-
Letra: A
Denotação = dicionário ( sentido original)
Conotação = Sentido figurado ( não tem no dicionário)
-
Gabarito: A
A) “O chá de cadeira costuma resultar em uma conversa apressada entre um paciente e um médico que nunca se viram”."
(A única alternativa que não faz uso do sentido próprio é a letra A. Nesse caso, ocorre a presença da linguagem CONOTATIVA - sentido que damos a uma palavra em função de seu contexto, que não corresponde ao seu significado literal)
-
GABARITO A
PMGO
-
A Catacrese é um tipo de recurso muito interessante. Tal figura de linguagem ocorre quando atribuímos um “nome” a algo que não possui um nome específico, fazendo referência a outras coisas e objetos.
Um ótimo exemplo seria o “céu da boca” ou a “asa da xícara”. Perceba que nossa boca não possui um céu de fato, assim como a xícara não possui asas de fato, parte atribuída somente às aves.
-
chá de cadeira = espera prolongada
-
GABARITO: LETRA A
COMPLEMENTANDO:
DENOTAÇÃO:
Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido real, dicionarizado das palavras.
De maneira geral, o sentido denotativo é utilizado na produção de textos que tenham função referencial
CONOTAÇÃO:
Quando a linguagem está no sentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso.
De maneira geral, é possível encontrarmos o uso da linguagem conotativa nos gêneros discursivos textuais primários, ou seja, nos diálogos informais do cotidiano.
FONTE: https://portugues.uol.com.br/redacao/denotacao-conotacao.html
-
-
Exato!
-
Também acho
-
Não é fato atípico não, houve a despenalização, mas a tipificação não foi afastada. Portanto, fato típico.