SóProvas


ID
280807
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

A respeito do regime constitucional de aposentadoria dos servidores públicos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO. POLICIAL MILITAR. ESTADO DE GOIÁS. VANTAGENS. EXTENSÃO A INATIVOS E PENSIONISTAS.

    1. São extensíveis aos servidores inativos e aos pensionistas as vantagens concedidas aos policiais militares ativos de forma geral, independentemente do atendimento de qualquer requisito que não seja o mero exercício da função policial.

    2. O fato de a denominação de algumas parcelas remuneratórias sugerirem a idéia de que constituem benefícios propter laborem não ilide o seu caráter geral, eis que concedidas indistintamente aos policiais militares da ativa. Incide, assim, o mandamento contido no artigo 40, § 8º, da Constituição do Brasil, na redação dada pela Emenda Constitucional n. 20/98. Agravo regimental a que se nega provimento.

    Referência: linkconcursos.com.br

  • Todas respostas no Art. 40 da CF:

    a) Errado. Inclui-se, além das doenças  graves ou contagiosas, as “incuráveis”. Daí o erro. ( §1º, I) b) Correta. (resposta acima) c) Errada.  A primeira parte esta correta: “É vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados...”, mas na ressalva-se i) os portadores de deficiência; ii) os que exercem atividade de risco; e iii) os que exercem atividades sob condições especiais, que prejudique a saúde ou integridade física. (§4º) d) Errada.  Não é “em qualquer circunstância”. Ressalva-se a possibilidade de cumular aposentadorias decorrentes dos cargos acumuláveis cf. CF. (§6) e) Errado. É possível desde que instituam regime de previdência complementar (§14)
  • Sobre a alternativa A..


    CF/88

    Art. 40, § 1º, I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei; 


  • menos uma para dançar