SóProvas


ID
2810182
Banca
FAUEL
Órgão
AGEPAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa correta, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETA - ADI 4439, STF.

    (...) A Constituição Federal garante aos alunos, que expressa e voluntariamente se matriculem, o pleno exercício de seu direito subjetivo ao ensino religioso como disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, ministrada de acordo com os princípios de sua confissão religiosa e baseada nos dogmas da fé, inconfundível com outros ramos do conhecimento científico, como história, filosofia ou ciência das religiões. O binômio Laicidade do Estado/Consagração da Liberdade religiosa está presente na medida em que o texto constitucional (a) expressamente garante a voluntariedade da matrícula para o ensino religioso, consagrando, inclusive o dever do Estado de absoluto respeito aos agnósticos e ateus; (b) implicitamente impede que o Poder Público crie de modo artificial seu próprio ensino religioso, com um determinado conteúdo estatal para a disciplina; bem como proíbe o favorecimento ou hierarquização de interpretações bíblicas e religiosas de um ou mais grupos em detrimento dos demais (...).


    B) ERRADA - RHC 134.682, STF

    (...) Hipótese concreta em que o paciente, por meio de publicação em livro, incita a comunidade católica a empreender resgate religioso direcionado à salvação de adeptos do espiritismo, em atitude que, a despeito de considerar inferiores os praticantes de fé distinta, o faz sem sinalização de violência, dominação, exploração, escravização, eliminação, supressão ou redução de direitos fundamentais. Conduta que, embora intolerante, pedante e prepotente, se insere no cenário do embate entre religiões e decorrente da liberdade de proselitismo, essencial ao exercício, em sua inteireza, da liberdade de expressão religiosa. Impossibilidade, sob o ângulo da tipicidade conglobante, que conduta autorizada pelo ordenamento jurídico legitime a intervenção do Direito Penal. Ante a atipicidade da conduta, dá-se provimento ao recurso para o fim de determinar o trancamento da ação penal pendente (...).


    C) ERRADA - HC 82.424, STF

    (...) O Plenário do Tribunal, partindo da premissa de que não há subdivisões biológicas na espécie humana, entendeu que a divisão dos seres humanos em raças resulta de um processo de conteúdo meramente político-social. Desse processo, origina-se o racismo que, por sua vez, gera a discriminação e o preconceito segregacionista (...). 


    D) ERRADA - ADPF 187, STF

    (...) o Supremo Tribunal Federal liberou a realização dos eventos chamados “marcha da maconha”, que reúnem manifestantes favoráveis à descriminalização da droga. Para os ministros, os direitos constitucionais de reunião e de livre expressão do pensamento garantem a realização dessas marchas. Muitos ressaltaram que a liberdade de expressão e de manifestação somente pode ser proibida quando for dirigida a incitar ou provocar ações ilegais e iminentes (...).


  • A presente questão versa acerca do entendimento jurisprudencial do STF sobre a cultura e a liberdade religiosa.


    a)Correta. A assertiva está correta, pois o STF entende ser constitucional o ensino religioso confessional, desde que seja de matrícula facultativa, sem que isso represente violação à laicidade do Estado. Julgamento da ADI 4439 do STF.


    b)Incorreta. O STF entende que a divulgação de livros proselitistas em que se defende a superioridade de uma religião sobre outra não se encaixa no direito de liberdade religiosa e sim no discurso sobre a crença alheia, especialmente quando se faça com intuito de atingi-la, rebaixá-la ou desmerecê-la. Um é tipicamente a representação do direito à liberdade de crença religiosa; outro, em sentido diametralmente oposto, é o ataque ao mesmo direito. Julgamento do ROHC 146.303.


    c)Incorreta. O STF já tem entendimento pacificado de que a divisão dos seres humanos em raças resulta de um processo de conteúdo meramente político social e não tipicamente científico como a assertiva traz. O julgamento do HC 82.424 traz a adesão do Brasil a tratados e acordos multilaterais, que energicamente repudiam quaisquer discriminações raciais, aí compreendidas as distinções entre os homens por restrições ou preferências oriundas de raça, cor, credo, descendência ou origem nacional ou étnica, inspiradas na pretensa superioridade de um povo sobre outro, de que são exemplos a xenofobia, "negrofobia", "islamafobia" e o antissemitismo.


    d)Incorreta. O STF entende que a reunião organizada de pessoas em que se defende, explicitamente, a descriminalização do uso de substâncias psicoativas, o qual foi denominada como “marcha da maconha" É CONSTITUCIONAL, tendo em vista que é um movimento social espontâneo que reivindica, por meio da livre manifestação do pensamento, a permissão do consumo de drogas e não produz atos de violência. O Supremo fez uma interpretação do art. 287 do Código Penal conforme a Constituição Federal no julgamento da ADPF 187. 


    Gabarito da professora: A


  • Vale lembrar:

    A imposição legal de manutenção de exemplares de Bíblias em escolas e bibliotecas públicas estaduais configura contrariedade à laicidade estatal e à liberdade religiosa consagrada pela Constituição da República de 1988. STF. Plenário. ADI 5258/AM, Rel. Min. Cármen Lúcia, julgado em 12/4/2021 (Info 1012).