SóProvas


ID
2807962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de legislação, princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item a seguir.


A reunião de documentos de instituições distintas em um único acervo fere o princípio da proveniência.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: CERTO

     

     

    Princípio da Proveniência: princípio básico da Arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado de princípio de respeito aos fundos.

  • PRINCIPIOS ARQUIVÍSTICOS 

     

    - PROVENIÊNCIA : NÃO DEVE MISTURAR OS FUNDOS DOS ARQUIVOS " MÃE DOS PRINCÍPIOS¨

     

    ORGANICIDADE : OS DOCUMENTOS DEVEM REFLETIR A ESTRUTURA EM SUAS RELAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS

     

    - INDIVISIBILIDADE ou integridade: : NÃO SE DEVE DIVIDIR, MUTILAR OS DOCUMENTOS

     

    UNICIDADE: CADA DOCUMENTO É ÚNICO NO CONTEXTO EM QUE FOI PRODUZIDO

     

    CUMULATIVIDADE OU NATURALIDADE: OS DOCUMENTOS DE ARQUIVO SÃO UMA FORMAÇÃO PROGRESSIVA, ORGÂNICA E NATURAL

     

    TERRITORIALIDADE: OS ARQUIVOS, EM REGRA, DEVEM SER ARQUIVADOS NO LUGAR ONDE FORAM PROGREDIDAS

     

    PERTINÊNCIA: LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O ASSUNTO, DESCONSIDERANDO A PROVIDÊNCIA ¨DESUSO¨

     

    REVERSIBILIDADE : AS AÇÕES NOS ARQUIVOS PODEM SER REVERTIDOS, CASO NECESSÁRIO.

     

    - Ordem primitiva/ ordem original: Os documentos devem ser mantidos segundo a ordem original/SEQUÊNCIA RIGOROSA dada pelo produtor.

  • GAB.: C

     

     

    * PROVENIÊNCIA: NÃO DEVE MISTURAR OS FUNDOS DOS ARQUIVOS 

  • ACERVO - Documentos de uma entidade produtora ou de uma entidade que possui sua guarda.

     

    FONTE: http://proad.ufabc.edu.br/images/Arquivo_e_Protocolo/glossario_de_termos_arquivisticos.pdf

  • CERTO.

     

    PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA/RESPEITO AOS FUNDOS: os documentos de uma instituição NÃO DEVEM se misturar com os de outra!

     

    OBS.: NÃO CONFUNDAM o PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA com o da PERTINÊNCIA, que já está superado (mas o CESPE ama cobrar!). Segundo o princípio da pertinência, os documentos devem ser agrupados/reclassificados de acordo com o seu assunto. NÃO SE APLICA MAIS ISSO, FOI SUPERADO PELO PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA.

  • CERTO

     

     

    Cada um no seu quadrado, ou seja, os documentos da mesma instituição devem ficar em um fundo próprio para não serem misturados com documentos de outras instituições.

     

     

    Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TC-DF Prova: Analista de Administração Pública - Arquivologia

    O princípio de respeito aos fundos ou o princípio da proveniência postula que não devem ser misturados documentos produzidos por entidades diferentes.(C)

     

     

    Bons estudos !!!!!!!

  • Pra não esquecer: Não me misturo com essa gentalha, tenho fundos!

  • Fere o princípio da proveniência porque segundo ele, os documentos não podem ser misturados; sendo assim, cada instituição conserve seus documentos.
  • CORRETO. Não devem ser misturados a outras fontes, além de manter o respeito a origem dos doc's organizados.

  • Na minha opinião a questão tá mal formulada...o enunciado da questão diz: reunião de documentos, não mistura de documentos. Por exemplo o acervo nacional reune arquivos de instituições diferentes.

    Esse raciocínio, tá equivocado? Caso alguém queira se colocar, super agradeço!!!

  • ACERVO

    Entidade Produtora Entidade Custodiadora: imagine uma empresa terceirizada que vai receber documentos de várias empresas para guarda e acesso. ELA DEVE RESPEITAR O FUNDO de cada uma.
  • Os documentos de arquivo, segundo o princípio da proveniência, não devem ser misturados. Respeito aos fundos e a ordem original. Manter a individualidade.

  • Monique, concordo com você, fiz meu recurso baseado nesse mesmo raciocínio. Infelizmente, o gabarito não foi alterado.

  • Alow assinantes, vamos indicar para comentário todas as questões que ainda não tem comentário do professor, afinal tais comentários fazem parte do nosso pacote.

  •  A reunião de documentos de instituições distintas 

    Questão certa. Errei por falta de atenção 

  • Gabarito certo.

     

    *Princípio da proveniência, procedência.

    *Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.

  • proveniência, procedência, princípio de respeito à ordem primitiva, princípio de respeito à santidade da ordem original ou de princípio de registro: respeita a origem dos doc’s organizados por fundos ou núcleos não sendo misturados a outras fontes. 

    OREDENAÇÃO EXTERNA - PROVENIÊNCIA 

    fundo fechado: não recebe acréscimos de doc’s. não estão em atividade

    fundo aberto: podem ser acrescentados novos doc's

  • Só lembrar que o princípio da Proveniência -  tem haver com a origem, não pode ser misturado. 

  • RESPEITO AOS FUNDOS, consite em manter os arquivos agrupados, sem mistura-los aos outros provenientes de uma adm, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. RESPEITO A ORIGEM DOS DOCUMENTOS.

  • princípio da proveniência  = Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo(1) produzido por uma entidade
    coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

     

    DBTA (2004)

  • Ok, então o que acontece quando os documentos permanentes de várias instuições são recolhidos para o Arquivo Nacional?

    Questão simplismente mal elaborada

  • A questão simplesmente confunde os conceitos de acervo e fundo. O gabarito esta incorreto, visto que a instituição detentora de um acervo arquivístico pode abrigar diversos fundos, de diferentes instituições, como exemplificou nosso amigo Rogério Hamada. O caso do Arquivo Nacional é notório, dentre suas atribuições está a de recolher os documentos de valor secundário da administração pública federal. Enfim, segue o baile...

  • Proveniência = Origem ......Acho que não devemos pensar em arquivo nacional, já que não foi citado na questão.

  • Certo.

    PRINCÍPIOS ARQUIVÍSTICOS

    1-Respeito aos Fundos/Proveniência: É o primeiro princípio a ser aplicado na classificação dos documentos de arquivo e, é ele que fundamenta (serve de base) os principais procedimentos, em especial arquivos permanentes, onde é comum a reunião de arquivos de entidades distintas. Segundo esse princípio, o arquivo produzido por uma instituição não deve ser misturado (não confundir com armazenado) aos de outras fontes geradoras (entidade, órgão ou pessoa física), sob pena de estes documentos perderem seu caráter probatório, devem ser mantidos em um mesmo fundo (conjunto documental).  A reunião de documentos de instituições distintas em um único acervo fere o princípio da proveniência.

    Este é um fundamento que deve orientar todos os trabalhos dos profissionais de arquivos. Então, ao providenciar a classificação, o primeiro, ou principal, critério a ser considerado é a proveniência, ou seja, a primeira consideração a ser feita na classificação é: quem produziu o documento? A partir daí, passa-se a outros critérios, como a atividade que o produziu, o tempo em que foi produzido, o local, etc.

    É um princípio intimamente ligado ao organograma da instituição, ou seja, o organograma mostra a estrutura da instituição, os órgãos que a compõem e suas ligações, relações e hierarquia.


  • CORRETO..

    PRINCIPIO DA PROVENIENCIA OU DE RESPEITO AOS FUNDOS  DIZ QUE OS ARQUIVOS DEVEM SER SEPARADOS COM RESPEITO ÀS SUAS ORIGENS DE FORMA
    QUE NAO POSSA MISTURAR ARQUIVOS DE DIVERSOS ORGAOS DIFERENTES.
    FUNDO ABERTO E FECHADO.

  • Concordo com a resposta de Tiago Vinícios!

  • Posso muito bem reunir documentos e separá-los sem misturar... Deveria ter uma formulação melhor a questão.

  • CERTO

    Princípio da proveniência /respeito aos fundos

    -os arquivos de uma mesma proveniência não devem ser misturados a outros de origem distinta.

    -FONTE: Livro Arquivologia facilitada.

  • Questão mal elaborada

  • Gabarito: CERTO.

     

    - Quando o arquivista trata de documentos, ele obedece ao princípio básico da Arquivologia chamado proveniência dos arquivos (ou respect des fonds ou provenance: o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras).

    - O princípio da proveniência fixa a identidade do documento em relação a seu produtor. Também conhecido pelo nome de “respeito aos fundos”, o princípio da proveniência preconiza que devem ser mantidos reunidos, em um mesmo fundo, todos os documentos oriundos de uma mesma fonte produtora de arquivo.

     

    RENATO VALENTINI - ARQUIVOLOGIA PARA CONCURSOS, 4ª Edição.

  •  o Princípio da Proveniência/Respeito aos Fundos diz que os documentos de uma mesma instituição devem ser mantidos juntos e que esses documentos não devem se misturar aos de outras instituições. Então, sim, se houver a reunião de documentos de duas instituições em um único acervo, o Princípio da Proveniência será ferido.

    Resposta: certa

  • O princípio da proveniência diz que os documentos produzidos pela instituição A não devem ser misturados aos documentos produzidos pela instituição B. 

    Segundo o Dicionário Brasileiro de Documentos Arquivísticos, princípio da proveniência é o "princípio básico da arquivologia no qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva,  pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos

    Se os documentos da instituição A forem reunidos aos da instituição B, desrespeita-se o princípio da proveniência. 

    Fonte: Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

    Gabarito do Professor: certa

  • A palavra ACERVO faz toda a diferença na resolução da questão!

  • Misturar é diferente de reunir.

    nós podemos inclusive ter dois órgãos em um mesmo prédio utilizando uma mesma sala para a guarda dos docs., cada um no seu canto sem misturar

    Gab errado

  • Povo justificando puro Ctrl+C + Ctrl+V;

    Essa questão está errada, quer dizer que se eu tiver um prédio de 3 andares eu não posso arquivar documentos de uma instituição diferente por causa do princípio da proveniência? É basicamente isso que a questão está querendo, indiretamente, dizer! Isso não faz sentido..

    O princípio da proveniência é para não se misturar documentos de uma entidade com de outra entidade (um fundo com outro), não é essa a ideia passada pela questão.

    Qual o problema se eu utilizar cada departamento para arquivar documentos de um órgão X e outro departamento para arquivar documentos do órgão Y???

  • A questão fala da reunião, não da confusão entre os arquivos. Mal elaborada.

  • CERTO.SEM BLÁ BLÁ BLÁ

  • GABARITO: CERTO

    .

    .

    COMENTÁRIO

    Você se confunde se não souber o que é acervo

    .

    .

    ACERVO- substantivo masculino (fonte: google)

    1. grande quantidade; montão, acumulação

    2. conjunto de bens que integram o patrimônio de um indivíduo, de uma instituição, de uma nação.

    "ele tem um belo a."

    .

    .

    PRINCÍPIOS

    Proveniência: Fundos devem ser organizados segundo a fonte geradora.

    Ordem original - Organicidade: conserva a organização original. 

    Territorialidade: próximo do local que gerou ou que influenciou sua produção.NÃO especificamente sobre a divisão geopolítica dos  territórios marítimos e aéreos.

    Pertinência (NÃO é mais usado): devem ser reclassificados por assuntos, independentemente da sua proveniência e organização original.

    Indivisibilidade - Integridade arquivística: preservação sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.

    Unicidade: tem caráter único, independentemente do seu número de cópias !!!

    .

    .

    BIZU SOBRE OS PRINCÍPIOS

    Ordenação externa: Princípio da Proveniência 

    Ordenação interna: Princípio da Ordem original 

    .

    .

    TEORIA X PRINCÍPIO

    TEORIA das três idades NÃO é um PRINCÍPIO na arquivologia.

  • É importante lembrar que a palavra ARQUIVO possui significados distintos:

    1 - Designação genérica de um conjunto de documentos produzidos e recebidos por UMA pessoa física ou jurídica, caracterizado pela natureza ORGÂNICA de sua acumulação.

    2 - Prédio ou uma de suas partes, onde são guardados os conjuntos arquivísticos

    3 - Unidade Administrativa

    4 - Móvel destinado à guarda de documentos

    Veja que a banca nem usou a palavra arquivo e sim ACERVO, que significa "conjunto de documentos de um arquivo", ou seja o conceito de acervo não faz referência ao local, mas aos documentos em si.

    (Realmente, em uma instituição responsável pelos arquivos permanentes eu posso encontrar diversos acervos, mas cada acervo deve conter o conjunto de documentos produzidos e recebidos por UMA pessoa física ou jurídica, respeitando assim o princípio da proveniência).

    Logo gabarito Correto.

    Fonte dos Conceitos: Marilene Leite Paes, Arquivo Teoria e Prática, 3ª Ed pgs 23 e 24.

    Bons Estudos ;)

  • As questões de arquivologia do CESPE fazem sentido muito sentido na mente do examinador naquele exato momento em que ele está elaborando a questão. Se o próprio piadista fizer a questão 2 anos depois, não saberá qual é o gabarito correto.

    *Obs: o Acerco nacional concentra arquivos de diferentes instituições, isso não significa que os arquivos estão misturados.

  • acervo Documentos Documentos de uma entidade produtora entidade produtora ou de uma entidade custodiadora.

  • Não faz sentido já que é possível ter mais de um acervo de diferentes instituições em um mesmo local, sem que estejam misturadas, não ferindo o princípio da proveniência.

  • GABARITO: CERTO

    Quando o arquivista trata de documentos, ele obedece ao princípio básico da Arquivologia chamado proveniência dos arquivos (ou respect des fonds ou provenance: o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras. O princípio da proveniência deve ser observado na organização dos arquivos correntes, intermediários e permanentes (ele é considerado a base da arquivística).

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Fechem o Arquivo Nacional.

  • Eu achava que acervo reunia documentos de diferentes instituições (o que é verdade), mas dentro do acervo eles são separados por séries, sem aquela misturança. Entendi isso com o comentário do colega Pedro H.T.P. e vou reproduzi-lo:

    Segundo, DIBRATE acervo - Documentos de uma entidade produtora ou de uma entidade custodiadora. Esse acervo não pode, em definitivo, ser misturado.

    critério funcional para formação do fundo, segundo Marilena PAES, é constituído dos documentos provenientes de mais de uma fonte geradora de arquivoreunidos pela semelhança de suas atividade, sendo os acervos são mantidos separadamente em Séries na Instituição.

    O Arquivo Nacional recolhe vários documentos de várias instituições, mas as mantém em acervos separados, geralmente em séries relacionadas às atividades da instituição.

  • O princípio da PROVENIÊNCIA diz que os documentos produzidos pela instituição A não devem ser misturados aos documentos produzidos pela instituição B. 

    é também denominado de RESPEITO AOS FUNDOS

  • CERTO

  • Fico me perguntando se é um professor de Arquivologia que elabora essas questões. E o Arquivo Nacional??? São fundos de vários órgãos do poder Executivo reunidos no mesmo local sem ferir o princípio da proveniência. Mas é aquilo, treino é treino, jogo é jogo....

  • oxen, até onde sei fundo e acervo são coisas distintas. Esse gabarito ta errado!
  • CERTO.

    Segundo o princípio da PROVENIÊNCIA OU RESPEITO AOS FUNDOS, arquivos de instituições distintas devem ser separados. NUNCA MESCLADOS.

  • GABARITO CERTO.

    A proveniência pede para manter separados os fundos de instituições diferentes.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério De Sousa.