SóProvas


ID
2809321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante a construção de um prédio, a construtora adotou os seguintes procedimentos:

   encunhamento das paredes somente 48 h após a conclusão do pano de alvenaria;
  furos para rebites foram executados na instalação de esquadrias de ferro a fim de liberar determinada folga suficiente para permitir ajuste das peças de junção;
  telhas de alumínio para uso na cobertura da edificação foram armazenadas na posição vertical;
 aplicava-se água para melhorar a trabalhabilidade da massa antes da aplicação de argamassa de revestimento, ao serem observados vestígios de endurecimento desse material.

Com referência a esses procedimentos, julgue o próximo item à luz das melhores práticas de construção.


Para instalação das esquadrias, deveriam ter sido evitadas as folgas na furação, já que estas podem introduzir esforços não previstos no projeto.

Alternativas
Comentários
  • anyone?

  • @Bea ✍


    Creio que seja o contrário do afirmado. Erros obervados:

    A folga deve ser feita; A folga previne a introdução de esforços não previstos no projeto.


    Também não fui atrás de fonte.

  • Furos para rebites ou parafusos com porcas devem:


    liberar folgas suficientes para o ajuste das peças de junção, a fim de não serem introduzidos esforços não previstos no projeto.


    ser escariados e as asperezas limadas ou esmerilhadas.


    Se executados no canteiro de serviço, devem ser realizados com brocas ou furadeiras mecânicas, sendo vedado a utilização de furador manual, punção. 


    FONTE: www.der.sp.gov.br/website/arquivos/documentos/ET-DE-K00-012_A.pdf

  • As informações passadas pelo colega Nathann também podem ser encontradas no Manual de Obras Públicas - Construção.

  • 2.2 Esquadrias

    2.2.1 Esquadrias de Ferro

    2.2.1.1 Materiais

    As seções dos perfilados das esquadrias serão projetadas e executadas de forma que, após a colocação, sejam os contramarcos integralmente recobertos. Os cortes, furações e ajustes das esquadrias serão realizados com a máxima precisão. Os furos para rebites ou parafusos com porcas deverão liberar folgas suficientes para o ajuste das peças de junção, a fim de não serem introduzidos esforços não previstos no projeto. Estes furos serão escariados e as asperezas limadas ou esmerilhadas. Se executados no canteiro de serviço, serão realizados com brocas ou furadeiras mecânicas, vedado a utilização de furador manual (punção).

    FONTE: http://www.comprasnet.gov.br/publicacoes/manuais/manual_construcao.pdf

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre a instalação de esquadrias.

     

    Nesse contexto, o “Manual de Obras Públicas – Edificações" da SEAP (Secretaria de Estado da Administração e Patrimônio), trata sobre esquadrias de ferro em seu item 2.2.1.1, estabelecendo, dentre outras coisas, que:

     

    “As seções dos perfilados das esquadrias serão projetadas e executadas de forma que, após a colocação, sejam os contramarcos integralmente recobertos. Os cortes, furações e ajustes das esquadrias serão realizados com a máxima precisão. Os furos para rebites ou parafusos com porcas deverão liberar folgas suficientes para o ajuste das peças de junção, a fim de não serem introduzidos esforços não previstos no projeto. Estes furos serão escariados e as asperezas limadas ou esmerilhadas. Se executados no canteiro de serviço, serão realizados com brocas ou furadeiras mecânicas, vedado a utilização de furador manual (punção)."

     

    Em outras palavras, as folgas na furação são necessárias para que os rebite e/ou parafusos com porcas possam ser instalados sem introduzir esforços não previstos nos projetos. Portanto, a afirmação da questão está errada.

     

    Gabarito do Professor: ERRADO.

     

    BRASIL. Secretaria de Estado da Administração e Patrimônio - SEAP. Manual de Obras Públicas – Edificações. Práticas da SEAP.