SóProvas


ID
2810656
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Bowlby afirma que o apego ocorre a partir dos primeiros contatos entre o bebê e sua mãe ou cuidador, no sentido de assegurar a satisfação do bebê. Em relação ao comportamento de apego na perspectiva de sua teoria, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Ainsworth (ver Ainsworth, Blehar, Waters & Wall, 1978) desenvolveu a situação estranha, que representa um setting de avaliação estruturado, segundo Cole (1998), para avaliar de forma culturalmente adequada as reações das crianças à separação das mães que havia observado em Uganda. A situação estranha consiste em uma série de episódios nos quais a mãe e a criança são reunidos e separados, envolvendo em alguns deles a presença de uma mulher estranha para a criança. Nesses episódios é observada a reação da criança e, a partir disso, são feitas inferências sobre o tipo de apego que desenvolveu.

  • Por que não pode ser a D?

  • Técnica da situação estranha

    --> processo de laboratório projetado pela psicóloga americana Mary Ainsworth em 1960

    --> estudou o tipo de interação que uma mãe ou um adulto (estranho) mantém com a criança em um ambiente não familiar.

    --> é usada para classificar os tipos de apego

    --> tenta simular certos contextos para analisar como a criança se comporta quando sai da sua zona de conforto (transição entre o ambiente seguro do lar e a exploração de outro desconhecido)

    Procedimento

    --> a criança era colocada ao lado de sua mãe em uma sala cheia de brinquedos

    --> Algum tempo depois, um estranho entrava na sala e a mãe saía, deixando a criança com o estranho. Logo a mãe voltava. Mais tarde, ela e o estranho saíam da sala e deixavam a criança sozinha. Depois, o o adulto entrava novamente.

    Tipos de Apego

    1-Seguro: se torna evidente quando a criança é capaz de explorar livremente o ambiente quando está separada de seu cuidador. Ela se mostra angustiada diante da  da mãe, mas ao retornar, recebe-a com entusiasmo.

    2-Evitante:se caracteriza pela angústia que o pequenino experimenta na ausência de sua mãe. Mas, ao contrário do anterior, quando a figura do apego volta, eles tendem a evitá-la. Ou seja, se mostram indiferentes se ela está presente ou não.

    3- Inseguro-ambivalente: dá sinais de angústia durante todo o procedimento. Assim, na técnica da situação estranha, ele mostra raiva em relação ao seu cuidador, especialmente quando ele está ausente.

  • Camila Alves, acredito que não seja a alternativa "d" porque entendo que a não mobilização em relação a ausência e retorno da mãe ou cuidador se da quando o bebê apresenta um apego resistente/ambivalente, e não no desapego desorganizado.