SóProvas


ID
2806708
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Nos termos da Resolução CFC nº 1370/2011, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - Os Conselhos de Contabilidade gozam de imunidade tributária total em relação aos seus bens, rendas e serviços

    B - O exercício da profissão contábil, tanto na área privada quanto na pública, constitui prerrogativa exclusiva dos contadores e dos técnicos em contabilidade

    C - Os empregados dos Conselhos de Contabilidade são regidos pela legislação trabalhista, nos termos do Art. 8º do Decreto-Lei nº 1.040/69 e do §3º do Art. 58 da Lei nº 9.649/98

    D - Técnico em Contabilidade é diplomado em curso de nível médio na área contábil

  • Questão específica sobre a Resolução CFC nº 1370/2011, que é o Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade.

    Os Conselhos de Contabilidade são entidades de direito público que prestam um importante serviço de natureza pública para o país: a fiscalização da profissão contábil em todo território nacional.

    De forma mais prática, os Conselhos utilizam de suas competências legais ao regular o Exame de Suficiência, ao editar as Normas Brasileiras de Contabilidade entre outras atividades. Tais atividades, seu funcionamento, estrutura e organização são regulamentados pela Resolução CFC nº 1370/2011.

    Tendo esse contexto em mente, podemos analisar cada uma das alternativas, de acordo com a Resolução:

    A) Errado, como verdadeiras autarquias regidas por normas de direito público, os Conselhos gozam de imunidade tributária total, em relação a renda, bens e serviços. Conforme Resolução:
    Art. 5º Os Conselhos de Contabilidade gozam de imunidade tributária total em relação aos seus bens, rendas e serviços.

    B) Certo, o exercício da profissão constitui prerrogativa dos contadores, o que extraímos da leitura combinada do art. 20 e 21 da Resolução:
    Art. 20.O exercício de qualquer atividade que exija a aplicação de conhecimentos de natureza contábil constitui prerrogativa dos contadores e dos técnicos em contabilidade em situação regular perante o CRC da respectiva jurisdição, observadas as especificações e as discriminações estabelecidas em resolução do CFC.
    § 4ºNas entidades privadas e nos órgãos da administração pública, direta ou indireta e fundacional, nas empresas públicas e nas sociedades de economia mista, os empregos, os cargos ou as funções que envolvem atividades que constituem prerrogativas dos contadores e dos técnicos em contabilidade somente poderão ser providos e exercidos por profissionais devidamente registrados, ativos e em situação regular perante o CRC de seu registro.
    Art. 21.O exercício da profissão contábil é privativo do contador e do técnico em contabilidade com registro ativo e situação regular,
    nas condições mencionadas no § 4º do Art. 20.

    C) Errado, embora tenham natureza de autarquia, os empregados dos Conselhos de Contabilidade são contratados em regime celetista (CLT), na forma da legislação trabalhista, mesmo realizando concurso público. É uma das exceções do nosso ordenamento jurídico (como a OAB por exemplo). Veja a disposição:
    Art. 4ºOs empregados dos Conselhos de Contabilidade são regidos pela legislação trabalhista, nos termos do Art. 8º do Decreto-Lei nº 1.040/69 e do § 3º do Art. 58 da Lei nº 9.649/98, sendo vedada qualquer forma de transposição, transferência ou deslocamento para o quadro da administração pública direta ou indireta.
    Parágrafo único. Os empregados dos Conselhos de Contabilidade, Federal e Regionais, serão contratados em regime celetista, por meio de concurso público, de acordo com resolução editada pelo CFC


    D) Errado, técnico é o diplomado em nível médio, conforme art. 1º da Resolução:
    § 5ºTécnico em Contabilidade é o diplomado em curso de nível médio na área contábil, em conformidade com o estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e com registro em CRC nessa categoria, nos termos do Art.12, § 2º do Decreto-Lei nº 9.295/46.

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Resposta: alternativa B.

    Comentário da professora Eliane Reis (momentodeestudar.com.br):

    https://youtu.be/EhD8fWzwaXI