferenciação e integração.

     

    Fonte: Cury, página 184 à 187.

  • Questão difícil, específica do livro de Cury.


ID
2806477
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

São características da Fundação Pública:

Alternativas
Comentários
  • IV - Fundação Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes.

    DECRETO-LEI Nº 200, DE 25 DE FEVEREIRO DE 1967.

  • Letra B.

  • Fundação Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes.  
  • Para quem ficou com dúvida na letra D.

    "Criada em virtude de autorização legislativa": Creio que essa sentença está correta, conforme consta no art. 37, CF. Contudo, insta lembrar da divisão das Fundações Públicas de Direito Público (natureza de autarquia, considerada uma espécie desta, sendo criada por lei) e de Direito Privado (autorizada por lei). Caso a questão não diferencie uma de outra, fiquemos com o que consta na Constituição. Dê uma olhada na questão Q1700699.

    "ofertante de serviço autônomo": Nos remete aos Serviços Sociais Autônomos (SSA), característica das Paraestatais (SESC, SENAI, etc...)

  • Vamos ao exame de cada assertiva, individualmente:

    a) Errado:

    A uma, as fundações públicas, de acordo com a jurisprudência do STF (RE 101.126, Relator(a): MOREIRA ALVES, Tribunal Pleno, julgado em 24/10/1984, DJ 01-03-1985), podem assumir personalidade de direito público ou de direito privado, a depender da opção legislativa e da presença de poderes de coerção.

    A duas, na realidade, as fundações públicas são entidades sem finalidade lucrativa, por expressa imposição prevista no art. 5º, IV, do Decreto-lei 200/67:

    "Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:

    (...)

    IV - Fundação Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes." 

    b) Certo:

    A presente afirmativa se revela perfeitamente de acordo com o teor da definição legal acima transcrita. Logo, correta.

    c) Errado:

    Na verdade, o funcionamento é custeado por recursos da União e de outras fontes, e não por doações, como dito pela Banca.

    d) Errado:

    À luz do conceito legal da entidade, seu objeto consiste no desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, sem finalidade lucrativa. O conceito de "serviço autônomo", por sua vez, é aplicável às autarquias (DL 200/67, art. 5º, I).

    e) Errado:

    Fundações públicas possuem, sim, autonomia administrativa, a teor do conceito legal colacionado anteriormente.


    Gabarito do professor: B


ID
2806480
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

________________________é uma Ferramenta importante da comunicação organizacional usada, sobretudo, pelos gestores ao interagirem com seus liderados e também com quem usa os serviços públicos. A sua prática exige atenção, energia, talento e no momento em que está sendo praticada pelo gestor ele se torna o responsável pela recepção da mensagem que é uma importante parte do processo de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • é uma Ferramenta importante da comunicação organizacional usada, sobretudo, pelos gestores ao interagirem com seus liderados e também com quem usa os serviços públicos. A sua prática exige atenção, energia, talento e no momento em que está sendo praticada pelo gestor ele se torna o responsável pela recepção da mensagem que é uma importante parte do processo de comunicação.

    Gabarito: letra E


ID
2806483
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação às teorias organizacionais, é possível afirmar que algumas contribuições para as práticas das organizações, tiveram sua gênese ou estudos iniciais no centro dessas teorias. Neste caso, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.


Teoria Organizacional

1. Administração Científica.

2. ERH.

3. Neoclássicos.

4. Administração clássica.

5. Estruturalismo.


Contribuição Teórica

( ) Estudo da Estratégia.

( ) Estudo da Motivação.

( ) Estudo da Eficiência.

( ) Estudo das Estruturas.

( ) Estudo dos Conflitos.

Alternativas
Comentários
  • Administração Científica (Taylorismo): com ênfase nas tarefas, buscava a racionalização do trabalho no nível operacional, ou seja, o foco era no empregado. Apesar de apresentar como vantagens a produtividade e a eficiência, não levava em consideração as necessidades sociais dos funcionários.

    Teoria das Relações Humanas: como o próprio nome já indica, sua ênfase estava nas pessoas. Iniciada a partir da (análise das relações da produtividade com a iluminação da fábrica de equipamentos eletrônicos de Hawthorne), defendia um enfoque na organização informal, na comunicação, liderança, motivação e dinâmicas de grupo.

    Teoria Neoclássica: ênfase na estrutura. Sustenta-se na prática da Administração, na reafirmação dos princípios da Teoria Clássica e gerais da Administração, porém de forma redimensionada.

    Teoria Clássica (Fayol): também apresentava ênfase na estrutura. No entanto, o foco estava no gerente (visão de cima para baixo). Defendia o planejamento como uma das funções principais do, o qual teve a profissionalização de seu papel como gerente.

    Teoria Estruturalista: apresenta ênfase tanto na estrutura como no ambiente. Sendo assim, ela tem uma abordagem plural que observa a organização, tanto no seu aspecto formal quanto informal, e também o ambiente e como a organização interage e aprende com ele.

    FONTE: https://www.infoescola.com/administracao_/teorias-da-administracao/

  • ERH = Estudo da Motivação --> MATOU a questão.

  • Só uma correçãozinha do comentário da colega Lucilene.

    Teoria Neoclássica: Enfase no ECLETICISMO: TAREFAS, PESSOAS, E ESTRUTURA, Homem ORGANIZACIONAL e ADMINISTRATIVO, incentivos mistos (Materiais e Sociais), Organização Formal e Informal.


ID
2806486
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna abaixo.


“_____________ ” é o fundamento do Estado moderno, que foi adotado teoricamente para caracterizar as organizações modernas, quando sobre elas é replicada essa premissa. Segundo a teoria que lhe dá sustentação, essa forma difere de modo superior as outras formas de domínio ou poder, tanto para o Estado, quanto para as organizações.

Alternativas
Comentários
  • Uma sociedade, organização ou grupo que depende de leis racionais tem estrutura do tipo legal-racional ou burocrática.

    A autoridade legal-racional ou autoridade burocrática substituiu as fórmulas tradicionais e carismáticas nas quais se baseavam as antigas sociedades. A administração burocrática é a forma mais racional de exercer a dominação. A burocracia, ou organização burocrática, possibilita o exercício da autoridade e a obtenção da obediência com precisão, continuidade, disciplina, rigor e confiança.

    Portanto, todas as organizações formais são burocracias. A palavra burocracia identifica precisamente as organizações que se baseiam em regulamentos. A sociedade organizacional é, também, uma sociedade burocratizada. A burocracia é um estágio na evolução das organizações.

    De acordo com Weber, as organizações formais modernas baseiam-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais, isto é, definidas em função do interesse das próprias pessoas e não para satisfazer aos caprichos arbitrários de um dirigente.


ID
2806489
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Criada em (BRASIL: 2000) com o objetivo de estabelecer normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal com validade para todos os órgãos públicos nos mais diferentes níveis (federal, estadual e municipal), tribunais de contas, o poder judiciário e o ministério público. Também se incluem as respectivas administrações diretas, fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes, conceitualmente denomina-se Lei da (s) do (s):

Alternativas
Comentários
  • LRF - Art. 1° Esta Lei Complementar estabelece normas de finanças públicas voltadas para a resposabilidade na gestão fiscal.

    GAB: C


ID
2806492
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O processo de elaboração de políticas públicas (policy-makingprocess) tem se tornado um instrumento mais conhecido da gestão pública. Conceitualmente o _____________ tem a virtude de permitir a visualização de seus processos e características, em fases sequenciais e interdependentes, facilitando sua comparação e estudo.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: A

    Ciclo da Política Pública.

    A gestão de políticas públicas pode ser elaborada através de esquemas de visualização e interpretação também conhecido como ciclo de políticas públicas (policy cycle). Esses esquemas são organizados em fases sequenciais e interdependentes que vão desde a fase inicial de identificação do problema, até a formulação de alternativas para o mesmo e implementação da política pública

    https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/politicas-publicas-e-processos-de-gestao/


ID
2806495
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

As entidades da administração indireta prestam serviços públicos com base em legislação própria, mantêm um regime de relações de trabalho diferenciado em relação ao dos funcionários da administração direta no que se refere a garantias e direitos ligados à previdência social. Assim, associar as formas como se apresentam às características de cada uma:


1. Autarquias.

2. Fundações.

3. Economias Mistas.

4. Empresas Públicas.


( ) Entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, do Estado ou do município, criadas para explorar a atividade econômica que o governo se vê obrigado a exercer por conveniência administrativa ou econômica.

( ) São serviços autônomos, criados por lei específica, com personalidade de direito público, patrimônio e receitas próprios, que requerem, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

( ) Dotadas de personalidade jurídica de direito privado, instituídas por meio de autorização legislativa e registro em órgão próprio para exploração de atividade econômica.

( ) São entidades criadas por lei específica, com personalidade jurídica de direito público, patrimônio e receita próprios. Caracterizam-se por desenvolver uma série de atividades sem fins lucrativos, constituindo-se em serviço autônomo, que resultam na produção de bens de interesse público.

Alternativas
Comentários
  • Empresas Públicas - Entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, do Estado ou do município, criadas para explorar a atividade econômica que o governo se vê obrigado a exercer por conveniência administrativa ou econômica.

    Autarquias - São serviços autônomos, criados por lei específica, com personalidade de direito público, patrimônio e receitas próprios, que requerem, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

    Economias Mistas - Dotadas de personalidade jurídica de direito privado, instituídas por meio de autorização legislativa e registro em órgão próprio para exploração de atividade econômica.

    Fundações - São entidades criadas por lei específica, com personalidade jurídica de direito público, patrimônio e receita próprios. Caracterizam-se por desenvolver uma série de atividades sem fins lucrativos, constituindo-se em serviço autônomo, que resultam na produção de bens de interesse público.

  • Autarquias: Pessoas jurídicas de Direito Publico

    Criada por lei especifica

    Possuem auto administração e patrimônio próprio

    EX: INSS e Banco Central

    Fundações Públicas: Pessoas Jurídicas de Direito privado OU publico

    Criada por lei especifica

    Sem fins lucrativos

    EX: FUNAI e Biblioteca Nacional

    Sociedade de Economia Mista Pessoas jurídicas de direito Privado

    Adotam o regime de pessoal CLT (empregados públicos)

    Capital misto: (prevalecendo o capital de 50%+1, controle acionário)

    EX: Banco do Brasil e Petrobras.

    Empresas Públicas: Pessoas jurídicas de direito Privado

    Adotam o regime de pessoal CLT (empregados públicos)

    Capital 100% publico e podem adotar qualquer forma societária

    EX: CEF e Correios

  • LEI COMPLEMENTAR Nº 200/67

    Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:

    I - Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

    II - Emprêsa Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Govêrno seja levado a exercer por fôrça de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.              

    III - Sociedade de Economia Mista - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta.      

    IV - Fundação Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes.

  • Questão esquisita... Em regra as Fundações Públicas têm personalidade jurídica de direito Privado!

    Mas existem as Fundações Autárquicas, de direito público.

  • Analisemos cada assertiva:

    ( 4 ) Empresas públicas

    O conceito exposto neste item vem a ser pertinente à figura das empresas públicas, tal como estabelecido no art. 5º, II, do Decreto-lei 200/67:

    "Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:

    (...)

    II - Emprêsa Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Govêrno seja levado a exercer por fôrça de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito."

    ( 1 ) Autarquias

    Desta vez, a Banca se valeu de características que compõem a definição legal das entidades autárquicas, como se vê da norma do art. 5º, I, do DL 200/67:

    "Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:

    I - Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada."

    ( 3 ) Sociedades de Economia Mista

    As características aqui inseridas pela Banca pertencem às sociedades de economia mista, como se vê do teor do art. 4º da Lei 13.303/2016:

    "Art. 4º Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta."

    ( 2 ) Fundações públicas

    As fundações públicas são as entidades que despertam maiores controvérsias no tocante às características que as permeiam. A mais relevante delas reside na sua própria natureza jurídica, vale dizer, se entidade de direito público ou de direito privado. A Banca, aqui, valeu-se de definição em que consta a personalidade de direito público. Não reputo que esteja equivocada, uma vez que, de acordo com o STF, referidas entidades podem ostentar personalidade de direito público ou de direito privado (RE 101.126, Relator(a): MOREIRA ALVES, Tribunal Pleno, julgado em 24/10/1984, DJ 01-03-1985). De resto, os demais aspectos são pertinentes às fundações estatais, notadamente no que tange à ausência de finalidade lucrativa, à luz da definição vazada no art. 5º, IV, do DL 200/67:

    "Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:

    (...)

    IV - Fundação Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes." 

    Com isso, chegamos à conclusão de que a sequência correta fica sendo 4 - 1 - 3 - 2.


    Gabarito do professor: D

  • 1.  Fundação Pública - Em regra, Pessoa Jurídica de direito Privado, Finalidade: Atividades sem fins lucrativos;

    2.  Autarquia - possuem personalidade jurídica de direito público, criado por lei especifica para desempenhar atividades típicas do Estado;

    3.  Sociedade de economia mista - Pessoa Jurídica de direito Privado, Prestadora de Serviço Público ou Exploradora de Atividade Econômica; = maior parte do capital pertence a união. Em regra são criadas com finalidade econômica. porém, eventualmente, podem prestar serviços públicos

    4.  Empresa Pública - Pessoa Jurídica de direito Privado, Prestadora de Serviço Público ou Exploradora de Atividade Econômica; = capital 100% exclusivo da união

     Administração publica descentralizada 

  • Serviços autônomos = autarquia..........

    #inventa não


ID
2806498
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As políticas públicas em seu processo de formação, em um primeiro momento, se configuram como uma esfera tendente à publicização de discussões, em que entram em embate diferentes visões.


Assim, a política pública ____________ se caracteriza pela adoção de estratégias de regulação situacional ativa e autônoma para produção de regras do jogo político em dado espaço definido pela própria conceituação do problema de política. Já a ____________ tem como fundamento a ação estratégica de arcabouços institucionais mais permanentes e claramente delimitados. Por sua vez, a ____________ é desenvolvida com base em estruturas organizacionais relativamente simples e, normalmente, conduzidas a partir de diretrizes mais amplas.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.

Alternativas
Comentários
  • "dado espaço definido" = setorizada;

    "claramente delimitados " = territorializada;

    "estruturas organizacionais relativamente simples, conduzidas a partir de diretrizes mais amplas" = verticalizada.

  • GABARITO: B

  • As políticas públicas podem ser caracterizadas por setorializadas, territorializadas, verticais e horizontais .

    a) Políticas Públicas Setoriais

    A setorialidade, ou delimitação temática, tem como premissa a adoção de estratégias de regulação situacional ativa e autônoma para produção de regras do jogo político em dado espaço definido pela própria conceituação do problema da política. São exemplos de políticas públicas setorializadas o combate às drogas, problemas ambientais, direitos do cidadão etc.

    b) Políticas Públicas Territoriais

    A territorialidade, ou delimitação geográfica, tem como fundamento a ação estratégica de arcabouços institucionais mais permanentes e claramente delimitados. Há, assim, maiores possibilidades de coordenação e de controle por atores detentores de autoridade legítima sobre dada circunscrição territorial. Como exemplo temos as políticas de desenvolvimento do semiárido, as políticas de combate ao contrabando e descaminhos em fronteiras etc.

    c) Políticas Públicas Verticais

    As políticas verticais, em termos de coordenação, são as mais tradicionais e comuns de serem encontradas. São políticas desenvolvidas com base em estruturas relativamente simples e, normalmente conduzidas a partir de diretrizes mais amplas. Em políticas coordenadas verticalmente tem se sobressaído como grande desafio para muitos governos a manutenção de um mínimo de capacidade política de direção para assegurar coerência, uniformidade e equidade e, ao mesmo tempo, permitir suficiente nível de autonomia. 

    São exemplos de políticas verticalizadas a definição de responsabilidade sobre educação básica, política tributária, política de desenvolvimento urbano etc.

    d) Políticas Públicas Horizontais

    As políticas públicas horizontais, também chamada de mutuamente integradas, são desenvolvidas entre partes de uma mesma organização ou por organizações situadas hierarquicamente em um mesmo âmbito. Na atualidade, as tentativas de articular horizontalmente suscitam muitas discussões sobre como devem ser constituídos sistemas de coordenação que garantam um mínimo de alinhamento para assegurar a geração de resultados operacionais eficientes. Temos como exemplos as políticas de coletas de resíduos urbanos por municípios situados em áreas metropolitanas, políticas de combate ao tráfico de drogas no Mercosul etc.

    Fonte: PROCOPIUCK, Mário. Políticas Públicas e Fundamentos da Administração Pública. São Paulo: Atlas, 2013.

    COMENTÁRIO QUESTÃO 1 - GEOGRAFIA.


ID
2806501
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei de Responsabilidade Fiscal define Operação de Crédito como compromisso financeiro proveniente de diversos tipos de transações financeiras, inclusive:

Alternativas
Comentários
  •  Art. 29. III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;

  • LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000

     

    Mensagem de veto

     

    Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências.

     

    Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

    III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;

     

    GAB: LETRA (A)

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm


ID
2806504
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Conceitualmente caracteriza-se como sendo o marco temporal compreendido entre primeiro de janeiro e trinta e um de dezembro de cada ano, no qual se promove a execução orçamentária e demais fatos que determinam as variações qualitativas e quantitativas que afetam os elementos patrimoniais dos órgãos/entidades do setor público.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C

    Do Exercício Financeiro

    Art. 34. O exercício financeiro coincidirá com o ano civil.

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nêle arrecadadas;

    II - as despesas nêle legalmente empenhadas.

    Lei 4.320, de 17 março de 1964.

    Etapas de execução da Receita: Lançamento, Arrecadação e Recolhimento;

    Etapas de execução da Despesa: Empenho, Liquidação e Pagamento.


ID
2806507
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Considerando que o Plano Plurianual é constituído das dimensões base estratégica e programas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários

  • A) CERTO: Dentro do programa temos as ações juntamente com seus detalhamentos: projetos, atividades e operações especiais que são as ações programáticas.

    B) ERRADO - A dimensão tática é composta pelos programas. A dimensão estratégica é composta por uma Visão de Futuro, Eixos e Diretrizes Estratégicas.

    C) ERRADO - orçamento-programa foi concebido como um instrumento de planejamento, gerenciamento e controle dos recursos da administração pública, de forma a otimizar o cumprimento dos objetivos previamente definidos. A ênfase, então, desloca-se de previsão de receitas e estimativas de despesas para a programação do trabalho do governo. Trata-se, portanto, uma ferramenta voltada para auxiliar o Executivo “nas tarefas do processo administrativo: programação, execução e controle”.

    D) ERRADO - Um programa é executado por meio de ações que o integram tais como projetos, atividades, operações especiais e outras ações que devem inexoravelmente ser concorrentes e suficientes para o alcance do objetivo explícito pelo programa.

    E) ERRADO- A geração de um programa presume a necessidade de solução para um problema pré-­existente,

    o atendimento de uma demanda da sociedade ou o atendimento de determinada demanda dos diversos órgãos públicos, viabilizando a realização adequada das suas atribuições. Além disso, os Programas de Apoio às Políticas Públicas a Áreas Especiais são um tipo de programa que são voltados para a oferta de serviços ao Estado, para a gestão de políticas e para o apoio administrativo.

  • A - Gabarito;

    B - é o inverso Programas são compostos por Ações;

    C - Orçamento - Programa é instrumento de planejamento;

    D - Atividades e Ações não são programas, os Programas é que são compostos por Ações e estas são compostas por Projetos, Atividades e Operações Especiais;

    E - o Programa é uma orientação para a atuação governamental, vejam o que diz o PPA 2016-2019:

    "Art. 5º O PPA 2016-2019 reflete as políticas públicas e orienta a atuação governamental por meio de Programas Temáticos e de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado (...)".

  • Talita, ótimo comentário! Qual é a fonte da informação?

  • A.

    Itens do processo de planejamento governamental - O processo de planejamento é desenvolvido a partir da orientação estratégica na qual o governo estabelece:

    DIRETRIZES: Conjuntos de critérios de ação e de decisão. Trata-se de um nível mais abstrato onde ocrre a formulação geral dos objetivos;

    MACRO-OBJETIVOS: Indica o que deve ser feito para que a administração alcance os resultados desejados;

    PROGRAMA: Corresponde à unidade básica de planejamento composta por um conjunto articulado de ações que se traduzem em bens e serviços ofertados diretamente à sociedade e que concorrem para um objetivo comum visando dar solução a um problema ou atender a uma demanda da sociedade.

  • Vamos analisar cada uma das alternativas:

    A) Correta, nos termos do que dispõe o Manual Técnico de Orçamento (MTO): ações orçamentárias são operações das quais resultam produtos (bens ou serviços) que contribuem para atender ao objetivo de um programa. A estrutura programática do nosso orçamento o organiza em programas, a partir dos quais são relacionadas às ações.

    Por isso, sim: as ações efetivadas pelo gestor público e que permitirão alcançar os objetivos definidos compõem a dimensão programas.

    B) Errada. As ações estratégicas não são compostas por programas. São ações estratégicas da LOA, de acordo com o Manual Técnico do Plano Plurianual 2020-2023.

    C) Errada. Na verdade, também de acordo com o Manual Técnico do Plano Plurianual 2020-2023, é a dimensão operacional que compreende o conjunto de ações orçamentárias incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA), bem como ações não orçamentárias. Portanto, o orçamento é o instrumento por meio do qual a dimensão operacional é executada.

    D) Errada. Como dito anteriormente, a estrutura programática do nosso orçamento o organiza em programas, a partir dos quais são relacionadas às ações. Portanto, não é certo dizer que atividades e ações implementadas pelo governo são programas. Além disso, atividades (uma das classificações das ações) e ações são compõem o orçamento, que, como já comentado na alternativa C, é a dimensão operacional do planejamento público.

    E) Errada. Não faz sentido colocar os programas como núcleo fundamental das políticas públicas, porque eles são executados depois da elaboração do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias: instrumentos de planejamento que definem diretrizes, objetivos, metas e prioridades.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2806510
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A variação patrimonial aumentativa do patrimônio público por inclusão de novos bens pode ocorrer através de:

Alternativas
Comentários
  • Dica: não é a forma como se registra nas demonstrações.

  • Considera-se realizada a variação patrimonial aumentativa (VPA):

    a. Nas transações com contribuintes e terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo, quer pela ocorrência de um fato gerador de natureza tributária, investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes à entidade, ou fruição de serviços por esta prestados;

    b. Quando da extinção, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior;

    c. Pela geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros;

    d. No recebimento efetivo de doações e subvenções.

    Considera-se realizada a variação patrimonial diminutiva (VPD):

    a. Quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para terceiro;

    b. Diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo;

    c. Pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo. 

  • Gabarito letra B

    INCORPORAÇÃO - É a agregação de novos elementos ao patrimônio de uma entidade (Kohama,2006)

    Formas de incorporação de bens públicos: A incorporação resulta em uma variação patrimonial aumentativa, seja por aquisição, doação recebida , transferência etc.


ID
2806513
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Administração Pública Federal, na atualidade, utiliza um (a)____________ e suas operações são contabilizadas por meio de um sistema informatizado desenvolvido e operado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) com a supervisão do Ministério da Fazenda, denominado Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI). Esse sistema foi desenvolvido para o registro, processamento e controle da execução orçamentária, financeira e contábil da União, mediante a utilização de terminais remotos instalados em unidades gestoras e em suas repartições sediadas nos vários Estados da Federação e no exterior.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima:

Alternativas
Comentários
  • "A Administração Pública Federal, na atualidade, utiliza um Plano de Contas Único (PCU) e suas operações são contabilizadas por meio de um sistema informatizado desenvolvido e operado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) com a supervisão do Ministério da Fazenda, denominado Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI). Esse sistema foi desenvolvido para o registro, processamento e controle da execução orçamentária, financeira e contábil da União, mediante a utilização de terminais remotos instalados em unidades gestoras e em suas repartições sediadas nos vários Estados da Federação e no exterior.  Um dos objetivos é viabilizar a padronização dos métodos e rotinas de trabalho, gerando como benefícios a ampla disseminação de conhecimentos, estabilidade dos procedimentos e simplificação dos trabalhos. PARA OS Estados e Municípios foi desenvolvido com os mesmos objetivos o sistema informatizado denominado Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado/Município (SIAFEM) – a partir da experiência do SIAFI - , com vistas a apoar a demanda da modernização de procedimentos nos Estados e Municípios." (pag. 264)

    Matias-Pereira, José - Curso de Administração Pública : foco nas instituições e ações governamentais / José Matias-Pereira. – 4. ed. – São Paulo : Atlas, 2014.

  • O Plano de Contas Único, é a padronização de caracteres numéricos, que separadas representam classes, grupos e subgrupos que juntam registram contabilmente a obrigação de pagamento do ente público, padronizando e facilitando o controle e utilização pelos gestores públicos, estas sequencias numéricas são utilizadas dentro do sistema SIAFI.

    ex: (xx.x.xxx)

    (10.0.001 - PREVISÃO DE RECEITAS)

    PLANO DE CONTAS ÚNICO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL – PCU (plano antigo, de 6 classes) O PLANO DE CONTAS é o conjunto de TÍTULOS, previamente definidos, representativos de um estado patrimonial e de suas variações, organizados e codificados com o objetivo de sistematizar e uniformizar o registro contábil dos atos e fatos de uma gestão, devendo permitir, de forma precisa e clara, a obtenção de dados relativos ao patrimônio. Trata-se, portanto, de uma estruturação ordenada e sistematizada das contas utilizáveis na ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL.

    PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO – PCASP (novo plano, de 8 classes) É a estrutura básica da escrituração contábil, formada por uma relação padronizada de contas contábeis, que permite o registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade de maneira padronizada e sistematizada, bem como a elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis de acordo com as necessidades de informações dos usuários.


ID
2806516
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sob a perspectiva estatal, entre as formas de controle efetivados numa sociedade democrática cita-se:

Alternativas
Comentários
  • A questão induz ao erro. Leiam com atenção!

  • CF - Art. 74, § 2o “Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União.”

  • Acho que é isso:

    A) CORRETA

    CF - “Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o TCU.”

    B) ERRADA

    Lei de Responsabilidade Fiscal - O acompanhamento da gestão fiscal é realizados por conselho de gestão fiscal.

    O acompanhamento é feito por conselho e não pelo Senado.

    C) ERRADA

    CF- São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si,

    O sistema é de poderes independer e não interdependentes.

    E) ERRADA

    Auditoria só averígua se as coisas estão de acordo, não atua na gestão.

  • qual a erro na D

  • Não tem erro na D).

    O controle externo se situa justamente numa democracia.

  • A auditoria interna é mais focada nas normas internas e nos processos e secundariamente na emissão do parecer. A auditoria não foca na gestão dos recursos somente na fidedignidade das informações de acordo com a legislação.

  • Na minha opinião o erro da "D" está na preposição, ou seja, se fosse "controle externo aos (...)", mas como está escrito "controle externo nos órgãos públicos" dá a impressão que o controle está dentro da estrutura dos órgãos, como se interno fosse, o que na minha opinião é o erro da questão.

  • A

    Do ponto de vista do Estado, várias são as formas pela qual o controle é efetivado num regime democrático:

    o sistema de freios e contrapesos representado pela divisão e independência dos Poderes da União e pelos diferentes níveis de governo da Federação;

    a fiscalização dos partidos políticos;

    a eleição periódica dos governantes;

    a pressão exercida pela opinião pública e pela imprensa; e

    os sistemas de controle interno e externo.

    CASTRO, POUBEL. LIVRO : AUDITORIA, CONTABILIDADE E CONTROLE INTERNO NO SETOR PÚBLICO

  • solicitei um comentário do professor.

  • Questão muito vaga!

  • Desculpem-me pelo linguajar chulo, mas que questão LIXO. Não tem erro nenhum na letra D.

  • A questão exige conhecimento acerca da organização constitucional relacionada à fiscalização contábil, financeira e orçamentária. Sobre o tema, é correto afirmar que sob a perspectiva estatal, entre as formas de controle efetivados numa sociedade democrática cita-se: a fiscalização efetivada pelos partidos políticos. Nesse sentido, segundo a CF/88:

     

    Art. 74, § 2º - Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União.

     

    O gabarito, portanto, é a letra “a”. Análise das demais alternativas:

     

    Alternativa “b”: está incorreta. Segundo a LRF - Lc nº 101 de 04 de Maio de 2000, a qual estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências, tem-se que: art. 67. O acompanhamento e a avaliação, de forma permanente, da política e da operacionalidade da gestão fiscal serão realizados por conselho de gestão fiscal, constituído por representantes de todos os Poderes e esferas de Governo, do Ministério Público e de entidades técnicas representativas da sociedade, visando a: [...].

     

    Portanto, o acompanhamento da gestão fiscal feito pelo conselho de gestão fiscal e não pelo Senado Federal.

     

    Alternativa “c”: está incorreta. A independência entre os poderes permite o sistema de freios e contrapesos ou controle recíproco entre os próprios poderes. Conforme a CF/88; art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

     

    Alternativa “d”: está incorreta. O erro da assertiva reside em generalizar o controle externo. Em regra, o controle externo é fiscalização exercida pelo Congresso Nacional sobre os atos e atividades da administração pública, para que tais atos e atividades não se desviem das normas preestabelecidas. Esse controle abarca a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas.

     

    Alternativa “e”: está incorreta. O erro da assertiva reside na afirmação de que a auditoria atua na gestão pública. Na realidade, cabe à auditoria interna, em regra, examinar a integridade e fidedignidade das informações financeiras e operacionais e os meios utilizados para aferir, localizar, classificar e comunicar essas informações.

     

    Gabarito do professor: letra a.

  • ERRO DA D:

    Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: 

    X - fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta

                                                 

    Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimônial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade aplicação de subenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional(PODER LEGISLATIVO), mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

    Somente o poder legislativo tem o controle externo nos orgãos públicos, sendo assim todos os orgãos públicos deveriam ter controle externo de todos para ser democrático.

    Uma forma de controle democrático é pelo partído político, que está presente no poder legislativo, judiciário e executivo!!


ID
2806519
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Na criação da estrutura de um controle interno é importante contemplar as finalidades gerenciais e operacionais da administração pois:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Ao projetar uma estrutura de controles internos, a administração deve considerar suas finalidades

    gerenciais e operacionais.

    Os controles gerenciais objetivam assegurar que os recursos organizacionais sejam utilizados de maneira eficiente. São conhecidos pelos relatórios que produzem:

    - relatórios gerenciais: físicos, orçamentários, financeiros ou de indicadores;

    - demonstrações contábeis

    - relatórios de auditoria

    Os controles operacionais focalizam trabalho e transações individuais.

    Operam em tempo real e estão ligados às operações do dia a dia da entidade.

    Quanto mais confiáveis, adequadas e rápidas forem as informações produzidas pelas estruturas de controle, mais seguras serão as decisões tomadas.

    LIVRO : AUDITORIA, CONTABILIDADE E CONTROLE INTERNO NO SETOR PÚBLICO

  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Controles Internos. 

    Bom, toda organização corre riscos que podem impedi-la de atingir seus objetivos. Os controles internos são ações e procedimentos para reduzir esses riscos, permitindo que a organização possa alcançar o planejado. Controles internos ajudam a organização a tomar decisões, a cumprir os normativos aplicáveis, a divulgar as informações confiáveis e corretas e a evitar erros, fraudes, falhas e atrasos. Para isso, diversos relatórios são elaborados, a exemplo de relatórios gerenciais e operacionais, de auditoria e de demonstrações contábeis. Com base nesses relatórios, a organização pode conhecer melhor o ambiente que está inserida e promover mudanças, caso necessário.

    No entanto, por melhor que seja o controle, ele está sujeito a falhas, razão pela qual é capaz de fornecer uma segurança razoável (mas nunca absoluta) para a organização.

    Por fim, os controles internos podem ser preventivos (anterior a conclusão do ato), detectivos (acompanha a realização do ato, pois é concomitante) e corretivos (posterior à conclusão do ato, para corrigir defeitos).

    Vamos às alternativas:

    A) Incorreta. De fato, os controles favorecem relatórios contábeis, mas eles podem ser preventivos ou detectivos e, portanto permitem o acompanhamento prévio e concomitante da gestão (não só subsequente).

    B) Correto. Os controles favorecem a criação de diversos relatórios (de auditoria, gerenciais, etc.) e permitem acompanhar aquilo que é feito no dia-a-dia do ente público.

    C) Incorreto. Os controles visam diminuir a complexidade da gestão, ao reduzir riscos e ajudar a organização a atingir seus objetivos.

    D) Incorreta. Por melhor que seja o controle, ele nunca fornecerá uma segurança absoluta. Os controles internos também estão sujeitos a falhar e, por isso, eles não podem viabilizar essa segurança contábil e econômica que a alternativa menciona.

    E) Incorreta. Os controles podem promover eficiência, mas de nada adianta a área de contratação de pessoal ter os melhores controles do mundo e área de pagamentos desse pessoal não ter o mesmo controle. Nesta situação, pode haver pagamentos em duplicidade ou mesmo pagamento para pessoas que não trabalham na organização, o que causa prejuízos ao órgão. Ou seja, os controles não podem ficar restritos a uma área, eles precisam ser difundidos na organização.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
2806522
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A ____________ tomou obrigatória a adoção, por todos os entes da Federação, de um sistema integrado de administração financeira e controle. Os sistemas adotados devem atender ao padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União no Decreto n° 7.185, de 27 de maio de 2010, e na Portaria MF n° 548, de 22 de novembro de 2010. A referida legislação definiu prazos diferentes para o cumprimento de tais dispositivos: a) União, Estados, Distrito Federal e municípios com mais de cem mil habitantes: até maio de 2010 para atender à lei; b) Municípios que possuem entre cinquenta e cem mil pessoas: até maio de 2011 e; c) Municípios com até cinquenta mil habitantes: até 28 de maio de 2013. Esse instrumento conceitualmente denomina-se Lei de (da):

Alternativas
Comentários
  • "A Lei de Transparência (LC nº 131/2009) tornou obrigatória a adoção, por todos os entes da Federação, de um sistema integrado de administração financeira e controle. Os sistemas adotados devem atender ao padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União no Decreto nº 7.185, de 27 de maio de 2010, e na Portaria MF nº 548, de 22 de novembro de 2010. A referida legislação (LC nº 131/2009) definiu prazos diferentes para o cumprimento de tais dispositivos

    • União, Estados, Distrito Federal e municípios com mais de cem mil habitantes: até maio de 2010 para atender a lei.

    • Municípios que possuem entre cinquenta e cem mil pessoas: até maio

    de 2011.

    • Municípios com até cinquenta mil habitantes: até 28 de maio de 2013.

    Caso algum ente da Federação não disponibilize as informações exigidas até o prazo final, de acordo com o modelo previsto na legislação, ele ficará impossibilitado de receber transferências voluntárias de recursos da União. Além disso, o titular do Poder Executivo Municipal estará sujeito a responder por crime de responsabilidade" (pág. 215)

    Matias-Pereira, José - Curso de Administração Pública : foco nas instituições e ações governamentais / José Matias-Pereira. – 4. ed. – São Paulo : Atlas, 2014.

  • Já que a questão mencionou o Decreto n.º 7.185/2010, vamos dar uma olhadinha no que ele diz:

    “Art. 1º A transparência da gestão fiscal dos entes da Federação referidos no art. 1º, § 3º, da Lei Complementar n.º 101, de 4 de maio de 2000, será assegurada mediante a observância do disposto no art. 48, parágrafo único, da referida Lei e das normas estabelecidas neste Decreto.

    Art. 2º O sistema integrado de administração financeira e controle utilizado no âmbito de cada ente da Federação, doravante denominado SISTEMA, deverá permitir a liberação em tempo real das informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira das unidades gestoras, referentes à receita e à despesa, com a abertura mínima estabelecida neste Decreto, bem como o registro contábil tempestivo dos atos e fatos que afetam ou possam afetar o patrimônio da entidade."

    Hoje, esse decreto foi revogado pelo Decreto n.º 10.540/2020, mas à época da questão, ele ainda estava em vigor.

    Art. 1º A transparência da gestão fiscal de todos os entes federativos em relação à adoção de Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle - Siafic, será assegurada pela observância do padrão mínimo de qualidade estabelecido neste Decreto e do disposto no art. 48-A da Lei Complementar n.º 101, de 4 de maio de 2000, sem prejuízo de outras disposições previstas em lei ou em atos normativos aplicáveis.

    “Professor, mas eu tinha que conhecer esses decretos para responder a questão?"

    Não. Você poderia responder com base no seguinte dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal:

    “Art. 48, § 1º A transparência será assegurada também mediante: (Redação dada pela Lei Complementar n.º 156, de 2016).

    III – adoção de sistema integrado de administração financeira e controle, que atenda a padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União e ao disposto no art. 48-A. (Incluído pela Lei Complementar n.º 131, de 2009) (Vide Decreto n.º 7.185, de 2010)".

    Perceba como o dispositivo até cita o Decreto n.º 7.185, de 2010.


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
2806525
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Utilizando os fundamentos da Contabilidade Pública, associe as colunas de acordo com as definições conceituais dos princípios e, em seguida, assinale a alternativa correta:


1. Campo de Aplicação.

2. Escopo.

3. Objetivo.

4. Objeto.


( ) Fornecer aos gestores informações consistentes para apoiar as tomadas de decisões, bem como aos órgãos de controle interno e externo para o cumprimento da legislação, e às instituições governamentais e particulares para fins estatísticos ou de interesse dessas instituições.

( ) Controle e gestão dos recursos públicos. Está interessada em todos os atos praticados pelo administrador, sejam os de natureza orçamentária ou administrativa, que poderão afetar o patrimônio no futuro.

( ) Patrimônio e suas variações, e o orçamento e sua execução (previsão e arrecadação da receita e a fixação e a execução da despesa).

( ) E restrito à administração, nos seus quatro níveis de governo: Federal, Estadual, Municipal e Distrito Federal, bem como as suas Autarquias e Fundações.

Alternativas
Comentários
  • CARACTERÍSTICAS DA CONTABILIDADE PÚBLICA

    A Contabilidade Pública - seja na área Federal, Estadual, Municipal ou no Distrito Federal - tem como base a , que instituiu normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

    A Lei 4.320/64 está para a Contabilidade Aplicada à Administração Pública assim como a Lei das Sociedade por Ações (Lei 6.404/76) está para a Contabilidade aplicada à atividade empresarial.

    A Contabilidade Pública registra a previsão da receita e a fixação da despesa, estabelecidas no Orçamento Público aprovado para o exercício, escritura a execução orçamentária da receita e da despesa, faz a comparação entre a previsão e a realização das receitas e despesas, controla as operações de crédito, a dívida ativa, os valores, os créditos e obrigações, revela as variações patrimoniais e mostra o valor do patrimônio.

     

    A Contabilidade pública está interessada também em todos os atos praticados pelo administrador, sejam de natureza orçamentária (previsão da receita, fixação da despesa, empenho, descentralização de créditos etc.) ou sejam meramente administrativos (contratos, convênios, acordos, ajustes, avais, fianças, valores sob responsabilidade, comodatos de bens, etc.) representativos de valores potenciais que poderão afetar o patrimônio no futuro.

    O objeto de qualquer contabilidade é o patrimônio. A Contabilidade Pública não está interessada somente no patrimônio e suas variações, mas, também, no orçamento e sua execução (previsão e arrecadação da receita e a fixação e a execução da despesa).

    A Contabilidade Pública, além de registrar todos os fatos contábeis (modificativos, permutativos e mistos), registra os atos potenciais praticados pelo administrador, que poderão alterar qualitativa e quantitativamente o patrimônio.

    O objetivo da Contabilidade Pública é o de fornecer aos gestores informações atualizadas e exatas para subsidiar as tomadas de decisões, aos órgãos de controle interno e externo para o cumprimento da legislação e às instituições governamentais e particulares informações estatísticas e outras de interesse dessas instituições.


ID
2806528
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É uma ferramenta utilizada para apresentar a relação existente entre o problema a ser solucionado e os fatores do processo que podem provocar o problema. Essa ferramenta conceitualmente denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A: Diagrama de Pareto: técnica em que os problemas são separados em partes, assim eles são analisados entre si. Geralmente, para a produção do diagrama é utilizado um gráfico de barras verticais;

    LETRA B: Fluxograma: nessa ferramenta utiliza-se apoio gráfico para listar todas as atividades de um processo. Ele apresenta uma sequência lógica de tudo que é realizado nas etapas do processo;

    LETRA C: Histogramas: responsável por mostrar a variação entre um processo em determinado período;

    LETRA D: SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). A análise SWOT serve para embasar a tomada de decisões. Com ela, temos um diagnóstico completo sobre a empresa, o que reduz os riscos na hora de dar um passo importante, como explorar novos mercados, lançar um novo produto ou criar novas estratégias de marketing.

    LETRA E: Diagrama de causa-efeito ou Diagrama de Ishikawa: técnica muito empregada para descobrir a relação entre um efeito e as causas para que esse efeito esteja ocorrendo. Também é chamado de Espinha de Peixe, por causa do formato do seu diagrama. Primeiramente, foi aplicado em 1953, no Japão;

    FONTE: https://rockcontent.com/blog/como-fazer-uma-analise-swot/

    http://gestao-de-qualidade.info/ferramentas-da-qualidade.html

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as ferramentas da qualidade, a partir disso, devemos marcar a alternativa que apresenta a ferramenta utilizada para apresentar a relação existente entre o problema a ser solucionado e os fatores do processo que podem provocar o problema.

    A - incorreta. Diagrama de Pareto é uma ferramenta utilizada para destacar a importância das variáveis consideradas mais importantes em oposição com aqueles assuntos de menor relevância.

    Utiliza como pilar, a regra 80/20, reconhecida como maiorias triviais, minorias essenciais (trivial many/vital few), que ordena e agrupa causas e problemas, de modo que 80% dos problemas possuem apenas 20% de causas, uma pequena quantidade de situações concentra a maior parte dos desafios e problemas que a ser enfrentados.

    B - incorreta. Fluxograma é uma ferramenta que utiliza apoio gráfico, listando todas as atividades de um processo. Apresenta uma sequência de tudo que é realizado nas etapas e auxilia na identificação do melhor caminho que o produto ou serviço percorrerá.

    C - incorreta. histograma tem como finalidade mostrar a distribuição dos dados por categoria através de um gráfico de barras, indicando o número de unidades em cada categoria. Representa, além da distribuição da probabilidade da variação existente, os resultados de um processo..

    D - incorreta. Análise SWOT é uma ferramenta de diagnóstico dos ambientes (interno e externo) da organização. Sua finalidade está na avaliação dos aspectos positivos e negativos que podem impactar no negócio da organização em cenários futuros. A Sigla SWOT é uma abreviação de Strengths, Weaknesses, Threats, Opportunities, que significam, respectivamente: Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades.

    E - correta. O diagrama de Ishikawa, também conhecido como gráfico espinha de peixe, representa a relação entre um efeito e sua causa. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema, apoiando assim o processo de tomada de decisão.

    Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a letra "E" nos apresenta a resposta correta.

    GABARITO: E


ID
2806531
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as afirmativas sobre Processos Organizacionais, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) As atividades do processo envolvem exclusive recursos humanos e materiais necessários à busca de resultados.

( ) No que diz respeito às atividades do processo, a busca pelo objetivo proposto independe da hierarquia de poder.

( ) Dada a sua complexidade, de maneira geral os processos implementados devem ser revistos e modificados apenas esporadicamente.

( ) O espírito de equipe alinhado com o alcance dos objetivos estabelecidos é fator irrelevante para a produção de resultados.

( ) A amplitude dos processos pode ser mensurada pela análise de atividades fase na qual são definidos os parâmetros dos indicadores de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • (F) As atividades do processo envolvem exclusive recursos humanos e materiais necessários à busca de resultados. Atividade do processo não envolve exclusivamente recursos humanos e materiais necessários, mas também o financeiro, por exemplo.

    (V) No que diz respeito às atividades do processo, a busca pelo objetivo proposto independe da hierarquia de poder.

    (F) Dada a sua complexidade, de maneira geral os processos implementados devem ser revistos e modificados apenas esporadicamente. Mas sim, sempre que necessário

    (F) O espírito de equipe alinhado com o alcance dos objetivos estabelecidos é fator irrelevante para a produção de resultados. Pelo contrário, na atividades de processos o espírito de equipe é RELEVANTE.

    (F) A amplitude dos processos pode ser mensurada pela análise de atividades fase na qual são definidos os parâmetros dos indicadores de desempenho...

  • (F) A amplitude dos processos pode ser mensurada pela análise de atividades fase na qual são definidos os parâmetros dos indicadores de desempenho...- É na etapa de definição de medidas, é onde são desenvolvidos os indicadores de desempenho,


ID
2806534
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Admita-se o caso de um servidor público que participará, eventualmente e com a devida autorização, da aplicação de provas de concurso público. Nesse caso, a gratificação que receberá pelo serviço prestado deverá ser constituída levando em conta, dentre outros, o seguinte critério:

Alternativas
Comentários
  • Art. 76-A. A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual:

    § 1o Os critérios de concessão e os limites da gratificação de que trata este artigo serão fixados em regulamento, observados os seguintes parâmetros:

     I - o valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida; 

    Fonte: Lei 8.112/90

  • GABARITO: B

  • A) Incorreta. Art. 76-A: I - atuar como instrutor em curso de formação, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente instituído no âmbito da administração pública federal;               

    II - participar de banca examinadora ou de comissão para exames orais, para análise curricular, para correção de provas discursivas, para elaboração de questões de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos;                  

    III - participar da logística de preparação e de realização de concurso público envolvendo atividades de planejamento, coordenação, supervisão, execução e avaliação de resultado, quando tais atividades não estiverem incluídas entre as suas atribuições permanentes;                 

    IV - participar da aplicação, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público ou supervisionar essas atividades 

    B) Correta.

    C) Incorreta: 120 horas.

    D) Incorreta § 2 A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso somente será paga se as atividades referidas nos incisos do caput deste artigo forem exercidas sem prejuízo das atribuições do cargo de que o servidor for titular, devendo ser objeto de compensação de carga horária quando desempenhadas durante a jornada de trabalho, na forma do § 4 do art. 98 desta Lei. 

    E) Incorreta; I - o valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida; 

  • Acredito que a letra D também esteja correta.

    Para receber a referida gratificação, é requisito essencial que o trabalho a ser executado não tenha relação com as atribuições do cargo ocupado pelo servidor. Ou seja, se a execução do serviço relativo ao concurso estiver dentro do rol de atribuições do cargo ocupado, não há direito à gratificação. Assim, só poderá recebê-la os "servidores cuja atividade laborai é diferente da que realiza."

    Alguém discorda?

  • Trata-se de questão que cogita da concessão da gratificação por encargo de curso ou concurso, que está disciplinada no art. 76-A da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 76-A.  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual:

    I - atuar como instrutor em curso de formação, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente instituído no âmbito da administração pública federal;

    II - participar de banca examinadora ou de comissão para exames orais, para análise curricular, para correção de provas discursivas, para elaboração de questões de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos; 

    III - participar da logística de preparação e de realização de concurso público envolvendo atividades de planejamento, coordenação, supervisão, execução e avaliação de resultado, quando tais atividades não estiverem incluídas entre as suas atribuições permanentes;

    IV - participar da aplicação, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público ou supervisionar essas atividades.

    § 1o  Os critérios de concessão e os limites da gratificação de que trata este artigo serão fixados em regulamento, observados os seguintes parâmetros:

    I - o valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida;    

    II - a retribuição não poderá ser superior ao equivalente a 120 (cento e vinte) horas de trabalho anuais, ressalvada situação de excepcionalidade, devidamente justificada e previamente aprovada pela autoridade máxima do órgão ou entidade, que poderá autorizar o acréscimo de até 120 (cento e vinte) horas de trabalho anuais;   

    III - o valor máximo da hora trabalhada corresponderá aos seguintes percentuais, incidentes sobre o maior vencimento básico da administração pública federal: 

    a) 2,2% (dois inteiros e dois décimos por cento), em se tratando de atividades previstas nos incisos I e II do caput deste artigo;  

    b) 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento), em se tratando de atividade prevista nos incisos III e IV do caput deste artigo.

    § 2o  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso somente será paga se as atividades referidas nos incisos do caput deste artigo forem exercidas sem prejuízo das atribuições do cargo de que o servidor for titular, devendo ser objeto de compensação de carga horária quando desempenhadas durante a jornada de trabalho, na forma do § 4o do art. 98 desta Lei.

    § 3o  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões."

    Com base nesse preceito legal, vejamos as opções

    a) Errado;

    Como se extrai da leitura dos incisos I a IV, acima transcritos, o pagamento dessa gratificação não se restringe, exclusivamente, a casos de elaboração e/ou aplicação de provas de concurso público, tal como dito pela Banca.

    b) Certo:

    Assertiva plenamente de acordo com o teor do art. 76-A, §1º, I, de sorte que não há incorreções neste item.

    c) Errado:

    Em verdade, a remuneração tem como limite máximo o equivalente a 120 horas de trabalho anuais, e não 150 horas, como incorretamente sustentou a Banca.

    d) Errado:

    A norma de regência simplesmente não estabelece o requisito inserido neste item da questão, o que o torna equivocado, por ausência de amparo legal.

    e) Errado:

    Novamente, o caso é de assertiva desprovido de fundamentação normativa, visto que a lei não institui este suposto limite máximo de 8 horas diárias de trabalho.


    Gabarito do professor: B


ID
2806537
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as afirmativas sobre os manuais utilizados na gestão de processos, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) O objetivo dos manuais na gestão de processos é facilitar a execução de procedimentos, uma vez que deles constam informações sistematizadas sobre as rotinas administrativas.

( ) A fase de qualificação da manualização é posterior a de itemizar os modelos manualizados. Enquanto esta lista os modelos de manuais a serem elaborados, naquela são colocados em prática os estudos realizados sobre os modelos escolhidos.

( ) A distribuição do manual em tempo hábil, de maneira tempestiva, com a participação dos gerentes envolvidos e com a devida divulgação junto aos servidores contribui parcamente para o sucesso da adoção das informações sistematizadas.

( ) O manual é feito para servir como fonte de consulta constante ao longo do tempo. Sem tomar-se instrumento que cerceia a criatividade dos servidores que dele fazem uso.

Alternativas
Comentários
  • Objetivo da Manualização - permitir que a reunião de informações dispostas de forma sistematizada, criteriosa e segmentada atue como instrumento facilitador do funcionamento da organização.

    Quatro etapas para a Manualização:

    . Itemizar os Modelos manualizados - antes da aplicação de modelos, é necessário que sejam identificados os vários tipos de manual que a organização demanda.

    . Qualificar a Manualização - vencida a primeira etapa, seguimos no sentido da qualificação, do detalhamento do que será manualizado.

    . Elaborar o Manual - colocação em prática dos estudos realizados anteriormente.

    . Distribuir o Manual - deve-se ter o cuidado de "marcar" esse momento da entrega do manual, fazê-lo importante, pois os funcionários colaboraram para sua elaboração, mas se a entrega for de maneira displicente poderá gerar resistência a sua utilização.


ID
2806540
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto aos Indicadores de Desempenho utilizados no âmbito da gestão aquele que permite acompanhar importantes atividades-fim da organização como a conformidade dos serviços prestados em relação ao padrão estabelecido é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Pelo visto a banca buscou relacionar a Perspectiva de processos críticos com a Perspectivas de Processos Internos do BSC de Kaplan e Norton. Em alguns trechos sobre a explicação de Processos Internos, vê-se trechos semelhantes a este "... os executivos identificam os processos internos críticos nos quais a empresa deve..."

    Balanced Scorecard (BSC) é um sistema de indicadores de desempenho pensado para controlar e acompanhar a aplicação da estratégia, levando em conta a perspectiva financeira, dos clientes, dos processos internos e de aprendizado e crescimento.

    A perspectiva de processos internos são as diferentes atividades empreendidas pela organização, que permitem a identificação do mercado e dos clientes, a produção de bens e serviços, a distribuição e os serviços após venda.

  • "Camufladamente" a banca cobrou o BSC (Balanced Scorecard). Mais precisamente os Processos Internos (Críticos).

     

    Gabarito: E


ID
2806543
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Entre os tipos de comportamentos que um líder pode motivar nos componentes da sua equipe de trabalho está aquele composto por atitudes como: busca do aprimoramento de produtos e procedimentos, ser útil aos clientes e aos colegas de trabalho, contribuindo para o sucesso da organização. Esse tipo de comportamento é definido como:

Alternativas
Comentários
  • Chiavenato descreve três variáveis independentes (variáveis no nível do sistema organizacional, variáveis no nível do grupo e variáveis no nível do individuo) como principais determinantes das variáveis dependentes (produtividade, absenteísmo, rotatividade, satisfação com o trabalho e cidadania organizacional). Ele afirma que a cidadania organizacional é um comportamento que não faz parte das exigências de uma empresa, mas que ajuda no funcionamento eficaz da organização. 

  • LETRA A: Liderança organizacional é realizada por meio de um  processo de comunicação humana capaz de induzir as pessoas a cumprir as obrigações estipuladas, conduzindo-as em direção a suas metas.

    LETRA B: Um profissional engajado é capaz de apontar problemas e mostrar as soluções. Cada vez mais, as organizações procuram por pessoas engajadas que assumam as dificuldades e consigam superá-las.

    LETRA C: cidadania organizacional é um comportamento que não faz parte das exigências de uma empresa, mas que ajuda no funcionamento eficaz da organização( comentário do colega fabrício)

    LETRA D: ……….

    LETRA E: Comportamento Organizacional é um campo de estudos que busca compreender, prever, explicar e se necessário alterar o comportamento das pessoas dentro das organizações.Essa área visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais no sentido comportamental e cultural, para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções a fim de:atrair e reter talento, evitar o turnover, promover engajamento, produtividade e harmonia entre os stakehoulders.

    FONTE:

  • GABARITO: C

  • Não sei de qual livro a banca tirou essa questão, mas lendo aqui esporadicamente o livro de Robbins ele cita três tipos de comportamentos: 1. Desempenho de tarefa, 2. Cidadania e 3. Contraprodutividade.

    Fonte: Comportamento Organizacional, pg. 545.


ID
2806546
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Trata-se de um processo de educação profissional específico, que visa adaptar o homem ao trabalho em determinada empresa, preparando-o adequadamente para o exercício de um cargo podendo ser aplicado a todos os níveis ou setores da empresa. Conceitualmente esse texto representa o (a):

Alternativas
Comentários
  • Segundo Maximiano, treinamento promove a aprendizagem das competencias relacionadas ao presente e ao desempenho de tarefas do cargo. Treinamento tem carater operacional e pratico, orientado para o trabalho e para dominio de tecnicas e ferramentas.

    gab.c

  • treinamento: a curto prazo

    desenvolvimento: a longo prazo


ID
2806549
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma das muitas funções do processo de recrutamento e seleção nas organizações, é escolher e classificar os candidatos adequados, para as tarefas necessárias na empresa. Analise as assertivas abaixo de acordo com as vantagens diretas do recrutamento interno e, em seguida, marque a alternativa correta.


I. Necessidades de investimentos de menor ordem.

II. Sensível diminuição de conflitos em relacionamentos.

III. Segurança em relação aos seus recursos humanos.

IV. Diminuição de protecionismo, nepotismo.

V. Disponibilidade de investimentos para outras atividades.

Alternativas
Comentários
  • Vantagens do recrutamento interno:

    -Mais econômico, pois dispensa o trabalho de empresas de recrutamento.

    -Melhor aceitação da Política de pessoal – constitui um incentivo importante para os funcionários.

    -O funcionário está mais integrado na empresa e é desenvolvido um espírito sadio de competição e crescimento entre o pessoal.

  •  vantagens diretas do recrutamento interno

    GABARITO LETRA E - I, III E V

    I. Necessidades de investimentos de menor ordem. (CORRETA)

    III. Segurança em relação aos seus recursos humanos. (CORRETA)

    V. Disponibilidade de investimentos para outras atividades. (CORRETA)

  • QUANTO AO RECRUTAMENTO INTERNO

    Prós

    • Aproveita melhor o potencial humano da organização.

    • Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos

    atuais funcionários.

    • Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários

    à organização.

    • Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança

    ambiental.

    • Não requer socialização organizacional de novos

    membros.

    • Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos

    são bem conhecidos.

    • Custa financeiramente menos do que fazer recrutamento

    externo.

    Contras

    • Pode bloquear a entrada de novas ideias, experiências

    e expectativas.

    • Facilita o conservantismo e favorece a rotina atual.

    • Mantém quase inalterado o atual patrimônio humano

    da organização.

    • Ideal para empresas mais burocratizadas e mecanísticas.

    • Mantém e conserva a cultura organizacional existente.

    • Funciona como um sistema fechado de reciclagem

    contínua.

  • Pode bloquear a entrada de novas ideias, experiências

    e expectativas.

    • Facilita o conservantismo e favorece a rotina atual.

    • Mantém quase inalterado o atual patrimônio humano

    da organização.

    • Ideal para empresas mais burocratizadas e mecanísticas.

    • Mantém e conserva a cultura organizacional existente.

    • Funciona como um sistema fechado de reciclagem

    contínua.

  • Interno tem mais Conflito


ID
2806552
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as afirmativas sobre a gestão pela qualidade colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) A origem das discussões sobre a gestão pela qualidade foi motivada pelo cenário da financeirização econômica que vigorou a partir dos anos noventa.

( ) A tônica da qualidade no ambiente empresarial foi fortalecida a partir do momento em que os consumidores tomaram-se mais bem informados uma vez que a informação eleva o nível de exigência.

( ) Um dos pressupostos da qualidade é o de fabricar produtos que gerem benefícios temporários e adequados aos consumidores ao invés de gerar problemas a serem resolvidos.

( ) A falta de gestão pela qualidade numa Organização implica diretamente, na redução do capital investido em imobilizações patrimoniais.

( ) A compreensão do conceito de qualidade pode ter dois aspectos: o da Organização (compreensão objetiva) e o do cliente (compreensão subjetiva).

Alternativas

ID
2806555
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A abordagem que caracteriza a gestão estratégica da qualidade, considera que a qualidade é um “pacote” que engloba oito dimensões. Assim, aquela que indica o quanto um produto se aproxima de sua especificação ou da experiência anterior do cliente, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Qualidade é, na verdade, um conceito multidimensional, e a compreensão clara dessas dimensões possibilita seu uso como uma arma competitiva de grande poder.

    LETRA -A- CONFIABILIDADE: Reflete a probabilidade do produto não falhar em determinado período de tempo.

    LETRA - B- DURABILIDADE: Expressa a vida útil de um produto. Bastante ligada a confiabilidade.

    LETRA- C- CONFORMIDADE: É a adequação às normas e especificações definidas no projeto. É nesta dimensão que se obtém ganhos de produtividade, redução de trabalho, diminuição de custos.

    LETRA -D - DESEMPENHO: Esta dimensão se refere às características primárias de um produto. Por exemplo, um relógio deve marcar horas corretamente.

    LETRA - E - QUALIDADE PERCEBIDA: É a dimensão mais ligada à “reputação” de uma marca. Acreditamos que quem produz algo de qualidade reconhecida, seja capaz de manter esse nível em outros produtos ou serviços.

    FONTE : https://www.linkedin.com/pulse/8-oito-dimens%C3%B5es-da-qualidade-de-um-produto-emerson-almeida

  • Questão saiu do livro de Corrêa e Corrêa (2007)

    Quando os autores falam sobre David Garvin, um daqueles "gurus da qualidade", citam as oito dimensões da qualidade de Garvin, que são:

    1. DESEMPENHO: são características operacionais principais de um produto. Por exemplo, a potência e a fidelidade de som de um aparelho de som, a velocidade de atendimento de um serviço de resgate etc.;

    2. CARACTERÍSTICA: são os aspectos extras que suplementam o desempenho. Por exemplo, a possibilidade de o aparelho de som acomodar quatro CDs; a disponibilidade de um aparelho de 1V num quarto de hospital etc.;

    3. CONFIABILIDADE: indica quão frequentemente o produto fica fora de operação. Por exemplo, quão frequentemente um veículo necessita de assistência técnica; o quão frequentemente o provedor de Internet não permite conexão etc.;

    4. CONFORMIDADE: indica o quanto um produto se aproxima de sua especificação ou da experiência anterior do cliente. Por exemplo, o quanto a velocidade real de um sistema de transmissão de dados banda larga se aproxima da velocidade nominal declarada; o quanto a espessura de um tratamento galvânico se aproxima de sua especificação etc. Por vezes, o termo conformidade é substituído por consistência quando essa dimensão refere-se à comparação entre o produto real e a experiência anterior do cliente e não propriamente a um padrão especificado ou declarado. Por exemplo, a consistência de sabor de um alimento congelado, a consistência na rapidez de atendimento de um restaurante fastfood;

    5. DURABILIDADE: tempo de vida, resistência no uso, frequência de manutenção etc. Por exemplo, o quanto duram as pastilhas de freio ou os amortecedores de um veículo; quanto tempo uma dedetização manterá um ambiente livre de insetos; quanto tempo a manutenção feita num elevador o manterá funcionando etc.;

    6. MANUTENÇÃO: indica o quanto a manutenção do produto é fácil, de baixo custo ou amigá­vel. Por exemplo, o quanto de dificuldade tem o cliente para corrigir um lançamento errado numa fatura do cartão de crédito; o quanto é fácil trocar o cartucho de tinta de uma impressora; quanto custa a reposição de um cartucho de tinta de uma impressora etc.;

    7. ESTÉTICA: são as características relativas à aparência e à impressão. Por exemplo, as linhas estéticas de um veículo, de um móvel; a cor, o modelo ou a estampa de uma roupa; a fragrância de um perfume; a aparência do maitre e do próprio restaurante; a limpeza e a organização de uma oficina mecânica etc.;

    8. QUALIDADE PERCEBIDA: o sentimento e a maneira como o cliente é tratado. Por exemplo, a cortesia do maitre; a educação e o polimento num teleatendimento. Nesta dimensão, incluem-se ainda os componentes subjetivos da qualidade, muitas vezes resultantes de associações que o cliente realiza em suas avaliações.

    Fonte: CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de Produção e Operações: Manufatura e Serviços: Uma Abordagem Estratégica. Editora Atlas SA, 2007.


ID
2806558
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre os enfoques da qualidade aquele que é definido conceitualmente principalmente por levar em consideração os fatores técnicos da Engenharia e Produção, cabendo a excelência da Qualidade neste enfoque, uma ligação direta com a perfeição de um produto desde o seu projeto, denomina-se enfoque:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A: Enfoque baseado no produto: a qualidade é definida como variável precisa e mensurável, e as diferenças na Qualidade refletem-se nas características de um produto.

    LETRA B: Enfoque baseado no usuário: qualidade está nos olhos de quem observa, ou seja, o cliente. Ela está associada a uma visão subjetiva baseada nas preferências pessoais. Supõe-se que os produtos e/ou serviços que mais e melhor preencham as expectativas e as necessidades do consumidor são aqueles de alta Qualidade.

    LETRA C: Enfoque baseado na fabricação: Qualidade é “conformidade com especificações”, seja para um produto ou um serviço. Uma vez que as especificações tenham sido estabelecidas, qualquer desvio significa perda de Qualidade.

    LETRA D: Enfoque transcendental: Qualidade é sinônimo de “excelência nata”. Ela é absoluta e universalmente reconhecida. Enfoque ligado às artes de maneira geral;

    LETRA E: Auditorias são ferramentas de gestão para monitorar e verificar a eficácia da implementação da política de qualidade e/ou ambiental de uma organização. Também são uma parte essencial das atividades de Avaliação da Conformidade, tais como certificação/registro externo e avaliação e acompanhamento da cadeia de fornecedores.

    FONTE:

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=8495&revista_caderno=27


ID
2806561
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conceitualmente, a execução de reforma feita numa instituição pública pelos seus próprios meios é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º Para os fins desta Lei, considera-se: 

    VII - Execução direta - a que é feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios;

    Fonte: Lei 8666/93.

     

  • GABARITO: B

    A execução de reformas pode ser duas maneiras

    1) Execução DIRETA - a que é feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios;

    2) Execução INDIRETA - a que o órgão ou entidade contrata com terceiros sob qualquer dos seguintes regimes:

    a) empreitada por preço global: preço certo e total;

    b) empreitada por preço unitário: preço certo de unidades determinadas;

    d) tarefa: mão-de-obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais;

    e) empreitada integral: empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada.


ID
2806564
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Administração Pública, ao contratar com terceiros a realização de uma obra, poderá ser sob os seguintes regimes:

Alternativas
Comentários
  • Execução indireta - a que o órgão ou entidade contrata com terceiros sob qualquer dos seguintes regimes: empreitada por preço global, empreitada por preço unitário, tarefa, empreitada integral.

  • Empreitada por preço global: preço certo e total

    Tarefa: Mão de obra para pequenos trabalhos

    Empreitada integral: Contratação do empreendimento em sua totalidade

    Além dessas temos a Empreitada por preço unitário em que há preço certo de unidades determinadas.

    Essas formas são de execução indireta.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Com base na Lei 8666/93, em seu Art. 6°, inciso VIII, nos diz que: “VIII - Execução indireta - a que o órgão ou entidade contrata com terceiros sob qualquer dos seguintes regimes:

    a) empreitada por preço global - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total;
    b) empreitada por preço unitário - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas;
    d) tarefa - quando se ajusta mão-de-obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais;
    e) empreitada integral - quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que foi contratada;".

    Portanto, a Administração Pública, ao contratar com terceiros a realização de uma obra, poderá ser sob os regimes de empreitada por preço global, empreitada por preço unitário, tarefa e empreitada integral.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
2806567
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentre os objetivos de desempenho na produção, aquele que traz o significado do tempo decorrido desde que o cliente solicita produtos ou serviços até o momento em que os recebe, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Velocidade


ID
2806570
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O ‘'arranjo físico” (ou layout) de uma operação ou processo significa a forma como seus recursos de transformação são posicionados entre si, como suas várias tarefas são alocadas a esses recursos de transformação e a aparência geral desses recursos. Entre os tipos chamados conceitualmente de arranjos básicos, cujos recursos transformados não se movem entre os recursos de transformação, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Arranjo físico posicional (de posição fixa) é, de certa forma, uma contradição em termos, já que os recursos transformados não se movem entre os recursos transformadores. Em vez de materiais, informações ou clientes fluírem por uma operação, quem sofre o processamento fica estacionário, enquanto equipamento, maquinário, instalações e pessoas movem-se na medida do necessário. A razão para isso pode ser que ou o produto ou o sujeito do serviço seja muito grande para ser movido de forma conveniente, ou pode ser (ou estar em um estado) muito delicados para serem movidos, ou ainda podem objetar-se a ser movidos. (Slack, pág 202)

  • Gab. A

    Ótima questão para revisão!!!

  • EX:

    A construção de um Navio ou avião.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os diferentes tipos de layout. No caso desta questão, devemos marcar a alternativa que apresenta o layout cujos recursos transformados não se movem entre os recursos de transformação.

    Layout consiste na maneira de como os recursos transformadores de uma organização são posicionados uns em relação aos outros e como as várias tarefas da operação serão alocadas a esses recursos transformadores. O layout pode ser:

    • Combinado: ocorrem para que sejam aproveitadas em determinados processos as vantagens do layout funcional e a de linha de montagem. Pode-se ter uma linha constituída de áreas em sequência com máquinas de mesmo tipo como no layout funcional, continuando posteriormente com uma linha clássica.

    • Por processo: tem a planta é segmentada por especialidades, os materiais se deslocam por cada departamento até o seu acabamento final. Cada departamento representa um conjunto de processos especializados. O produto sofre frequentes modificações e o volume de produção é relativamente baixo, tendo em vista que cada etapa é de responsabilidade de um setor.

    • Por Processo: as maquinas ou as estações de trabalho são colocadas de acordo com a sequência das operações e são executadas de acordo com a sequência estabelecidas sem caminho alternativo. O material percorre um caminho previamente determinado no processo.

    • De Posição Fixa/posicional: mantém o produto fixo, estacionado. É usado para produtos pesados e de grande porte, como navios, aviões. Esse layout possui alto valor agregado e baixa produção em termos de volume de produção, dada a natureza do que produz.

    • Celular: consiste em arranjar em um só local maquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. O material se desloca dentro da célula buscando os processos necessários.

    Tendo visto os tipos acima, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fontes:

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2000. 

    SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009.


ID
2806573
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo.


Um dos conceitos centrais na gestão de operações é (a) (o) ______________ . O ______________ coordena a demanda do mercado com os recursos internos da empresa de forma a programar taxas adequadas de produção de produtos finais. Já o ______________ é um processo caracterizado por revisões mensais e ajustes contínuos dos planos da empresa à luz das flutuações da demanda do mercado.

Alternativas
Comentários
  • C

  • Plano Mestre de Produção ou Planejamento Mestre da Produção – é um documento que diz quais itens serão produzidos e quando cada um será produzido, em determinado período. Geralmente este período cobre algumas poucas semanas, podendo chegar de seis meses a um ano.

    O PMP faz o calculo das necessidades de produtos finais, indicando a quantidade e período de tempo em que deverão estar prontos. Para isso, são utilizados dados sobre a demanda dependente (demanda de produtos que fazem parte de outro produto), sobre a demanda independente (que não depende de nenhum outro produto) dos produtos em carteira e do nível de estoque dos produtos. Entretanto esta etapa não detalha o planejamento da produção dos componentes de cada produto. Assim, o resultado do Plano Mestre, alimenta uma próxima etapa que virá verificar essas necessidades.


ID
2806576
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo.


O Ciclo de vida de um projeto é caracterizado por diversos aspectos incluindo ser constituído por fases sequenciais e poder ser ______________ em conformidade com a tecnologia ______________ , o Ciclo de vida de um projeto______________ a estrutura básica para o gerenciamento do projeto e isso não depende do trabalho que está sendo desenvolvido.

Alternativas
Comentários
  • A banca encurtou e mudou algumas palavras (usou sinônimos) do parágrafo abaixo do Guia PMBOK 5ª Ed.

    "Ciclo de vida do projeto é a série de fases pelas quais um projeto passa, do início ao término. As fases são geralmente sequenciais e os seus nomes e números são determinados pelas necessidades de gerenciamento e controle da(s) organização(ões) envolvida(s) no projeto, a natureza do projeto em si e sua área de aplicação. As fases podem ser desmembradas por objetivos funcionais ou parciais, resultados ou entregas intermediários, marcos específicos no escopo geral do trabalho, ou disponibilidade financeira. As fases são geralmente limitadas pelo tempo, com um início e término ou ponto de controle. Um ciclo de vida pode ser documentado em uma metodologia. O ciclo de vida do projeto pode ser definido ou moldado (ESTABELECIDO) de acordo com aspectos exclusivos da organização, setor ou tecnologia empregada (USADA). Embora todos os projetos tenham um início e um fim definidos, as entregas e atividades específicas conduzidas neste ínterim poderão variar muito de acordo com o projeto. O ciclo de vida oferece (PROPORCIONA) uma estrutura básica para o gerenciamento do projeto, independentemente do trabalho específico envolvido."

    Gabarito: E

    Fonte: Guia PMBOK, 5ª Ed., pg 38.

  • O noiado que criou essa questão quer que a gente decore até as palavras do entorno das palavras-chaves da matéria.


ID
2806579
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O Guia PMBOK® descreve a natureza dos processos de gerenciamento de projetos em termos da integração entre os processos, suas interações e seus objetivos. Os processos de gerenciamento de projetos são agrupados em cinco categorias conhecidas como grupos de processos de gerenciamento de projetos (ou grupos de processos). Dentre as descrições apresentadas pelo Guia, observe as quais, verdadeiramente, fazem parte da descrição e estão nas alternativas a seguir, verifique a exatidão e assinale a resposta correspondente:


I. Grupo de processo de iniciação.

II. Grupo de processo de monitoramento e controle.

III. Grupo de processo de encerramento.

IV. Grupo de processo para análise de risco.

V. Grupo de processo de aquisições.

Alternativas
Comentários
  • Etapas - Processos de gerenciamento de projetos:


    O gerenciamento de projetos, de acordo com o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), é realizado por meio da aplicação e da integração de processos que se relacionam com a descrição, a organização e a finalização do trabalho do projeto. Assim, os processos de gerenciamento de projetos são agrupados em cinco categorias conhecidas como grupos de processos de gerenciamento de projetos (ou grupos de processos), os quais são:


    1.Processos de Iniciação,

    2.Processos de Planejamento,

    3.Processos de Execução,

    4.Processos de Monitoramento e Controle; e

    5.Processos de Encerramento.

  • Em relação aos riscos e às aquisições, elas são tratadas nas suas respectivas áreas de conhecimento, e não grupo de processos!

  • A questão em análise exige que tenhamos, para responder corretamente, conhecimentos sobre quantas são e quais são os grupos de processos que dão compõem um projeto. A partir da análise acerca desses grupos, vamos analisar as alternativas apresentadas em busca daquela que esteja de acordo com o que ensina o Guia PMBOK.

    Segundo o Guia PMBOK, os processos envolvidos em um projeto descrevem, organizam e completam o trabalho do projeto, podendo ser agrupados em cinco grupos, etapas ou fases:

    Grupo de processos de iniciação. Envolve os processos executados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.

    Grupo de processos de planejamento. Os processos necessários para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.

    ◼ Grupo de processos de execução. Os processos realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do projeto.

    Grupo de processos de monitoramento e controle. Os processos exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano, e iniciar as mudanças correspondentes.

    Grupo de processos de encerramento. Os processos executados para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos, visando encerrar formalmente o projeto ou fase.

    Agora vamos corrigir os itens os itens apresentados:

    I. correto. Grupo de processo de iniciação

    II. correto. Grupo de processo de monitoramento e controle.

    III. correto. Grupo de processo de encerramento.

    IV. incorreto. Grupo de processo para análise de risco.

    V. incorreto Grupo de processo de aquisições.

    Verificamos que a alternativa "C" é aquela que apresenta corretamente grupos de processos do gerenciamento de projetos, grupo de processos de iniciação, monitoramento e controle e encerramento.

    GABARITO: C

    Fonte: Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 5° edição.

  • Grupos de processos -> Iniciação; planejamento; execução; monitoramento e controle; Encerramento.


ID
2806582
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo.


A estrutura organizacional é um fator da empresa que pode afetar a disponibilidade dos recursos e influenciar a forma como os projetos são conduzidos. A estrutura ______________ é uma hierarquia em que cada funcionário possui um superior bem definido, sendo agrupados por especialização. A estrutura______________ envolve todas as estruturas em vários níveis e são frequentemente chamadas de organizações compostas. Já a estrutura______________ associa funcionalidade e complexidade.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: B

    (A estrutura ______________ é uma hierarquia em que cada funcionário possui um superior bem definido, sendo agrupados por especialização.) Observe que tanto a organização em linha quanto a funcional possuem um superior bem definido. Apesar que pode "UM superior definido" fica mal colocado, visto que deixou ambíguo para o entendimento de unicidade de comando, que é característica da linear.

    (A estrutura______________ envolve todas as estruturas em vários níveis e são frequentemente chamadas de organizações compostas.) Aqui se mostra as características da estrutura por projeto.

    (Já a estrutura______________ associa funcionalidade e complexidade.) A estrutura matricial junta a departamentalização funcional e a de projetos.

  • -Estrutura Funcional : Por departamentalização.

    -Estrutura por Projetos: Onde é composta por funcionários de diferentes áreas e especializações que atuarão em um determinado projeto por um tempo determinado.

    -Estrutura Matricial ou composta: Estrutura complexa, composta de mais de uma estrutura diferentes.


ID
2806585
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

No âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal deve ser criada uma Comissão de Ética que tem entre os seus objetivos:

Alternativas
Comentários
  • Decreto 1.171/94 - Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA

    XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

  • Gab C

    Entre outras funções está:

    "Orientar e aconselhar sobre a conduta ética do servidor, inclusive no relacionamento com o cidadão e no resguardo do patrimônio público."

    Cód Ética Federal


ID
2806588
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna abaixo.


Com o intuito de promover a transparência da gestão fiscal o Ente Público deverá disponibilizar o acesso de qualquer pessoa física ou jurídica às informações sobre a execução da Receita Pública e da Despesa Pública. No caso da Despesa devem ser informados________________ praticados pelas unidades gestoras quando da sua execução.

Alternativas
Comentários
  • LC 131/09 - Lei da Transparência

    Art. 48-A. Para os fins a que se refere o inciso II do parágrafo único do art. 48, os entes da Federação disponibilizarão a qualquer pessoa física ou jurídica o acesso a informações referentes a:

    I - quanto à despesa: todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa (...);

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    A questão em análise transcreve uma parte do texto da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF. Segundo a LRF (Lei Complementar nº 101/2000), em seu artigo nº 48-A: “Para os fins a que se refere o inciso II do parágrafo único do art. 48, os entes da Federação disponibilizarão a qualquer pessoa física ou jurídica o acesso a informações referentes a:I – quanto à despesa: todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização, com a disponibilização mínima dos dados referentes ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado". 

    Portanto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “C".


    Gabarito do Professor: Letra C.