Á programação em três camadas é formada: Camada de Apresentação, Camada de Negocio e camada de dados.
Camada de Apresentação (GUI(Graphical User Interface) ou Interface): É a tela que interage diretamente com o usuário, através dela é feita as requisições de consultas(atualização, cadastro, exclusão e etc..) e ela gera o evento para as outras camadas.
Exemplo: Quando o usuário abre uma tela de cadastro de produtos.
Camada de Negocio (Lógica Empresarial, regras de negocio ou funcionalidade):Nessa camada se encontra as funções e regras de todo o negocio. Mais existe uma interface (usuário não vê essa camada) e seus dados são voláteis, ou seja, para que algum dado seja mantido, deve ser utilizada a camada de dados.
Exemplo: Clicando em um botão de cadastro, ativaria a funcionalidades.
Camada de Dados: É o repositório das informações e contem às classes que manipulam. Recebe a funcionalidade da camada de negócios e seus métodos executam essas funcionalidades em um banco de dados. Uma alteração no banco de dados, alteraria apenas as classes da camada de dados, as outras camadas não seriam alteradas.
Exemplo: Clicando em um botão de cadastro, ativaria a funcionalidade, os dados fornecidos seriam salvos nessa camada de dados.
A arquitetura cliente-servidor pode ter 2, 3, ou N camadas físicas, de tal forma que o processamento fique distribuído, contribuindo com a escalabilidade do sistema.
Arquiteturas multicamadas geralmente possuem, no mínimo, as camadas de apresentação (interface que interage com o usuário), negócio (regras e funcionalidades da aplicação) e dados (interage com o repositório/base dados), a qual pode acessar várias fontes de dados.
Fonte: https://www.exponencialconcursos.com.br/wp-content/temp/1645014979.pdf