SóProvas


ID
2808019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em um armazém, uma estrutura drive-through de estocagem formada por prateleiras porta-paletes foi instalada com um dos lados encostado na parede.

Com referência a essa situação hipotética, aos critérios e técnicas de armazenagem e à gestão de estoques, julgue o seguinte item.

As condições mencionadas na situação em apreço constituem um facilitador para a aplicação do sistema FIFO: primeiro a entrar, primeiro a sair.

Alternativas
Comentários
  • Se a prateleira de um lado ficou virada para a parede como é que vai sair rapidamente do outro lado?? 

    sistema fifo e nao FIFA =D

    IFO é a sigla em inglês para First in, first out, que no idioma português quer dizer que o primeiro [produto] a entrar no armazém deve ser também o primeiro a sair, com o objetivo de evitar a perda por vencimento da mercadoria.

    No Brasil, é comum que os profissionais dos setores de estocagem se refiram ao FIFO com as iniciais PEPS de “Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai”, o que facilita a memorização do conceito.

    Além da sua vantagem essencial de evitar o vencimento e perda de produtos semi acabados e/ou acabados dentro do estoque, o sistema FIFO proporciona:

    Mais rapidez: ele facilita a localização, separação, saídas e entradas de materiais do armazém;

    Mais facilidade para lidar com produtos perecíveis: evita que mercadorias com datas de validade curtas se deteriorem por conta de erros de distribuição;

    Mais organização para empresas de logística: o sistema pode ser empregado na realização de inventário, transporte e estocagem de qualquer tipo de produto;

    Mais lucro: o FIFO permite reduzir o tamanho do estoque e assim diminuir os custos estruturais, uma vez que cada produto comercializado gera automaticamente um pedido de reposição e mantém um fluxo constante de mercadorias sem a necessidade de depósitos colossais e de muitos equipamentos de apoio;

    Mais facilidade para precificar: o sistema informa o preço de custo real de cada produto, o que facilita aumentar ou diminuir os preços na hora da venda e evitar prejuízos;

    Mais compatibilidade na avaliação do estoque: o FIFO é usado pela Receita Federal para avaliar o armazém das empresas e calcular os tributos;

    Mais controle: a baixa nos produtos que entram e saem do estoque obedece uma fila lógica e é dada de forma sistemática.

  • drive through :  atravessar ( nem com a tradução eu entendi a questão ) :( 

  • Em um armazém, uma estrutura drive-through de estocagem formada por prateleiras porta-paletes foi instalada com um dos lados encostado na parede.Com referência a essa situação hipotética, aos critérios e técnicas de armazenagem e à gestão de estoques, julgue o seguinte item.

    As condições mencionadas na situação em apreço constituem um facilitador para a aplicação do sistema FIFO: primeiro a entrar, primeiro a sair.

    Existem dois tipos de sistema de armazenagem:
    FIFO = PEPS (Primeiro que entra, Primeiro que sai);
    LIFO = UEPS ( Ultimo que entra, Primeiro que sai);

    No caso de um armazém cuja estrutura drive-through é utilizada, se faz necessário a utilização da aplicação FIFO.

    A estrutura do porta paletes drive-through é montada por blocos verticais e horizontais, que são as ruas de armazenagem, dando acesso à empilhadeira, fazendo o carregamento dos paletes dentro de sua própria estrutura, num bloco contínuo, sem corredores intermediários e permitindo a entrada da empilhadeira dentro da estrutura. Dificultando a técnica UEPS utilizada principalmente para materiais perecíveis.

  • foi impressão minha ou os colegas leo e raua deram como resposta certa a resposta errada. A questao diz que o melhor metodo é o fifo e ta errado e ambos disseram que o melhor metodo é o fifo. Foi isso que entendi, desculpa se estou errado.


    O sistema de porta paletes drive-through utiliza o armazenamento na modalidade LIFO (last-in/first-out), ou seja, último que entra, primeiro que sai; e FIFO (first-in/first-ou), ou seja, primeiro que entra, primeiro que sai, não atendendo, desta forma, ao armazenamento de produtos perecíveis.


    http://www.sistemadearmazenagem.com.br/porta-paletes-tipo-drive-through/

  • O ideal seria UEPS (Último que entra, primeiro que sai) ou no inglês LIFO


    Também se denomina LIFO (Last in, first out)

    O valor do último item a entrar (mais novo) é o primeiro a ser considerado para efeito de cálculo de saída.

    Não é aceito pela legislação tributária brasileira

    O UEPS é o sistema de avaliação de estoques mais recomendado para períodos inflacionários.

  • Um drive-through, ou mais comumente drive-thru, é um tipo de serviço fornecido por uma empresa que permite aos clientes comprar produtos sem sair de seus carros.

    Fonte: Wikipedia


    Para esse sistema é recomendado o LIFO (Last in, first out)


    GAB: E

  • No sistema drive-in, o último pallet que entra é obrigatoriamente o primeiro que sai, já no drive-thru, isso não é necessário.

    As empilhadeiras que movimentam os pallets trabalham nas modalidades LIFO (Last-In/First-Out) e FIFO (First-In/First-Out).


    http://www.sistemadearmazenagem.com.br/portapalletsdriveinedrivethru/

  • ERRADO

     2 ERROS:

    -A CONDIÇÃO MENCIONADA NÃO É UM FACILITADOR PARA O DRIVE-THROUGH. POIS UM DOS LADOS ESTÁ ENCOSTADO NA PAREDE E NESSE SISTEMA A MOVIMENTAÇÃO OCORRE DOS DOIS LADOS !

    -FACILITA O SISTEMA UEPS.

     

    - O sistema de porta paletes drive-through utiliza guias que se apoiam sobre os braços fixados nos pórticos do almoxarifado, permitindo livre movimentação das empilhadeiras, sendo o método indicado para armazenamento de materiais de pouca rotatividade.

     

    - A única diferença existente entre os sistemas de porta paletes drive-in e drive-through é que, no primeiro, a empilhadeira não pode atravessar os corredores, enquanto que no sistema drive-through, a movimentação é possível pelos dois lados, dando maior flexibilidade na escolha dos materiais e na sua movimentação.

     

     

    http://www.sistemadearmazenagem.com.br/porta-paletes-tipo-drive-through/

  • Prateleiras porta-paletes foi instalada com um dos lados encostado na parede (UEPS)

  • Errado.


    Se o porta-paletes está encostado na parede, temos que aplicar o método UEPS/LIFO.


  • se eles esta encostado na parede sera ueps, mas se nao estivesse seria fifo

  • Não, porque um dos lados está encostado na parede. Logo, não há uma saída e uma entrada como no sistema dede porta-paletes drive-through. Se não estivesse encostado na parede, aí sim facilitaria o sistema PEPS...

  • FIFO é a sigla em inglês para First in, first out, que no idioma português quer dizer que o primeiro [produto] a entrar no armazém deve ser também o primeiro a sair, com o objetivo de evitar a perda por vencimento da mercadoria.

    No Brasil, é comum que os profissionais dos setores de estocagem se refiram ao FIFO com as iniciais PEPS de “Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai”, o que facilita a memorização do conceito.

     

    o FIFO e todos os demais sistemas podem ser melhor empregados com o suporte das estantes porta-paletes com tecnologia Easy Toque, que podem ser montadas e desmontadas com facilidade em poucos minutos.

    FONTE:http://www.toquecolor.com.br/blog/o-que-e-fifo/

  • Léo Vilela,

    PRODUTOS PERECÍVEIS: PEPS (FIFO).

  • Eles instalaram um sistema drive-through com um dos lados da estrutura encostada na parede, o que anula sua funcionalidade de entrada e saída de materiais pelos dois lados.

    Devido a este quesito, o sistema drive-through tornou-se um sistema drive-in, o que permite a aplicação do LIFO, e não FIFO, portanto questão errada!

  • O metódo de drive trhu é bom tanto para PEPS (FIFO) quanto pra UEPS (LIFO) - Mas a questão, apesar de trazer a princípio o drive trhu, informa em seguida que encostou as prateleiras na parede, o que tornou um drive in. Drive in é apenas para UEPS (LIFO).

    Drive thru - PEPS e UEPS

    Drive in - Apenas UEPS

  • ERRADO

    PRODUTOS ENCOSTADOS NA PAREDE É UEPS

  • Sistema de estocagem drive-through:

    Organização o das estruturas de estocagem (geralmente prateleiras) de modo que o equipamento de movimentação (geralmente empilhadeiras) possa passar por elas, fazendo a movimentação suficiente para remoção do material (geralmente em pallets). A principal diferença do drive-in é que esta estrutura é desencostada da parede e que o material é colocado de um lado por uma empilhadeira e retirado do outro lado por outra, permitindo o uso do sistema PEPS (primeiro que entra é o primeiro que sai = FIFO).

    Sistema de estocagem drive-in:

    Organização das estruturas de estocagem (geralmente prateleiras) de modo que o equipamento de movimentação (geralmente a empilhadeira) entra nos meio para remover seu conte˙do (geralmente pallets carregados). Como o final do corredor é em uma parede, o sistema utilizado é necessariamente UEPS (último que entra é o primeiro que sai = LIFO).

    Fonte: professor Carlos Xavier

  • GALERA, SOLICITEM COMENTÁRIO DO PROFESSOR.

    BOM ESTUDO!

  • ERRADO

    PRODUTOS ENCOSTADOS NA PAREDE É UEPS

  • Nesse caso seria, UEPS

    Último a entrar, primeiro a sair.

  • Já é a milésima vez que erro essa questão porque no enunciado diz que a estrutura é drive-through.

  • Eu não entendo essa questão porque sempre associo a essa imagem:

    https://i.ibb.co/Z6WrgVV/Planejamento-de-estocagem.jpg

    Qual o erro dessa imagem?