SóProvas


ID
2807638
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A via intraóssea (IO) é utilizada principalmente em situações de emergência, inclusive no âmbito do atendimento pré-hospitalar. Considerando essa atribuição profissional, é importante que o enfermeiro saiba que

Alternativas
Comentários

  • Uma importante característica da medula óssea é seu funcionamento como uma veia rígida que não colaba em estado de hipovolemia e no choque circulatório periférico.Portanto,sua indicação se dá em casos de emergência na parada cardiorrespiratória,nos choques hipovolêmicos e séptico, queimaduras graves,estados epiléticos prolongados e desidratação intensa.

    O acesso intraósseo obtido em situações de emergência pode ser mantido, em geral, até 24 horas do início de sua inserção, havendo necessidade de substituí-lo após este período, não apenas pela progressiva perda de sua eficiência como também por riscos adicionais de osteomielite e embolia gordurosa.


    http://ba.corens.portalcofen.gov.br/parecer-coren-ba-n%E2%81%B0-0132014_15582.html

  • http://www.scielo.br/pdf/rbti/v20n1/a10v20n1.pdf

  • a região tibial e o maléolo medial são alguns dos locais mais utilizados para a punção IO em adultos.

  • O acesso intraósseo obtido em situações de emergência pode ser mantido, em geral, até 24 horas do início de sua inserção, havendo necessidade de substituí-lo após este período, não apenas pela progressiva perda de sua eficiência como também por riscos adicionais de osteomielite e embolia gordurosa.

    Locais de punção:

    Crianças:

    Tibia

    Femur 

    Umero 

    Calcaneo 

    Adultos:

    Tibia

    Clavícula

    Esterno

    Maléolo Medial 

    Crista Ilíaca

    OBS: observamos no pequeno texto acima que descreve sob punção intraóssea que os membros mais preferível para punção tanto em criança quanto em adultos são os membros inferiores sabendo disso gabaritamos a questão rsrs.

    FORÇA GUERREIROS.