SóProvas


ID
2806738
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ética?

Por que ética? E o que é a ética? Não poderemos nos contentar com uma representação qualquer ou indeterminada. Da mesma forma, pressupondo uma pré-compreensão completamente indeterminada, desde o início podemos nos perguntar: por que afinal devemos nos ocupar com a ética? […] Entre os jovens intelectuais, antigamente havia interesse mais pelas assim chamadas teorias críticas da sociedade. Ao contrário disto, na ética supõe-se uma reflexão sobre valores reduzida ao individual e ao inter-humano. E teme-se que aqui, contudo não seria possível encontrar nada de obrigatório, a não ser remontando-se a tradições cristãs ou de outras religiões. É o ético, ou então, ao contrário, as relações de poder, que são determinantes na vida social? E estas não determinam, por sua vez, as representações éticas de um tempo? E se isto é assim, ao se pretender lidar diretamente com a ética e não a partir de uma perspectiva de crítica da ideologia, não representaria isto um retorno a uma ingenuidade hoje insustentável?
(TUGENDHAT, Ernest. Lições sobre ética. Petrópolis: Vozes. 1996, p. 11-13. Adaptado.)

No texto anterior, o autor utiliza como estratégia para a construção de seu texto uma sequência de interrogações. Pode-se afirmar que tal estratégia

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C=  Dentro do questionamento ele deixa  subentendido seu ponto vista a respeito do assunto. "É o ético, ou então, ao contrário, as relações de poder, que são determinantes na vida social? E estas não determinam, por sua vez, as representações éticas de um tempo? E se isto é assim, ao se pretender lidar diretamente com a ética e não a partir de uma perspectiva de crítica da ideologia, não representaria isto um retorno a uma ingenuidade hoje insustentável?"

  • Gabarito C

     

    O autor utiliza perguntas retóricas ( qdo o autor já sabe a resposta do questionamento, mas visa ajudar o leitor a refletir) e acelera o texto.

  • O AUTOR UTILIZA PERGUNTAS RETÓRICAS...PERFEITO....AGORA DIZER QUE ACELERA O DISCURSO?????O TEXTO PRATICAMENTE NÃO SAI DO LUGAR...

  • Por eliminação, mas quero ver um professor explicar que isso: - O seu nome não seria João?  é mais acelerado que isso: - Seu nome é João.

  • "demonstra a exposição de um ponto de vista sob forma de perguntas, trocando-se a afirmação por uma questão" Concordo até aqui.

    Não entendi como pode acelerar a discussão, já que ao encontrar um pergunta, sempre faço uma pausa/reflexão tentando respondê-la mentalmente.

  • Qual o erro da B?

  • A B está errada porque o autor promove o questionamento, a reflexão, por isso seus apontamentos não poderão ser "suficientemente esclarecedores", pois caberá ao leitor refletir sobre o tema apresentado e tirar suas próprias conclusões.

  • No texto anterior, o autor utiliza como estratégia para a construção de seu texto uma sequência de interrogações. Pode-se afirmar que tal estratégia demonstra a exposição de um ponto de vista sob forma de perguntas, trocando-se a afirmação por uma questão, acelerando-se o andamento discursivo e intensificando-se o sentido. Portanto está correta a letra C.

     

    Esse tipo de estratégia, geralmente denominado de pergunta retóricanão tem o objetivo de obter uma resposta do interlocutor, mas sim de estimular a reflexão dele sobre o assunto abordado. Quem faz uma pergunta retórica já tem a resposta do questionamento e acaba, muitas vezes, respondendo à própria pergunta para reforçar uma ideia ou crítica sobre o tema abordado.

     

    Assim sendo, estão incorretas as letras AB e D, por se distanciarem do que foi explicado acima.

     

    Gabaritoletra C (demonstra a exposição de um ponto de vista sob forma de perguntas, trocando-se a afirmação por uma questão, acelerando-se o andamento discursivo e intensificando-se o sentido.).

    Fonte: Tecconcursos