SóProvas


ID
281041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com relação aos códigos de ética aplicáveis ao servidor da ANEEL,
julgue os itens subsequentes.

Durante uma ação de fiscalização que possa somente trazer repercussões negativas na imprensa, o servidor deve colaborar para que as informações prestadas não gerem danos à instituição pública.

Alternativas
Comentários
  • D1171
    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.
  • Questão "muito péssimamente mal" formulada!!
    Mais uma questão que não avalia o conhecimento de nonguém!
  • Caro colega Lucas Ribeiro,

    A questão pôde parecer até um tanto estranha na sua escrita, mas o entendimento (fácil de se perceber) é de que o servidor não pode omitir a verdade, em hipótese alguma, mesmo que isso gere qualquer dano à instituição.
    Assim, o servidor NÃO deve colaborar para que se omita a verdade.

    Obrigado pela atenção e bons estudos!
  • Errado

    É mais uma questão de interpretação mesmo. De fato, o servidor não pode omitir a verdade (nem mentir, em tese), ainda que isso possa trazer danos à imagem da instituição. Na prática, porém, isso é muito difícil devido a uma série de fatores -- apego à Instituição ou aos colegas, medo de eventuais repreensões por parte de chefia, até mesmo desconhecimento de determinados fatos. Mas não se questiona o gabarito do item que, de acordo com o Código de Ética (acima já colacionado) deve trazer como dever do servidor o compromisso com a verdade, sempre.
  • O servidor não pode omitir a informação e muito menos falseá-la.