SóProvas


ID
2807968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de legislação, princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item a seguir.


A existência de um sentido orgânico no arquivo é o que o distingue da biblioteca e do museu.

Alternativas
Comentários
  • Certa!
    Documentos de arquivo são orgânicos: Refletem a função, estrutura etc da entidade produtora.

    Documentos de biblioteca e museu são adquiridos através de permuta ou doações, são coleções.

  • OUTRAS AJUDAM A RESPONDER  : 

     

    Ano: 2007 Banca: CESPE Órgão: ANVISA Prova: Técnico Administrativo

    O caráter orgânico é uma das características básicas dos arquivos. ( CERTO ) 

     

    Ano : 2011 Banca: CESPE Órgão: CNPQ

    O caráter orgânico do arquivo é resultado da relação direta que os documentos estabelecem com as atividades desenvolvidas por um órgão ou uma empresa. ( CERTO)

     

     

  • "É o que distingue" me deu a impressão de que seria só essa a característica distintiva, o que estaria errado! Errei por interpretar mal.

  • Ederson Mendes, cometi o mesmo erro, pois entendi que é a única coisa que distingue e na realidade não é a única coisa...

  • "É o que distingue", conforme já disse o colega Ederson, dá a impressão forte de que esse é o único critério. Seria uma questão até mesmo ( talvez) sujeita a um recurso. 

  • "É o que distingue" , não significa ser a única coisa, mas o autor deu ênfase a esse aspecto o qual considera sobressalente.

  • Acertei a questão. Mas essa redação da margem ao subjetivismo de quem responde e de quem elabora. É o tipo de questão do cespe que basicamente o examinador tem a faculdade de escolher o gabarito definitivo. Trágico!

  • Acredito que a organicidade (sentido orgânico) seja a característica principal que faça o Arquivo se distinguir da biblioteca e do museu. Por isso o item não deve ser passível de recurso.

  • Organicidade: reflete a estrutura, função e atividades da entidade produtora (são produzidos ou recebidos nas funções da organização, estão intimamente ligadas a ela); Diferente de um museu ou biblioteca que colecionam materiais que não estão necessariamente ligados a eles, logo não há o que se falar em organicidade.

    Sem esse princípio um documento não é arquivístico! 

  • SENTIDO ORGÂNICO ------->REFLETE A INSTITUIÇÃO QUE CRIOU O ARQUIVO E SUAS RESPECTIVAS CARACTERÍSTICAS  QUE SÃO LIGADOS A QUEM O CRIOU O DOCUMENTO ,OU SEJA, O ARQUIVO REFLETE A ESTRUTURA QUE O GEROU SE DIFERENCIANDO DA BIBLIOTECA.

    GABARITO:CERTO

    "NÃO É ESTUDAR MUITAS HORAS, MAS É FAZER DAS POUCOS HORAS QUE SE TEM AS BEM PROVEITOSAS POSSÍVEIS"

    SEGUE O @CONCURSEIRORAMBO NO INSTAGRAN

  • A organicidade é, inclusive, um dos princípios arquivísticos.

  • Biblioteca: finalidade cultural, técnica e científica.

    Museu: finalidade educativa e cultural.

  • Gab. CERTO


    Orgânico quer dizer que são acumulados naturalmente.

  • Organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos refletem  a estrutura, funções e atividades da entidade produtora, acumuladora em suas  relações internas e externas

    Isto nos faz entender que a organicidade é o resultado das ações administrativas desenvolvidas no organismo que refletem a sua estrutura, função e atividades nos  seus documentos.

    Portanto, Gab: C

    firmes guerreiros! tentar ate da certo. e se não der, a gente faz da.

     

  • Os comentarios dos professores alem de bem fracos, nao tem nada complementando, mais enrolam do que ajudam, prefiro muito mais os comentarios dos colegas aqui, mas voce tem razao faz parte do "pacote"

  • Gabarito Correto.

     

    Órgãos de documentação.

     

    *Podemos citar como órgãos de documentação os arquivos, as bibliotecas, os museus e os centros de documentação ou informação.

    I)Arquivo [caráter orgânico do documento de arquivo].

    II)Biblioteca (COLEÇÃO)

    III)Museu(cultura )

    IV)Centro de documentação ou informação

  • CORRETO

     

    O traço peculiar do arquivo é que seus documentos, formam um conjunto orgânico que não deve ser separado.

  • São gerados naturalmente por um ôrgão ou entidade (caráter orgânico).

  • Obrigado pelas informações!

  • Enquanto o arquivo tem finalidade funcional e administrativa (caráter orgânico, isto é, produzido por um organismo ou órgão no decorrer de suas atividades), a finalidade das bibliotecas e dos museus é essencialmente cultural.

    (Arquivologia Facilitada - João Tiago)

  • O que distingue Arquivo de Biblioteca e Museu? 

    I)Arquivo (caráter orgânico do documento de arquivo)

      *é resultado da relação direta que os documentos estabelecem com as atividades desenvolvidas por um órgão ou uma empresa. *Refletem a função e estrutura da entidade produtora.

    II)Biblioteca (COLEÇÃO)são adquiridos através de permuta ou doações, são coleções.

    III)Museu(cultura )são adquiridos através de permuta ou doações, são coleções.

    Documentos de biblioteca e museu são adquiridos através de permuta ou doações, são coleções.

    IV)Centro de documentação ou informação

  • Certo.

    DIFERENÇA ENTRE ARQUIVO E BIBLIOTECA:

    Arquivos e bibliotecas mantêm em seu acervo um volume enorme de documentos. Tais documentos ingressam na instituição de formas variadas.

    Os documentos de arquivo são produzidos pela própria instituição, no desempenho de suas atividades, ou recebidos de outras instituições, sempre num contexto administrativo ou funcional, ou seja, no interesse das atividades orgânicas da instituição.

    Os documentos de biblioteca, pelo seu caráter não-orgânico, são escolhidos pela instituição e adquiridos conforme sua conveniência, formando coleções. Tal aquisição se dá, normalmente, através da compra do material escolhido, ou, ainda, através de doações efetuadas por usuários ou mesmo a permuta (troca) com outras bibliotecas.

    Quantidade de exemplares de cada documento: Os documentos de arquivo caracterizam-se por serem produzidos em um único exemplar, tendo, no máximo, um limitado número de cópias para atender a eventuais necessidades administrativas. Já os documentos de biblioteca (os livros, por exemplo), são produzidos em numerosos exemplares, espalhados por bibliotecas diversas.

    Complementando:

    ACERVO: Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística, o termo "acervo" refere-se aos documentos que pertencem à entidade produtora ou custodiadora.

    Acervo: Conjunto de documentos de um arquivo, diz respeito aos arquivos permanentes, ao passo que a gestão de documentosaplica-se somente ao arquivo corrente e intermediário. A atividade funcional ou intelectual de instituições ou pessoas explica a origem do acervo de arquivos.

    Os documentos que compõem o acervo podem ser de vários tipos e formatos conquanto que cumpram dois requisitos fundamentais: sejam produzidos como consequência de uma atividade, e sejam capazes de provarem e informarem sobre ela e sobre o produtor.

  • se ele dissesse que é só isso que o distingue.. estaria errado.

    pq tem outras coisas que distingue como o arquivo tem funcao administrativa funcional tbm

  • Um documento em conjunto tem muito mais valor do que quando desmembrado do seu conjunto (caráter orgânico do documento de arquivo)

    Renato Valentini pg 4 3ª edição

  • Natureza Orgânica: é quando tem relação, vínculo...

  • CERTO

    O arquivo possui sentido orgânico, a biblioteca e o museu não.

    Princípio da organicidade: os arquivos remetem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora, em suas relações internas e externas. Deve-se sempre considerar que o documento de arquivo guarda uma relação intrínseca com seu organismo produtor, daí o princípio da organicidade.

    FONTE: NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

    Gran Cursos.

  • Gabarito: CERTO.

     

    ÓRGÃOS DE DOCUMENTAÇÃO

    MuseuÉ uma instituição de interesse público, cujo objetivo é a informação e o entretenimento. Os documentos de museus são peças e objetos de valor cultural, tendo os mais variados tipos e dimensões. Por serem objetos, são caracterizados como “tridimensionais”. Os museus têm finalidades cultural e didática.

    - Biblioteca: Instituição onde os documentos são conservados para fins culturais, sendo obtidos por compra, doação ou permuta de diversas fontes. O bibliotecário avalia o material a ser adquirido por sua instituição como peças isoladas. Esses documentos existem em numerosos (múltiplos) exemplares. Os documentos são unidos pelo seu conteúdo, e caracterizados, em sua maior parte, como impressos. A biblioteca é órgão colecionador, e o seu público é formado pelo pesquisador, estudantes e o cidadão comum, possuindo, portanto, um maior número de consulentes, com os mais variados perfis.

    - Arquivo: Os documentos são produzidos e conservados com fins funcionais, geralmente em um único exemplar ou em limitado número de cópias. A documentação referente a um assunto específico ou assuntos ligados entre si é preservada como um conjunto e não como atividades isoladas. Logo, um documento em conjunto tem muito mais valor do que quando desmembrado do seu conjunto (CARÁTER ORGÂNICO do documento de arquivo). Os documentos são unidos pela sua proveniência ou origemQuanto ao suporte, são documentos principalmente textuais. O arquivo é órgão receptor, e o seu público é formado pelos administradores (produtores dos documentos) e pesquisadores.

     

    RENATO VALENTINI - ARQUIVOLOGIA PARA CONCURSOS, 4ª Edição.

  • Os documentos arquivísticos são orgânicos. Isso quer dizer que eles foram produzidos ou recebidos pela instituição do decorrer de suas atividades para que essas próprias atividades sejam desenvolvidas. 

    Já nas bibliotecas e museus, isso não ocorre, pois o objeto deles é adquirido por compra, doação ou permuta para fins culturais. 

    Gabarito do Professor: certo



  • como vimos, a organicidade é uma característica dos documentos de arquivo, ou seja, são documentos produzidos, recebidos e acumulados naturalmente no decorrer das atividades de uma instituição. Já nos museus e bibliotecas, os documentos e objetos são colecionados e não há relação orgânica entre eles.

    Resposta: certa

  • Correta

    Arquivo = funcional, único exemplar, produção ou recebimento, acumulação é orgânica, varia de instituição para instituição.

    Biblioteca = cultural, múltiplos exemplares, compra, doação ou permuta, coleção, padronizada

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • O vinculo arquivístico um dos elementos principais para a distinção entre arquivo, biblioteca e museu é inter-relacionamento existente entre os documentos acumulados pela mesma atividade da organização.

  • Certo

    Arquivos são orgânicos.

    A produção e recepção de documentos por uma determinada entidade, no exercício normal de suas atividades, é uma característica essencial dos arquivos, chamada de acumulação orgânica.

    Obs. orgânica (por conta do desempenho normal das atividades da instituição/pessoa/família, tendo sentido em conjunto com outros documentos).

    Bibliotecas e museus são coleções.

    Fonte: Arquivologia- Prof. Carlos Xavier

  • Gab: CERTO

    O conceito de arquivo está totalmente ligado à ORGANICIDADE, que é um dos princípios arquivísticos. Ele quer dizer que o arquivo está intimamente ligado a quem o PRODUZIU, ou seja, ao órgão ou entidade. Já nas Bibliotecas e Museus, isso não ocorre, pois o objeto deles é adquirido por COMPRA, doação ou permuta para fins culturais.

    Meus resumos e mapas.

    Erros, mandem mensagem :)

  • GABARITO: CERTO

    COMENTÁRIO DA PROFESSORA PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    Os documentos arquivísticos são orgânicos. Isso quer dizer que eles foram produzidos ou recebidos pela instituição do decorrer de suas atividades para que essas próprias atividades sejam desenvolvidas. 

    Já nas bibliotecas e museus, isso não ocorre, pois o objeto deles é adquirido por compra, doação ou permuta para fins culturais. 

    FONTE: Serenna Alves , Arquivista do Instituto Federal de Minas Gerais, Formada em Arquivologia pela UnB - Universidade de Brasília e Especialista em Gestão de Documentos

  • Questão lindaaa!

  • Arquivo: orgânico

    Biblioteca: museu

  • Questão com um número considerável de erros.

    De olho no Português:

    A existência de um sentido orgânico no arquivo é o que o (O = ARQUIVO) distingue da biblioteca e do museu.

    Certo =)