SóProvas


ID
2811370
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Nova Friburgo - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O telefone de uma repartição pública, assim como o terminal do computador, é um instrumento destinado à comunicação oficial. Deve ser usado obedecendo estritamente o seu objetivo principal, o de telefone de uso público. Isto significa que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • Respeitando o princípio da indisponibilidade do interesse público vem firmar a ideia de que o interesse público não se encontra à disposição do administrador ou de quem quer que seja.

  • Respeitando o princípio da indisponibilidade do interesse público vem firmar a ideia de que o interesse público não se encontra à disposição do administrador ou de quem quer que seja.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.


    Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento dos Princípios da Administração Pública.


    Diante disso, vamos a uma breve contextualização sobre os princípios.


    Princípios são proposições genéricas que norteiam o direito administrativo e possuem três objetivos:

    1. Inspirar o legislador na elaboração das leis.
    2. Auxiliar na interpretação das leis.
    3. Preencher as lacunas do ordenamento jurídico.

    Com efeito, é importante frisar que não há hierarquia entre os princípios e eles podem ser expressos ou implícitos. Ademais, os princípios possuem um caráter normativo; assim para que um ato seja válido ele deve estar de acordo com a lei e com os princípios.


    Segundo a doutrina, os dois princípios que norteiam o regime jurídico administrativo são Supremacia do interesse público e indisponibilidade do interesse público. Estes dois são chamados pela doutrina de Princípios Fundamentais do direito Administrativo.


    Segundo o princípio da indisponibilidade do interesse público não é facultado ao servidor dispor o bem público, conforme o seu interesse, uma vez que o bem público deve atender a finalidade pública, ou seja, cabe ao agente público apenas conservar e gerir os bens públicos em prol da coletividade. Por exemplo, é consequência do princípio da indisponibilidade do interesse público a realização de licitação para celebração de contratos administrativos.


    Contudo, apesar do seu reconhecimento como princípio constitucional implícito estruturante do regime jurídico administrativo, segundo o sistema jurídico-positivo atual, o princípio da supremacia do interesse público não possui afirmação expressa no texto constitucional de 1988.


    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra D, dado que para atender a finalidade pública o telefone precisa estar livre para receber ligações e passar informações de interesse público, bem como não pode ser utilizado com finalidade pessoal, uma vez que o bem público é indisponível pelo servidor, devendo este apenas geri-lo e conservá-lo em prol da coletividade.



    Gabarito do Professor: Letra D.