-
Questão autoexplicativa.
Gab.: C
-
MONITORAMENTO E CONTROLE: contínua medição e monitoramento dos processos de negócio fornece informações-chave para os gestores de processos ajustarem recursos a fim de atingir os objetivos dos processos.
-
Eu tinha entendido que os monitores NÃO DEVEM se envolver com as causas dos problemas por indicar falta de imparcialidade.
Se a banca quisesse, poderia usar essa justificativa, e ainda haveria varios aqui corrobando.
-
Gabarito Correto
*Ciclo de vida do processo.
O gerenciamento de processos do BPM é estabelecido com base em um ciclo de vida contínuo para os processos. O Guia BPM CBOK V3. 0 menciona um ciclo de vida com atividades que tipicamente são abordadas pela literatura, incluindo:
1. Planejamento;
2. Análise;
3. Desenho e modelagem;
4. Implementação;
5. Monitoramento e controle;
6. Refinamento;
*Monitoramento e controle.
>Monitorar e controlar o trabalho do projeto;
>Realizar o controle integrado de mudanças processo de avaliação de todas as solicitações de mudanças;
>Verificar o escopo;
>Controlar o escopo;
>Controlar o cronograma;
>Controlar os custos;
>Realizar o controle da qualidade;
>Reportar o desempenho;
>Monitorar e controlar os riscos;
>Administrar as aquisições
-
Acompanho o voto do relator Marcos Leandro Pires de Oliveira.
"Eu tinha entendido que os monitores NÃO DEVEM se envolver com as causas dos problemas por indicar falta de imparcialidade.
Se a banca quisesse, poderia usar essa justificativa, e ainda haveria varios aqui corroborando."
-
Gab: Correto
Os monitores deverão observar os processos para ver se estão indo de acordo com o que foi planejado e se houver algum desvio devem tomar medidas para que os objetivos sejam atingidos.
-
CERTO.
Ciclo/Metodologia de Processo:
1. Planejamento (Estratégia/Projeto/Objetivo)
2. Análise
3. Desenho/Modelagem
4. Implantação/Implementação
5. Monitoramento/Controle
6. Refinamento
1. Planejamento/Estratégia: momento de desenvolver uma estratégia dirigida para processos. Desenvolvimento oferece estrutura e direcionamento para a gestão contínua dos processos. Seu objetivo deve estar alinhado com os da empresa.
2. Análise: análise do processo é qd são validadas as informações antes da ação efetivamente. Qd o contexto no qual as metas e objetivos estão inseridos são medidos e suas variáveis, como fatores externos, são identificadas.
3. Desenho/Modelagem: ao desenhá-lo é possível identificar as falhas, repetições e fases desnecessárias. O desenho do processo é sua materialização. O quê, quando, onde, quem e como são respondidos.
4. Implantação/Implementação: é a ação, qd o desenho é posto em prática. É o momento também de pequenos ajustes.
5. Monitoramento e controle: monitorar ajuda a prover informações sobre o desempenho através de métricas. E ajuda a pensar em ações de refinamento.
6. Refinamento: diante dos resultados é preciso fazer uma melhoria ou redesenho de determinado processo. O monitoramento deve ser contínuo para que os resultados sejam alcançados.
-
Questão interpretativa, bem simples.
-
gostei muito dessas questões do MPE-PI. a cespe foi muito bem na elaboração. quem derá se no MPU viesse dessa forma.rsrs
mas enfim..
estudos que seguemm!!!
tentar ate da certo. e se não der, a gente faz da!!
um dia meu depoimento será dito aqui. fé em Deus!!!
-
Mas a verdade é que não basta dominar estas áreas de conhecimento, é preciso saber empregar isso dentro de uma ordem de ações interligadas chamada de Ciclo de Vida BPM.
Vamos apresentar a seguir cada uma destas fases do Ciclo de Vida do BPM e detalhar algumas características desses momentos do ciclo, que são 6:
Planejamento e Alinhamento Estratégico.
Análise de Processos.
Desenho de Processos.
Implantação dos Processos.
Monitoramento dos Processos.
Refinamento de Processos.
-
Deus è bom o tempo todo
O tempo todo Deus è bom.
-
QUE NEGÓCIO CHATO, AMIGOS DO QC BLÁ, BLÁ BLÁ....
-
ja temos os materiais do QC.
-
GAB. CERTO
CICLO DO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS
MODELAR
IMPLEMENTAR
EXECUTAR
MONITORAR - Enquanto implementamos e executamos, é indispensável que monitoremos o processo.
Não esqueça de sempre reunir informações, já que fatos e números serão a base de um monitoramento confiável.
Por que?
Isso mostrará se as premissas iniciais estavam corretas, se os objetivos estabelecidos no começo foram atingidos, no que o processo influencia na empresa e quais são seus impactos interna e externamente
OTIMIZAR
-
Me corrijam se estiver errada, mas achei a ultima sentença mal formulada. primeiro eles dizem que o monitoramento é para encontrar inconformidades na execução, porem depois eles falam que os monitores devem se envolver com as causas para prevenção. Acho que poderiam ou ter adicionado a palavra ¨correção¨ já que existem as causas, ou ter escrito que ¨os monitores devem se envolver com possiveis causas para prevenir¨.
-
ESTÁGIOS DO CICLO DE GERENCIAMENTO DE PROCESSO
MODELAR
A fase de modelamento inicia quando começamos a juntar informações sobre o processo. Essa é a hora de conhecer o processo a fundo, quais são os passos, quem faz parte dele, onde o processo começa e onde termina, qual é seu propósito. Com essa informação, criamos um diagrama de fluxo, para visualizar o processo como um todo.
IMPLEMENTAR
Nesta fase do ciclo de gerenciamento de processo deve se preocupar, como o processo vai ser executado. Se antes analisamos a fundo o processo, agora vemos como ele é implementado e realizado.
EXECUTAR
Hora de colocar o processo em uso. É muito importante que isso seja feito de forma real, com as pessoas que vão estar em contato com o processo no dia a dia. Em todas as fases é possível identificar gargalos e oportunidades de melhoria, para que o processo esteja cada vez mais redondo e eficiente. A fase de execução é uma fase chave no ciclo de gerenciamento de processos, e é crucial que seja feita corretamente.
MONITORAR
Enquanto implementamos e executamos, é indispensável que monitoremos o processo. Não esqueça de sempre reunir informações, já que fatos e números serão a base de um monitoramento confiável. Isso mostrará se as premissas iniciais estavam corretas, se os objetivos estabelecidos foram atingidos, no que o processo influencia na empresa e quais são seus impactos interna e externamente. Essa etapa na verdade é executada durante todo o ciclo de gerenciamento de processos.
OTIMIZAÇÃO
Agora que vimos o que funciona e o que não funciona, (através do monitoramento), quais eram e são os gargalos, é tempo de otimizar e melhorar. Pode parecer que essas etapas estão separadas uma da outra, mas na verdade estão totalmente interligadas. Executamos e ao mesmo tempo monitoramos, assim que monitoramos otimizamos, e logo começamos tudo outra vez.
O ciclo de gerenciamento de processos é um projeto continuo de melhoramento. Para que funcione, é necessário que seja implementado corretamente e inserido na cultura da empresa.
Espero ter ajudado.
BONS ESTUDOS!!!!
-
Gab: Correto
Os monitores deverão observar os processos para ver se estão indo de acordo com o que foi planejado e se houver algum desvio devem tomar medidas para que os objetivos sejam atingidos.
-
-
CERTO
-
CERTO
-
GAB: certo.
Os monitores são as pessoas encarregadas de monitorar e analisar o decorrer do processo, com vistas a acusar as causas dos problemas e apontar possíveis melhorias.
-
CERTO
Isso mesmo! A assertiva é um pouco confusa, mas quer dizer o seguinte:
Os processos devem ser constantemente monitorados, para que desvios sejam identificados e corrigidos.
Para isso, é necessário que o monitor (profissional que está realizando o monitoramento do processo) intervenha nas causas do problema para prevenir a ocorrência de futuros problemas.
Comentário(Prof. Stefan Fantini)