SóProvas


ID
2807440
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais e experimentais. De maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos. Nesse contexto, os estudos observacionais descritivos são aqueles que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra c

     

    De acordo com o artigo Tipos de estudos epidemiológicos: conceitos básicos e aplicações na área do envelhecimento (2003).

     

    Tipos de estudos epidemiológicos

     

    Os estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais e experimentais.

     

    De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos.

     

    Estudos descritivos

     

    Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos. Ou seja, responder à pergunta: quando, onde e quem adoece?

     

    A epidemiologia descritiva pode fazer uso de dados secundários (dados pré-existentes de mortalidade e hospitalizações, por exemplo) e primários (dados coletados para o desenvolvimento do estudo).

     

    A epidemiologia descritiva examina como a incidência (casos novos) ou a prevalência (casos existentes) de uma doença ou condição relacionada à saúde varia de acordo com determinadas características, como sexo, idade, escolaridade e renda, entre outras.

     

    Quando a ocorrência da doença/condição relacionada à saúde difere segundo o tempo, lugar ou pessoa, o epidemiologista é capaz não apenas de identificar grupos de alto risco para fins de prevenção (por exemplo: na cidade de Bambuí, verificou-se que idosos com renda familiar inferior a três salários mínimos ingeriam menos frutas e legumes frescos e praticavam menos exercícios físicos do que aqueles com renda familiar mais alta), mas também gerar hipóteses etiológicas para investigações futuras.

  • Os estudos observacionais podem ser divididos em descritivos e analíticos.

    Estudos descritivos estimam a ocorrência de um evento em um grupo populacional e levantam hipóteses sobre a ocorrência do mesmo. Ou seja, descreve a ocorrência de um evento (ex. doença) de acordo com diversas exposições ou características das pessoas (sexo ou gênero, idade, raça, nível sócio econômico), local (hospital, bairro, cidade, país etc.) e tempo (ex. a detecção de aumento importante na freqüência de um evento em um determinado momento é um dos critérios para diagnosticar epidemias).

    Os estudos analíticos têm como função primordial testar hipóteses. Tem o objetivo básico de avaliar (não apenas descrever) se a ocorrência de um determinado evento é diferente entre indivíduos expostos e não expostos a um determinado fator ou de acordo com as características das pessoas.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    Prodanov, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013

    Asti Vera A. Metodologia da Pesquisa Científica. 8 ed. Porto Alegre. Globo, 1989.


  • Estudos analíticos


    Estudos analíticos são aqueles delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. Os principais delineamentos de estudos analíticos são:

    a) ecológico;

    b) seccional (transversal);

    c) caso-controle (caso-referência); e

    d) coorte (prospectivo).


    Nos estudos ecológicos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença são determinadas para grupos de indivíduos. Nos demais delineamentos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença ou evento de interesse são determinados para o indivíduo, permitindo inferências de associações nesse nível. As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso-controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado.


    FONTE: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742003000400003