SóProvas


ID
2809255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca do processo de corrosão de armaduras do concreto armado, julgue o próximo item.


Estruturas de concreto armado construídas em locais distantes das regiões marítimas estão livres do processo de corrosão das armaduras.

Alternativas
Comentários
  • Além do ambiente marítimo, agentes contidos na atmosfera, em águas residuais, águas industriais, dejetos orgânicos etc. também podem causar o processo de corrosão das armaduras do concreto armado.

  • Ambientes rurais e submersos (agressividade 1), além de ambientes urbanos (agressividade 2) e industriais (agressividade 3 ou 4),também constam na NBR 6118 como ambientes agressivos que causam risco de deterioração da estrutura.
  • O processo de corrosão nas armaduras normalmente é causado pela carbonatação ou pelo ataque de cloretos. 

    A carbonatação ocorre pelo processo de difusão do gás carbônico na presença da umidade, o que leva a formação de ácido carbônico que por sua vez, reage com o hidróxido de cálcio e forma o carbonato. A carbonatação não deteriora o concreto, mas causa a dissolução da camada de despassivação que protegia o aço causando a corrosão da armadura. 

    Um outro mecanismo de deterioração da armadura é o ataque por cloretos que corroem diretamente a armadura, quando na presença de água e oxigênio, rompendo a barreira de despassivação. Diferente da carbonatação, os cloretos atacam também o concreto. Acrescenta-se que não há corrosão por ataque de cloretos em concretos com umidade baixa ou imersos em água. 

    O processo de corrosão também é característico por isso lembre-se: 
    - Corrosão por carbonatação: mais generalizada (Foto à esquerda). 
    - Corrosão por cloretos: puntiforme ou por pites (Foto à direita). 
    Fonte: Site eletrônico Tecnosilbr e clube do concreto. 

    Diante da explicação, nota-se que a corrosão pode acontecer na simples presença de água, oxigênio e gás carbônico, o que invalida a afirmação da questão. 

    Ou seja, distante das regiões marítimas, as armaduras NÃO estão livres do processo de corrosão. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.