-
Gabarito: letra a
A meningite de origem infecciosa pode ser causada por diferentes agentes etiológicos, como as bactérias, os vírus, os fungos e os parasitas, conforme a seguir.
Existem muitos tipos de bactérias que podem causar meningite. As principais causas no Brasil são:
==> Neisseria meningitidis (meningococo)
(...)
Precaução para gotículas
==> Higienização das mãos;
==> Máscara cirúrgica (profissional);
==> Máscara cirúrgica (paciente durante o transporte);
==> Quarto privativo.
Indicações: meningites bacterianas, coqueluche, difteria, caxumba, influenza, rubéola, etc.
Quando não houver disponibilidade de quarto privativo, o paciente pode ser internado com outros infectados pelo mesmo microrganismo. A distância mínima entre dois leitos deve ser de um metro.
O transporte do paciente deve ser evitado, mas, quando necessário, ele deverá usar máscara cirúrgica durante toda sua permanência fora do quarto.
http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/meningites
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/cartazes/precaucao_padrao_contato_goticulas_aerosois.pdf
-
A questão traz uma pegadinha interessante na alternativa A (correta), pois quando fala em máscara comum se refere a mesma máscara cirúrgica.
A alternativa E trocaram a palavra "aerossóis" por "gotículas".
A alternativa C acrescentaram a palavra "medicamento".
-
MÁSCARA N95 É PARA AS DOENÇAS:
SARAMPO, TUBERCULOSE LARÍNGEA, TUBERCULOSE PULMONAR, VARICELA E HERPES ZOSTER.
-
A
Máscara para prevenção de gotículas
-
A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda. Quando se apresenta na forma de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas e a meningococcemia a forma mais grave.
O modo de transmissão é pelo contato direto de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. Portanto é recomendado o uso de máscara comum, objetivando precaução com gotículas. Alternativa A está correta.
A doença meningocócica é de transmissão respiratória e não por contato, precisa de precaução por gotículas. Alternativa B está errada.
Para o manejo da doença meningocócica é necessária a precaução por gotículas, logo não é necessária a máscara N95, basta a máscara cirúrgica. Alternativa C está errada.
Não é necessário o uso de luvas estéreis, apenas a de procedimento como precaução padrão. Alternativa D está errada.
Não é necessária a máscara N95. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra A
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: volume 1 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia e Serviços. – 1. ed. atual. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde : volume único [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. – 4ª. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2019.