Gabarito: letra e
De acordo com o artigo Diretriz para Realização de Exames Diagnósticos e Terapêuticos em Hemodinâmica (2004)
Pacientes em uso de metformim
Pacientes em uso de metformim exibem um risco aumentado de desenvolvimento de acidose láctica após a administração de contrastes iodados. Essa complicação é extremamente rara, porém com uma mortalidade em torno de 50%.
Em pacientes com função renal normal ou desconhecida, a medicação, idealmente, deve ser suspensa 24-48h antes do procedimento, e reiniciada caso o paciente e a creatinina sérica estejam estáveis após 48h. Não há necessidade de suspensão do procedimento, caso não tenha sido interrompida a medicação nas 24-48 h anteriores ao mesmo, no entanto os cuidados e a vigilância no per e pós-procedimento devem ser intensificados. Recomenda-se hidratação adequada antes a após o procedimento.
Em pacientes com disfunção renal (Cr > 1,5 mg/dl), a medicação deve ser suspensa 24-48h antes do procedimento e somente reiniciada após confirmação da estabilidade da creatinina sérica e do quadro clínico do paciente. Recomenda-se suspensão de procedimentos eletivos em caso de não suspensão prévia da medicação.
Caso o procedimento seja de urgência/emergência, os cuidados per e pós-procedimento devem ser intensificados, recomendando-se o uso
de contrastes de baixa osmolaridade-não iônicos e hidratação adequada.