SóProvas


ID
2812573
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente que está no período de transmissão da doença meningocócica por Neisseria meningitidis é internado. Para evitar que a doença se dissemine, o enfermeiro deve explicar que os profissionais de enfermagem, ao prestarem cuidados a este paciente, devem utilizar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra a

     

    A meningite de origem infecciosa pode ser causada por diferentes agentes etiológicos, como as bactérias, os vírus, os fungos e os parasitas, conforme a seguir.

     

    Existem muitos tipos de bactérias que podem causar meningite. As principais causas no Brasil são:

     

    ==> Neisseria meningitidis (meningococo)

    (...)

     

    Precaução para gotículas

     

    ==> Higienização das mãos;

    ==> Máscara cirúrgica (profissional);

    ==> Máscara cirúrgica (paciente durante o transporte);

    ==> Quarto privativo.

     

    Indicações: meningites bacterianas, coqueluche, difteria, caxumba, influenza, rubéola, etc.

     

    Quando não houver disponibilidade de quarto privativo, o paciente pode ser internado com outros infectados pelo mesmo microrganismo. A distância mínima entre dois leitos deve ser de um metro.

     

    O transporte do paciente deve ser evitado, mas, quando necessário, ele deverá usar máscara cirúrgica durante toda sua permanência fora do quarto.

     

     

    http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/meningites

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/cartazes/precaucao_padrao_contato_goticulas_aerosois.pdf

  • A questão traz uma pegadinha interessante na alternativa A (correta), pois quando fala em máscara comum se refere a mesma máscara cirúrgica.

    A alternativa E trocaram a palavra "aerossóis" por "gotículas".

    A alternativa C acrescentaram a palavra "medicamento".

  • MÁSCARA N95 É PARA AS DOENÇAS:

    SARAMPO, TUBERCULOSE LARÍNGEA, TUBERCULOSE PULMONAR, VARICELA E HERPES ZOSTER.

  • A Máscara para prevenção de gotículas
  • A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda. Quando se apresenta na forma de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas e a meningococcemia a forma mais grave. 

    O modo de transmissão é pelo contato direto de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. Portanto é recomendado o uso de máscara comum, objetivando precaução com gotículas. Alternativa A está correta. 

    A doença meningocócica é de transmissão respiratória e não por contato, precisa de precaução por gotículas. Alternativa B está errada. 

    Para o manejo da doença meningocócica é necessária a precaução por gotículas, logo não é necessária a máscara N95, basta a máscara cirúrgica. Alternativa C está errada. 

    Não é necessário o uso de luvas estéreis, apenas a de procedimento como precaução padrão. Alternativa D está errada. 

    Não é necessária a máscara N95. Alternativa E está errada. 




    Gabarito do Professor: Letra A 







    Bibliografia 
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: volume 1 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia e Serviços. – 1. ed. atual. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017. 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde : volume único [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. – 4ª. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2019.