SóProvas


ID
2809228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Foi detectado descolamento de pastilhas cerâmicas de dimensão 10 cm × 10 cm que revestiam a fachada de uma edificação, a qual tem o formato de um retângulo de aproximadamente 30 m de altura por 10 m de largura.

Nessa situação hipotética,

o problema localizado pode ter sido causado pela pastilha de revestimento escolhida; um revestimento cerâmico de dimensão superior à utilizada, com certeza, teria evitado o descolamento.

Alternativas
Comentários
  • O erro está na afirmação "com certeza" .

  • Certeza só quem tem é Deus.

  • Destacamento das placas é a principal patologia dos revestimentos cerâmicos. O problema pode ser provocado devido à especificação e uso incorreto de materiais componentes do sistema, tais como argamassas inadequadas, areia fina demais, tipo de cimento, aditivos incorretos ou argamassa colante imprópria para o tipo de solicitação que o revestimento terá. O que pode provocar um destacamento mais grave são as grandes espessuras do emboço. 

  • Vale colar pastilhas de qualquer tamanho, evidentemente que quanto maior elas forem mais difíceis os procedimentos de assentamento e maior a possibilidade de queda.

  • Fala galera, falando sério agora. O problema irá continuar mesmo com a troca do tipo de revestimo, visto que o problema em questão é resultante da falta de junta de movimentação.

    Junta de movimentação

    É o espaço regular que define as divisões da superfície revestida com placas cerâmicas. Sua função é permitir o alívio de tensões originadas pela movimentação da base onde é aplicado o revestimento ou pela própria expansão das placas cerâmicas.

    Piso

    Área interna: a cada 32 m2 ou quando uma das dimensões for maior que 8 m.

    Área externa: a cada 20 m2 ou quando uma das dimensões for maior que 4 m.

    Parede

    Área interna: a cada 32 m2 ou quando uma das dimensões for maior que 8 m.

    Área externa: a cada 3 m na horizontal e a cada 6 m na vertical, no máximo.

    FONTE:

    NBRs 13.753, 13.754 e 13.755

  • De acordo com Medeiros (2000 apud Faro e Lordsleem, 2017 ), são três as causas mais recorrentes de descolamento de cerâmica (ver figura): 

    - Ausência de juntas de movimentação;
    - Preenchimento deficiente do tardoz da cerâmica com argamassa adesiva;
    - Especificação inadequada da argamassa.


    Fonte: Portal Eletrônico Habitissimo.

    Perceba que a troca da cerâmica não é suficiente para impedir o aparecimento da patologia. Portanto, a questão está ERRADA.

    Gabarito do professor: ERRADO.

    FONTE:
    Faro, H. B.; Lordsleem A. C. Descolamento de revestimento de fachada: Estudo de caso. Pernambuco, 2017.